Olá Pessoal,
Passei na parte 1 da prova SCEA e recebi a especificação do projeto para a fase 2. Estou com dúvidas em relação a como devo proceder nessa segunda fase.
Reparei que os requisitos funcionais são muito simplórios e pouco detalhados, porém é perceptível que alguns pontos dos requisitos podem ser extendidos.
Estou no seguinte dilema: Faço a especificação só dos requisitos que foram enviados ou Extendo os requisitos pra gerar uma solução “melhor” para o problema, e consequentemente mais complexa?
Se for pra fazer só o que enviaram, a parte funcional do projeto da pra fazer em umas 20 horas apenas! Porém o que a sun diz é que para fazer o projeto leva em média de 40 a 80 horas
Qual a opinião de vocês?
Alguém que já fez SCEA, elaborou melhor os requisitos ou fez o mínimo que atendesse os requisitos?
Obrigado a todos
[]s
Ferry
Olá, os requisitos são propositalmente simplórios…
Você é livre para extender a solução a partir dos requisitos informados, mas não modificá-los. Isso custaria muitos pontos na sua avaliação.
Cara,
qual material você utilizou pra se preparar para a fase 1 da prova? Ela é muito complexa? Quais tópicos são mais cobrados?
Abraço,
Olá,
Eu fiz a prova SCEA versão antiga, acredito que você esteja fazendo a versão 5, certo?
Eu particularmente achei a parte 1 bem simples, na maioria dos casos são expostos alguns problemas e você tem que escolher entre algumas soluções propostas.
Como material eu usei:
- Addison Wesley - Uml Distilled A Brief Guide To The Standard Object Modeling Language
- Sun Certified Enterprise Architect for J2EE? Technology Study Guide - Mark Cade Simon Roberts
- Mastering Enterprise Java Beans
Olá,
Estou fazendo a versão 5.
Os tópicos que mais cairam na primeira fase foram: (na ordem)
design patterns / OO
integração de sistemas (JMS, WebService)
Situações problemas para escolha de solução (técnologias EJB e web)
segurança
performance tunning / deployment
Eu não estudei exatamente para a prova, mas livros que contribuiram para passar foram
Agile Software development: principles patterns and pratices
Enterprise Integration Patterns (não lembro o resto do nome)
Patterns of Enterprise Aplication Architecture
E a parte de JEE eu lí o JEE tutorial uma semana antes da prova… (Mas já tinha experiência trabalhando com EE).
Bom saber que a extensão dos requisitos é livre, pois tive várias idéias para o projeto, mas que não necessáriamente preciso delas pra atender os requisitos solicitados.
Obrigado pelos esclarecimentos.
[]s
Ferry