SCEA passei - meus relatos

30 respostas
Andre_Fonseca

Oi,

No dia 01/12/2009 eu prestei a SCEA, não passei, hoje prestei novamente (promoção rekate) e passei apertado, 64% :slight_smile:

Eu estudei muito pouco tempo, basicamente comecei a estudar mesmo após fazer o curso FJ-91 na caelum (durante o mês de outubro)

O que eu usei de material para estudo

Sun Certified for Enterprise Architect - li e reli todos os topicos, principalmente a parte de segurança que foi bastante cobrada nas duas provas que fiz

EJB Overview

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

http://www.javabeat.net/cert/scea/mock-exam/

Comentários sobre a prova

não cairam questões de interpretação de diagramas UML
apenas duas questões do tipo drag em drop
apenas uma questão com 5 alternativas corretas, umas 4 com duas alternativas corretas e o restante apenas com uma alternativa correta
muitas questões perguntando sobre o que um pattern se destina, tipo Value List Handler, Business Delagate, a maioria patterns do Catalogo JEE
a maioria das perguntas cobre questões praticas, como: uma empresa x possui um sistema web, ela precisa criar um modulo que faça tal coisa, qual a melhor alternativa para a implementação?
ou então, a empresa y contratou você como arquiteto para resolver problema de perfomance, qual a melhor alternativa a ser escolhida?

dicas de estudo
aprender muito bem as diferenças entre performance, e os abilitys todos, scalability, reliability, etc, irao cobrar isso de uma forma aplicada
aprender muito bem os patterns do catalogo jee (gof tb) eles foram muito cobrados nessa segunda prova que fiz
entender quais os impactos de se adotar uma solução e não outra, isso em termos dos abilitys ai de cima
o que pega na prova é o tempo, a primeira vez eu perdi muito tempo em questões mais complicadas, dessa vez eu fiz bem mais rapido e ainda sobrou tempo para revisar, mas acabei em cima da hora a revisão
essa prova achei a que cobre questões mais praticas do dia a dia, e isso é muito bom, não adianta muito você decorar aquele monte de informação do core jee patterns por exemplo :shock:

depois eu escrevo mais coisas conforme for lembrando

30 Respostas

quebrado

Parebens, mandou bem!
Esta certificação é o meu sonho de consumo para o ano que vem. :lol:

Leonardo_Gloria

Pootz!!! Parabens msm! Essa certificação é uma meta minha tb, mas eh bem bem bem remota…
Meus parabens msm kara!
[]s!
Leonardo Gloria!

Nykolas_Lima

Parabéns André.

Você trabalha a quanto tempo com Java?

Este livro “Sun Certified for Enterprise Architect” cobre todo conteúdo da prova?

Sucesso e abraço

Andre_Fonseca

Frango:
Parabéns André.

Você trabalha a quanto tempo com Java?

Este livro “Sun Certified for Enterprise Architect” cobre todo conteúdo da prova?

Sucesso e abraço

Eu trabalho com Java desde 2006. O livro cobre sim todos os tópicos da prova, mas como falei achei a prova bem mais pratica do que teórica

Outro tipo de questão:

Você foi contratado por uma empresa X como arquiteto, então você decidiu mudar a aplicação da empresa de uma arquitetura de 2 camadas para uma arquitetura de 3 camadas, qual das alternativas NÃO pode ser considerada um benefício dessa mudança?

• Performance
  • Escalabilidade
  • Extensibilidade
  • Manutebilidade
mario.fts

André, vc prestou a prova do JEE5?

Andre_Fonseca

sim

mario.fts

hum… blz. comprei o voucher nessa ultima promoção de retake, tava procurando material pra prestar essa nova versão da prova (morte ao EJB2 !!! :twisted: ) valeu!

Vc trabalha com Java só desde 2006? achei q vc era mais um dos dinossauros daqui…kkkkk

flw, abraços, valeu pelas dicas.

furutani

Parabéns! Valeu pelas dicas.

renamed

Nossa meus parabens!

Geral aqui tem certificação menos eu!!!

Tenho q mudar essa triste realidade huahuahu

LPJava

opa! parabens!!

mas tem a segunda fase agora certo?

JonathanSSantos

Parabensss cara!! :smiley: :smiley: :smiley:

S

tens o meus sinceros parabens, eu não sei se um dia vou fazer o SCEA, eu estou a terminar de estudar para o SCJP, SCEA em angola acho que não tem saida, melhorando programação em Angola não tem saida, eu estou a fazer o SCJP por gosto

parabes :slight_smile:

e vai uma pergunta sera que no forum tem alguem com a ultima certificação a MASTER?

B

Parabéns André, muito bom seu depoimento…Penso tbm em tirar essa certificação ano que vem…

Andre_Fonseca

LPJava:
opa! parabens!!

mas tem a segunda fase agora certo?

oi, a segunda fase tem que baixar uma especificação de um projeto e gerar uma documentação (UML) sobre ele. Saiu uma reportagem na Mundo Java sobre esta fase, tem tb a terceira fase que é outra prova com 8 questões (abertas) que devem ser respondidas em 90 minutos

tem mais informações sobre as fases no próprio site da SUN

Andre_Fonseca

sulito:
tens o meus sinceros parabens, eu não sei se um dia vou fazer o SCEA, eu estou a terminar de estudar para o SCJP, SCEA em angola acho que não tem saida, melhorando programação em Angola não tem saida, eu estou a fazer o SCJP por gosto

parabes :slight_smile:

e vai uma pergunta sera que no forum tem alguem com a ultima certificação a MASTER?

oi

eu me candidatei para esta certificação SCJP plus plus, recebi um email mas não mais tive contato. eu não tenho a intenção de usar a certificação como uma forma de reconhecimento da empresa, mas sim um ponto focal de estudo …

B

Caiu algo a respeito de JSF em uma de suas provas??

E EJB 3.0 eles cobraram muito??

B

breno500as:

JSF, cai razoavelmente, geralmente descrevendo um cenário e vc deverá escolher a melhor opção entre utilizar JSF standard libraries ou JSF + Custom libraries ou JSP + standard tags, etc…

EJB3 cai bastante, no sentido de explorar vantagens e deficiências e escolher a melhor tecnologia (EJB, JDBC ou outro ORM) para dado cenário, além de escolher a melhor arquitetura com a qual deverá trabalhar em conjunto.

Andre_Fonseca

brrodo:
breno500as:

JSF, cai razoavelmente, geralmente descrevendo um cenário e vc deverá escolher a melhor opção entre utilizar JSF standard libraries ou JSF + Custom libraries ou JSP + standard tags, etc…

EJB3 cai bastante, no sentido de explorar vantagens e deficiências e escolher a melhor tecnologia (EJB, JDBC ou outro ORM) para dado cenário, além de escolher a melhor arquitetura com a qual deverá trabalhar em conjunto.

é o que o brrodo falou, as questões são relacionadas a um contexto, não vao perguntar para você o qué é JSF mas sim quando utiliza-lo, não vi questão sobre outro ORM mas sim quando usar EJB com DAO ou EJB com JPA ou JDBC ou JPA puro etc…

é a questão dos trade-offs, foi muito cobrado também na prova sobre requisitos não funcionais, ou seja, a aplicação precisa prover segurança, precisa prover uma carga de usuários, precisa prover disponibilidade ? os dois pontos principais para mim que pegam são a falta de tempo e o enunciado da questão que é bem sutil, você fica lendo e achando que falta algo, mas a idéia é justamente fazer você pensar na melhor solução para aquele problema especifico…

sergiolopes

Parabéns, André! Você merece!!

Pra segunda e terceira fases, se tiver paciencia, dá pra passar tranquilo. O detalhe é que é muito chato fazer os tais diagramas da segunda fase, e é bem facil a gente se estressar e desistir. Mas dá pra fazer com calma, revisar tudo certinho e passar sim.

Sucesso na continuação da empreitada!

Andre_Fonseca

Obrigado Sergio!

Realmente um diagrama UML com mais de 4 caixinhas já começa a ficar complicado, e será que isso prova que você é um arquiteto?? :roll:

faelcavalcanti

caiu algo quanto a Restfull ou JAX-WS ? seriam os mesmos trade-offs como propósito de questionamentos ?
queria saber também quanto ao uso de patterns seja design patterns, seja patterns para soluções arquiteturiais!

parabéns fonseca, e sucesso em 2010 :wink:

Andre_Fonseca

faelcavalcanti:
caiu algo quanto a Restfull ou JAX-WS ? seriam os mesmos trade-offs como propósito de questionamentos ?
queria saber também quanto ao uso de patterns seja design patterns, seja patterns para soluções arquiteturiais!

parabéns fonseca, e sucesso em 2010 :wink:

Não caiu questão sobre Restfull mas sim sobre JAX-WS e tb sobre JAXR
Uma excelente referência que usei para isso foi este resumo
As questões referentes a tecnologia são sempre aplicadas a contextos práticos.

Sobre patterns de soluções arquiteturais sobre o que especificamente você se refere? Seria isso? Caso seja o que caiu foi relativo aos trade-offs em arquiteturas de duas, tres ou n-camadas basicamente…

Sobre design patterns os catalogos cobertos são os do GOF e tb os do Core JEE, neste caso, cairam algumas questões mais diretas como por exemplo pergutando qual a finalidade de um DAO ou então quando usar um Value List Handler

abs

Andre_Fonseca

oi

para aqueles que tiverem interesse na segunda fase você deve solicitar diretamente no site da SUN http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-301A.xml (Add to Shopping Cart), pagar o boleto e ligar novamente no [telefone removido] solicitando o download da especificação

será eviado um email para você com um link para o download

existe um modelo de especificação (UML) que deverá ser entregue na revista Mundo Java edição número 35

abs

A

Parabens!!!

Vc acha que so esse livro da para fazer a primeira prova SCEA?

Obrigado

Giulliano

alissonvla:
Parabens!!!

Vc acha que so esse livro da para fazer a primeira prova SCEA?

Obrigado

Eu comprei este livro, embora muitos aqui no guj tenham atirado pedras nele. Comecei a ler agora, e assim, pelo que eu percebi o livro é um guia que parte do princípio que você já tem conhecimentos em Java, Java para Web, e EJBs.

Então o foco do livro seria mais dar uma revisão ou dicas sobre o que irá cair na certificação.

Parabéns pela sua conquista, espero em breve conseguir a minha tb.

K

André,

O livro “Sun Certified for Enterprise Architect” é o da versão antiga?

Você teria o link?

Andre_Fonseca

oi,

eu estudei pela versão anterior mesmo, tb não achei a versão nova, nem sei se existe

alias, só fiz essa prova pq o meu voucher venceria ontem, pq senão teria estudado mais

veja se ajuda o link abaixo

http://astore.amazon.com/java-cert-20?node=7&page=2

para aqueles que quiserem um depoimento - muito melhor do que o meu alias

http://www.coderanch.com/t/156041/Architect-Certification-SCEA/certification/Wrote-SCEA-Beta-Test-Exam

B

Kabaldf:
André,

O livro “Sun Certified for Enterprise Architect” é o da versão antiga?

Você teria o link?

Este livro que vcs citaram é da versão antiga prova sim (310-051). É um livro q aborda os objetivos da prova de maneira mais superficial, já que se aprofundasse na parte técnica de cada assunto, o livro triplicaria de tamanho.

Portanto muitos temas vão ficar restritos às suas característica teóricas, exigindo MUITO estudo técnico específico para a maoiria dos objetivos do exame se sua experiência neles for pequena.

Para a parte de EJB, q inclusive neste livros está defesada (aborda EJB 2.1 enquanto a certificação é sobre EJB 3.0), pra mim, o ideal é utilizar um livro específico só para esse assunto. Assim como para a parte de Design Patterns.

Enfim, acho que este livro é útil para lhe dar uma direção a qual seguir, e posteriormente utilizá-lo como uma revisão rápida dos assutos que você estudou em livros específicos sobre cada um deles.

OBS.: Não existem livros preparatórios “confiáveis” para a versão nova da prova. Existem 1 ou 2 publicações, mas não teem o mesmo peso de uma publicação da O´Reilly por exemplo.

B

Será que este:

http://astore.amazon.com/java-cert-20/detail/[telefone removido]

não prepara melhor para a prova do que este:

Ou dão na mesma?

B

breno500as:
Será que este:

não prepara melhor para a prova do que este:

Ou dão na mesma?

Os dois são pra prova antiga, então se vc comparar os objetivos do exame novo com o do antigo vai ver que apenas metade do conteúdo do livro vai poder ser aproveitado…

Agora, sobre os dois livos, é dificil falar, há motivos para indicar ambos. Os dois são mto bem conceituados e cobrem bem os conteúdos possíveis (que ainda fazem parte da prova).
Porém, lembro novamente que utilizar livros específicos para alguns temas da prova é MUITO IMPORTANTE. Muita coisa ficará vaga e insuficiente apenas com a leitura do conteúdo nesses livros.

Pesquise um pouco e vc vai achar boas indicações de livros para Design Patterns, Protocols, EJB…

Criado 22 de dezembro de 2009
Ultima resposta 7 de jan. de 2010
Respostas 30
Participantes 17