SCEA passei - meus relatos

Oi,

No dia 01/12/2009 eu prestei a SCEA, não passei, hoje prestei novamente (promoção rekate) e passei apertado, 64% :slight_smile:

Eu estudei muito pouco tempo, basicamente comecei a estudar mesmo após fazer o curso FJ-91 na caelum (durante o mês de outubro)

O que eu usei de material para estudo

Sun Certified for Enterprise Architect - li e reli todos os topicos, principalmente a parte de segurança que foi bastante cobrada nas duas provas que fiz

EJB Overview

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html

http://www.javabeat.net/cert/scea/mock-exam/

Comentários sobre a prova

não cairam questões de interpretação de diagramas UML
apenas duas questões do tipo drag em drop
apenas uma questão com 5 alternativas corretas, umas 4 com duas alternativas corretas e o restante apenas com uma alternativa correta
muitas questões perguntando sobre o que um pattern se destina, tipo Value List Handler, Business Delagate, a maioria patterns do Catalogo JEE
a maioria das perguntas cobre questões praticas, como: uma empresa x possui um sistema web, ela precisa criar um modulo que faça tal coisa, qual a melhor alternativa para a implementação?
ou então, a empresa y contratou você como arquiteto para resolver problema de perfomance, qual a melhor alternativa a ser escolhida?

dicas de estudo
aprender muito bem as diferenças entre performance, e os abilitys todos, scalability, reliability, etc, irao cobrar isso de uma forma aplicada
aprender muito bem os patterns do catalogo jee (gof tb) eles foram muito cobrados nessa segunda prova que fiz
entender quais os impactos de se adotar uma solução e não outra, isso em termos dos abilitys ai de cima
o que pega na prova é o tempo, a primeira vez eu perdi muito tempo em questões mais complicadas, dessa vez eu fiz bem mais rapido e ainda sobrou tempo para revisar, mas acabei em cima da hora a revisão
essa prova achei a que cobre questões mais praticas do dia a dia, e isso é muito bom, não adianta muito você decorar aquele monte de informação do core jee patterns por exemplo :shock:

depois eu escrevo mais coisas conforme for lembrando

Parebens, mandou bem!
Esta certificação é o meu sonho de consumo para o ano que vem. :lol:

Pootz!!! Parabens msm! Essa certificação é uma meta minha tb, mas eh bem bem bem remota…
Meus parabens msm kara!
[]s!
Leonardo Gloria!

Parabéns André.

Você trabalha a quanto tempo com Java?

Este livro “Sun Certified for Enterprise Architect” cobre todo conteúdo da prova?

Sucesso e abraço

[quote=Frango]Parabéns André.

Você trabalha a quanto tempo com Java?

Este livro “Sun Certified for Enterprise Architect” cobre todo conteúdo da prova?

Sucesso e abraço[/quote]

Eu trabalho com Java desde 2006. O livro cobre sim todos os tópicos da prova, mas como falei achei a prova bem mais pratica do que teórica

Outro tipo de questão:

Você foi contratado por uma empresa X como arquiteto, então você decidiu mudar a aplicação da empresa de uma arquitetura de 2 camadas para uma arquitetura de 3 camadas, qual das alternativas NÃO pode ser considerada um benefício dessa mudança?

• Performance
  • Escalabilidade
  • Extensibilidade
  • Manutebilidade

André, vc prestou a prova do JEE5?

sim

hum… blz. comprei o voucher nessa ultima promoção de retake, tava procurando material pra prestar essa nova versão da prova (morte ao EJB2 !!! :twisted: ) valeu!

Vc trabalha com Java só desde 2006? achei q vc era mais um dos dinossauros daqui…kkkkk

flw, abraços, valeu pelas dicas.

Parabéns! Valeu pelas dicas.

Nossa meus parabens!

Geral aqui tem certificação menos eu!!!

Tenho q mudar essa triste realidade huahuahu

opa! parabens!!

mas tem a segunda fase agora certo?

Parabensss cara!! :smiley: :smiley: :smiley:

tens o meus sinceros parabens, eu não sei se um dia vou fazer o SCEA, eu estou a terminar de estudar para o SCJP, SCEA em angola acho que não tem saida, melhorando programação em Angola não tem saida, eu estou a fazer o SCJP por gosto

parabes :slight_smile:

e vai uma pergunta sera que no forum tem alguem com a ultima certificação a MASTER?

Parabéns André, muito bom seu depoimento…Penso tbm em tirar essa certificação ano que vem…

[quote=LPJava]opa! parabens!!

mas tem a segunda fase agora certo?[/quote]

oi, a segunda fase tem que baixar uma especificação de um projeto e gerar uma documentação (UML) sobre ele. Saiu uma reportagem na Mundo Java sobre esta fase, tem tb a terceira fase que é outra prova com 8 questões (abertas) que devem ser respondidas em 90 minutos

tem mais informações sobre as fases no próprio site da SUN

[quote=sulito]tens o meus sinceros parabens, eu não sei se um dia vou fazer o SCEA, eu estou a terminar de estudar para o SCJP, SCEA em angola acho que não tem saida, melhorando programação em Angola não tem saida, eu estou a fazer o SCJP por gosto

parabes :slight_smile:

e vai uma pergunta sera que no forum tem alguem com a ultima certificação a MASTER?[/quote]

oi

eu me candidatei para esta certificação SCJP plus plus, recebi um email mas não mais tive contato. eu não tenho a intenção de usar a certificação como uma forma de reconhecimento da empresa, mas sim um ponto focal de estudo …

Caiu algo a respeito de JSF em uma de suas provas??

E EJB 3.0 eles cobraram muito??

[quote=breno500as]Caiu algo a respeito de JSF em uma de suas provas??

E EJB 3.0 eles cobraram muito??[/quote]

JSF, cai razoavelmente, geralmente descrevendo um cenário e vc deverá escolher a melhor opção entre utilizar JSF standard libraries ou JSF + Custom libraries ou JSP + standard tags, etc…

EJB3 cai bastante, no sentido de explorar vantagens e deficiências e escolher a melhor tecnologia (EJB, JDBC ou outro ORM) para dado cenário, além de escolher a melhor arquitetura com a qual deverá trabalhar em conjunto.

[quote=brrodo][quote=breno500as]Caiu algo a respeito de JSF em uma de suas provas??

E EJB 3.0 eles cobraram muito??[/quote]

JSF, cai razoavelmente, geralmente descrevendo um cenário e vc deverá escolher a melhor opção entre utilizar JSF standard libraries ou JSF + Custom libraries ou JSP + standard tags, etc…

EJB3 cai bastante, no sentido de explorar vantagens e deficiências e escolher a melhor tecnologia (EJB, JDBC ou outro ORM) para dado cenário, além de escolher a melhor arquitetura com a qual deverá trabalhar em conjunto.[/quote]

é o que o brrodo falou, as questões são relacionadas a um contexto, não vao perguntar para você o qué é JSF mas sim quando utiliza-lo, não vi questão sobre outro ORM mas sim quando usar EJB com DAO ou EJB com JPA ou JDBC ou JPA puro etc…

é a questão dos trade-offs, foi muito cobrado também na prova sobre requisitos não funcionais, ou seja, a aplicação precisa prover segurança, precisa prover uma carga de usuários, precisa prover disponibilidade ? os dois pontos principais para mim que pegam são a falta de tempo e o enunciado da questão que é bem sutil, você fica lendo e achando que falta algo, mas a idéia é justamente fazer você pensar na melhor solução para aquele problema especifico…

Parabéns, André! Você merece!!

Pra segunda e terceira fases, se tiver paciencia, dá pra passar tranquilo. O detalhe é que é muito chato fazer os tais diagramas da segunda fase, e é bem facil a gente se estressar e desistir. Mas dá pra fazer com calma, revisar tudo certinho e passar sim.

Sucesso na continuação da empreitada!