SCEA - Primeira Fase Concluída

12 respostas
Ze1

Pessoal, gostaria de compartilhar minha experiência ao concluir a primeira fase da certificação.

Material:

• McGraw.Hill.Osborne.SCEA for J2EE Technology Study Guide (2003) - Recomendo muito, porém não é completo, faltam alguns dos objeticos, como messaging, que deve ser perssado em outras fontes.
  • J2EE Tutorial - Utilizei para suprir o que faltava no do McGraw. Estudei somente a introdução de cada tema, pois não há necessidade de conhecimento de como implementar, API e etc.
  • Ramu`s Notes - Obtive no fórum SCEA Nushell do Yahoo. EXCELENTE. Muito recomendado. Tem tudo, mas tudo mesmo. Estas anotações foram o meu guia principal de estudo
    Osborne - Sun Certified Enterprise Architect for J2EE Study Guide - JOGUE FORA SE COMPROU. Este livro é extremamente complicado, extenso e enche linguiça demais… CONFUNDE MAIS DO QUE AJUDA. Além de ter pego MUITAS respostas erradas nos Quiz. QUEIME ESTE LIVRO.
    UML Distilled - Não recompendo para a primeira fase (creio que usarei na segunda com bastante intensidade)
    J2EE Core Patterns - Patterns como Service Locators, VOs, etc, que estõa neste livro, não são o objetivo.
    GoF - Não recomendo. Não há necessidade (assim como UML) de se aprofundar muito nos Patterns… manter foco em entender a estrutura do pattern, quando devem ser usados e quais os benefícios. Lembrando-se sempre que pattern nõa se aplica só no nível de objetos/classes, mas também num nível mais macro nas interaçÕes entre os componentes e até mesmo entre sistemas como um todo se comunicando com outros sistemas.

Simulados:

• WhizLabs - EXCELENTE - Muito mais difícil que a prova, mas é totalmente fiel ao formato das perguntas e conteúdo da prova.
  • Mocks da internet - Não faça nenhum. Todos contém conteúdos que não são objetivos da prova. Võa te dar a impressòa de que nunca ~jamais estarão preparados para a prova.

Prova:
Bem tranquila de fazer, sem perguntas de APIs, DDs e etc. Lembre-se que estará sendo testado sobre arquitetura e não prgramação. Quase 70% da rova sõa qestões de Cases, onde sõa apresentadas situaçòes, com descrições médio-detalhas e e mais extensas que as tradicionais perguntas das outras provas. É necessário muita atenção, pois um detalhe que é dito no enunciado muda completamente a resposta. É mais fácil que o WhizLabs porque não tem pegadinhas. Patterns cai umas 4 a 5 questões. UML um pouco menos e perguntas muito, mas muito simples de UML.

Próximas Etapas:
Ainda não faço idéia do que me espera na fase 2, mas creio que seja a arquitetura de um sistema apenas em nível docuemntal, não necessitando que seja implementado.
Alguém sabe como é esta fase e até mesmo a terceira?

Abraços, e boa sorte pra nós!

12 Respostas

Andre_Brito

Ae rapaz…
Parabéns, que tudo dê certo na próxima. Vai virar arquitetão certificado! Hehehe…
Mas me diz uma coisa… como funcionou seu simulado? Teve que comprar? Quero fazer pra SCJP, mas não consigo achar free… mocks eu já to cansado de deparar com erros babacas…

Ze1

A intenção é esta…
Eu lembro que para a SCJP eu estudei com o livro deste Osborne (pelo menos era o mesmo estilo) e era muito bom. Só que pra SCEA eles fizeram um grande lixo. Já simulados para esta prova que tu quer eu usei o Enthuware. Muito bom. Inclusive possui questões que tu encontra na prova. Ah! Quando eu fiz isso era a 1.4. Não sei a qualidade destes materiais para as outras versões. Onde encontrar tudo isso? eMule.

Abraços e sucesso.

Andre_Brito

Hum… Comecei a dar uma lida nesse EnthuWare…
Agora é só comçar a procurar pelo free :confused:

Valeu pelas respostas.
Abraço.

Ferryman

Só uma dúvida,

Vc fez a prova beta do scea 5 ou 1.4?

Acabei de comprar voucher na promoção 2 pelo preço de 1, e ainda estou pensando se rola estudar pra tirar scwcd e scbcd ou ir direto pra SCEA…

[]s

Ferry

C

Parabéns!!!
Muito boa as indicações.
O UML Distilled eu utilizei bastante na pt 2.
Utilizei também e recomendo o Sun Certified Enterprise Architect for J2EE Technology Study Guide do Mark Cade. Nesse livro ele apresenta uma solução completa da pt 2.

A pt 2 eles te mandam a especificação de um projeto contendo o Business Domain Model, requisitos não funcionais, casos de uso, etc.
Você tem que fazer uma solução para o problema. Geralmente o projeto tem integrações com sistemas externos, requisitos de alta disponibilidade, escalabilidade, etc. O projeto não é muito bem detalhado, e a especificação deixa algumas coisas no ar. Você tem que listar esses pontos e assumir coisas.

A pt 3 são perguntas genéricas dissertativas sobre o seu projeto (questões sobre escalabilidade, transações, integrações, etc…)

S

Zé:

Ainda não faço idéia do que me espera na fase 2, mas creio que seja a arquitetura de um sistema apenas em nível docuemntal, não necessitando que seja implementado.
Alguém sabe como é esta fase e até mesmo a terceira?

Segunda fase é o projeto, você vai criar e documentar a arquitetura. Vai usar UML, tudo o que sabe de Design Pattern, bom senso, etc… O quão profundo ser design será vai depender de você e das suas assumptions. Se você tirou a SCJD sabe que vem muita coisa ambígua de propósito, cabe a você definir o que entendeu e o que é o mais plausível.

A terceira fase é uma prova dissertativa em inglês baseada no seu projeto, assim eles conseguem saber se foi você mesmo quem o fez. As perguntas não são exatamente para o SEU projeto, são perguntas básicas do tipo “como você fez tal coisa… Por que?”, etc…

Abraço, boa sorte.

Samuel Pessorrusso

G

Curiosidade…

a prova 2 do SCEA tem que implementar código em JAVA? Ou é só especificação (UML)?

[]s
Gunnar

S

Apenas UML. Apenas a SCJD exige código.

agodinho

Samuel_Pessorrusso:
Segunda fase é o projeto, você vai criar e documentar a arquitetura.
Isso não quer dizer que vc irá criar TODO um sistema do zero na segunda fase. Em alguns casos eles te mandam um sistema inacabado pra vc dar manutenção e, claro, continuidade - nessa parte sim vc vai desenvolver do zero.

Um amigo recebeu um projeto de um sistema de aviação - e por sorte ele já trabalhava com aviação, que maravilha!

Na terceira faze (final) vc terá de justificar o porquê das suas decisões nesse projeto. Essa faze é a mais defícil pois além de ter de lembrar, dois ou três meses depois, do porquê das suas decisões terá de defendê-las muito bem. Te antecipo que eles adoram patterns (sejam eles quais forem).

S

Não vai mesmo! Você vai receber uma especificação completamente ambígua com uma série de restrições. Você é testado em arquitetura e em análise de requisitos (e em de análise de riscos).

Abraço
Samuel

Ze1

Ferryman:
Só uma dúvida,

Vc fez a prova beta do scea 5 ou 1.4?

Acabei de comprar voucher na promoção 2 pelo preço de 1, e ainda estou pensando se rola estudar pra tirar scwcd e scbcd ou ir direto pra SCEA…

[]s

Ferry

Desculpa a demora.

Eu fiz a beta e tirei 54%. Acredita~?? pra passar precisava de 57%. Aí me motivei para a de 1.4.

Olha. Se tu manja já de Web e EJB, vai direto praq SCEA. Se não, é bom fazer as outras antes. A de SCWCD tem mais “mercado” a meu ver. Porém, se teu intuito é fazedr a SCEAdepois a de SCBCD dá um embasamento bom.

Também comprei os vouchers na promoção, mas vou te contar eim, esta Sun Training do Brasil é um lixo. Nunca vi tanta demora e tanto problemas para conseguir que eles mandem um simples boleto para pagar. Já tem 1 mês que pedi o acesso para realizar a segunda fase da SCEA e até agora não recebi nem o boleto. Estou quase mandando um e-mail para a matriz.

Boa sorte.

Ze1

chicobento:
Parabéns!!!
Muito boa as indicações.
O UML Distilled eu utilizei bastante na pt 2.
Utilizei também e recomendo o Sun Certified Enterprise Architect for J2EE Technology Study Guide do Mark Cade. Nesse livro ele apresenta uma solução completa da pt 2.

A pt 2 eles te mandam a especificação de um projeto contendo o Business Domain Model, requisitos não funcionais, casos de uso, etc.
Você tem que fazer uma solução para o problema. Geralmente o projeto tem integrações com sistemas externos, requisitos de alta disponibilidade, escalabilidade, etc. O projeto não é muito bem detalhado, e a especificação deixa algumas coisas no ar. Você tem que listar esses pontos e assumir coisas.

A pt 3 são perguntas genéricas dissertativas sobre o seu projeto (questões sobre escalabilidade, transações, integrações, etc…)

Chico,

Grato pelos esclarecimentos. Vamos lá pra segundona então! (se a Sun do Brasil me enviar o maldito boleto pra pagar o acesso).
Pior que hora eles falam que é um acesso na Prometric para baixar a prova e fazer o upload e hora eles dizem que é um vouher… acho que eles sabem menos que eu!!! Que lixo!

Mais uma vez obrigado.

Criado 14 de dezembro de 2007
Ultima resposta 2 de jan. de 2008
Respostas 12
Participantes 7