Falae,
Alguém sabe se vai sair uma nova versão da SCEA ??
Dei uma olhada nos objetivos e parece que grande parte da prova e baseada em EJB2.
valeu.
Falae,
Alguém sabe se vai sair uma nova versão da SCEA ??
Dei uma olhada nos objetivos e parece que grande parte da prova e baseada em EJB2.
valeu.
sim, bastante ultrapassada, parte da prova fala ainda em EJB1 …
por isto nem comecei a fazer a prova ainda
o pessoal da SUN disse que em breve sai uma nova versão dela
[quote=urubatan]sim, bastante ultrapassada, parte da prova fala ainda em EJB1 …
por isto nem comecei a fazer a prova ainda
o pessoal da SUN disse que em breve sai uma nova versão dela[/quote]
Antes que caim de pau, estou ciente que a prova é trata muito sobre a especificação e patterns ultrapassados, por approaches mais modernos como IOC.
Minha opinião é que ao menos o arquiteto possui um conhecimento prévio, pois seu trabalho nem sempre será construir e sim migrar algo existente.
Agora, uma certificação de Software, sem aderência à plataforma , acho que seria realmente o mais correto.
O que é estranho, url=http://www.amazon.com/Certified-Enterprise-Architect-310-051-Certification/dp/0071488618/ref=pd_bbs_2/103-7070578-2288661?ie=UTF8&s=books&qid=1182366510&sr=8-2]é que no site da Amazon aparece um livro sobre a SCEA que acabaram de lançar. Tah em fase de “pré-venda” ainda lah nos EUA.[/url]
Então, se o pessoal da SUN disse que em breve sai uma versão nova, pq raios eles tão lançando esse livro? Mesmo que seja só uma revisão…é estranho…pelo menos eu acho.
Será se esse breve da Sun não é tão breve assim?
Mas, na boa? Essa certificação me parece muito mais interessante:
http://www.microsoft.com/learning/mcp/architect/default.mspx
Apesar de ser da Microsoft ela, teoricamente, não se baseia em conteúdo sobre a plataforma A ou B:
[qutoe=http://www.microsoft.com/learning/mcp/architect/archdescriptions/default.mspx]
The Microsoft Certified Architect program identifies top industry experts in the fields of IT Architecture. Unlike other industry certifications, this credential is designed, built, and granted by industry peers, and candidates are required to present to and be approved through a rigorous review board process overseen by previously certified architects.
Our customers can expect a Microsoft Certified Architect to:
? Be a practicing architect who is able to perform in current IT environments.
? Be able to communicate up (to business owners), down (to technologists), and across (to other architects).
? Provide predictability to IT and repeatable success to IT projects by using frameworks, methodologies, patterns, and best practices.
? Take a vendor-neutral approach to architecture.
[/quote]
Também acho muito estranho, inclusive já indiquei isto por aqui algum tempo atrás. Inclusive, como a SCEA não tem pré-requisito, estou suspeitando que ela venha a ter em breve, surpresas e desafios estão por vir, se vcs repararem estamos recheados de novos padrões j2ee, design patterns, metodologias frameworks e conceitos que irão estabelecer como estudo e comprovação para passar neste exame.
Conheci poucos grandes arquitetos que não tiveram interesse em fazê-la justamente por não abordar assuntos mais atuais e relevantes com o que temos hoje disponível. Em consequência disto tiveram mais interesse em exames da ibm ou omg.
Talvez a sun esteja especificando as outras como a de web e webservice ou celular para posteriormente estabelecer a scea. O que vcs acham? Vcs viram algo parecido por aí ou alguma fofoca no javaranch?
[quote=pcalcado]Mas, na boa? Essa certificação me parece muito mais interessante:
Apesar de ser da Microsoft ela, teoricamente, não se baseia em conteúdo sobre a plataforma A ou B:[/quote]Interessante esta. Ainda não vi com detalhes. Mas antes de mais nada, você conhece alguém que a tenha e que não trabalhe na microsoft e/ou parceiro?
Eu tinha ouvido falar que a microsoft tinha modificado o seu quadro de certificações, e isto já faz algum tempo, mais foi bom ter mencionado aqui para que possamos fazer analogias e que, claro, tudo depende do objetivo de cada um aqui.
Talvez seja um pouco radical partir de repente para uma destas, mas tb sou suspeito que estou partindo para LPI. :roll:
Olha só no faq do java ranch:
[quote]
* Is there a new assignment / exam?
No, there is currently only one exam and one assignment.
Early in 2003 Sun announced a beta exam for J2EE 1.4, however at the time J2EE 1.4 was not finalised, and the beta exam was put on hold until after J2EE 1.4 was finalised, this happened in late 2003, so it is possible that Sun may release the beta for the new exam sometime in 2004. [/quote]
(curioso como eles escreveram finalized errado)
Sempre falam que vao atualziar, mas nunca atualizam. Eu to fazendo a parte 2, e a parte 1 é sinceramente muito fraca em alguns pontos. Perguntas que nao tem validade hoje e parece que nunca tiveram. EJB 1.1, perguntas triviais de diagramas uml, pergutnas sobre portas de protocolo (que importa?), etc. Algumas poucas questoes bem elaboradas… e muitas questoes que deveriamos responder para NAO usar ejb, temos de responder que SIM, porque é uma prova de quase 8 anos de idade…
Espero que apareça logo uma atualizacao para o Java EE 5. Ja seria mais que a hora…
[quote=Paulo Silveira]Olha só no faq do java ranch:
[/quote]
Olá
Eles não escreveram errado não, os americanos é que geralmente usam o Z em palavras como finalize, realize os britânicos geralmente utilizam o S nessas palavras, no final é tudo a mesma coisa e eles se entendem!!
Mas, na boa? Essa certificação me parece muito mais interessante:
Apesar de ser da Microsoft ela, teoricamente, não se baseia em conteúdo sobre a plataforma A ou B:
[qutoe=http://www.microsoft.com/learning/mcp/architect/archdescriptions/default.mspx]
The Microsoft Certified Architect program identifies top industry experts in the fields of IT Architecture. Unlike other industry certifications, this credential is designed, built, and granted by industry peers, and candidates are required to present to and be approved through a rigorous review board process overseen by previously certified architects.
Our customers can expect a Microsoft Certified Architect to:
? Be a practicing architect who is able to perform in current IT environments.
? Be able to communicate up (to business owners), down (to technologists), and across (to other architects).
? Provide predictability to IT and repeatable success to IT projects by using frameworks, methodologies, patterns, and best practices.
? Take a vendor-neutral approach to architecture.
[/quote][/quote]
eu não sei se eu entendi direito, mas o custo dessa certificação é 10000 dolares? É isso que o texto quer dizer?
Se eu entendi errado me desculpem, mas se eu entendi certo, meu Deus, a Microsoft tah louca!
[quote=Veronicaaa][quote=Paulo Silveira]Olha só no faq do java ranch:
[/quote]
Eles não escreveram errado não, os americanos é que geralmente usam o Z em palavras como finalize, realize os britânicos geralmente utilizam o S nessas palavras, no final é tudo a mesma coisa e eles se entendem!![/quote]
Ops. Ignorancia minha. Obrigado Veronica. É tipo tire e tyre… na epoca que os americanos tentaram deixar o ingles mais fonetico…
Essa história de inglês britânico (finalised, programme, analyse) e americano (finalized, program, analyze)…
[quote=lavh]eu não sei se eu entendi direito, mas o custo dessa certificação é 10000 dolares?[/quote]:shock: Putz. U$ 10,000? Isto é um assalto!!! Eu me rendo!!! :x
Eu comprei o novo livro da SCEA na pré-venda no Amazon. A data de lançamento do livro estava pra começo de julho. Mas hj eles mandaram um e-mail avisando que mudou pra outubro!! :?
Pelo visto a certificação vai demorar tbm pra surgir…
É por essas e outras que deixo de lado a SCEA.
Se é para obter mais alguma, com certeza não será Sun até que atualizem as atuais.