Scea

Olá, pessoal!

estou abrindo esta topico para discutirmos alguma sobre a certificação de Arquiteto J2EE (SCEA).

Aguardo a participação de todos.

Thanks!

[quote=vanderval]Olá, pessoal!

estou abrindo esta topico para discutirmos alguma sobre a certificação de Arquiteto J2EE (SCEA).

Aguardo a participação de todos.[/quote]

Legal. O que vamos discutir? :smiley:

Brincadeira. Voce ja eh SCEA, certo? O que achou da(s) prova(s)?

Marcio Kuchma

E tbem quais fontes de estudo usou?

Olá, pessoal!

Desculpe a demora.

Sim, eu sou SCEA.
Fiz a ultima prova á um mes.
Me dediquei um ano e meio estudando em torno de duas horas por dia alguns dias sim outros não. Neste periodo tive alguns problema e fiquei alguns meses parado.

Usei o livro do Allen, e associei ao grupo de estudo do yahoo onde obtive bastante informação e fiz vários mock de simulação e encima das questões que tivesse mais dificuldade fazia uma pesquisa intensa.

então é isso ai, caso queiram perguntar mais alguma coisa podem ficar a vontade.

At.
Vanderval

livro do Allen = :?:

ao grupo de estudo do yahoo. Link ?!?

fiz vários mock de simulação. Link ?!?

ehehe ajuda ai.

[ ]s

só por curiosidade, li algo, acho que aqui no GUJ mesmo, sobre fazer SCEA sem as certificações anteriores, vi na tua assinatura, que consta somente a SCEA, não tem as demais certificações?

A informação procede? posso ser SCEA sem ser SCJP?

[]´s

[quote=skill_ufmt]só por curiosidade, li algo, acho que aqui no GUJ mesmo, sobre fazer SCEA sem as certificações anteriores, vi na tua assinatura, que consta somente a SCEA, não tem as demais certificações?

[]´s[/quote]

Sim, a SCEA é a única certificação Sun que não tem pré-requisitos :slight_smile:

[quote=skill_ufmt]só por curiosidade, li algo, acho que aqui no GUJ mesmo, sobre fazer SCEA sem as certificações anteriores, vi na tua assinatura, que consta somente a SCEA, não tem as demais certificações?

[]´s[/quote]

bom, ate onde eu sei, vc não precisa ser SCJP para fazer a SCEA.
é a unica crtificação da linha java que não tem pre-requisito.
quando comprei o voucher para SCJP veio um folheto explicando isso.
mas como ja faz um tempo, talves tenha mudado.

[]'s

Interessante… :slight_smile: da pra se gastar menos para alcançar o topo :slight_smile:

E me parece justo, pois posso ser analista sem nunca ter programado, entao posso ser SCEA sem ter que provar qeu sou programador java, mas sim que sou um arquiteto de soluções :wink:

Sim, a certificação de SCEA é a unica que não exije outra.

Um arquiteto não precisa ser programador, mas na minha opnião, um arquiteto que conhecer bem a linguagem com que trabalha terá um melhor desempenho.

Book: Paul Allen, Sun Certified Enterprise Architect for J2EE Study Guide.

eu sei que a prova não é em português … hehehehe…

mas queria te parabenizar muito pela certificação de arquiteto.
realmente requer um preparo e tanto, agora pelo que sei, existem 3 fases.
Na segunda você submete um projeto pra sun e na terceira você
responde questões teóricas sobre o projeto que você enviou.
Como é essa 3ª fase mesmo cara? Muito difícil ?
Meus parabéns de novo!

Tem a SCJP tambem. Sim, foi tosco, mas eu tinha que falar. :mrgreen:

Marcio Kuchma

[quote=vanderval]Olá, pessoal!

Aguardo a participação de todos.

Thanks![/quote]

Hum…

Comenta ai como é cada fase da SCEA!

Atn.
Dennys Fredericci

Olá
Como que é cada exame?
tem um projeto né? o que você fez e usou nesse projeto?

Boa noite!
Sei que o tópico é antigo. Estou reacendendo as discussões. Gostaria de saber qual o material sugerido para a nova versão da prova, a SCEA 5.
O Head First Design Patterns é bom para o exame: http://www.amazon.com/First-Design-Patterns-Elisabeth-Freeman/dp/0596007124 ?
Para a nova versão da prova não acho nenhum livro específico! Existe?
Obrigado!