Scea

Gostaria de dividir minha alegria com vocês… Hoje sou oficialmente um “Sun Certified Enterprise Architect for Java 2 Platform”!

Abraços

Samuel

Bom dia!

Meus parabéns!
Poderias compartilhar com seus colegas como foi o processo e o que usou de material de estudo para tal?

Até!

Como foi o processo:

Primeira prova:
Como eu já tenho experiência não precisei estudar muito. Mas se voc6e tiver a SCWCD e a SCBCD ajuda bastante. Além disse é interessante saber Design Pattern (só GoF), segurança, arquitetura de redes e internacionalização.

Usei: Minhas anotações da SCWCD e SCBCD, Livro Design Pattern da GoF, apostila do curso de Arquiteto da SUN, materiais de segurança na web.

Projeto:
É legal (mandatório) saber J2EE patterns e ter experiência em arquitetura. Não tem nenhum segredo, na verdade achei o projeto da SCJD muito mais difícil, no entanto é bem trabalhoso, gastei 150 horas para terminar (muitas noites mal dormidas).

Terceira parte (prova dissertativa):
São 4 perguntas sobre o projeto.

O PIOR: esperar o resultado. Normalmente demora de 3 a 5 semanas.

Espero ter ajudado, Abraços

Samuel

Parabens pela conquista!

Por curiosidade , poderia colocar os scores ? :slight_smile:
Não é sempre que sai um Enterprise Architect né…

E como foi o projeto ?
Poderia contar um pouco mais sobre ele ?
Era um projeto pra fazer o que , envolveu o que ?
Pode-se utilizar frameworks ?

Uhmn anotações da SCBCD me interesso muito por isso,
poderia disponibilizar aqui ? :smiley:

Abraços e parabens!
:thumbup:

SCJP 88%
SCWCD 75%
SCBCD 97%
SCJD 90%
SCEA (Parte1: 92% Parte 2: 81%)

O projeto é sobre uma empresa aérea que vende passagens. Na certificação você precisa fazer apenas a arquitetura, nada de codificação (é na SCJD que você codifica). Diagrama de classe, de seqüência(ou colaboração) e diagrama de componentes. Além disso eu também fiz um de deploy.
Envolveu: JSP/Servlet, EJB (todos os tipos) e quase todos os patterns do J2EE. também tem conexão com sistema legado e aplicações externas (A2A e B2B).

Quanto as anotações, eu tenho elas só em papel (no meu garrancho característico :slight_smile: ).

Primeiramente parabéns…pelo visto a única certificação Java que você não tem é a SCJA, que no seu caso não faz a mínima diferença…

Será que você pode falar um pouco da SCJD???

Sei que tem que desenvolver um projeto, + qual o nível de dificuldade?? A 2ª parte é onde você responde questões sobre o projeto, e essas questões tem que ser respondidas em inglês??

Olá

Parabéns! Poucos chegam até onde você já foi.

Agora que você já conhece bem os design pattern da Sun vale a pena seguir estudando os design patterns do Martin Fowler e os do Gregor Hohpe que são mais atuais.

Na verdade falta a certificação de web services que só os indianos tiram. O motivo desta certificação não ter muito interesse é que está muito desatualizada e obriga o estudo de APIs e especificações já obsoletas. O livro referência é o famoso RMH que nem o autor gosta do que escreveu.

[]s
Luca

A SCJD não é difícil, você precisa fazer um software usando SWING que se conecta a um servidor usando RMI ou Sockets. O problema é a análise de requisitos. O documento que você recebe é bem tosco propositalmente com coisas faltando e com muitas ambiguidades. Cabe a você resolver os problemas e justificar suas escolhas.

Demorei 3 mêses para tirar a SCJD e 10 para tirar a SCEA.

Quanto a prova da SCJD, ela é dissertativa em inglês, não tem como ser em portugues. Ela é baseada no seu projeto e ela prova que foi você quem fez o projeto, é bem fácil.

Quanto as próximas certificações eu quero tirar a de Mobile e a de Web Service. São as únicas sérias que ainda pretendo tirar (a SCJA nem pensar!)

Abraços e obrigado pelos parabéns!

Samuel

Pois é, responder questões objetivas em inglês ainda vai, mas escrever em inglês??? Ixi, meu inglês ta muito longe disso :cry:.

É uma pena, pois queria tentar a SCJD.

Valeu pela explicação…

Parabéns pela conquista!!

Aproveitando o espaço do colega,também estou estudando pra SCEA,e estou usando o seguinte material:
1)Livro do Cade/Roberts;
2)The J2EE Tutorial
3)Simulados do Whizlab´s

Já tenho a SCJP e SCWCD,e gostaria de saber se o material acima é suficiente

Grato a todos
Rafael Roque

Eu usei:

apostila de arquitetura da SUN
documentação da petstore
livro sobre arquitetura da SUN (aquele famoso que tem em PDF, acho que é Design J2EE applications)
HEAD First EJB
HEAD First Design Patterns
GoF Design Pattern
Core J2EE Design Patterns
Anotações da SCBCD
Anotações da SCWCD
Os 2 Guias da Certificação disponíves um é do Mark Cade e o outro é do Joseph alguma coisa…
Arquigos sobre segurança na web
Li bastante o posts no javaranch

Att.
Samuel

Cara parabéns! Só uma pergunta. Caso não passe na segunda ou terceira fase tem que começar da primeira de novo? Tem uma validade a primeira prova?

Massa cara meus Parabens !! :-o

Velho quando eu crescer quero ser igual você!! =]
Ainda sou TeenAger semana que vem é minha SCJP,
quero seguir o caminho dos celulares, qual seria melhor eu estudar na sequencia ?

Valeu.

Caso você não passe na segunda/terceira prova que é o projeto, você só precisa refazer o projeto. A primeira prova não tem validade.