Estou desenvolvendo uma aplicação JAVA Desktop usando o JAP com o Derby e naõ estou entendendo algumas características do JPQL em relação a esquemas. Eu percebi que o nome do esquema é o nome do usuário que usamos quando criamos o banco, e que depois declaramos no persistence.xml para criar a unidade de persistência. Criei uma tabela e consigo inserir e pesquisar nesta tabela usando o persist e o find do EntityManager. O problema é quando eu tento executar uma query. Por exemplo; SELECT a FROM AULA a. Se eu colocar assim, sem declarar o esquema, recebo o erro Unknown abstract schema type [AULA]. Se eu colocar o nome do esquema antes do nome da tabela, tipo SELECT a FROM ESQ.AULA a, recebo a mensagem de erro que diz: unexpected token [.]
Estou usando o NB 6.0 para desenvolver e lá eu consigo rodar a query sem o nome do esquema sem problemas. Alguém sabe como declarar uma query para buscar todos os registros de uma tabela sem o nome do esquema ou de alguma outra maneira? Como é a query para buscar todos os registros?