Qual a intenção da Sun com essa nova certificação?
cv1
A mesma da SCJP anterior, so que atualizada pra Java 5
C
cecaldas
Pra que? Se jah existe tanto a prova e o upgrade de SCJP pra 1.5.
cv1
Argh. Eu tinha lido SCJP, nao SCJA. Viajei. Essa cert eh pra avaliar a galera que nao vai necessariamente meter a mao na massa tao ja, mas precisa ter uma nocao do que esta acontecendo num projeto - gerentes, testadores, iniciantes, e por ai vai.
F
fgm
Alguém vai fazer essa prova?
Lucas_Teixeira
Aham.
De graça vale a pena tirar até certificação .NET uma vez que o cara vai olhar no teu currículo, ver + 1 sigla na parte de certificações e vai te achar o cara (por mais que seja esta SCJA).
Não sei se muita gente passa pela mesma dificuldade que eu, moro onde não existe um centro prometric, então qualquer certificação tem um ‘acrescimo’ de uns 100 reais de passagens. Mas é só esperar um show bom em São Paulo pra compensar a ida.
(;
mcampelo
Vale lembrar que a inscrição para a SCJA começa hoje …
Rafael_Nunes
Reza a lenda que sim, mas eu tentei hoje pela manhã e não consegui ainda.
mcampelo
Espere até a lista de exames ser atualizada.
Acho que depois do almoço já deve estar OK (por conta do fuso horário).
[]'s
Marco Campêlo
LuizAvila
Alguem sabe se já está liberado? Entrei no site da prometric, e nada ainda…
B
brf05
É aki naum ta aparecendo na listagem da Prometic ainda…
keller
Se não estão conseguindo marcar no site eu sugiro a alternativa 2!
Or, you may register by phone, by calling your regional Prometric registration office, listed at:
Latin America - Contact your local Prometric testing center, listed at www.2test.com
:thumbup:
Lucas_Teixeira
gui:
Or, you may register by phone, by calling your regional Prometric registration office, listed at:
Latin America - Contact your local Prometric testing center, listed at www.2test.com
Arram, liga lá para você ver. Eles pedem pra registrar pelo site.
Vamos esperar…
B
brf05
Eu liguei pro centro de testes da Impacta aqui de São Paulo (([telefone removido]) e já agendei pro dia 15/07 q é o ultim o dia e vai da pra estudar um poco melhor…
Lucas_Teixeira
Marcado para o dia 08/07… Aproveitando a viagem para São Paulo para ir nessa festinha.
keller
Lucas Teixeira:
gui:
Arram, liga lá para você ver. Eles pedem pra registrar pelo site.
Vamos esperar…
Será mesmo Lucas :?:
Lucas_Teixeira
gui:
Será mesmo Lucas :?:
8)
Em 2 horas, muita coisa pode acontecer.
Executrain != Impacta
A minha tá marcada
w00t
F
fgm
Marquei na impacta também, dia 24/06
B
brf05
Vcs se inscreveram pelo formulario la q a mina mando né???
B
brf05
Já está lá na lista da Prometric =D
LuizAvila
brf05:
Já está lá na lista da Prometric =D
yeah
keller
Consegui!!! Marquei a minha!!! :mrgreen: 11/07 [No site da prometric]
Corram porque na autorizada que eu marquei quase
já não haviam datas… :shock:
Boa sorte!
D
do_bau
E aí vocês conseguiram ? Eu to tentando aqui mas o site da prometric está dando erro direto de “page cannot be displayed”
mcampelo
Marcado para 20/06, como não vou estudar mesmo, marquei para a primeira data que estava disponível!
[]'s
Marco Campêlo
LuizAvila
mcampelo:
Marcado para 20/06, como não vou estudar mesmo, marquei para a primeira data que estava disponível!
[]'s
Marco Campêlo
Quando fizer a prova então dá as coordenadas pra galera
J
jprogrammer
Também marquei. Vou na raça mesmo.
Vou fazer para zuar…
Me parece que a prova exige mais um conhecimento genérico das tecnologias.
Eu acredito para quem tem uma certa experiência fica mais fácil.
Se eu estudar vai ser a parte dos protocolos, EJB, e J2ME.
luiz_ross
Eu consegui marcar pelo site da prometric, pra dia 24/06
A certificação já está disponível para agendamento no site da Prometric.
[]'s
keller
jprogrammer:
Também marquei. Vou na raça mesmo.
Vou fazer para zuar…
Me parece que a prova exige mais um conhecimento genérico das tecnologias.
Eu acredito para quem tem uma certa experiência fica mais fácil.
Se eu estudar vai ser a parte dos protocolos, EJB, e J2ME.
Putz cara se for pra zoar com a prova, deixava pra alguem que está realmente interessado… :thumbdown:
Lucas_Teixeira
Com certeza. O prazo em que a prova será oferecida de graça provavelmente não irá atender a todas as pessoas interessadas. Amigos meus já estão tendo dificuldades de marcar a prova no dia que queriam. Agora se vai fazer só ‘pra ver’ nem compensa. Você tira um cara que poderia fazer, e pior que isso, tira o valor da certificação.
Agora deixa de ser relaxado e vai estudar.
mcampelo
Outro aspecto que foi discutido no JavaRanch é que o ideal é que um número pequeno de SCJPs façam essa prova, pois é esperado que um SCJP faça 95% na prova e não vão conseguir avaliar o real valor da prova para um cara iniciante ou focado em gerência de TI, que é o objetivo.
[]'s
Marco Campêlo
J
jprogrammer
Qdo disse zuar, não quer dizer que não tenho a intenção de passar.
Vou fazer a prova com seriedade, mas não vou me dedicar tanto.
Se passar passou…
jgbt
mcampelo:
Outro aspecto que foi discutido no JavaRanch é que o ideal é que um número pequeno de SCJPs façam essa prova, pois é esperado que um SCJP faça 95% na prova e não vão conseguir avaliar o real valor da prova para um cara iniciante ou focado em gerência de TI, que é o objetivo.
[]'s
Marco Campêlo
tava afim de fazer, mas se o objetivo é esse, então acho que nem vou fazer.
vo da uma pensada…
Pois é, ja tinha dado uma olhada na pagina da sun e visto isso.
Acredito que essa prova seja ate facil então para quem ja tem um bom conhecimento da plataforma.
Acho que ela não vai dar acesso, as outras certificações, como a SCJP.
Alguem sabe sobre isso??
[]'s
mcampelo
SCJP e SCEA não têm pré-requisitos.
SCJP é pré-requisito para as outras certificações.
[]'s
Marco Campêlo
jgbt
mcampelo:
SCJP e SCEA não têm pré-requisitos.
SCJP é pré-requisito para as outras certificações.
[]'s
Marco Campêlo
Sim cara, eu sei disso, eu ja fiz a SCJP.
So queria saber se alguem sabe se para SCWD, SCWSD ou SCBC essa certificação vai valer como pre-requisito.
Pelo descrito no site da prova, essa certificação “vale” menos que uma SCJP.
[]'s
J
jprogrammer
Acredito que essa certificação não vale menos, mas tem um foco diferente.
Ele tem um foco mas global…
Acredito que ela não vai ser requisito pelo menos para as certificações de desenvolvedor. Seria injusto.
Mesmo sendo SCJP vou fazer, pois quero avaliar meu nível global.
jgbt
jprogrammer:
Acredito que essa certificação não vale menos, mas tem um foco diferente.
Ele tem um foco mas global…
Acredito que ela não vai ser requisito pelo menos para as certificações de desenvolvedor. Seria injusto.
Concordo, falei “vale” menos em relação as certificações relacionadas a desenvolvimento.
[]'s
J
jprogrammer
Ah sim com certeza para o mercado, como desenvolvedor java ela vale menos.
B
brf05
ahuahuahau achu q dps dessa ate julho ninguem mais vai conseguir prestar certificação nenhuma da prometric =P
wandersonxs
Quem fizer primeiro dá umas dicas aqui pra galera…
vou fazer na executrain
Abraços
Wanderson 8)
G
Gregoryan
Com certeza, maruquei a minha pra dia 11/06…
Eu não acho que quem tenha programmer tire 95% nesta prova, pois cai
Vejam a Section 8:
tudo ali em server technologies é HIGH-LEVEL
EJB, JSP, JMS, SERVLETS, JNDI, SMTP, JAX, WEB SERVICE (SOAP, UDDI, WSDL E XML)
certeza?
E
Edu4rd0
Por onde vcs recomendariam estudar para esta certificação?
K
Kabaldf
Qual a nota minima para passar???
F
fgm
Se não me engano a nota mínima só sai depois da prova de acordo com o resultado das pessoas que fizeram o teste.
Lucas_Teixeira
Pessoal, alguem tém novidades?
Eu ainda estava esperando o email da Impacta confirmando a prova, porém liguei lá e me disseram que a SUN cancelou a certificação…
Isso é verdade? Alguem tem alguma informação?
E
Edu4rd0
Entrei no site da sun e nao vi nada sobre cancelamento da certificação, porém vi: Registration Closed, ou seja já terminou o período de registro pra essa certificação, acho que é isso
rfpsatin
também entendi desta forma, mas ainda não recebi confirmação oficial alguma, a não sei da propria prometric (vou fazer em curitiba 24/06).
alguem tem alguma noticia? alguem já fez?
como ta essa coisa!?
keller
A minha está tudo ok apenas aguardando dia,
Duvida? Liga pro centro da prometric…
Teria o mcampelo que estaria fazendo a prova hoje,
mandei uma PM e ele disse que ocorreu uns imprevistos
e reagendou…
Seria o mcampelo fazendo a prova hoje e eu fazendo aniversario…
rgildoaraujo
Pessoal,
Vcs têm idéia se a prova vai ser objetiva ou discursiva?
Valeu!
Gerson
Eu fiz hj de manha… normal, cheguei la e nao havia nada cancelado.
A prova envolve questoes de multiplas escolhas… e algumas de associação.
É bacana a certificação pois entra UML, e noções sobres diversas tecnlogias (J2ME, WebServices, JSP/Servlet/EJB, etc). E, do contrario do q mtos pensam, muitas questoes envolvem código!
Dica: quem nao estiver habituado com 1.5, estudem pelo menos enum (1.5)…
Mas é tranquilo, principalmente para quem já estudou para scjp.
richardpeder
Vcs sabem quando abrirá novamente vagas pra nova certificação?
ate mais…
Gerson
richardpeder:
Vcs sabem quando abrirá novamente vagas pra nova certificação?
provavelmente não irão abrir mais vagas mais para participar da versão beta do exame… agora só pagando mesmo.
rfpsatin
É bacana a certificação pois entra UML, e noções sobres diversas tecnlogias (J2ME, WebServices, JSP/Servlet/EJB, etc). E, do contrario do q mtos pensam, muitas questoes envolvem código!
ta, e qto tempo vc levou pra fazer???
e a nota?
Gerson
ta, e qto tempo vc levou pra fazer???
e a nota?
Entaoooo…
é uma prova beta, e, portanto, terei q esperar um tempinho aí pra saber a nota, já que nem a “nota de corte” foi definida ainda.
Gastei 2 hrs e uns 20 min… questoes sobre JSP/JavaScript/HTML foram bem tranquilas… é passar o olho e marcar.
rfpsatin
massa, vou estar indo sexta-feira fazer…
mas só um detalhe… a nota de corte deve ser alta pra caramba… tem muita gente com certificação fazendo (ao que parece) o que deve jogar a nota la encima e com isso sacaneando legal com quem não tem (e é justamente pra estes o objetivo da prova :mrgreen: )
Gerson
rfpsatin:
massa, vou estar indo sexta-feira fazer…
mas só um detalhe… a nota de corte deve ser alta pra caramba… tem muita gente com certificação fazendo (ao que parece) o que deve jogar a nota la encima e com isso sacaneando legal com quem não tem (e é justamente pra estes o objetivo da prova :mrgreen: )
ah q nada, bom, eu vejo por um outro lado…
as pessoas se preparam mais pra prova, aprendem mais, e o certificado tem até mais valor…
nesse mercado concorrido é legal contar com gente cada vez mais qualificada.
meu ponto de vista!
F
fgm
Fiz a prova na sexta-feira e como o Gerson falou, a prova é bem tranquila, até caiu duas questões sobre JavaScript
Quanto ao java 1.5, além do enum é bom dar uma olhada nas mudanças do “for”
sr.sucesso
Fiz a prova ontem, depois do teste apareceu que em 6-8 semanas sai o resultado. Isso é só por causa da prova beta, né!? Se fosse uma prova normal, eu já saía sabendo o resultado? Achei muito bacana o sistema, deu pra ter uma idéia de como é a prova SCJP que eu quero fazer até o final do ano.
Essa teve 122 questões, chega uma hora que vc não aguenta mais olhar pra tela :mrgreen: . Quantas questões tem o SCJP?
Tem alguma estatística de quantas pessoas no mundo estão fazendo essa prova do SCJA?
abraços e boa sorte pra quem não fez?
Java_Vinicius_Machin
Na SCJP você fica sabendo do resultado na hora sim!!!
São 61 questões e você deve acertar 52% delas em 120 min. ps: a versão 5.0 do exame já está disponivel
{}´s
:mrgreen:
G
Gregoryan
Fiz agora pela manhã, axei bem fácil.
E
Edu4rd0
Fiz a prova ontem e acho que fui bem, o foda mesmo foi a parte de tecnologias do lado do servidor (J2EE), já que não tive muito contato com elas ainda. Caiu muita sopa de letrinhas, EJB, JNDI, JMS, heehhe.
A
ana_abrantes
Também fiz o exame esses dias.
Relativamente fácil, porém caiu bastante UML e como o Eduardo falou, muita sopa de letrinhas.
A única coisa que vi específica de Java 5 foi Enum, cairam umas 2 ou 3 questões.
Mas, no geral é bem parecida com a SCJP.
Ah, e tinha questão com resposta errada e com enunciado mal feito, coisa que eu não vi em outros exames.
Gerson
Encontrei vários erros tb.
No SCWCD eu nao lembro de ter visto, mas no scjp 1.4 eu vi varios tb!
No 1.5 vou contar semana q vem!
Aproveitando, uma dica para quem ainda vai fazer a prova…
O pessoal q ta escrevendo do livro “Head First OO” preparou um pdf pra parte de UML: http://www.hfoobook.com/
rgildoaraujo
Pessoal,
Fiz minha prova ontem (14.07) e achei super tranqüila.
Para quem ainda não fez, leia os tutoriais do portal J2EEBrasil (www.j2eebrasil.com.br) sobre EJB, SessionBeans, JNDI, JMS, etc. Caiu muitas questões que exploram somente os conceitos, não entraram nos detalhes já que a prova é tudo um pouco.
Estudem também a parte de Enum e nova implementação do for. Vcs podem consultar o site SCJP Tiger Study Guide (http://java.boot.by/scjp-tiger/).
Sobre UML, estudem muito a parte de Associações e Composições.
Um abraço a todos!
monica.galo
Pessoal,
Pra quem fez exame SCJA quando saiu o exame Beta, qual foi a nota de corte?