Bom pessoal, fiz a prova de SCJA hoje, vou deixar minhas impressões sobre a prova.
Caiu muita coisa sobre String e aqueles métodos dela. Bom, lembro de uma questão. Era mais ou menos assim:
String a = "abcdcba";
int i = a.indexOf("c", 3);
Qual o valor de i?
Algumas questões também com startsWith, concatenação de Strings, enfim, caiu muito sobre Strings.
Sobre operações lógicas, caiu uma questão mais ou menos assim:
int n1 = 10, n2 = 20, n3 = 30....
boolean b = false;
Qual desses retorna true?
(n1 > n2) || b
(n1 < n2) && b
(n1 < n3) || b
etc e tal
Enfim, só dessa parte (Strings, operadores lógicos, e todo o resto que é comum a SCJP) deve ter caido umas 40 questões.
Caiu muita coisa de UML, muita representação, algo em torno de 15-20 questões.
Teve algumas questões simpres, como por exemplo:
Qual é o significado do acronimo SQL?
System Query Language
Structured Query Language
Structured Qeue (Pilha, nao lembro como escreve) Language
Caiu também umas 5 questões sobre as opções do comando javac e java. Estrutura de pacotes (java.util, java.net, java.io etc), o que está em cada pacote etc.
Diferenças entre thin clients e fat clients, por que usar JavaScript etc e tal.
Questões relacionadas a EJB e JMS (me dei mal, nunca trabalhei com JMS
), Web Services.
Diferenças entre as edições do Java, J2ME, J2EE e J2SE, quando usar uma e quando usar outra.
Questões sobre as configurações do J2ME, partabilidade etc.
Enfim, não considero que a prova tenha sido fácil. Dizem que quem fez a programmer se dá bem, mas não acho que seja assim. É necessário ter uma visão geral sobre toda a tecnologia. Tudo bem que é uma visão bem básica, mas é sobre toda a tecnologia mesmo.
A dificuldade das questões da primeira parte (Objetivo 1) é bem parecida com a de programmer, em relação as outras é só um tratamento superficial, mas a questão é que cai um pouco de tudo.
É isso,
carisio