SCJA - Impressões da prova

10 respostas
C

Bom pessoal, fiz a prova de SCJA hoje, vou deixar minhas impressões sobre a prova.
Caiu muita coisa sobre String e aqueles métodos dela. Bom, lembro de uma questão. Era mais ou menos assim:

String a = "abcdcba";
int i = a.indexOf("c", 3);

Qual o valor de i?

Algumas questões também com startsWith, concatenação de Strings, enfim, caiu muito sobre Strings.

Sobre operações lógicas, caiu uma questão mais ou menos assim:

int n1 = 10, n2 = 20, n3 = 30....
boolean b = false;

Qual desses retorna true?

(n1 > n2) || b
(n1 < n2) && b
(n1 < n3) || b
etc e tal

Enfim, só dessa parte (Strings, operadores lógicos, e todo o resto que é comum a SCJP) deve ter caido umas 40 questões.

Caiu muita coisa de UML, muita representação, algo em torno de 15-20 questões.

Teve algumas questões simpres, como por exemplo:

Qual é o significado do acronimo SQL?
System Query Language
Structured Query Language
Structured Qeue (Pilha, nao lembro como escreve) Language

Caiu também umas 5 questões sobre as opções do comando javac e java. Estrutura de pacotes (java.util, java.net, java.io etc), o que está em cada pacote etc.

Diferenças entre thin clients e fat clients, por que usar JavaScript etc e tal.

Questões relacionadas a EJB e JMS (me dei mal, nunca trabalhei com JMS :frowning: ), Web Services.

Diferenças entre as edições do Java, J2ME, J2EE e J2SE, quando usar uma e quando usar outra.

Questões sobre as configurações do J2ME, partabilidade etc.

Enfim, não considero que a prova tenha sido fácil. Dizem que quem fez a programmer se dá bem, mas não acho que seja assim. É necessário ter uma visão geral sobre toda a tecnologia. Tudo bem que é uma visão bem básica, mas é sobre toda a tecnologia mesmo.

A dificuldade das questões da primeira parte (Objetivo 1) é bem parecida com a de programmer, em relação as outras é só um tratamento superficial, mas a questão é que cai um pouco de tudo.

É isso,
carisio

10 Respostas

S

vc fez a versao beta neh?

C

Isso mesmo, a que começou ontem. Quando fiz a inscrição no site da prometric só tinha pra hoje…

[]'s
carisio

S

FREE???ou vc tem q pagar algo???
se vc passar vale alguma coisa ou eh soh um teste mesmo?

C

Era free, mas o tempo de registro já esgotou.
Se passar vale como a oficial. A diferença é que a beta tem mais questões (essa tinha 122), mais tempo de prova (3h), algumas questões podem ser confusas, pois podem ter ambiguidades, essas coisas.
A beta é como se fosse uma prova pra pegar o feedback dos participantes.
O resultado final sai de 6 a 8 semanas depois de acabarem as provas (15 de julho)

[]'s
carisio

D

Tb fiz hj, achei exatamente a mesma coisa, tem q saber tudo pelo menos um pouco, acho q me dei mal na parte de uml e uma ou duas questões de J2ME. Ate 2 meses pra sair o resultado me disseram la. :wink:

C

Pois é, falaram que era mais fácil que a de programmer. Não achei isso. Quem tem a de programmer mas não sabe um pouco de cada coisa não passa nessa.

Me dei mal em algumas coisas também, Web Services e JMS…

Tinha muita coisa fácil mas também tinha muita coisa estranha…

[]'s
carisio

R

Já vi um pessoal falando que não caiu WebServices, agora você disse que caiu… oras bolas, caiu ou não?

Outra coisa, tem muita questão dissertativa ou essas comparações J2ME/J2EE/J2SE são testes tamém?

E a parte sobre Web? Difícil?

C

São todas questões de marcar, nem uma dissertativa.
Na minha prova caiu 2 questões de web service, mas foram iguais as outras, só noção, pra q q serve, essas coisas.

[]'s
carisio

T

Qual a nota que tem que tirar?

C

Como a prova é beta, ainda não tem uma nota, a nota é calculada depois que todos tiverem feito a prova, seria mais ou menos uma nota de corte. O resultado da prova não sai na hora, como os outros, sai depois de ± 2 meses depois que acabam as provas.

[]'s
carisio

Criado 21 de junho de 2005
Ultima resposta 23 de jun. de 2005
Respostas 10
Participantes 5