SCJA ou SCJP

Olá pessoal, já andei lendo sobre as duas certificações…
Só que sou relativamente iniciante em java(tenho pouco mais de um ano de experiência)…
Essa semana adquiri o guia de estudo scjp da kathy sierra, e começei a estudar para scjp, só que de fato não me sinto preparado para a prova.

Quanto ao conteúdo da SCJA, me parece mais simples de passar, e mais tarde fazer a scjp(estou indo para a 3ªfaze no meu curso de sistemas);

Então, gostaria que me dessem dicas de como começar, ou se ainda asism devo pensar na SCJP para continuar…

aproveitando já pergunto outra coisa:

A SCJP eu já vi que a prova é em inglês, já a SCJA, vendo aqui:
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=1001&lang=US&p_exam_id=1Z0_850
tem a prova disponível em português mesmo?

Desde já agradeço,
Abraços.

A certificação mais valorizada no mercado é a de programmer em vez da associate.
Então te diria para continuar a estudar o livro, ler ele inteiro,
fazer os exercicios e fazer a prova.

Você somente estará preparado para fazer a prova depois que estudar.
Vale a pena gasta um pouco mais tempo nos estudos para tirar logo a OCJP 6.0.

Enquanto ao ingles, não se preocupe muito, pois o nivel é muito básico, e
sabendo o que é what, when, who nas perguntas, você já estará preparado para o nivel da prova.
Uma boa dica seria que depois de terminar de ler o livro, você pegar algumas questões da prova
em ingles na internet e já ir se habituando, e com isso você não terá nenhuma surpresa na prova.

Boa sorte nos estudos, e qualquer duvida só falar.

Entendo o conselho do amigo, de fato ainda sinto vontade de tirar a ‘scja’.

Mais começarei o livro e ao andar dos estudos verei como fica.
:lol:

SCJA = perda de tempo !

olha cara, a menos que você de alguma importância para a “quantidade” ou que você considere que não consegue passar na SCJP, prefire a SCJP.

Isso por que sempre que na entrevista você for entrevistado por alguém tecnico, o valor da SCJA não vai ser grande, pode ser nulo inclusive… então só indico mesmo a SCJA se você pretender continuar estudando e depois da SCJA fazer a SCJP ou se você se achar muito iniciante mesmo… teve gente que ja veio falando aqui no guj que nunca trabalhou com java mas conseguiu tirar a SCJP pra você ter uma idéia…

[quote=maior_abandonado]olha cara, a menos que você de alguma importância para a “quantidade” ou que você considere que não consegue passar na SCJP, prefire a SCJP.
[/quote]
“prefire a SCJA” né?

Então, é o seguinte, eu já trabalho com o java a quase um ano, creio que tenho conhecimentos pra tentar a scjp, só não queria fazer a prova sabendo qeu tneho que estudar MUITO mais.

Comprei o livro da kathy pra scjp 6(em português com o cd em inglês).
Vou estudar pra SCJP mesmo, se de fato não me sentir seguro/preparado, tentarei a SCJA.
Mais que fique claro, de fato eu tentarei a scjp uma hora, nem que eu espere(estudando) até ano que vem.

Valeu amigo.

[quote=Almeidaah][quote=maior_abandonado]olha cara, a menos que você de alguma importância para a “quantidade” ou que você considere que não consegue passar na SCJP, prefire a SCJP.
[/quote]
“prefire a SCJA” né?

Então, é o seguinte, eu já trabalho com o java a quase um ano, creio que tenho conhecimentos pra tentar a scjp, só não queria fazer a prova sabendo qeu tneho que estudar MUITO mais.

Comprei o livro da kathy pra scjp 6(em português com o cd em inglês).
Vou estudar pra SCJP mesmo, se de fato não me sentir seguro/preparado, tentarei a SCJA.
Mais que fique claro, de fato eu tentarei a scjp uma hora, nem que eu espere(estudando) até ano que vem.

Valeu amigo.[/quote]

não, eu quis dizer o que eu falei mesmo, exceto em certas circunstâncias que possam tornar a SCJP inviável, dê preferência a SCJP e não a SCJA.

Eu mesmo devia ter coisa de 1 ano de experiência quando passei na SCJP, e era num lugar onde o ambiente não ajudava tanto assim em desenvolvimento, estudei só 2 meses, li o livro da kathy uma vez em trem lotado… enfim, se dedicando você consegue ;).