Eu havia comprado vouchers de forma compulsiva e acabei tendo mais vouchers do que poderia consumir. Então decidi fazer a SCJA ontem. Acertei 49 das 51 questões.
A prova no geral é fácil, só me compliquei em 5 questões e acabei errando 2. Uma porque estava elaborada de forma ambígua e o enunciado não era claro (falava de relacionamentos 1-1, 1-N ou N-N). Outra eu errei porque não sabia que “java -v” e “javac -v” não são válidos, apenas “java -version” e “javac -version” são (quando cheguei em casa fui testar isso e vi que errei esta questão).
Há muitas questões que são do tipo da SCJP mas relativas a tópicos mais limitados (pegadinhas de imutabilidade de strings, determinar se o programa compila, uso de variáveis não declaradas e construções de sintaxe válida).
Há também uma boa parte de questões relativas a composição, agregação e diagramas UML simples.
Há uma parte que é decoreba da sopa de letrinhas do java. Decoreba mesmo, são bastante óbvias. Tipo, marcar as alternativas verdadeiras. Dei risada com muitas alternativas absurdas do tipo “servlets servem para modelar lógica de negócio”, “JNDI serve para fazer parse de XML” e “javascripts são sempre executados no lado do servidor”.
Abraços.