[SCJA] Passei =D

Comprei esse voucher junto com o da SCJP aproveitando os ultimos dias da promoção da Sun pra estudantes onde cada voucher custava 40 dolares… Bons tempos =p

O tema da prova é bem interessante, porque nos faz conhecer várias tecnologias do Java, como RMI, EJB, entre outras tecnologias Cliente / Servidor, aborda também os primeiros capítulos do livro da Kathy Sierra de SCJP e UML.

Aprendi muitos novos conceitos de OO, e acredito que essa é a melhor parte das certificações, o aprendizado.
Fiz a prova em inglês, e minha única dificuldade foi na hora de ler um contrato que foi apresentado antes da prova no sistema da prometric.

Para estudar li até o capítulo 6 do livro da Kathy Sierra, apostila fj11 da Caelum, o Livro da Certificação SCJA do Marcelo Castellani, alguns artigos do site jGuru e da própria Sun, e uma ótima coletânea que o raphaelrabadan disponibilizou.
Nas duas semanas que antecederam a prova fiz muitos mocks.
Passei com 100%, isso deu um up no ego hehe, agora é aproveitar esse ânimo pra prestar SCJP ainda esse ano ^^
Agradeço a todos que fizeram comentários sobre suas experiências e que apresentaram seu planejamento de estudos, em especial ao raphaelrabadan pois o material que ele disponibilizou me ajudou muito mesmo.

o loco 100%!! parabéns.
Sucesso pra vc com essa nova certificação

Parabéns! Eu ganhei um voucher em um sorteio e vou fazer essa prova no mês que vem. Não teria tempo para estudar para SCJP.
Poderia dar alguns exemplos de questões que caíram? Principalmente sobre RMI, EJB, JME
Abraço

Parabéns. E você pode descrever o perfil da sua prova pros colegas? O que caiu? E como foi cobrado?

Parabens é realmente é bem interesante o conteudo da prova vou fazer ela antes da SCBCD talves ate o fim do mes mais ela pega bem mais em conceito do que codigo.

Parabéns :smiley:

Excelente score, sucesso na SCJP.

Abraços

O loco 100%, parabens.

Boa sorte na próxima.

A parte de UML tinha perguntas sobre como implementar um diagrama apresentado, outras para qual tipo de associação deveria ser implementada para o caso “Um teclado tem 101 teclas”, conceito de herança, encapsulamento, modo correto de se declarar um método no diagrama de classes, qual diferença no diagrama de classes entre uma classe concreta, abstrata e uma interface, tipos de associação (composição, associação e agregação), associação recursiva.

Conceitos de orientação a objeto, quando uma classe está bem encapsulada, como deixar uma propriedade como somente leitura, os benefícios de se utilizar OO…

Comandos java e javac, encontrei uma questão que perguntava qual comando faria com que os arquivos .class fossem jogados em uma pasta diferente da dos fontes.

Na parte de linguagem java, algumas pegadinhas com a assinatura do método main, posicionamento correto do package/imports/classe, como declarar um import corretamente, quando usar classes abstratas e interfaces, como implementar/herdar interfaces/classes, loops, funções da classe String, em específico o uso da String.replace, que recebe dois parametros e na prova só recebia um, logo erro de compilação.
Diferenças entre as classes Swing e AWT, onde pode ser implementado o Swing, quais suas vantagens sobre Thin Clients, em AWT era perguntando se o AWT desenhava suas telas sobre Canvas (essa eu sabia pq fiz um exemplo de jogo que usava esse componente do AWT =p)

Em EJB quais são os diferentes tipos de beans, quando usar entity bean, quando utilizar os session beans, conhecer os tipos de session beans(stateful e stateless), se MDB é assíncrono ou não.

Sobre RMI foram duas questões, uma sobre a vantagem de se utilizar o RMI e outra sobre como funiona o RMI.

J2ME foi perguntado quantas configurações foram criadas(CDC, CLDC), e como adicionar funcionalidades a um aparelho em específico (pelos profiles).

Do que consigo me lembrar foi isso, a parte mais complicada pra mim foi das tecnologias, tive que estudar muitas coisas diferentes, e nem sempre foi facil achar exemplos de imlementação pra fixar melhor o conceito.

Parabens cara.