Na realidade a SCJA (Associate) é uma certificação que muitos dizem ser de “entrada” para o universo da tecnologia Java.
De fato ela ganhou esta reputação por ser uma prova que somente exige o conhecimento de conceitos e nada profundo.
Aparentemente fácil, não é?
Para quem já trabalha com Java a 2 ou 3 anos, ela pode sim ser fácil… 1 mock ou 2 dias de estudos podem ser suficientes para estes casos. No entanto, para iniciantes esta não é uma prova fácil não… engana-se muito quem vai fazer essa prova achando que ela é fácil e não possui uma carga de experiência nas costas…
Emfim, ela torna-se uma prova fácil para desenvolvedores com experiência na área e que saibam o que as diversas tecnologias Java se propõe a fazer. Conhecimento em sopa de letrinhas é fundamental para esta prova… JMS, Entity Bean, Session Bean, MDB JAX-WS, CDC, CLDC, JNDI, RMI, stubs, skeletons e por ai vai…
Quanto a validade dela perante ao mercado de trabalho…
Como ela é uma certificação fácil de se tirar, sem exigir muito de quem tem experiência, vale a pena tirar ela sim!
Ela certifica que você possui os conhecimentos mínimos para saber para que lado correr quando determinado problema cair no teu colo. Ela certifica que você é antenado em toda a Tecnologia Java e é capaz de aprender a trabalhar em qualquer área.
Ela é uma sigla a mais em seu currículo :lol:
Desvantagem: Se for para investir R$330,00 com voucher, eu realmente prefiro e aconselho a fazer outra prova sim! Estude mais e tire uma SCJP, SCBCD e uma SCWCD (nesta ordem, pois a última está sendo atualizada para uma nova versão em breve)…
Eu pessoalmente tirei essa certificação pelo fato de que o programa SAI (Sun Academic Initiative) forneceu um desconto de quase 110 dólares na compra do voucher, que custa 150 dólares. Achei Justo pagar 40 dólares (+/-85 reais) por esta certificação. Não acho justo pagar o mesmo preço que outras certificações mais avançadas…
Se tiver interessado, tem um mock bom em www.scja.com e www.scja.de
Abraços