SCJD - Como funciona?

Olá Pessoal

Estava a fim de fazer essa certificação, ainda não fiz nenhuma envolvendo projeto… como que funciona a dinâmica ?

1 - Quando vc vai marcar a prova no site da prometric, vc tem q selecionar um centro autorizado ?
2 - Tem q ir num centro autorizado prometric pra baixar o projeto ?
3 - Tem qto tempo pra submeter o projeto ?
4 - Como submeter o projeto ? Tem q ir num centro autorizado ?

Seriam essas as minhas duvidas, agradeço se alguem que já fez pudesse esclarecer.

Obrigado !

[quote=gibaholms]Olá Pessoal

Estava a fim de fazer essa certificação, ainda não fiz nenhuma envolvendo projeto… como que funciona a dinâmica ?

1 - Quando vc vai marcar a prova no site da prometric, vc tem q selecionar um centro autorizado ?
2 - Tem q ir num centro autorizado prometric pra baixar o projeto ?
3 - Tem qto tempo pra submeter o projeto ?
4 - Como submeter o projeto ? Tem q ir num centro autorizado ?

Seriam essas as minhas duvidas, agradeço se alguem que já fez pudesse esclarecer.

Obrigado ![/quote]

Você tem que fazer estes passos:

1- Ligue no 0800 da SUN, fale que quer fazer a SCJD, vão pedir seu email, daí você receberá um email pedindo os seguintes dados: number ID prometric, número do voucher e dados pessoais.

2- Depois de alguns dias você receberá um link, no qual você irá entrar e baixar o projeto.
De 01/2009 pra cá, o prazo para finalizar o projeto é de 1 ano a partir do momento que foi disponibilizado o link para baixar o projeto.

3- Após construir o projeto, você entra no mesmo local onde fez o dowload e faz o ENVIO do projeto, terá uma opção para fazer o envio.

4- Após enviado o projeto, com OUTRO voucher em mãos, entre no site da prometric e marque a data da prova, escolha um centro autorizado de sua preferência, dia/hora etc.

Não tenho como afirmar, mas dizem que tem como fazer a prova antes de enviar o projeto, porém eles não corrigem sua prova, pois não receberam ainda o projeto. Portanto primeiro ENVIE o projeto, DEPOIS marque a prova. O resultado sai em aproximadamente 6 semanas após realizar a prova.

flw Hewerton.

Por acaso existe algum livro focado para esse tipo de certificação ?

olá… primeiramente, muito obrigado pela atenção!

entendi… agora sobre essa prova, ela não é de acordo com o “meu” projeto ? ela é geral pra todo mundo ?.. é de multipla escolha ?

sim, tem o livro do Andrew Monkhouse . Livro bem explicativo, ensina os conceitos que são e assuntos cobrados na prova.

Normalmente a dificuldade maior de quem faz o projeto é:

Ler o arquivo de dados, pois é um arquivo binário.
Trabalhar com concorrência e usar client/servidor (Socket ou RMI).

[quote=gibaholms]olá… primeiramente, muito obrigado pela atenção!

entendi… agora sobre essa prova, ela não é de acordo com o “meu” projeto ? ela é geral pra todo mundo ?.. é de multipla escolha ?[/quote]

Existem dois tipos de projetos, um que é um aplicação de hotel(hospedar usuários nos quartos…), outra que é para alocar serviços(registrar serviços para empregados…) a idéia é igual, só muda o contexto.
A SUN define qual será seu projeto, e a versão do seu database(um arquivo .db que eles te enviam), existem várias versões do .db, normalmente eles variam a ordem das “colunas”, tipos de descrição… apenas para não ficar muito repetivivo para muitos desejarem fazer a prova.

mas e quanto à prova da 2 fase, ela é padronizada ?

essa segunda fase é somente para eles terem certeza de que foi você mesmo que fez o projeto e não pagou pra alguém fazer pra você.

Eles devem ter um banco de perguntas, mas são perguntas algumas vezes sutis, que só quem fez poderia lembrar corretamente. São perguntas que exigem respostas dissertativas.

São perguntas do tipo:

Você usou socket ou rmi? Por quê? Qual benefício da tecnologia que escolheu?
Seu projeto trabalha de forma concorrente aos dados? Explique o cenário que construiu para que isso fosse possível ?

São perguntas que quem construiu o projeto vai conseguir responder tranquilo.

e vc acha que tendo um nivel de inglês “mais-ou-menos” da p fazer ?

cara acho que não tem problema, tenho vários amigos que fizeram a prova e disseram que basicamente as perguntas que caem é alguma de suas escolhas.

Quando você desenvolve o projeto, você tem um documento de instruções a seguir, nele especifica que você tem que criar um arquivo chamado choices.txt, neste você vai escrever todas as suas escolhas em cima do objetivo que foi cobrado no projeto, basicamente cai alguma questão em cima do que você escreveu. Então me disseram que tem dificuldade no inglês, é pegar o arquivo choices.txt e ficar reproduzindo e entendendo o que você escreveu, pois na prova é basicamente o que vai cair.

Eu não posso dizer por experiência própria, pois eu terminei o projeto mês passado, está totalmente completo, mas ainda não fiz a prova da fase 2, to aguardando uma promoção de voucher, to sem ânimo($$$) :lol: pra pagar R$ 330,00 num voucher só pra fazer essa prova. Eu já acho que deveria ser um único voucher pra tudo, mas alguém tem que ganhar a nossas custas né. :oops:

entendi cara!!

agora acho q nao tenho mais duvidas, eh tomar coragem e encarar.

cara, compra seu voucher ajuda a sun a nao ser vendida uahuhahuahuahuahua

eh isso ae cara, brigadao denovo!

ateh mais!

Nossa da maior frio na barriga na hora de submeter isso, eu to com o meu aqui pronto também e já estou com o Voucher da parte 2 comprado =/

Mas da maior frio na espinha … to revisando … e revisando … e revisando … hehehehe
acho que até semana que vem eu mando e marco a prova.

Qual foi seu projeto Javabuntu ??

Eu peguei o Boggit Scapper 2.1 … maior trabalho hehehe

Abraços

[quote=Omeganosferatu]Nossa da maior frio na barriga na hora de submeter isso, eu to com o meu aqui pronto também e já estou com o Voucher da parte 2 comprado =/

Mas da maior frio na espinha … to revisando … e revisando … e revisando … hehehehe
acho que até semana que vem eu mando e marco a prova.

Qual foi seu projeto Javabuntu ??

Eu peguei o Boggit Scapper 2.1 … maior trabalho hehehe

Abraços
[/quote]

hehe mesmo projeto que o seu… eu já terminei o meu tem uns 6 meses, mas ainda não enviei, estou esperando achar um voucher mais barato, não quero comprar um voucher com preço full só pra fazer segunda parte… :lol:

Agora o que você ter muita, muita atenção é no mecanismo de lock… principalmente pra não corromper o file de dados…

Você testou bloqueio e desbloqueio… acesso simultâneo certinho? Essa parte estando ok, acho que o resto é tranquilo…

Eu peguei no javaranch um código postado lá pra testar o mecanismo de bloqueio… o meu está 100%… falta o voucher… :roll:

O código que você pegou foi o do roberto perillo ? Acredito que foi o mesmo que usei … teste também exaustivamente essa parte e está 100%…

Você usou alguma coleção pra manter os dados em memória ou fez a leitura/escrita no arquivo direto ?

É que vi que tem 2 tendências na galera do java ranch, uma galera que prefere carregar todos os registros e trabalhar com eles em memória, fazendo um “flush” depois pra gravar todas as modificações e a galera que prefere leitura/escrita direto no arquivo ( que foi a linha que segui )… Eu usei muito os exemplos e conceitos do livro do monkhouse… Implementei os inserts e deletes mas não disponibilizei na GUI, já que não fazem parte da especificação.

Estou pra submeter o meu entre hoje e amanhã, só estou esperando liberarem o direito de upload.

Valeu e boa sorte.

Eu preferi armazenar na memória, a princípio havia feito com acesso direto no arquivo a cada operação, porém durante os testes, mesmo o mecanismo de lock ter ocorrido, estava sendo escrito 1 caracter fora de posição, ou seja, inabilitando meu file… depois disso resolvi fazer com acesso na memória, porque é mais rápido o acesso e evito esse tipo de acesso simultâneo ao arquivo que pode corromper…

[]'s Hewerton Crisóstomo

eu tive um problema parecido … mas era porque não estava considerando alguns bytes do registro … ai eu delimitei o começo e o fim de cada registro, e me limito a gravar nesse espaço …

tinha esse problema também quando não limitava o tamanho dos campos a serem gravados, ai o cara digitava um valor maior que o campo, e acabava causando um efeito " dominó " … pois ia “estourando” o tamanho maximo dos campos e dos outros registros.

Mas é isso … boa sorte pra gente
assim que fizer a prova e tiver um resultado eu posto aqui

abraços

o problema que eu já tinha feito tudo, já estava tudo delimitado certinho, eu rodava os testes e nada acontecia de errado, mas vezes rodas várias e várias vezes tudo perfeito… de repente uma vez dava erro e ia um caracter a mais… erro aleatório, esse era o problema, não era constante e era raro…

blz… acho que o meu vai demorar porque estou um pouco mão fechada hehehe pra pagar mais um voucher só pra isso… :stuck_out_tongue:

boa sorte na sua.

e ae pessoal como foram no projeto e nas provas?

estou pensando em fazer essa certificação

é preciso ter a SCJP para fazer a SCJD?

Como que funciona essa parada com arquivo de texto? Como gerenciar concorrência nisso?

[quote=Eliezer Reis][quote=Javabuntu]
Agora o que você ter muita, muita atenção é no mecanismo de lock… principalmente pra não corromper o file de dados…

Você testou bloqueio e desbloqueio… acesso simultâneo certinho? Essa parte estando ok, acho que o resto é tranquilo…
[/quote]

Como que funciona essa parada com arquivo de texto? Como gerenciar concorrência nisso?[/quote]

Não é um arquivo texto, na verdade é um arquivo binário, um file.DB, onde estão armazenados os registros, cada registro inicia-se após um determinado byte e termina com outro byte x, isso pra você conseguir saber sempre onde começa e termina um registro, mas claro tudo binário.

No caso desse projeto, tem que implementar com acesso simultâneo, imagine dois usuários ao mesmo tempo querendo atualizar um registro X, com é um file, um .DB, se você não prever a concorrência e ao mesmo tempo ocorrer um acesso duplo o file muito provavelmente vai corromper…

No caso você tem bolar uma maneira como quiser de controlar isso, no geral maioria prefere colocar syncronized nos métodos, porém isso nem sempre é o suficiente…
Eu fiz meu projeto em ± 3 meses… não tinha tanto tempo disponível… mas é um projetinho bacana de se fazer…