SCJD - Estudos

Galera…abri esse tópico…porque já comecei alguns estudos e leituras sobre a SCJD!

Gostaria de saber quem daqui está tirando a SCJD?? E…quem pretende tirar??

Tem muita coisa no fórum do JavaRanch: www.javaranch.com

Me parece que não deve ser tão complicada a SCJD, mas algumas dúvidas ainda tenho!

Soube que NÃO precisa tirar 2 Vouchers, como alguns já disseram, apenas 1 voucher e pronto!

Quem tá fazendo…por favor apareça para que possamos discutir!

[]'s Tjmm.

eu sabia que era 1 e tem que ligar para da sun 0800 o resto não me lembro) e me parece que paga 330,00 pelo vouché… O sr. vai tirar sua certificação?? já e a Tigger??

se o Sr. não tem nehuma certificação a sun exige me parece que tem que ter a scjd referente ao java 2 que são 61 questôes que são feitas em duas horas…já o java 5 são 161 em 6 horas e tem como exigencia o candidato tem como pré requisto a certificação 1.4

O sr melhor do que eu sabe o melhor livro para certificação e da kathy sierra, disse um colega que fez a prova lembrou muito do livro da kathy sierra!!

Tirei a SCJP 1.4!

Quero tirar agora a SCJD e abri o tópico para discutirmos sobre ela!

E karlota…por favor…não me chame de sr., tenho apenas 25 anos! hehehehehehehe

[]'s Tjmm.

desculpe vc e mestre então e professor… ou algo parecido… se lá desculpe

meus professores me matavam na faculdade quando chamavam de sr.

me desculpe perguntar vc ensina lá UFPE?? oxe agora fiquei danada vc e um ano mais novo que eu!! já mestre !! que sorte!! :roll:

desculpe vc estava falando SCJD eu falando SCJP :oops:

to ficando doidinha!! :roll:

entrei no topico errado… desculpinha ai

uma perguntinha o que é SCJD?? qual a função deste profissional??

um abraço

karla

desculpe minha entrar neste tópico

olha isso

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=166498

o livro de tirar a certificação SCJD já entendi que é siginfica mas claro!! do meu jeitinho!!

boa sorte

karla

cara uma pessoa que estava ou está fazendo o SCJD é o marcioa1
você poderia mandar uma PM pra ele participar do topico… ele poderia exclarecer bem as duvidas…

a SCJD será a que eu irei fazer tambem [ quando passar na SCJP :? ]
a prova tem 2 fazes a

1a eh a prova teorica de marcar questoes igual a SCJP
2a você tem que desenvolver um programa pra SUN

você tem que comprar apenas 1voucher

o livro da kathy sierra para SCJP do cap 10 ao 17 cobrem o SCJD

espero que valha de algo o que eu disse…
valeu ? até… :wink:

http://www.geocities.com/developergrp/
http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=25

Essas fases do SCJD são ao contrário:

1- Um software para desenvolver, enviar e esperar a resposta!
2- Prova teórica com perguntas genérias, só pra saber se foi vc mesmo quem fez!

Tô com algumas dúvidas tipos…

1. TEM que usar padrões de projeto (design patterns)?? Ou é apenas desejável??
  2. Os caras recomendam o livro de Mehran Habibi, o que vcs acham??

tenho outras questões…mas vou deixar pra depois!

[]'s Tjmm.

Olá Pessoal. Estou querendo tirar a certificação SCJD mas estou com dúvida.  Conversei com alguns amigos e eles sempre me falam para tirar a web component. 

O mercado está querendo profissionais com experiência em J2EE.  Gostaria de abrir essa polêmica. Será que realmente vale a pena?

Abraço para todos....

Também gostaria de mais informações sobre a prova de SCJD, apesar de atualmente estar estudando para SCJP.

1. Qual a numeração do exame de SCJD para JSE 5.0 ?
  2. Qual a ordem dos exames. Primeiro o projeto e depois a prova ?
  3. O valor do voucher é o mesmo ?
  4. Alguém que já é SCJD, têm como descrever sobre como e de que forma seria desenvolvido este projeto, pois já vi as especificações. Mas como funciona, tipo eles mandam uma idéia de um protótipo, sei lá uma mini-locadora, etc!!!
  1. CX-310-252A e CX-310-027 (http://www.sun.com/training/certification/java/java_devj2se.html);

2. Primeiro o projeto, depois a prova de acompanhamento;

3. Normalmente R$ 330,00 (cada voucher);

4. Eles vão te mandar 2 arquivos: 1 é o banco de dados (formato texto) e o outro é um HTML com a especificação do projeto… a partir daí é com vc, crie tudo do zero e siga os requisitos :slight_smile:

PS: foi a melhor certificação q fiz até hoje, vale a pena!

Boa sorte!

tiago182, a segunda prova é difícil? O que eles pedem exatamente nela? Estou começando a desenvolver minha prova agora, e gostaria de saber o que esperar mais para frente…

Valeu! :slight_smile:

[quote=tiago182]1. CX-310-252A e CX-310-027 (http://www.sun.com/training/certification/java/java_devj2se.html);

1. Primeiro o projeto, depois a prova de acompanhamento;

2. Normalmente R$ 330,00 (cada voucher);

3. Eles vão te mandar 2 arquivos: 1 é o banco de dados (formato texto) e o outro é um HTML com a especificação do projeto… a partir daí é com vc, crie tudo do zero e siga os requisitos :slight_smile:

PS: foi a melhor certificação q fiz até hoje, vale a pena!

Boa sorte![/quote]

Mas diga…o que achou quanto ao mercado…
acha que a certificação de SCJD foi muito importante? realmente valeu a pena?

e como foi a trajetória de estudos!:smiley:
abraçãooo!

[quote]tiago182, a segunda prova é difícil? O que eles pedem exatamente nela? Estou começando a desenvolver minha prova agora, e gostaria de saber o que esperar mais para frente…
[/quote]
Diego, a segunda prova não é difícil, eles vão fazer umas 4 ou 5 perguntas dissertativas referentes ao projeto, p/ saber se foi vc quem fez mesmo. Se vc fez de cabo a rabo, não terá problema nenhum :slight_smile:

[quote] Mas diga…o que achou quanto ao mercado… acha que a certificação de SCJD foi muito importante? realmente valeu a pena? e como foi a trajetória de estudos! abraçãooo!
[/quote]
Akumaldo, com relação ao mercado, pelo q percebi essa certificação é muito mais valorizada do q as outras (com exceção da SCEA é claro), pq não é só uma prova q vc estuda por um livro, treina com mock exams e passa. Nela vc tem q pensar em tudo e seguir a risca oq foi pedido, é muito mais desafiadora! Na Europa principalmente eles valorizam muito mais do q no Brasil, que é mais focado em desenvolvimento web por exemplo.

A trajetória de estudos p/ mim foi de acordo com o projeto: já comecei implementando de acordo com a minha experiência, e ao longo do desenvolvimento eu procurava as melhores formas de resolver o problema q eu estava enfrentando.

Valeu muito a pena, recomendo fortemente!

[quote=tiago182][quote]tiago182, a segunda prova é difícil? O que eles pedem exatamente nela? Estou começando a desenvolver minha prova agora, e gostaria de saber o que esperar mais para frente…
[/quote]
Diego, a segunda prova não é difícil, eles vão fazer umas 4 ou 5 perguntas dissertativas referentes ao projeto, p/ saber se foi vc quem fez mesmo. Se vc fez de cabo a rabo, não terá problema nenhum :slight_smile:

[quote] Mas diga…o que achou quanto ao mercado… acha que a certificação de SCJD foi muito importante? realmente valeu a pena? e como foi a trajetória de estudos! abraçãooo!
[/quote]
Akumaldo, com relação ao mercado, pelo q percebi essa certificação é muito mais valorizada do q as outras (com exceção da SCEA é claro), pq não é só uma prova q vc estuda por um livro, treina com mock exams e passa. Nela vc tem q pensar em tudo e seguir a risca oq foi pedido, é muito mais desafiadora! Na Europa principalmente eles valorizam muito mais do q no Brasil, que é mais focado em desenvolvimento web por exemplo.

A trajetória de estudos p/ mim foi de acordo com o projeto: já comecei implementando de acordo com a minha experiência, e ao longo do desenvolvimento eu procurava as melhores formas de resolver o problema q eu estava enfrentando.

Valeu muito a pena, recomendo fortemente![/quote]

Valeu pelas impressões!:smiley:
primeiro vou tirar a de programador e de web e depois penso na de desenvolvedor!:smiley:
é estudar e estudar…tem jeito não!:smiley:

ai pessoal nesse link fala sobre cada certificação e como eh o procedimento e pre-requisito de cada.

http://www.altabooks.com.br/pdf/javasun5.pdf

to querendo tirar a SCJP e depois partir para desenvolvedor.

Se você tem experiência em análise de requisitos a SCJD não é difícil.

O javaranch é indispensável.

E ao contrário do que foi dito, são necessários 2 vouchers, um para o download do projeto e um para a prova dissertativa. No entanto não recomendo comprar os 2 de uma vez, pois você não tem data limite para terminar o projeto, mas os voucher possuem data limite para serem utilizados (se você comprar o segundo voucher, vai precisar terminar logo o projeto para poder fazer a segunda prova).

Abraços

Samuel

hum valeu pela dica!! hehe!!

Eis aqui uma especificação da certificação SCJD

http://www.bacman.net/apps/URLyBird/instructions.html

Para quem quiser entender como funciona a fase de projeto.

Abraços

Coloquei no meu blog um post falando um pouco sobre esta certificação, a quem possa interessar.