SCJD pode usar Eclipse?

opa… to interessado em tirar a scjd e queria saber se pode usar o eclipse pra fazer o projeto?

valeu

Fabiano

Não … a prova é feita sem IDE.

Acho que ele se referia ao projeto que se submete à análise da Sun e não à prova escrita da certificação…

Acho que não importa qual IDE vc usa para fazer o projeto…desde que funcione…rs!

Você pode utilizar a IDE que desejar para desenvolver o projeto - porém não pode utilizar código gerado automaticamente. Em outras palavras, não pode desenhar as telas usando IDE. Você mesmo tem que codificar tudo, inclusive o layout das telas.

blz… valeu…

Eu queria usar o eclipse só pra compilar o código e rodar o programa… vou fazer as telas na mão sem usar plugin…

alguém sabe se tem algum problema em deixar a identação por parte do eclipse… ouvi dizer q a identação tem que ter 4 espaços…

alguém sabe sobre isso?

Sim, o padrão é 4 espaços. Se quer ser um bom programador Java, nunca faça isso:

public void myMethod(String x)
{
    System.out.println(x);
}

Dê uma olhada aqui: http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html

opa… valeu !!!

O livro da Kathy Sierra que comprei para estudar para a SCJP veio com alguns capítulos extras em PDF falando sobre a SCJD. Tem bastante coisa interessante. Me passe seu email que lhe envio. Detalhe: Material todo em inglês.

fabiano_de_souza@yahoo.com.br

and thanks everyone!! :slight_smile:

[quote=saoj][quote]
alguém sabe se tem algum problema em deixar a identação por parte do eclipse… ouvi dizer q a identação tem que ter 4 espaços…
[/quote]

Sim, o padrão é 4 espaços. Se quer ser um bom programador Java, nunca faça isso:

{
    System.out.println(x);
}

Dê uma olhada aqui: http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html[/quote]

Então quer dizer que se o cara não utilizar o espaçamento certinho ele é um mau programador?
É cada uma que me aparece…

parece que o tab do eclipse equivale a 4 espaços em branco… achoo que dá pra usar o eclipse pra identar boa parte do código

Você pode usar qualquer IDE, e inclusive pode usar pra fazer indentação do código, porém como já disseram, você deve fazer 100% o código, nada de drag and drop.

Se quiser um livro de referência esse é o melhor, do Andrew Mockhouse.

No mais, boa sorte.

flw Hewerton

[quote=OliveirakunJava][quote=saoj][quote]
[/quote]

{
    System.out.println(x);
}

Dê uma olhada aqui: http://java.sun.com/docs/codeconv/html/CodeConvTOC.doc.html[/quote]

Então quer dizer que se o cara não utilizar o espaçamento certinho ele é um mau programador?
É cada uma que me aparece…[/quote]

Uma coisa puxa a outra… e por aí vai… se o básico já faz mal feito, imagine o resto…

[EDIT]
Alguns verificadores de códigos como PMD, Checkstyle são muito importantes dentro de um projeto, evita a bagunça, que qualquer um faça o seu modo, pelo menos dá um mínimo de padrão.
Pra ter idéia, trabalhei numa instituição financeira, que tinha uma política de qualidade imensa, usávamos verificadores de códigos dentre outras ferramentas, certa vez um sistema não subiu para produção porque na hora de fechar a GMUD, a equipe de qualidade vetou a versão da aplicação porque ao rodar os verificadores alguém tinha feito algo assim:

public void fazAlgo(){

} 

notou algo errado?! não né… pois é, faltava um espaço entre os colchetes e chave de abre método…
deveria ter ficado … falAlgo() {
como já estava no final do tempo previsto, não dava mais tempo de compilar o projeto e subir a versão…

mas ai vc me diz, porque não compilaram apenas aquela classe e subiram?!
Quem mandava versão eram eles, a gente apenas garantia que todos os testes passaram, lá eles baixaram o projeto do SVN e rodavam todos os testes e todas as ferramentas de qualidade, aí sim se tudo tivesse ok, eles geravam um pacote e mandava pra produção.
Nós tínhamos todas as regras instaladas nas IDE’s, mas sempre tinha alguém mandava alguma coisa quebrando a regra… e aí gerava problema… muitos achavam isso horrível, mas lá se desenvolvia software de verdade, um dos raros lugares que já trabalhei onde eram elaborados Software e não outras coisas que normalmente são feitas…
Mas cada um segue o que acha certo… até você se deparar com o que é realmente certo…
[/EDIT]

[quote=Javabuntu][quote=OliveirakunJava][quote=saoj][quote]
[/quote]

{
    System.out.println(x);
}

É cada uma que me aparece…[/quote]

Uma coisa puxa a outra… e por aí vai… se o básico já faz mal feito, imagine o resto…

[EDIT]
Alguns verificadores de códigos como PMD, Checkstyle são muito importantes dentro de um projeto, evita a bagunça, que qualquer um faça o seu modo, pelo menos dá um mínimo de padrão.
Pra ter idéia, trabalhei numa instituição financeira, que tinha uma política de qualidade imensa, usávamos verificadores de códigos dentre outras ferramentas, certa vez um sistema não subiu para produção porque na hora de fechar a GMUD, a equipe de qualidade vetou a versão da aplicação porque ao rodar os verificadores alguém tinha feito algo assim:

public void fazAlgo(){

} 

notou algo errado?! não né… pois é, faltava um espaço entre os colchetes e chave de abre método…
deveria ter ficado … falAlgo() {
como já estava no final do tempo previsto, não dava mais tempo de compilar o projeto e subir a versão…

mas ai vc me diz, porque não compilaram apenas aquela classe e subiram?!
Quem mandava versão eram eles, a gente apenas garantia que todos os testes passaram, lá eles baixaram o projeto do SVN e rodavam todos os testes e todas as ferramentas de qualidade, aí sim se tudo tivesse ok, eles geravam um pacote e mandava pra produção.
Nós tínhamos todas as regras instaladas nas IDE’s, mas sempre tinha alguém mandava alguma coisa quebrando a regra… e aí gerava problema… muitos achavam isso horrível, mas lá se desenvolvia software de verdade, um dos raros lugares que já trabalhei onde eram elaborados Software e não outras coisas que normalmente são feitas…
Mas cada um segue o que acha certo… até você se deparar com o que é realmente certo…
[/EDIT][/quote]

Ok, li o seu relato e entendi o problema que isso pode causar, mas no caso dessa empresa, como existem regras então elas devem ser seguidas. Com certeza é importante criar um código legível e a identação é importante para isso, mas não é porque o programador não deu um espaço entre o parênteses e a chave de um método que ele não é um bom programador. É a mesma coisa que dizer que um jogador de futebol é ruim porque perdeu um gol ou que nosso presidente é um mau político porque fala o que pensa.
Bom, essa é a minha opinião.

[quote=saoj][quote]
[/quote]

{
    System.out.println(x);
}

Desculpa a pergunta, mais o que tem de errado ai?

Se for o fato de cada uma das chaves ficar em uma linha separada eu acho que desse jeito o código fica mais legível do que deste jeito:

public void myMethod(String x) {
    System.out.println(x);
}

Abraço.

nada está errado, só fora das convensões de codificação java.

ninguém vai morrer por isso, mas para a SCJD é motivo de reprovação.

Conforme citado na página da Sun sobre a SCJD:

Abraços