--- SCJD --- Vale a Pena?

4 respostas
M

Pessoal do GUJ,

Recentemente, devido ao auge da crise das telecomunicações, acabei por perder meu emprego. Sou engenheiro eletrônico e, tendo trabalhado com um assunto muito específico por três anos, me encontrei numa situação um pouco complicada para recolocação na minha área. Assim, ao menos enquanto o mercado não se reaquece, resolvi estudar pro SCJP, no qual passei com 83% recentemente. Estou pensando em fazer o SCJD. Aliás, já até estou terminando o livro :

Gostaria de saber se entre os amigos do grupo, alguém está fazendo ou tem a intenção de fazer o SCJD, qual a sua aceitação no mercado brasileiro e ainda, se vale a grana do teste (que custa um bocado caro).

p.s.: (o livro utilizado pra fazer o SCJP foi :

o qual recomendo)

Um grande abraço,

4 Respostas

claudio

Fala Mauricio,

bom, essa certificacao nao eh tao recomendada (na minha opiniao), porque ela nao eh tao conhecida e da o maior trampo de tirar!

Concordo que ela seja show porque se vc tem que manjar mesmo, a nao ser que alguem faca para vc :slight_smile:

Soh eu conheco dois caras que compraram os vouchers, baixaram a prova mas ainda nao acabaram e isso ja faz mais de 8 meses! E sabe porque nao acabaram? Simples, custa muito do seu tempo! Esses caras ja tiraram outras certificacoes depois de terem comecado essa.

Eu penso assim já que eh pra se esforcar tanto que ja seja para a de arquiteto. :wink:

Abraco,

M

Opa Cláudio, beleza?!

Finalmente alguém respondeu!!! :smiley:

Na verdade estou pensando mais no que iria aprender com o projeto do que propriamente na certificação em si. O fator tempo, na verdade não seria problema, uma vez que estou parado e o mercado na minha área está horrível (sou engenheiro de validação de chips).

Quanto a fazer a da arquitetura primeiro, você não acha que pra um cara como eu, que não tem “grandes backgrounds” como desenvolvedor, seria como inverter a ordem das coisas? Se eu já fosse bastante experimentado em programação Java, talvez fosse uma excelente idéia, mas repito, não é o caso.

Vejo a certificação de desenvolvedor como uma prova (ao menos na hora da contratação) de que não só você sabe a linguagem (SCJP), mas que sabe também fazer algo com ela. Mais uma vez, isso no meu caso.

Abraços e muito obrigado pela sua resposta, :slight_smile:

claudio

Fala Mauricio,

vc esta completamente certo! No mercado a experiencia faz a diferenca, logo sem duvida essa certificacao pode servir como um case profissional para voce.

Quanto a certificacao de arquiteto sem duvida ela eh baseada em seus conhecimentos gerais de computacao, nao apenas J2ee mas como J2ee pode ser conectado a outros sistemas, logo a experiencia do profissional faz a diferenca nessa prova.

Abraco,

M

Valeu Cláudio! Muito obrigado pelo toque.

Abraços,

Criado 11 de maio de 2003
Ultima resposta 15 de mai. de 2003
Respostas 4
Participantes 2