SCJP 1.5, passei!

Gostaria de compartilhar com todos desse fórum esse dia tao importante pra mim.
Após 8 meses de estudo, livro da Kathy Sierra, Mocks, Simulados, horas de sono perdida, entre outros sacrificios, enfim consegui hoje minha certificacao, com 91%!!!
Agradeco muito a todos desse fórum em específico que postaram muitas informacoes e dicas importantes que sem dúvida me ajudaram muito no meu exame!!
Tirar a certificacao é um processo longo mas que vale muito a pena quando vc passa. Parece que saiu um peso das costas da gente.
Pra mim vejo como uma oportunidade enorme de aprender mais sobre Java, aprendi muito durante o período que estudei, coisas que eu jamais imagina existir! Muito legal!
Esses foram o meu score por secao:
Declaration, Initialization and Scoping: 100%
Flow Control: 90%
API Contents: 90%
Concurrency: 62%
OO Concepts: 90%
Collections/Generics: 100%
Fundamentals: 100%

Realmente Threads pra mim foi o que pegou mais, nao sei se pq nao uso muito, pq é dificil visualizar o comportamento de várias threads na minha cabecao, enfim…
De 72, teve umas 10 drag em drop.

Generics/Collections
Dizer a diferenca entre Arrays, Collections, TreeSet, Iterator.
Umas 3 sobre aquelas de
Uma sobre TreeSet que adiciona itens repetidos quando o método do comparator retorna 0

Sobre outros temas, caiu uma que tentava acessar a variavel i fora do escopo do loop. Método static tentando acessar váriavel do tipo instancia, Boxing que tem preferencia sobre Widening, try/catch/finally acessando variável que foi declarada dentro do try somente, teoria sobre HAS-A e IS-A. Classpath com o comando Java, Garabage Collection com aquele problema de “ilhas isoladas”, muito muito muito sobre heranca e overriding. Tranformar arrays pra lista, indexes de arrays, ufa. As de threads foram horriveis e nem lembro o que perguntava.

Bom, vamos lá galera, quem tá correndo pra fazer a prova, faz logo, é bom ficar livre, estuda, se mata logo e acaba com a pressao!!!

Boa sorte a todos!!

Parabéns… Agora, é estudar para a SCWCD!

Parabéns Carol!!!

Muito bom score, pretende tirar outra(s)?

Abraço!

Parabéns, excelente score!
Já trabalhas na área?

Abraços.

Parabéns.

Algum dia tenho que pensar em tirar a minha… :roll:

Parabéns!!! Estudou 8 meses, em média quantas horas por dia? Estudou fazendo resumos, codificando, ou apenas lendo e fazendo simulados?

Abraços :wink:

Oi g4j,

Pretendo tirar a de Developer no próximo ano! Esse ano pretendo continuar estudando, mas outras coisas, pq realmente estudar pra certificacao é monótono, cansa, exige muito, tempo, pressao… :shock:
Entao agora vou estudar hibernate, design patterns, jfc e em um ano, setembro do proximo ano comeco a luta pra outra!

Oi Higor,

Trabalho na área sim, com java apenas um ano! E que bom, ganhei de aniversário essa certificacao! rs.

Oi Bruno_Leonardo,

Estudava uma média de 40 minutos entre semana e 3 horas por final de semana.
Li o livro primeiramente, depois fiz um resumo, depois do resumo resolvi todos os exercicios do livro. A parte mais demorada foi realmente fazer o resumo, pq ai eu realmente prestava muito atencao nas partes importantes de cada capítulo. Nas últimas tres semanas, peguei pesado. Estudava 5 horas por dia, decorei muitas coisas, resolvi muitos simulados na net, o que foi a melhor coisa, pq o livro solidifica seus conhecimentos e os simulados sao uma maravilha pra aprender como existem pegadinhas nas perguntas. Depois de resolver muitas questoes, vc fica “expert” em pegadinhas e falando sério, é o que mata! Vc já sabe tudo, sabe responder todas as perguntas que te fazem, mas na hora de resolver o simulado, existe sempre aquela “variável-escondidinha-fora-de-escopo” que passa despercebida…rs.
E fiz muito “programinha” pra aprender e ajudar a entender a sequencia do código. Vi agora na minha pasta certificacao do eclipse e existem 368 arquivos…rssss.
Bem, parece que fiz de tudo um pouco neh??
Mas esse sempre foi o meu estilo, pra vestibular, etc, nao se preocupe, cada um tem sua forma e o que importa é aprender e passar!
Foi difícil pra mim, mas como dizia Raulzito: “ë chato chegaaaaar, a um objetivo num instante…”

Obrigado pelo ótimo relato. Tô na luta tbém, mas o q me mata é ter que reler o livro para fazer um resumo. Acho que estou meio ancioso, e isso está me atrapalhando.

Abraços :wink:

parabens! hehe! uma mulher eba uhauha! pertubando!! boa pontuação em casa objetivo do exame e o mais importante que vc falou… Aprendi com os estudos… isso é mais importante que apenas passar no exame…

flw!

Parabéns pelo resultado…

Também estou terminando o livro da Kathy, terminei o capítulo de Genéricos e Conjuntos. Quando finalizar o livro, quero reinicia-lo e fazer um resumo, como você citou, além de escrever cada programa na minha IDE e observar o comportamento do código… ao invés de somente ler o código no livro…

E ainda fazer muitos mocks e simulados claro…

Somente após, irei marcar a prova…

Mas parabéns novamente, e grato pelas dicas :wink: Sem dúvidas elas irão ajudar.

Parabéns e sucesso :thumbup:

Olá

Parabéns!

Muito bom seu score!!

Sucesso pra você

[quote=LPJava]parabens! hehe! uma mulher eba uhauha! pertubando!! boa pontuação em casa objetivo do exame e o mais importante que vc falou… Aprendi com os estudos… isso é mais importante que apenas passar no exame…

flw![/quote]

Oi LPJava,
Sim, aprender eh fundamental !!! :smiley:
Claro, muita emocao na hora de passar e pensar que o esforco valeu a pena, mas nada melhor do que enteder pq aquele codigozinho sempre compilada mas ficava um warning ali enchendo o saco pela falta do uso de generics por exemplo…rsss
Sim, faltam mulher aqui neh ?? !!

[quote=fernandoeick]Parabéns pelo resultado…

Também estou terminando o livro da Kathy, terminei o capítulo de Genéricos e Conjuntos. Quando finalizar o livro, quero reinicia-lo e fazer um resumo, como você citou, além de escrever cada programa na minha IDE e observar o comportamento do código… ao invés de somente ler o código no livro…

E ainda fazer muitos mocks e simulados claro…

Somente após, irei marcar a prova…

Mas parabéns novamente, e grato pelas dicas :wink: Sem dúvidas elas irão ajudar.

Parabéns e sucesso :thumbup: [/quote]

Oi Fernando !
Esse capitulo ai de Generics e conjuntos é um dos mais extensos … mas eh legal saber que existe mais opcoes além do ArrayList que até entao era o único que eu usava … :shock:
Mas é isso ai, fazendo do jeitinho que vc planejou, vai passar na certa !!!
To torcendo aqui.
Obrigada e sucesso pra vc tbm.

[quote=furutani]Olá

Parabéns!

Muito bom seu score!!

Sucesso pra você[/quote]

Oi furutani,

Obrigada! Sucesso para todos nós !!! :lol: