Scjp 1.5 passei

13 respostas
maior_abandonado

bom… como ja diz os bons habitos do forum (alias é otimo por sinal dar uma noticia dessas), vim aqui dividir com a comunidade como que foi a minha experiencia com a prova da certificação…

bom, em primeiro lugar fiz uma coisa muito ruim, marquei a prova para depois do espediente do trabalho, sendo que é recomendado estar descansado, fui pra la ja em cima da hora, andando rapido cheguei 5 minutos antes no maximo e com medo de se atrasar… bom…la pela 40º pergunta eu ja estava cansado, meio q de saco cheio kerendo terminar logo (e isso pulando as drag and drop, q foram umas 10, 15 no total…ou seja, foram um monte…)

basicamente no meio da prova eu ja estava assim…

outra coisa que eu fiz errado é que nas ultimas 2 semanas eu ando estudando muito pouco pra certificação, eu só resolvi dar umas olhadas em simulados umas 2 vezes… ando estudando mais .net por causa de uma vaga q fiquei sabendo que esta por abrir que me interesso, mais isso ja é otro assunto

a proposito, comecei a estudar no começinho de dezembro, final de novembro… quando comprei o livro da kathy de uma pessoa daqui mesmo do forum, de certa forma considero que estudei pouco, foi basicamente 2 meses, 2 meses e meio entre começar a estudar e fazer a prova (fiquei estudando no trem/onibus a caminho da trabalho e na volta só, sem estuda final de semana)… li o livro apenas uma vez, revisei os capitulos de generics e aquele que aborda IO, regez, formatação, internacionalização…um monte de coisa…rs dei umas outras olhadas em treads tb…mais estava mais acostumado com threads… (generics eu só uso no dia a dia arraylist normalmente… não to acostumado com o resto)

bom…eu tinha tudo isso pra nao passar, mais tb dei umas olhadas nas primeiras 140 questões do testkiller, fiz umas 5 vezes questões do simulado da caelum, master exam… eu peguei o whizlabs no 4shared pra ver como que era mais ele não me permitiu ver os meus resultados na prova, pq eu não o comprei…mais deu pra ver as perguntas e ter uma ideia…

peguei o exam lab tb que um outro usuario aqui no forum me passo o link, esse simulado tem um layout parecidissimo com o da prova…

os outros simulados (exceto oda caelum) tem um nivel superior ao da prova… o testkiller e o simulado da caelum tem questões “identicas” a prova, se nao me engano caiu questão que tava la no livro da kathy tb…nao tenho certeza…

cairam questões que eu vi em tópicos até meio recentes aqui no guj… rs

outra coisa que me ajudou também, é verdade, frequentar o guj todo dia…ajuda isso, ver as duvidas dos outros, interagir com isso…ajuda bastante…

eu ja trabalho com java, sendo que comecei como estagiario, fui aprendendo sozinho, fui efetivado faz uns 7 meses… isso tb ajudo bastante…

me ferrei com generics, tendo só 50%, sendo que fui melhor nas outras coisas (consegui 76% na prova)

cairam varias drag and drop, sendo a enorme maioria relativa a generics…teve questão que eu considerei meio ambigua (talvez a tradução tenha influenciado), tipo, varias coisas como por exemplo pessoa, retangulo, coisa assim e tinha que colar “é um” ou “tem um” e colar alguma outra coisa depois, eu considerei que retangulo se encaixava tanto em “é um” “quadrado” quanto em “tem um” “lado”… ai eu dexei a observação la, e dexei tem um lado…

por falar em tradução, nas perguntas comuns a tradução estava perfeita, códigos não são traduzidos ao que eu notei… nas drag and drop ja foi diferente, pq tinham alguns “herda”, “implementa” pra colar dentro do código… ta errado a tradução mais tb não é isso que vai me fazer errar a pergunta…

bom… fica ai o meu relato, eu fiz o teste 1.5 em portugues no senac consolação em sp… acho que da pra tira mais o que “não fazer” do que o que fazer mesmo…rs espero ter sido util pra alguém

13 Respostas

ricardo13

Parabéns pela sua conquista !!!

Qual é a próxima certificação ??

Ricardo

programadora

Parabéns pela certificação!
Qual era a média de pontos que você fazia nos simulados?

Fernando_Generoso_da

Parabéns!!!

jcmird

parabens garotoo !!! curisiodade qual foi a sua pontuação?

maior_abandonado

então…nos simulados eu tava indo mal…eu tava conseguindo coisa de 50% ± no exam lab… no testkiller eu tava conseguindo um poco menos do que consegui no exame mesmo… depois de ter feito eu ia muito melhor mesmo tendo passado algum tempo pq eu lembrava das pegadinhas das perguntas… então nao dava pra considera mto isso…

no simulado da caelum eu nas 2 primeiras fui mal mais tava com poucas perguntas q eu tava vendo…na epoca o simulado tava com 30, 40 perguntas ± nessa epoca eu evolui bastante…

depois eu tava fazendo tipo 80, 90 perguntas com 99 minutos no simulado da caelum…e tava bem melhor, ja tava conseguindo 80, 90%…

como falei, no exame cairam perguntas identicas a algumas do simulado da caelum…

bom…quanto a proxima certificação… em breve eu acho que vou começar a trabalhar com .net, mecher com automação industrial, o java fica em stand by pra mim, pretendo voltar a trabalhar com java daqui a um certo tempo, até la vamos ver como que o mercado fica e se for o caso eu tento a scwcd… até la o mundo da muitas voltas… mais obrigado por compartilha isso… é um momento bom pra mim…

maior_abandonado

76%…

no final das contas eu cabei nem revisando as perguntas, talvez eu conseguisse melhora ai uma pergunta ou duas… sai faltando 50 minutos… fiquei bem contente com esse score pq achei que podia ter ido bem pior…rs

Djonatah

Putz, esse negocio de ficar cansado no meio da prova eh uma droga…

Eu lembro que quando eu fiz a prova. estava revisando ela…mas no final nao tava nem ai se ia passar ou nao - pq tava de saco cheio.

Parabens pela conquista :wink:
<><

maior_abandonado

obrigado…e vlw tb pelo link do exam lab…q se nao me engano foi vc q me mando…

Djonatah

Eh acho que fui eu mesmo :wink: - nao lembro de alguem ter falado sobre ele aqui.

O que achou dele? ele eh bem difilzinho, mas eu gostei.

Abraco
<><

maior_abandonado

nele eu me ferrei com certas coisas como regex, dateFormat, q eu só sei o basiquinho… sei que “existe” um metodo de nome x e não tinha certeza de parametros…

esse simulado testa bem esse tipo de coisa, colocando por exemplo o metodo com um parametro de tipo errado, no regez colocando a string do pattern no macher e vice versa… eu fui mal nele por causa disso…

eu cabei nem ficando xateado pq fui mal nele…coisa de uns 50% tb, pq lembro de um tópico de um cara falando que foi mal no master exam foi mal e fico xateado pro causa disso mais na prova foi bem

ele foi bom mesmo pro causa do layout como vc falo… nisso ajudo bastante…

gilmaslima

Parabéns!

taaqui

Então veio, primeiramente parabéns, como você já trabalhava com Java isso foi realmente um diferencial pelo pouco estudo que você fez do material da prova, trabalhar e estudar para prova é muito difícil, conciliar as duas coisas, sorte que seu trabalho já é na área de TI, e tenho algumas perguntas, porque você fez a 1.5? tem como me passar esse exam lab por email, ficaria muito agradecido e boa sorte no seu trabalho e nas suas futuras escolhas.

maior_abandonado

então… quanto a ter feito a 1.5 foi por 2 motivos

primeiro pq mesmo compriendendo o ingles dos simulados, eu preferi não arriscar

segundo pq eu via muito o pessoal aki falando que leu o livro da kathy 2 vezes, 3 vezes, estudou 6 meses, até um ano… eu estudei 2 meses e li uma vez só…

quanto ao simulado da uma olhada em http://www.examlab.tk

Criado 3 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 3 de fev. de 2009
Respostas 13
Participantes 8