bom… como ja diz os bons habitos do forum (alias é otimo por sinal dar uma noticia dessas), vim aqui dividir com a comunidade como que foi a minha experiencia com a prova da certificação…
bom, em primeiro lugar fiz uma coisa muito ruim, marquei a prova para depois do espediente do trabalho, sendo que é recomendado estar descansado, fui pra la ja em cima da hora, andando rapido cheguei 5 minutos antes no maximo e com medo de se atrasar… bom…la pela 40º pergunta eu ja estava cansado, meio q de saco cheio kerendo terminar logo (e isso pulando as drag and drop, q foram umas 10, 15 no total…ou seja, foram um monte…)
basicamente no meio da prova eu ja estava assim…
outra coisa que eu fiz errado é que nas ultimas 2 semanas eu ando estudando muito pouco pra certificação, eu só resolvi dar umas olhadas em simulados umas 2 vezes… ando estudando mais .net por causa de uma vaga q fiquei sabendo que esta por abrir que me interesso, mais isso ja é otro assunto
a proposito, comecei a estudar no começinho de dezembro, final de novembro… quando comprei o livro da kathy de uma pessoa daqui mesmo do forum, de certa forma considero que estudei pouco, foi basicamente 2 meses, 2 meses e meio entre começar a estudar e fazer a prova (fiquei estudando no trem/onibus a caminho da trabalho e na volta só, sem estuda final de semana)… li o livro apenas uma vez, revisei os capitulos de generics e aquele que aborda IO, regez, formatação, internacionalização…um monte de coisa…rs dei umas outras olhadas em treads tb…mais estava mais acostumado com threads… (generics eu só uso no dia a dia arraylist normalmente… não to acostumado com o resto)
bom…eu tinha tudo isso pra nao passar, mais tb dei umas olhadas nas primeiras 140 questões do testkiller, fiz umas 5 vezes questões do simulado da caelum, master exam… eu peguei o whizlabs no 4shared pra ver como que era mais ele não me permitiu ver os meus resultados na prova, pq eu não o comprei…mais deu pra ver as perguntas e ter uma ideia…
peguei o exam lab tb que um outro usuario aqui no forum me passo o link, esse simulado tem um layout parecidissimo com o da prova…
os outros simulados (exceto oda caelum) tem um nivel superior ao da prova… o testkiller e o simulado da caelum tem questões “identicas” a prova, se nao me engano caiu questão que tava la no livro da kathy tb…nao tenho certeza…
cairam questões que eu vi em tópicos até meio recentes aqui no guj… rs
outra coisa que me ajudou também, é verdade, frequentar o guj todo dia…ajuda isso, ver as duvidas dos outros, interagir com isso…ajuda bastante…
eu ja trabalho com java, sendo que comecei como estagiario, fui aprendendo sozinho, fui efetivado faz uns 7 meses… isso tb ajudo bastante…
me ferrei com generics, tendo só 50%, sendo que fui melhor nas outras coisas (consegui 76% na prova)
cairam varias drag and drop, sendo a enorme maioria relativa a generics…teve questão que eu considerei meio ambigua (talvez a tradução tenha influenciado), tipo, varias coisas como por exemplo pessoa, retangulo, coisa assim e tinha que colar “é um” ou “tem um” e colar alguma outra coisa depois, eu considerei que retangulo se encaixava tanto em “é um” “quadrado” quanto em “tem um” “lado”… ai eu dexei a observação la, e dexei tem um lado…
por falar em tradução, nas perguntas comuns a tradução estava perfeita, códigos não são traduzidos ao que eu notei… nas drag and drop ja foi diferente, pq tinham alguns “herda”, “implementa” pra colar dentro do código… ta errado a tradução mais tb não é isso que vai me fazer errar a pergunta…
bom… fica ai o meu relato, eu fiz o teste 1.5 em portugues no senac consolação em sp… acho que da pra tira mais o que “não fazer” do que o que fazer mesmo…rs espero ter sido util pra alguém