SCJP 5.0 - comentarios de como foi a prova

30 respostas
Paulo_Silveira

Oi pessoal

acabei de passar na prova do 5.0.

comentarios gerais

• um pouco mais dificil de que quando eu fiz a prova do 1.2
  • questoes bem basicas de enum, nao tao basicas de generics e umas legais de autoboxing.
  • mais questoes que o de costume de threads
  • questoes pessimas sobre api: alem de ser decoreba tenta forcar voce a prestar atencao numa coisa e quando vai ver eh nome de metodo que ta errado, etc.
  • questoes sobre IO bem melhores que da versao 1.2 onde era totalmente decoreba.
  • questoes estupidas e sem sentido sobre Serializable
  • bugs nas questoes: tinha uma que chamava wait em cima de uma referencia fora de qualquer try catch e o metodo nao dava throws. nao havia opcao “nao compila”. onde eu coloco a InterruptedException??? outra tinha um metodo de uma classe que recebia (byte[]). Isso mesmo, nome para o parametro que é bom nao existia! Novamente nenhuma opcao “nao compila”.

estudem bastante, os nomes das classes nos exercicios agora sao A, B, C, yahoo7 e por ai vai… na prova 1.2 eu lembro que ela respeitava os meus olhos e nao fazia eu ficar desenhando diagraminha no papel… eh muito mais obvio uma hierarquia Animal-Mamifero-Gato que A,B,C. Ok, sei que faz parte ter de focar soh na sintaxe e nao na semantica do sistema, mas achei muito feio. Tinha enumeracao que nao tinha letra maiuscula!!!

30 Respostas

fmeyer

Já PAULO ???

vc nem espera a gente molhar o bico ??? hehehehe

Parabens … vc é o primeiro Sun Cert. Java compiler 5.0 q eu conheco … hehehe

qual foi o score ?

L

[size=18][/size]Parabéns Paulo[size=12][/size]

Paulo_Silveira

scotty, fiz 95%. errei 2 de threads e uma de api. uma de thread com certeza eh a zuada que eu falei.

nao fiquem achando que estou reclamando de boca cheia ou querendo dar uma de modesto, a quase 4 anos atras fiz a de scjp 1.2 e fiz 93%. eu fui pra fazer 100% ja que trabalho com isso e ensino isso todo santo dia. mas realmente achei a prova um pouco confusa. e estressante. sai com dor de cabeca.

obrigado pelo parabens leonardo!

Fabricio_Cozer_Marti

Massa!
parabéns cara, isso que eu chamo de rapidez!!! :mrgreen:

marcioa1

Paulo,

Que nota boa heim!

Tem algum lugar que te prepara especificamente para aprova do 5.0 ? Fia o Java 2 mas não sei onde estudar para a prova do %. Tem algum livro já atualizado ?

Parabéns,

Márcio

Guilherme_Silveira

tem a caelum :slight_smile: onde o Paulo da aula

Paulo_Silveira

entao amrcio
nao sei por onde estudar. eu tambem fiquei perdido. eu fui pelos pdfs de spec da sun, depois vi que estudei mais do que caia, em especial de enums e autoboxing que as perguntas nem sao tao desenvolvidas, sao bem basicas.

Rafael_Torres1

Tinha muitas questoes sobre o novo mecanismo de Threads ?
Pergunto isso pq tb tenho a SCJP 5.0, sendo q fiz a beta, e na minha prova nao caiu nenhuma pegunta a respeito do novo mecanismo de Threads e nem sobre annotations e olha q foram 260 peguntas :stuck_out_tongue:

Ironlynx

Wow…mas já???Pensei q ia demorar ateh eles lançarem…
Legal Paulo, excelente score!!!
Cai NIO, reentrantLock ???(Aliás, o guj tinha um post sobre reentrantLock q ateh hoje nunca mais achei…uma ótima discussão entre o saoj,paulo e o Louds!)

Ih, liga para isso não!Quanto mais se sabe maiores são suas chances de errar…(3ªLei de Newton!), além do mais, toda unanimidade é burra.Os caras q tiram 100% sempre chutaram algumas (lembro de um indiano falando disso).
E o preço?330?Tô me animando a arriscar…

Paulo_Silveira

oi rafael. o sistema de threads novo eh todo em cima das operacoes atomicas… e isso nao cai, nem java util concurrent. ia ser bem complicado se caisse. cai mesmo os waits notifies basicos, vendo se voce manja da condicao estar no while, de dar o wiat notify no objeto que tem o lock (daa) etc…

anotacoes tambem esta fora.

mas o que me chateou realmente foram os errinhos de compilacao em questoes simples.

duardor

Paulo Silveira:
scotty, fiz 95%. errei 2 de threads e uma de api. uma de thread com certeza eh a zuada que eu falei.

nao fiquem achando que estou reclamando de boca cheia ou querendo dar uma de modesto, a quase 4 anos atras fiz a de scjp 1.2 e fiz 93%. eu fui pra fazer 100% ja que trabalho com isso e ensino isso todo santo dia. mas realmente achei a prova um pouco confusa. e estressante. sai com dor de cabeca.

Imagina como eu sai da beta então… Dor de cabeça foi nas duas primeiras horas, depois nem sei o que mais…
:frowning:

Luiz_Henrique_Coura

Mas as questões com erros não são anuladas? Não tem alguem com quem vc possa reclamar? Esse problema é específico do lugar onde vc foi fazer a prova ou essa prova é única, ou seja, é a mesma prova para todos os centros de certificações?

Paulo_Silveira

oi luiz
sao todas as provas, mas as provas sao sempre um sorteio d X questoes em Y da base da dados.
to tentando achar um lugar pra mandar email, ja postei no javaranch e um cara concordou bastante nos diversos errinhos que aparecem.

T

Se eu fizer só a prova 310-550 (se não me engano), que é essa prova SCJP 5.0, ela vale como pré-requisito para as outras provas (SCJD etc.)? É que parece que você tem de fazer alguma 310-33x (Java 1.4 ou anteriores) para a SCJD, mas não falam nada da 310-550.

Ironlynx

Perguna meio OFF, mas importante:
-O preço ainda é 330 reais??? :?:

Guilherme_Silveira

300 reais?

S

eh galera, seis tao na 5 ja e eu me preparando para a 1.4.0, thehehehehe nao sei se eh pq so meio novo (17 anos) mas porra eh muita coiza pa estuda…parabens pu 6 galera, espero eu poder estar aki logo mais falando a mesma coiza ehehehhee

Michel.Montenegro

Parabens. :slight_smile:

Tentei a 1.4 na primeira vez e nao tive sorte o ingles na epoca pesou muito :confused:
fiquei com 47%.

Mas vamos ver na 1.5 ^^ e realmente parabens pois a de Programer e a de Arquiteto são as provas mais dificeis segundo o que percebi e ouvi.

Roger75

Puxa, 47%, quase que você passou, hein? Faltaram quantas questões pra passar, umas duas?

N

O Paulo é o 1º aqui do GUJ a ser certificado 1.5???

De qualquer forma, parabéns.

Mais adiante eu tentarei a 1.5, já que agora tem em português, porque se eu fizer em inglês, terei muitos problemas.

Kenobi

Antes de começar a programar, sugiro aprender português, pq foi difícil entender o q vc quis dizer.

Outra coisa, aqui não é o "Show de Xuxa… " - "pa ficar falando 6 saum dimais … "

:twisted:

Michel.Montenegro

5 questões, foi realmente perto ^^.

*Alguem tem material em Portugues de Generics e autoboxing ?

Kenobi

Paulo, parabéns muleque !! Bom, agora vamos todos correr atrás do prejú … hora de pensar em tirar novamente a certificação de programmer :slight_smile:

Assim que eu completar a certificação de arquiteto, estarei fazendo a 5.0 !!

A

Boa tarde, estou querendo comprar um livro para eu estudar para certificação. Encontei para JAVA 2 e do JAVA 5 qual a diferença entre eles? E qual a diferença entre a certificação dos dois?

Omeganosferatu

Ae Parabens Paulo e com esse score eu estaria dando saltos de felicidade. rsrs

LPJava

ae Paulo Silveira parabens ai… cara ehhe realmente quando fiz a minha dia 27/04… sai com dor de kbeça infelizmente nao passei hehe… mais threads foi aonde senti bastante dificuldades tb… mais cara fechou vc a prova hehe mais so uma pergunta é seu irmaohttp://blog.caelum.com.br/2007/04/19/competicoes-de-programacao-google-ibm-e-fisl/ ?

fsquadro

Paulo Silveira:

Bom galera, só queria avisar que fazem 2 anos, que o Paulo fez o SCJP 5. Talvez vocês não tenham percebido a data, que é de 2005.

:slight_smile:

Omeganosferatu

Bom galera, só queria avisar que fazem 2 anos, que o Paulo fez o SCJP 5. Talvez vocês não tenham percebido a data, que é de 2005.

Estava achando muito estranho o lance de ser o " primeiro " … sendo que ja vi muitos outros posts por aqui… Agora sim tudo fica mais claro… rsrs
Abraços e valeu pelo esclarecimento

LPJava

huauha eu nunca olho a data… essa foi na trave!!

pedroabs

Deixo estudos e dicas que publiquei ao passar no exame SCJP:

http://pedroabs.wordpress.com/2011/02/16/pegadinhas-do-java-scjp6/

http://pedroabs.wordpress.com/2011/03/14/varias-duvidas-que-tive-ao-estudar-para-scjp-ocjp-6/

Criado 18 de maio de 2005
Ultima resposta 25 de fev. de 2014
Respostas 30
Participantes 21