SCJP 5.0 CUIDADO com isso!

Nossa galera, ontem quando eu postei que tinha passado, me esqueci de contar algo importante, julguei melhor abrir novo tópico.

No começo da prova ele te abre uma espécie de entrevista: + ou – assim.
“Como vc julga seus conhecimentos em OO, fluxo de controle, etc… avançado, intermediário ou básico.” …e mais outras coisas.

Agora, Adivinhem!!!..tic-tac… Isso mesmo, FDP, esse é o 1o pega da prova, …o tempo ja tá correndo e não mostra nenhum reloginho regressivo.

Então, NÃO PERCA TEMPO com isso, next,next,next e comece logo a prova.
:wink:

Opa, boa dica. Valeu ai…

Bom, eu preservei-me na humildade do eterno aprendiz.
Eu respondi tudo sou imbecil…sou imbecil…sou imbecil…ME DÁ ESSA PROVA LOGO

:?: E tambem não sei se ele monta a prova baseada nas respostas neh.
E se vc coloca que é fodao e ele resolve bolar a prova pra conferir??? :!:

PS|=&gt Quando terminar de marcar a prova pelo site da prometric, na ultima pg, ele gera uma img com todos os seus dados etc. No 2o ítem, em letrinhas miúdas, consta que o tempo da prova :twisted: "pode" incluir um tutorial e entrevista.

Fique :shock:

Boa sorte!

Prova de certificação é on-line?

Não tenho certeza, mas acho que sim.

Nas questões de clique-arrasta a tela vinha em branco, apenas com um botão que abria uma janela pra vc preencher os espaços amarelos com as opções azuis.

Várias vezes eu tentava clicar rápido nesse botão e ele não conseguia abrir a janela…

Se não for q a máquina é lenta, então acredito que ele estava buscando coisas na rede.

desculpa a minha pergunta idiota mas …
eu posso consultar a api pelo menos ?

Xxiiii victorhugomuniz,

Claro que não :roll:

A prova é em fullscreen, não dá pra abrir nada. Levarás contigo só caneta, …eles me deram 4 f de sulfite, confiscaram meu cel e firma o gorpe.

tsssss
:lol:

[quote=marques_eder]Não tenho certeza, mas acho que sim.

Nas questões de clique-arrasta a tela vinha em branco, apenas com um botão que abria uma janela pra vc preencher os espaços amarelos com as opções azuis.

Várias vezes eu tentava clicar rápido nesse botão e ele não conseguia abrir a janela…

Se não for q a máquina é lenta, então acredito que ele estava buscando coisas na rede.[/quote]

Não é online; a prova (que acho que foi codificada em Delphi ou VB) só envia os resultados para poder imprimir o certificado. Provavelmente o lugar onde a prova foi aplicada estava usando um Compaq Presario 486 com 32 MB de memória (já vi umas máquinas dessas por aí :stuck_out_tongue: )

[quote=thingol][quote=marques_eder]Não tenho certeza, mas acho que sim.

Se não for q a máquina é lenta, então acredito que ele estava buscando coisas na rede.[/quote]

Não é online; a prova (que acho que foi codificada em Delphi ou VB) só envia os resultados para poder imprimir o certificado. Provavelmente o lugar onde a prova foi aplicada estava usando um Compaq Presario 486 com 32 MB de memória (já vi umas máquinas dessas por aí :stuck_out_tongue: )
[/quote]

O pior é quando você volta para a questão e tenta revisá-la novamente, ela limpa tudo o que você fez, e na verdade você quer apenas fazer uma revisão e não refazer toda a questão e você acaba nem se lembrando do que fez por conta de tantas questões do tipo drag-and-drop.

Achei isso um saco.

Perae faelcavalcanti vc esta dizendo q se eu terminar a prova e sobrar um tempo… e eu kiser ficar revisando as questões… ele vai apagando…??? Ou soh aquelas q vc marca??

[quote=rodrigo_lm]Perae faelcavalcanti vc esta dizendo q se eu terminar a prova e sobrar um tempo… e eu kiser ficar revisando as questões… ele vai apagando…??? Ou soh aquelas q vc marca??
[/quote]

Só as drag and drop.

Na minha prova ele avisou que ia limpar as drag-and-drop antes de limpar e deu opção de yes or no.

E, na boa, os 15 minutos que você perde respondendo o questionariozinho do começo dificilmente farão falta até o fim da prova.

[quote=cecaldas][quote=rodrigo_lm]Perae faelcavalcanti vc esta dizendo q se eu terminar a prova e sobrar um tempo… e eu kiser ficar revisando as questões… ele vai apagando…??? Ou soh aquelas q vc marca??
[/quote]

Só as drag and drop.[/quote]

Isso mesmo somente quis mencionar as questões de drag-and-drop, e não as outras, inclusive as que você digita por exemplo, o nome completo da interface de marcação para que os objetos possam ser serializáveis.

Agora, na minha opnião, quanto à:

[quote=#@®®¡$]Na minha prova ele avisou que ia limpar as drag-and-drop antes de limpar e deu opção de yes or no.

E, na boa, os 15 minutos que você perde respondendo o questionariozinho do começo dificilmente farão falta até o fim da prova.[/quote]

não me lembro de ter visto este questionário. Fiz o exame 310-055 no final de agosto de 2005, e acabei acertando 40 questões apenas, ou seja, 56% ao invés dos 59% esperados pela prova. Fui um pouco imaturo de ter feito a prova um mês após o lançamento, porque mal tinha-se material disponível e documentação, quanto mais livros. Hoje, um ano após, farei a revanche agora no dia 30/08. Outra coisa também é que fiz também a beta do SCJA em que era solicitado 68% de aproveitamento e só acertei 60%. Como podem ver não tive aproveitamento nenhum no ano passado, mas não baixei a cabeça, e estou hoje preparado para contra-atacar!!! É só um pouco de determinação, e segundo chapolin, “calma, calma, calma, não criemos pânico”!!!

Agora voltando ao assunto, pode ser que eles tenham melhorado então para facilitar, mas que eu me quebrei por desconhecimento do simulado me quebrei e isso me deixou também até nervoso, pois não sabia das questões do tipo drag-and-drop.

Acho que a sun deveria divulgar ou disponibilizar o simulado para agente poder baixar e assim estar mais preparado, quanto ao uso do simulado. Neste caso não necessariamente precisaria ser sobre java, poderia ser sobre qualquer coisa, mas que pelo menos estejamos seguros quanto ao tipo de subjetividade que será cobrada. Muita gente aqui do fórum desconhesse sobre este tipo de questão e não ter pelo menos idéia de como será o simulado, o deixará mais nervoso na prova.

Discordo do que marques mencionou quanto à:

pois o tempo da prova só será contado após o questionário, e não enquanto você faz as questões, aparentemente parece que não pois eles disponibilizam um relógio localizado na diagonal do display, em que quando iniciasse o questionário, se eu não me engano contam pelo menos 15min e quando é finalizado é disponibilizado os 175mim em contagem regressiva da prova mesmo, aí quando você der conta já tá lá a 1º questão.

Contudo, é muito chato termos que responder diversas perguntar e ainda poder optar em realizar um simulado a parte com questões sobre a lua, o sol para se ter uma idéia de como é o simulado para quem nunca fez, mas se você nunca sabe exatamente como será avaliado, ou seja, quanto ao tipo de subjetividade das questões.

É melhor então fazer que nem o colega, marcar tudo como “sou um imbecil”, me dá logo a prova.

:roll:

Como é que você sabe que a prova dele foi 60% mais fácil que a sua? Pode ser que você seja 60% mais humilde* que ele :stuck_out_tongue:

• Exceto na hora de marcar o questionário, onde ele foi 60% mais humilde que você.

isso é formação de quadrihla hein
oh u cara cheio de truque ai
heauheuaheahaeheauhea
valeu de esperiencia para quem ainda vai fazer ne … como eu
obrigado

[quote=faelcavalcanti]Contudo, é muito chato termos que responder diversas perguntar e ainda poder optar em realizar um simulado a parte com questões sobre a lua, o sol para se ter uma idéia de como é o simulado para quem nunca fez, mas se você nunca sabe exatamente como será avaliado, ou seja, quanto ao tipo de subjetividade das questões.

É melhor então fazer que nem o colega, marcar tudo como “sou um imbecil”, me dá logo a prova.

:roll: [/quote]

Fiquei pensando depois. Esse questionário poderíamos responder na hora de agendar o horário no site da prometric, do que ter que te tirar de toda a concentração na hora da prova. Seria melhor assim, e lá caso você não se sentisse confortável, faria então uma simulação do simulado com outro tipo de perguntas, senão metia logo bronca para o exame.

É só uma sugestão, afinal na hora do exame você não terá mudado de idéia, a não ser que queira uma prova mais light, como andam os comentários comprovando que deixam a prova mais fácil.

Bom, na SCWCD eu finalizei faltando menos de 10 segundos…

Isso só pode ser coincidência. Esse questionário só serve pra avaliar o nível da prova. Eles provavelmente verificam qual o nível de conhecimento que o cara disse ter, com o quanto ele acertou da prova naquele assunto.

Não faz o menor sentido o candidato escolher se quer fazer uma prova fácil ou difícil…

Os assuntos são bem relativos. Eu pelo menos achei GC um dos assuntos mais fáceis. Já exceções, tive mais dificuldade.

Eu concordo contigo… não acredito que a Sun ia fazer um questionário com esta intenção… mas pelo sim pelo não, eu vo colocar Básico em TUDO! Rs… não quero correr o risco!!!

Tive de viajar de Ribeirão Preto devolta (5h) fiquei ausente um tempo… vi q esse tópico rendeu. Agora:

Aê parceiro faelcavalcanti,
nos disse que fará a prova no dia 30/8 certo? Vc já marcou? Pelo jeito não ou não leu todinha a ultima pg que a prometric gera. Pena que eu não fiz uma cópia da minha e essa folha ficou com eles…, senão eu iria scanear e colar aqui. :frowning:

Faça isso pra nois; é no 2o ítem. Não mostra relógio, mas tá rolando sim… ao menos é o q diz a folha.
E verdade neh, pq não fazem essas perguntas outra hora, a gente fica todo compenetrado, todo mundo diz horrores dessa prova e vêm tirar concentração.
Sobre as dra-n-drop, qdo eu voltava pelo “vai uma/volta uma”, ele não limpava os campos, agora pela janela de revisão era isso mesmo,… tem de pensar a questão denovo… precisava fazer mesmo isso com a gente :?