Olá a todos!
Gostaria de compartilhar com vcs a minha experiência na prova SCJP 5.0 que fiz hoje pela manhã.
Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos que postam perguntas e respostas no GUJ. Em especial ao mcruzma que me vendeu o voucher, ao mfjeng que me ajudou em algumas dúvidas e à Bruna Pontes que me enviou alguns simulados.
Graças a Deus, consegui passar na primeira tentativa (score 73%).
Eu sinceramente esperava um score maior pelo tempo que estou estudando e pela confiança que tinha. Porém, as coisas não foram como eu imaginava.
Meus estudos:
Estudei por mais de 1 ano. Isso porque eu iniciei os estudos para a prova 1.4 e no meio do livro iniciei do zero os estudos para a prova 5.0. Estudava em média 1 hora por dia, porém não consegui estudar todos os dias.
Livro: SCJP 5 (Kathy) em inglês. A versão em inglês vem com um CD com todos os capítulos do livro + capítulos para a certificação de developer em PDF + 2 simulados da Mater Exams (um deles deve ser baixado pelo site deles).
Inicialmente eu li o livro todo grifando a lápis o que eu achava importante.
No fim de cada capítulo, respondia e corrigia as questões.
Como o estudo é muito extenso, de tempo em tempo, eu refazia as questões dos capítulos anteriores para relembrar.
E assim foi até eu ler o livro todo.
Os únicos simulados que utilizei foram os 2 da Master Exam que vieram com o livro. Não tive tempo de estudar o Test Killer que a Bruna Pontes me enviou.
Fiz os simulados várias vezes. Não pra decorar as respostas, mas para entender o conceito e me familiarizar com o estilo da prova.
Após concluir a leitura do livro e fazer algumas vezes os simulados, li novamente o livro mais 2 vezes, porém somente o que eu tinha grifado.
Refiz as questões do livro várias vezes e quando sentia dificuldade em algum ponto, lia mais um pouco sobre o assunto.
Voucher:
Preferi comprar o voucher de terceiro. Isso porque, quando fui atrás para comprar, eu já tinha concluído a primeira leitura do livro. Dessa forma, eu não precisaria de mais 1 ano, que é o prazo de um voucher comprado na Sun.
Além de pagar mais barato no voucher, consegui um retake que vencerá no final de Junho. Porém, consegui passar na primeira tentativa.
Prova:
Minha experiência (a primeira) na prova não foi das melhores. Fiquei muito nervoso no início por causa da ?complexidade? (naquele momento) nas primeiras questões.
Quando estava começando a ficar desesperado, fui ao banheiro rezar a Deus pedindo ajuda. rs ? verdade.
Voltei e resolvi marcar para rever as questões mais ?difíceis? e fui respondendo as mais fáceis. Isso foi me deixando mais tranqüilo e quando faltava 1 hora para o término da prova, fui rever as questões ?difíceis?, que nessa hora já não estavam tão difíceis assim.
Faltando 30 minutos, comecei a rever todas as questões, com exceção das Drag and Drop pelo fato delas perderem as respostas.
Foi muito importante eu ter feito isso. Mais tranqüilo, consegui responder as ?difíceis? e corrigir alguns erros bobos das primeiras questões devido ao nervosismo.
Conteúdo da prova:
Vou tentar ajudar nesse sentido, porém não me lembro de muitos detalhes:
- 8 ou 9 questões de threads (algumas utilizando inner class)
- 9 ou 10 questões drag and drop (IO, thread e generics)
- 2 ou 3 questões que tentam acessar uma variável local fora do if ou try.
- 3 ou 4 questões que tentam utilizar um método de uma variável não inicializada (NullPointException)
- 2 ou 3 questões de sobrecarga e subscrição.
- 1 ou 2 questões com problemas no construtor. A classe pai possui somente um construtor que recebe argumento, porém o construtor da filha não possui uma chamada explícita a esse construtor do pai.
- 1 ou 2 de classpath
Nenhuma questão ref. a coupling e cohesion.
Nenhuma questão ref. a enum.
É isso gente. Espero ter ajudado aqueles que estão na luta.
Só quem está nela ou já passou é que sabe o quanto exige.
Boa sorte a todos e mais uma vez obrigado!