Olá a todos!
Gostaria de compartilhar com vcs a minha experiência na prova SCJP 5.0 que fiz hoje pela manhã.
Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos que postam perguntas e respostas no GUJ. Em especial ao mcruzma que me vendeu o voucher, ao mfjeng que me ajudou em algumas dúvidas e à Bruna Pontes que me enviou alguns simulados.
Graças a Deus, consegui passar na primeira tentativa (score 73%).
Eu sinceramente esperava um score maior pelo tempo que estou estudando e pela confiança que tinha. Porém, as coisas não foram como eu imaginava.
Meus estudos:
Estudei por mais de 1 ano. Isso porque eu iniciei os estudos para a prova 1.4 e no meio do livro iniciei do zero os estudos para a prova 5.0. Estudava em média 1 hora por dia, porém não consegui estudar todos os dias.
Livro: SCJP 5 (Kathy) em inglês. A versão em inglês vem com um CD com todos os capítulos do livro + capítulos para a certificação de developer em PDF + 2 simulados da Mater Exams (um deles deve ser baixado pelo site deles).
Inicialmente eu li o livro todo grifando a lápis o que eu achava importante.
No fim de cada capítulo, respondia e corrigia as questões.
Como o estudo é muito extenso, de tempo em tempo, eu refazia as questões dos capítulos anteriores para relembrar.
E assim foi até eu ler o livro todo.
Os únicos simulados que utilizei foram os 2 da Master Exam que vieram com o livro. Não tive tempo de estudar o Test Killer que a Bruna Pontes me enviou.
Fiz os simulados várias vezes. Não pra decorar as respostas, mas para entender o conceito e me familiarizar com o estilo da prova.
Após concluir a leitura do livro e fazer algumas vezes os simulados, li novamente o livro mais 2 vezes, porém somente o que eu tinha grifado.
Refiz as questões do livro várias vezes e quando sentia dificuldade em algum ponto, lia mais um pouco sobre o assunto.
Voucher: