SCJP 5.0 - Depoimento

10 respostas
R

Olá a todos!

Gostaria de compartilhar com vcs a minha experiência na prova SCJP 5.0 que fiz hoje pela manhã.

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos que postam perguntas e respostas no GUJ. Em especial ao mcruzma que me vendeu o voucher, ao mfjeng que me ajudou em algumas dúvidas e à Bruna Pontes que me enviou alguns simulados.

Graças a Deus, consegui passar na primeira tentativa (score 73%).

Eu sinceramente esperava um score maior pelo tempo que estou estudando e pela confiança que tinha. Porém, as coisas não foram como eu imaginava.

Meus estudos:

Estudei por mais de 1 ano. Isso porque eu iniciei os estudos para a prova 1.4 e no meio do livro iniciei do zero os estudos para a prova 5.0. Estudava em média 1 hora por dia, porém não consegui estudar todos os dias.

Livro: SCJP 5 (Kathy) em inglês. A versão em inglês vem com um CD com todos os capítulos do livro + capítulos para a certificação de developer em PDF + 2 simulados da Mater Exams (um deles deve ser baixado pelo site deles).

Inicialmente eu li o livro todo grifando a lápis o que eu achava importante.

No fim de cada capítulo, respondia e corrigia as questões.

Como o estudo é muito extenso, de tempo em tempo, eu refazia as questões dos capítulos anteriores para relembrar.

E assim foi até eu ler o livro todo.

Os únicos simulados que utilizei foram os 2 da Master Exam que vieram com o livro. Não tive tempo de estudar o Test Killer que a Bruna Pontes me enviou.

Fiz os simulados várias vezes. Não pra decorar as respostas, mas para entender o conceito e me familiarizar com o estilo da prova.

Após concluir a leitura do livro e fazer algumas vezes os simulados, li novamente o livro mais 2 vezes, porém somente o que eu tinha grifado.

Refiz as questões do livro várias vezes e quando sentia dificuldade em algum ponto, lia mais um pouco sobre o assunto.

Voucher:

Preferi comprar o voucher de terceiro. Isso porque, quando fui atrás para comprar, eu já tinha concluído a primeira leitura do livro. Dessa forma, eu não precisaria de mais 1 ano, que é o prazo de um voucher comprado na Sun.

Além de pagar mais barato no voucher, consegui um retake que vencerá no final de Junho. Porém, consegui passar na primeira tentativa.

Prova:

Minha experiência (a primeira) na prova não foi das melhores. Fiquei muito nervoso no início por causa da ?complexidade? (naquele momento) nas primeiras questões.

Quando estava começando a ficar desesperado, fui ao banheiro rezar a Deus pedindo ajuda. rs ? verdade.

Voltei e resolvi marcar para rever as questões mais ?difíceis? e fui respondendo as mais fáceis. Isso foi me deixando mais tranqüilo e quando faltava 1 hora para o término da prova, fui rever as questões ?difíceis?, que nessa hora já não estavam tão difíceis assim.

Faltando 30 minutos, comecei a rever todas as questões, com exceção das Drag and Drop pelo fato delas perderem as respostas.

Foi muito importante eu ter feito isso. Mais tranqüilo, consegui responder as ?difíceis? e corrigir alguns erros bobos das primeiras questões devido ao nervosismo.

Conteúdo da prova:

Vou tentar ajudar nesse sentido, porém não me lembro de muitos detalhes:

• 8 ou 9 questões de threads (algumas utilizando inner class)
  • 9 ou 10 questões drag and drop (IO, thread e generics)
  • 2 ou 3 questões que tentam acessar uma variável local fora do if ou try.
  • 3 ou 4 questões que tentam utilizar um método de uma variável não inicializada (NullPointException)
  • 2 ou 3 questões de sobrecarga e subscrição.
  • 1 ou 2 questões com problemas no construtor. A classe pai possui somente um construtor que recebe argumento, porém o construtor da filha não possui uma chamada explícita a esse construtor do pai.
  • 1 ou 2 de classpath

Nenhuma questão ref. a coupling e cohesion.
Nenhuma questão ref. a enum.

É isso gente. Espero ter ajudado aqueles que estão na luta.

Só quem está nela ou já passou é que sabe o quanto exige.

Boa sorte a todos e mais uma vez obrigado!

10 Respostas

Zeed01

Boa noite colegas !

Inicialmente parabéns pela conquista ! Muito sucesso daqui para frente e que a certificação lhe abra boas e novas portas no mercado de trabalho.

Aproveitando, você gostaria de vender o livro da versão 5 ?
Ou alguém que esteja lendo o tópico…

Obrigado.

[]s

fpavao

Parabéns !!!

O caminho é este, seguindo esta mesma estratégia de estudos vc tira qualquer outra…

[]'s

E

Olá rcviana!!

Meus parabéns!!!
Também estou estudando para a SCJP 5.0, fiz os testes do javarunch, estou acertando 90% nesse; e fazendo o teste do Master Exam, onde acerto 72%-75%, fiz o Teste Killer recentemente e acertei 75%.
Só que to com um problema, em todos os simulados não acerto Thread´s (pelo menos é a parte que mais erro)… hehehe.
Você aconselha eu fazer a prova sem saber essa parte?
Muito obrigado e no aguardo.

M

Parabéns rcviana!

LPJava

parabens!! é isso ai heheh! bom score!

caso tenha duvida como obter o certificado veja aqui !!

rmala_ti

Parabéns

brunaspontes

Parabéns!!!

Fico Feliz q consegui ajudar um pouquinho =)

YATTA ^^

R

Zeed01:

Aproveitando, você gostaria de vender o livro da versão 5 ?
Ou alguém que esteja lendo o tópico…

Obrigado.

[]s

Primeiramente, me desculpe pela demora na resposta… só hoje consegui ter acesso ao site do trabalho.

Obrigado pela mensagem Zeed01.

Cara, ref. ao livro, além dele não estar em um bom estado (grifei muita coisa durante a leitura) peguei afeto por ele (rs…) … quero guardá-lo .

Espero que entenda.

Abraços e boa sorte na sua jornada!

R

Olá edu_naka!

Primeiramente, me desculpe pela demora na resposta… só hoje consegui ter acesso ao site do GUJ no trabalho.

Cara, durante a minha preparação para a prova, li depoimentos das pessoas que fizeram a prova e percebi que alguns assuntos era mais exigido que outros na prova. E então, sabendo disso, dei atenção especial a esses assuntos

Um desses assuntos é Threads… na minha prova foram 8 ou 9.

Se vc pensar que a prova possui 72 questões e 8 ou 9 são ref. a Thread, são mais de 10% da prova que vc pode estar colocando em risco.

Sinceramente não acredito que seja uma boa idéia. O risco de não passar aumenta muito.

Mas não desista cara. Enfoque as questões do livro sobre esse assunto, leia e releia… que uma hora vc assimila o assunto.

Caso tenha alguma dúvida que eu possa lhe ajudar, é só falar.

Abração e boa sorte na jornada !

R

Muito obrigado rmalati !

Posto poucas mensagems, mas estou sempre por aqui.

Abraços.

Criado 22 de abril de 2008
Ultima resposta 25 de abr. de 2008
Respostas 10
Participantes 8