[quote=cleo.nascimento]
Outra coisa importânte que deve ser dita, é que como nosso idioma é rico de recursos linguisticos, existem mais de uma forma de trazudir a mesma frase […][/quote] Isso não é exclusividade do português não, meu caro. Em qualquer outra língua isso existe, muitas vezes mais que o português.
[quote=cleo.nascimento]Caro Daivd, você poderia me diz algum idioma que tenha mais recursos lingüísticos e que tenha a fama de ser uma língua complexa, exatamente por isso como o português?[/quote]Diga-me quais idiomas você fala para poder afirmar isso. Na base do achismo ou “eu vi em algum canto” não vale. Eu falo alemão e lhe digo que é bem mais complicado que português. O que existe de declinação em português é quase nada, comparado com o que existe em alemão. Isso não quer dizer que eu não goste do português, pelo contrário, gosto e faço questão de falar corretamente (diferentemente de muitas pessoas que defendem tanto o português e cometem atrocidades lingüísticas - não estou dizendo que é o seu caso). A questão é que eu não gosto de fazer afirmações sem sentido. Português tem fama de complexo (e é, diga-se de passagem) tanto quanto o francês, o espanhol, o alemão ou o latim.
nao posso falar pelo mandarim, mas pelo menos no japones, ha tantas ou mais maneiras quanto o portugues de se dizer a mesma frase, de maneira que nao concordo com a sua afirmacao…
digo mais ainda: certas frases sao tao ambiguas que o significado so pode ser aferido pelo contexto em que eh usado (ou ainda, quando eh escrito e se usam ideogramas diferentes)…
os ideogramas chineses, porem, nada tem a ver com hieroglifos (ou melhor, tem muito pouco), pois eles sao letras e formam palavras como as nossas letras romanas e poucas vezes eles sao pictograficos (como todo mundo acha)…
a unica coisa que o portugues me parece ter a mais do que as linguas que eu conheco (ingles e japones), sao as conjugacoes verbais… nao que as outras linguas nao tenham tantos tempos verbais, mas sao usados particulas auxiliares para se obter o tempo verbal desejado…
como ultima observacao, no japones ha particulas que implicam asseveracao (assercao) que nao existem em portugues (nao tem funcao morfologica ou sintatica em portugues), de modo que nao afirmo que o portugues ou o japones sao mais complexos e o mesmo, provavelmente, vai ocorrer com qualquer outra lingua…
Pessoal, só aproveitando o tópico sobre certificação. As provas podem ser feita no sábado? Estou planejando tirar a certificação, mas como terei que viajar, o melhor seria no sábado. Alguem sabe dizer?
Já era tempo pois se não me engano o Brasil é o terceiro maior mercado de Java do mundo, só perdendo para EUA e Índia, então era mais do que normal ter vindo exames para esse idioma.
Como disse no tópico anterior que falava sobre essa possibilidade, essa conquista é muito importante sim. E agora não tenho desculpa, vou ter que tirar mesmo.
Falando nisso, tem algum livro em português que contemple SCJP 5.0 (CX-310-055)?