SCJP 5.0 Não passei

[size=18]Expêriencia:[/size]
Galéra vim postar aki minha experiência com a prova da Sun SCJP 5. Fiz a prova hoje a 13:30 da tarde e utilizei todo o tempo. Para mim o tempo não foi legal pela quantidade de questõe. Mas eu realmente sou meio lento mesmo. Tenho certeza que se eu tivesse um pouco mais de tempo teria passado. O tempo que dá é para terminar nas carreras não responder todas com plena certeza até pq senão o tempo some e se vc for responder por eliminação axo q não responde nem 50.
Terminei minha prova sem responder as de arrastar e soltar. A tradução não estava as mil maravilhas. Nas de arrastar e soltar tinha coisa do tipo implementa, extende. E em questões de multipla escolha de alternativas tinha uns comentários não traduzidos como //mais codigo aki em inglês lógico.
[size=18]Rendimento[/size]
Bem no geral eu não tive um rendimento que queria. Até axei que ia perder mesmo a prova, o tempo já estava quase no final. hehe Axo que da pra sentir na hora que está fazendo.
As questões se classificavam da seguinte forma. Grande parte de Generics, collections e Threads estam em Drag and Drop. Axo q eh isso. rs E o resto podia encontrar em multiplas escolha mesmo.
[size=18]Preparação[/size]
Bem no meio do ano eu dei uma estudada em todo o livro da Khaty Sierra. Passei 2 meses lendo. Li aproximadamente 2x. E quando começou as aulas eu praticamente não estudei. Só dava uma olhada de vez enquando para não esquecer tudo.
Um ponto que não me favoreceu foi pelo fato de não estar trabalhando com Java e na faculdade não estava pagando nenhuma cadeira que me ajudase completamente. Paguei analise de projeto II que via padrões de projeto. O que ajudou em Acoplamento e Coesão que por acaso nem caiu na prova.
Bem no estudo pra valer mesmo eu estudei 2 semanas intensivamente. Marquei a prova e meti a cara. Estudava 15 dias aproximadamente 8 horas.

[size=18]Pontuação[/size]
Minha pontuação foi rasuavel com algumas exceções. Levando em conta que deixei em branco quase todas de Drag and Drop.
Declaração, Inicialização e Escopo…58%
Controle de Fluxo…36%
Conteúdo da API…60%
Concorrência…25%
Conceitos OO…60%
Coleções e Genéricos…20%
Fundamentos…54%

[size=18]Proxima PROVA[/size]
Bem a proxima prova marcarei pro dia 15 de janeiro e farei com louvor se Deus quizer. Vou me dedicar para melhorar onde tive pontuação baixa. Vlw t+.

Desculpe a pergunta, mas quanto é que você pagou para fazer essa prova?

E como é que faço para realiza-la? Tenho que agendar com quem?

Desculpe se intrometer em seu tópico.

Sinto muito. Não esquente a cabeça que não era pra você passar mesmo cara. Agora é estudar pra fazer a próxima. Mas ficar de cabeça baixa jamais.

a tradução tava mt ruim? e sabe me dizer se pode escolher pra fazer em ingles?
tambem queria saber quanto vc pagou, e se tinha direito a retake.

e apenas mais uma coisa, como estudo por esse livro da kathy tambem, tipo em geral o assunto tava ali no livro?, ou tinha muita coisa que voce nem viu por la?

valeu e boa sorte na proxima velho,esquenta não.

R$330.00. Liga para o atendimento online da SUN. É um 0800 só não lembro qual é.
E sobre a prova não to triste. To bem até pq axo que pra 15 dias sem tá programando intessamente foi muito bom.

Anderson meu amigo não se desanime eu sei o quanto nos ralamos pra tirar essa certifição,… não foi dessa vez mais tenho certeza que você vai passar na proxima…

opa anderson, eu ja passei por isso cara… em abril/07, porem estudei um pouco mais que vc… me baseando com o que vc informou acima, porem tenho que discordar de alguns pontos que vc colocou acima.

tempo: o tempo dar e sobra, e nem precisar muita correria, no meu exame mesmo sbrou 30 minutos e eu ja tinha revisado todas as 72 questoes 2x. Nao se é seu caso, mais eu quando fiz meu exame nao tinha experiencia nessa modalidade, entao fiquei todo perdido fazendo uma prova desse nivel no pc, e talz… nao tinha metodologia como responder de forma eficiente, ao contrario se ela fosse na mao… e fui mal administrador tb que marquei a questao de numero 72 faltando 5 minutos para terminar o exame hehehe…

tradução: fiz em portugues, porem nao me atrapalhou em nada, apenas as questoes de drop estao meias confusas porem é so analisar o contexto que vc mata ela… e o fato de ser extends para extende isso nao faz vc errar a questao ate pq la nao tem extends e extende.

http://www.guj.com.br/posts/list/73610.java

Bom agora vc é so focar aonde perdeu, no link na minha assinatura tem material, meus resumos focado somente nas pegadinhas do exame que elaborei apos ter perdido(isso pq minha cabeça ainda tava fresca) e tem um resumo completo, alem do simulado em pdf do killer que é bem semelhante ao exame.

Bom quero so dar mais uma dica, faça uma analise do exame, veja seus pontos fracos, onde errou nao somente tecnicamente, veja outros fatores, achei que vc marcou o exame para muito proximo, vc precisa refletir mais, estudar mais, estude para aprender e nao para decorar e passar o proximo exame é diferente do que vc fez, ou mais dificil ou mais facil, por exemplo o meu primeiro teve 10 questoes de threads e todas dificeis mesmo, e foram logo as primeiras nesse ultimo teve apenas 6 de threads e foram as ultimas e matei 62% delas… e nesse ultimo fui mal em generics com 60% na primeira vez q fiz tirei 80% em generics… entao n va com o espirito que apenas algumas questoes vao mudar nao… pq nao é assim que funciona… é melhor estudar mais… aprender e qdo for vc está mais seguro… o que faz vc passar no exame tb é a segurança que vc tem em vc… porem isso se quebra com simulados no nivel do exame como o whizlabs.

E é o seguinte na proxima vc vai passar cara e vai aprender muito com essa perda, vc nao tem noção… tudo tem uma justificativa em nossa vida, nao foi dessa vez, mais sera da proxima e qdo for veja e descubra pq nao aconteceu qdo vc queria que acontecesse…tudo tem seu tempo… certo e uma explicacao… porem so compreendemos isso com o famoso “tempo”.

Bom um abraço… qualquer coisa so gritar!

Anderson,

Bola pra frente, que a próxima é sua!

Algumas dicas q me ajudaram bastante. Entre em www.4shared.com e digite SCJP. Você irá encontrar diveeeeeeeersos PDF’s. Dê atenção especial aos da TestKiller e TestKing. Eles ajudam demais na preparação. Existem muitas (MUITAS MESMO) questão semelhantes na prova.

De resto, dedique-se ao whizlabs e principalmente em entender a explicação que é fornecida a cada questão. Caso não disponha da ferramenta, pergunte questão por questão aqui no GUJ, até entender os conceitos e não apenas “aceitar a resposta certa”.

Sobre a estratégia ao fazer a prova… 2 dicas:

• A primeira com relação ao tempo: Não se mate por uma questão. Eu tenho certeza que você errou questões que você sabia, por ter tido pouco tempo, já que gastou muito com questões que vc não sabia. Fiz semana passada a prova… adotei a seguinte estratégia… fiz TODAS as questões em seguida, sem parar, dando enfase as que você tinha certeza. Consegui fazer isso em cerca de 1:20. Depois passei por todas elas novamente. Nesse repassada alterei cerca de 20 respostas das que eu havia assinalado anteriormente.
    Bom… é apenas uma sugestão.

• Segunda… estabeleça um “check-list” mental para analisar os trechos de código. Antes de começar a analisar a questão semanticamente, verifique sintaxe… coisas simples como por exemplo escopo de variavel, try sem catch e finally. Só nisso vc ganhar muitas questões… porque você poupa o tempo e o esforço de pensar nela.

De resto, é boa sorte, e que o JavaGod esteja com vc =)

[]'s

Vlw du123 pela dica! Vou seguir a opinião de todos e ver a que melhor encaixa. Tenho certeza que da para pegar uma dica de cada.

E sobre a dica LpJava dei uma olhada no seu matérial também e axei show de bola. A unica coisa que não gostei é que na minha opnião ele se encaixa muito pra vc. É como se fosse um resumo pessoal. O matérial que eu olhei foi o que vc publicou no PBJUG. Mas pode ter certeza que vou olhar novamente e dessa vez com detelhe. Nesse momento agora vou dormir q to morto de cansado. Foi um grande dia.

Amigo, não se desanime, tente denovo… Estude mais 8)

opa anderson, é realmente os resumos estao meio que pessoal mesmo, ate pq eu nao tinha ideia de passa-lo pq, achei que ninguem ia conseguir aprender com aquilo alem de mim, mais um dia passei para um amigo, so para ele ver como eu estava estudando e fazendo os resumos ai ele leu e gostou e falou pq eu nao passava para outras pessoas… hehe… Eu fiquei até de mudar o resumo para usar uma outra linguagem porem, tem um que é mais de 150 paginas, e outro tem quase 100. Mas se vc usa-lo, veja mais os exemplos dos codigos, pq todos foram testando, os que compila, nao compila,lança exceções etc… e estao comentados ai ja pode facilitar…

flw!! qualquer coisa tamos ai…

LPJava,

discordo um pouco da sua afirmação. O tempo dá e sobra não, é um tempo um pouco apertado pra resolver 72 questões.

Anderson,

conselho: nao marca ja pra 15 de janeiro nao. Marca pra fevereiro, e ate lá certifique-se de ter feito TODOS os exercicios do livro da Kathy, e alguns simulados.
Os exercicios do livro são o que melhor te preparam para o exame.
Apenas leitura não basta.

De qualquer forma axo que para outra pessoa possa servir sim. Para mim não axei muito válido, mas axo que outra pessoa pode gostar muito e isso acaba se tornando um pouco pessoal. De qualquer forma gostei muito da sua atitude de querer ajudar o proximo. Eu também tenho um pequeno matérialzinho mas são só pequenos resumos de 5 folhas que vai de 2 assuntos. Penso também em disponibilizar quando terminar meus estudos. Tem muita gente ai que olha o guj aprende mas não passa nada e vc e o Vinny sempre estão dispostos a ajudar. Eu também tento de vez enquando. Vejo por ai mais de 200 ou 300 vizitas e 1 postagem. Axo que a galera deveria ser mais solidária assim como vc e tantos outros.

po… valeu anderson ai pelo elogio, ehhe nao faço nada demais… infelizmente temos no mundo pessoas que acham que o conhecimento é somente para eles heheh… agora aproveitando a dica ai… eu tb acho que vc deveria marcar apos carnaval, tipo, nao sei se vc tem algo programado, mas um sacrificio vale apena vc pegar o feriado de carnaval, e mandar ver nos estudos… 15 de janeiro é “amanha” e vc tb precisa de um tempo para passar esse momento que o cara quer queira ou nao ele fica triste…

A respeito do tempo da prova temos varios relatos aqui que realmente o tempo é suficiente, porem o cara tem q ser bom administrador e o nivel de preparacao dele influencia, para responder a questao, por exemplo tinha questao q eu nao levava 1 minuto para responder pq, qdo via, ia logo seguindo as dicas da kathy vendo se as principais regras estavam sendo quebradas, como escopo, subscrição, modificadores de acesso, primeiro passo é saber se compila, depois olhar o contexto da pergunta e as alternativas… porem vai ter questao q o cara vai levar ate 4 min… mais ele nao pode ficar martelando nela. Eu usei uma tactica que serviu para mim:

1. Fui fazendo as questoes, qdo chegava uma com sintaxe grande analisava ela em ate 2min e marcava o q achava nas alternativas depois marcva para revisar.
  2. Não fiz as de drop de primeira abria a questao anota o numero e escrevia no papel as alternativas que eu achava. e fechava a questao deixando em branco
  3. As questoes que estavam complicadas respondia o q achei ali… e marcava para revisar
  • No final o exame me disse tenho X questoes em branco, Y questoes marcadas para revisar. Ai corrir para as em branco e fiz elas que eram apenas as de drop, e isso eu ja estava calmo pq ja tinha feito o exame todo e adrenalina tava bem baixa, e anciedade tb.
  • Depois o exame agora falta as que vc marcou para revisar ai eu ia fazer, e nao deixava de usar o papel para as mais complicadas e escrevia as regras que a respeito da questao tb para facilitar.

Quando terminei faltava 1h e 15min ± ai peguei e fui revisar o tudo, bem tranquilo e me perguntando pq as outras questoes estavam erradas. Claro que nao revisei as de drop senao ia peder o que tinha feito.
E quando terminei essa revisao ainda tinha tempo ai peguei e fui revisar as que marquei para revisar novamente para ter certeza… depois a cabeça começou a esquentar ja do cansaço e o monitor horrivel da iteci que mata os olhos do cidadao… ai terminei o exame hehehe.
Foi uma tactica que fiquei bem tranquilo em questao do tempo e decidir isso uma noite antes no hotel, queria ver uma maneia de otimizar o tempo…
Mas foi algo meu, nada cientifico q comprove que isso é valido para todos!

flw! feliz ano novo!

Kra foi muito boa sua tática. A minha foi o seguinte responde e marca para revisar. As de Drag and Drop eu deixei em branco e respondia no final. Terminei todas e as que deixei incompletas e depois quando vi falatava 15 minutos. Ai fiquei respondendo as de Drag. Para mim foi muito apertado.
=]
Vou estudar uma tatica melhor!

Anderson!!!

Foda hein! Mas aqui, os dois pontos importantes:

1. Não desistir.
  2. Não desistir.

Pelo relato do seu estudo eu te sugiro 1 coisa…ler e fazer exemplos no código mesmo. Pense numa forma de testar o conceito que você aprendeu. Pense num programa pra testar o que o livro não fala. Pensar nas outras possibilidades…
Fazer pequenos programas é o mais importante. Quando eu estava estudando e só lia eu tirava uns 40% nos mocks…depois que comecei a fazer os exemplos passei a tirar 70%-75%.

faz isso que você passa com certeza na próxima.

[]s
Gunnar

No dia 26 de janeiro farei minha prova scjp 1,5, sei que é difícil passar logo de cara, já estou reforçando os tópicos que tenho mais dúvidas.

Discordo plenamente de quem diz que o tempo é apertado. O tempo da e sobra pra fazer e ainda revisar tudo que fez com calma.
A única forma de pegar agilidade para responder é fazendo Whizlabs entre outros.
Aconselho vc Anderson a só fazer mocks de todos os tipos e principalmente Whizlabs daqui para frente, nao fique revisando novamente o livro, concentre em fazer exercícios.
Em relação a tradução, achei qui ela ajuda a responder mais rápido as perguntas ( no meu caso )…
Mas é isso aí, agora tu já pegou experiencia e nao desanima nao. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar!

Vlw Guga pela força. Vou me dedicar sim. Não vou ler o livro todo mas vou dar uma revisada rápida nos assuntos que tive um score baixo. Vou ver o killer o whilabs e o Master Exame.
Agradeço a todos pela força só tive incentivo até agora e minha segunda prova já está marcada para o dia 30 de Janeiro.

Vlw a todos.

[quote=anderson.bonavides]Vlw Guga pela força. Vou me dedicar sim. Não vou ler o livro todo mas vou dar uma revisada rápida nos assuntos que tive um score baixo. Vou ver o killer o whilabs e o Master Exame.
Agradeço a todos pela força só tive incentivo até agora e minha segunda prova já está marcada para o dia 30 de Janeiro.

Vlw a todos.[/quote]

nao faça o masterexame ta cheio de erro o whizlabs e o killer é o suficiente!!