SCJP 5.0: Passei!

Ola pessoal estou passando pra dizer que passei no exame e como foi a prova…

• Primeiro de tudo quero agradecer a todos vcs pelas duvidas tiradas. Muito obrigado mesmo pela parceria…

Bom sobre a prova foi o seguinte:
-&gt Threads - Não achei tão dificil, porem os caras usaram e abusaram de sintaxes do tipo:
Runnable r = new Runnable() {
public void run() {}
}

Thread t = new Thread® {
public void run() {}
}
Tinha muito disso mesmo. A maioria das questoes usavam direto essa sintaxe.

-&gt Generics - Aqui foi mais suado, pq eles usaram muito as questoes do tipo "drag and drop" nao de assinar/multipla-escolha, daí haviam as vezes muitas alternativas e vc acabava perdendo um tempo consideravel para analizar as possibilidades e tentar "encaixar" as coisas… Collections tambem haviam esse tipo e questao mas foi bem mais tranquilo…

-&gt Enums como jah haviam comentado por aqui, realmente estava bem basico…

-&gt Construtores, Excecoes, Overwrite, Overload tava bem basico… pros ultimos dois usaram bastante no novo for-each percorrendo vetores de um Super-Tipo com elementos de Sub-tipos, usando chamadas poliformicas de metodo.

-&gt Assertions - Muito basico, nem cobraram boas praticas do uso de assertions.

-&gt No Fundamentals, soh eh bom estudar as opcoes q podem ser passadas via linha de comando… foram cobradas -D (principalmente) e o -cp (soh pra enganar) -ea -esa…

-&gt Usar tambem loops for-each com chamadas a metodos de retorno co-variant isso ocorreu tambem varias vezes…

Em resumo, o drag and drop das alternativas (que foi uma novidade pra mim) e o Tempo bem apertado são o que valem mais a pena resaltar.

Meu score foi 75%, quase ia esquecendo…

Eh isso ai galera… Vamo Batalhar pra conquistar a próxima!

Meus parabens… tambem estou estudando com o livro da Katty Sierra para tentar a prova… tomara que tenha exito… e novamente meus parabens por essa conquista… e tomara que todos nos alcancemos nossos objetivos e conquista nesta fascinante linguaguem… :smiley:

Parabéns!!

A primeira certificação em Java a gente nunca esquece! :slight_smile: :smiley:

Parabens, espero até janeiro tirar a minha tbm…

[]s :smiley:

Parabens cara…!!! Vou tentar tirar a minha ainda esse mês…!!!

Vc fez a prova em portugues ou ingles…??

Quais mocks vc usou pra se preparar???

Mais um vez parabens…!!!

Ola Rodrigo, fiz a prova em ingles (mas há em portugues?),
Comprei os simulados da Sun, vale a pena mesmo…
Usei pra me preparar o Programmers Exam da Katy Sierra (pra 1.4) e o resto estudei por conta… no site da Sun principalmente…

Parabens cara…
E isso ai… qual vc pretende fazer agora ???

Abraços e sucesso !!!

Obrigado Danilo…
Pretendo seguir com a SCWCD - Sun Certified Web Component Developer…
Mas primeiro vou pretendo colher um pouco os frutos dessa… :slight_smile: you know…
Sucesso a todos nós!!

Eu tbm vou fazer a SCWCD …
Comprei um livro USE A CABEÇA… SERVLETS E JSP…
Muito bom … rico em figuras e bem didatico…
Mas pretendo fazer o exame ano q vem… rsrs

Ate mais

eita to pra desistir da minha ehhe! depois do relato da prova… ai!! acho que na hora o medo, o bixo pega!! hehe parabens cara!! pretendo tb fazer a minha este ano ainda quem sabe…depende da faculdade deixar!! :frowning:

Nao tem que desistir nao camilo eh soh estudar direitinho e jah era…
Realmente sempre existem outros fatores que dificultam… eu particularmente esse ano deixei de participar do evento ENECOMP que sempre participo pra poder estudar e me certificar de uma vez.

Parabéns! Sorte e sucesso na carreira! :smiley:

caiozanchetti parabens !
Gostaria de saber de vc mais detalhes sobre essas questoes drag and drop.
1- Durante a prova vc pode fazer anotacoes ? Eles fornecem caneta e papel para isso ?
2- O resultado sai na hora , assim que vc termina a prova ?
3- Estou estudando pelo livro da k.sierra em ingles, e vejo muitas questoes do tipo, choose all that apply, o que dificulta , pois se vc nao souber as vezes as 6 alternativas vc erra. Como é isso na prova, eles fornecem o numero de respostas ou é assim mesmo ?

Ola muldon tudo certo? valeu pelos parabéns!
Bom qto as suas perguntas:

1. Sim pode fazer anotacoes, mas não pode leva-las contigo. Eles lhe darão três folhas de papel A4 branquinhas novinhas e uma caneta (nem precisa levar, q chick neh…).

2. Vc vai respondendo as perguntas, qdo terminar o tempo (o que acredite, nao demora muito!) ele dá uma mensagem: Sua sessão expirou. E nisso já sai imprimindo o Score Report em uma impressora que deverá estar preparada na sala onde vc vai fazer a prova. Não vai aparecer nada na tela, só impresso, ele lhe pedirá se deseja imprimir mais uma via… dai vc decide.

3. Qto ao número de questões a serem assinaladas fica tranquilo pq todas questões tem ao final (shoose two/one/three…). E caso vc não assinale a mais ele da uma msg na hora, se faltar no final tem um resumo bonitinho dizendo que vc esqueceu de assinalar…

As questoes que usam o drag and drop funcionarão assim: Irão aparecer programas incompletos (ex: faltando os modificadores de acesso, soh pra exemplificar) dai la vão aparecer alguns requisitos tipo - Uma classe fora do pacote pode extender-se desta classe (E varios retangulos com modificadores dentro a esquerda ou abaixo na tela. O que vc precisa fazer no caso, eh arrastar o modificador protected para a area amarelo-limao ao lado da palavra class pra ela ficar “preenchida” corretamente digamos…

Outras vezes vai aparecer (principalmente com collections) alguns retangulos (de respostas) com algumas classes [e atencao no detalhe] algumas interfaces… e mais ao lado outros retangulos (onde vc deve “soltar”) as classes que satisfizerem as caracteristicas.
Ex:

[Ordenado Naturalmente, Não permite nulos] – area para soltar
[Ordenado pelo index, possui comandos de fila] – as 2 alternativas

[TreeSet] [LinkedHashSet] [LinkedList] [SortedSet] – respostas

Nesse caso vc deve arrastar o retangulo:
[TreeSet] sobre o retangulo
[Ordenado Naturalmente, Não permite nulos]
e o retangulo [LinkedList] sobre o retangulo [Ordenado pelo index, possui comandos de fila]

Compreendeste?

Abraço, qq duvida sinta-se a vontade em postar.

Fiz a prova em um lugar em que eles lhe dão três folhas de plástico duro, e uma caneta de retroprojetor. Isso para não derrubar árvores à toa - já que para reaproveitar as folhas, basta passar um pano com álcool. (Se bem que o álcool também não é lá muito ecológico, já que normalmente plantar cana requer fazer queimadas, se a colheita for manual, etc.)

caiozanchetti obrigado pelas dicas. Acho que agora sim da pra ter uma boa base pra faze a prova.
Abraco !