SCJP 5.0 Passei!

32 respostas
derheimen

Realizei ontem a tartde o exame 310-055 (Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, SE 5.0).

O exame estava marcado para as 8:30hs da manhã, chegando lá, fui com uma moça até a sala onde são realizados os exames da Sun.
O Exame é baixado na hora do site da prometric, por alguns motivos que não sei quais, o software não conseguia baixar a minha prova, tentaram umas cinco vezes sem exito.

Entraram em contato com o pessoal da prometric e foi informado que o site da prometric lá nos U.S.A estava com problemas e passando por manutenções.

Retornei para o hotel e fui para o shooping almoçar, quando voltei para o hotel, fui deitar e relaxar um pouco, estava quaze dormindo quando recebi uma ligação dizendo que tinham conseguido fazer o download da prova.

Rapidamente me ageitei e corri para o local da prova, cheguando lá me encaminharam novamente para o local do teste, então iniciei o exame e de cara tive que responder 7 questões da sun, uma pesquisa que eles realizam com as pessoa que vão realizar alguma certificação, você tem 15 minutos para responder estas perguntas.
Obs: esse tempo não tem nada ver com o da prova, é só para as 7 perguntas.

Passando isso, dei inicio a prova, a primeiro pergunta era em relação a StringBuffer e StringBuilder, depois vieram 5 questões de Drad-and-Drop umas após a outra, ficaquei apavorado, pois estavam muito dificeis, fiquei imaginando comigo, será que todo exame vai ser desse nível… :shock: :? :frowning:
Ao total foram umas 20 drag-and-drop, sobre threads, generics, serialização, etc…

Uma coisa que não gostei que me atrapalhou em algumas questões drag-and-drop foi que foram traduzidas as opções de código que você deveria adicionar nas caixas em branco, por exemplo synchronized(sincronzado), true(verdadeiro), false(falso), etc…
Mas não foi só isso não havia perguntas e respostas ruim de interpretar, acho que atrapalhou um pouco, mas nada que atrapalhe a passar no exame.

Em uma questão drag-and-drop, sobre sincronização, existiam caixas vazias para nomes de métodos e bloco sincronizados e outras coisas mais, eu não sabia que caixa deveria adicionar essa opção(sincronizado), imagina bloco de código com a palavra sincronizado, hauhauhau. Não havia nenhuma opção synchronized.

No final do exame, quando faltavam umas 30 questões fiquei preocupado com o tempo pois achei que não iria dar para responder todas as pergunatas, então apertei o ritmo e finalizei a prova faltando 20 minutos.

Tinha algumas questões que havia marcado par revisar, dei umas olhada em todas e respondi, realmente quando você pede para revisar uma questão drag-and-drop ele te mostra uma alerta perguntando se deseja revisar pois ira apagar todas as respostas que já havia respondido.

No final foi só alegria, passei com 70% :lol:, esperava uma nota maior, pois nos simulados do whizlabs tirava médias em torno de 75% a 95%,e como todos falam que o whizlabs é muito mais dificil que a prova, achei que iria passar tranquilamente com uma média alta, comigo foi ao contrário, a prova foi muito mais dificil, com códigos que nunca tinha visto e testado na vida. hauhauhauhau…
Mas o importante foi que passei.

Obrigado a todos que de alguma forma contribuiram, respondendo os tópicos com dúvidas sobre assuntos sobre certificação.

Boa sorte a todos que forem realizar o exame também, e uma dica estudem muito, pois não é fácil.

Abraços a todos.

32 Respostas

nbluis

Voçe fez a prova em português?

nbluis

Voçe fez a prova em português?

derheimen

sim, achei algumas traduções não muito boas, como citei no primeiro tópico acima.

Deh

a prova foi muito mais dificil que o whizlabs?

em niveis de conhecimento? questões e bla bla bla
estudou pelo livro da Kathy Sierra e do Bert Bates?
fez o master exam da Kathy e do Bert?

e parabéns!

derheimen

Sim, a prova foi muito mais dificil que o whizlabs.
Estudei pelo livro da kathy Sierra, acho que li umas 4 ou 5 vezes, as ultimas vezes só os pontos importantes de cada capitúlo.
O master exam fiz umas três vezes eu acho, bem quando comecei a fazer simulados, quando ainda não tinha o whizlabs.

renan_java

Prabéns Heider!!! :wink:

Estou estudando pra tirar minha certificação também, espero que eu passe também!!! :slight_smile:

Mas conta ai pro pessoa do GUJ quais foram suas principais dificuldades?O que vc acha que precisaria ter estudado mais pra tirar um score maior???

derheimen

Eu estudei muito, tanto na leitura como na prática…
Mas sempre fica alguma coisa que você não testou e na hora vem aquela dúvida.
O negócio é estudar, estudar e estudar mesmo, eu achei que estava estudando demais e passaria tranquilamente…
Mas foi totalmente diferente, acho que o nervosismo me atrapalhou um pouco também.

Java_Vinicius_Machin

Parabéns! :smiley:

LPJava

po cara parabens !! agora seria interessante vc citar o que mais caiu… se teve muitas de threads, generics… onde vc percebeu mais pegadinhas… esas coisas… pq o whizlabs eh cheio de pegadinha as vezes a questao eh de serialização e vc acha que a ideia é perguntar sobre quando ver entre linhas ele testando se vc sabe sobre acesso de static e non-static.
Mas o que nao gostei eh tradução das palavras chaves ai eh lenha… mas so foi na de drop essa tradução ou ate nas perguntas… normais?

paulovittor23

Parabéns ! :wink:

To em fase final de preparação para a prova e saber desses detalhes da prova ajuda bastante p gente corrigir as deficiencias…

Vc conseguiria colocar mais ou menos a porcentagem de cada item que caiu na prova :?:
Ficaria grato se vc pudesse citar alguns tópicos que vc achou q caiu bastante…

Vlw… :smiley:

Mantu

O exame é em português ou vc pode escolher fazer em inglês?

paulovittor23

Vc escolhe na hora que esta agendando a prova no site da prometric…

[]s

LPJava

não mantu é o inverso exame eh ingles…sempre foi depois que a sun começou a dar suporte algumas linguas… mas vc deve escolher isso quando marcar o exame…

derheimen

Caiu tudo, todo o material do livro da kathy Sierra, APIs, conjuntos, OO, Fluxo de controle, threads(bastante), generics(muito complexas), etc…
Pegadinhas existem em todos tipos de questão, sempre eles tentam te desviar do foco, mas se deve prestar muita atenção, desde uma declaração de package, import, ao fecha “}”(chaves) de uma classe, é bom estar preparado para tudo.

derheimen

paulovittor23:
Vc conseguiria colocar mais ou menos a porcentagem de cada item que caiu na prova :?:

Paulo, é dificil lembrar assim a quantidade de questões de cada tópico, pois na hora o nervosismo, a afobação para resolver logo as questões, acabam te deixando preocupado com o a prova mesmo, agente nem se preocupa de tentar lembrar alguma coisa, mas posso te dizer que tudo caiu de tudo.
Vou deixar em anexo um projeto scjp, que eu utilizava para tirar dúvidas em relação a prática, caso alguém queira é só fazer o download, espero estar ajudando.

alberto_ribeiro

Opa Parabéns cara… muito bomm!!!

qto vc estava tirando no master exam do livro da kathy???

o wizlabs eu to fazendo apenas na versão trial onde tem uma opção com umas 48 perguntas… eu tirei 84% mais a primeira vez que fiz tirei 55%…
no master exam eu tirei uma nota ruim da primeira vez e na segunda eu tirei 78%… será que é pouco ainda eheheh
estou me preparando pra ler pela segunda vez o livro…

Você reparou se cai alguma pergunta que vc respondeu no master exam ou wizlabs ???
o que me parece que ao longo de tanto responder os exames você acaba é decorando…

Parabéns messssmo… :smiley:

paulovittor23

Heider Matos:
paulovittor23:

Paulo, é dificil lembrar assim a quantidade de questões de cada tópico, pois na hora o nervosismo, a afobação para resolver logo as questões, acabam te deixando preocupado com o a prova mesmo, agente nem se preocupa de tentar lembrar alguma coisa, mas posso te dizer que tudo caiu de tudo.
Vou deixar em anexo um projeto scjp, que eu utilizava para tirar dúvidas em relação a prática, caso alguém queira é só fazer o download, espero estar ajudando.

Tnks Heider !
Vou dar uma olhada no material quando chegar da faculdade !

Minha prova tah agendada p próxima segunda e to com aquele frio na barriga já, vo pegar o fds p dar aquela última estudada… :lol:

Mais uma vez parabéns !

[]s

faelcavalcanti

Parabéns grande Heider. Você merece pelo seu esforço em ter se dedicado tanto e pela paciência.

Valeu pela transparência em poder disponibilizar informações para a galera que está atualmente se objetivando.

Congratulations!!!

LPJava

opa dali… revisar os capitulos iniciais onde ta as pegadinhas heheh! valeu… ai isso que precisava!!

Raff

Parábens 8)

Omeganosferatu

Porra velho show de bola. Parabens mesmo. Eu ainda nem comprei o voucher e ja to com frio na barriga

G

parabens kra…

comprei o livro deve chegar amanha… e o voucher vou compra em junho… tb…

Pelo visto é estudar e muito… e ler nao só uma vez o livro rsrsrs

[]'s
Geraldo

L

geraldobarboza:
parabens kra…

comprei o livro deve chegar amanha… e o voucher vou compra em junho… tb…

Pelo visto é estudar e muito… e ler nao só uma vez o livro rsrsrs

[]'s
Geraldo

Um conselho que eu te dou é só comprar o voucher quando vc tiver pronto pra fazer a prova. O voucher demora uns 20 dias pra chegar no máximo…

O que mais aparece aqui é gente vendendo o voucher pq vai expirar ou tomando ferro pq não teve tempo de se preparar corretamente e teve que fazer a prova pq o voucher tava expirando.

Pode acontecer N imprevistos…

Boa sorte cara!

Omeganosferatu

12 meses de voucher …
sei lá eu vou comprar agora ainda vou ter que ralar muito pra me preparar mas nao posso perder a promoção do retake… eu acho que isso te da mais confiança na hora de fazer a prova…

Crocodilo

Em caso de fazer a prova e não receber o Score como proceder… a prometric diz que manda Fax…isso é muito constrangedor ??? não faz parte de contrato algum… é possivel cancelar o exame…

Onde tem o regulamento da prometric que autoriza centros prometric a realizar exame aqui no Brazil…???

H

Nodiploma da certificação está dizendo em que língua você realizou a prova?

R

Não. Não diz nem mesmo o score. :cry:

blackthorne

parabens!!!
70% foi muito bom.

tbm estou estudando, mas tenho q azilar mais!!!
deste ano nao passa!

espero poder postar aqui tbm a minha vitoria!

falow

R

estou iniciando meus estudos para a certificação agora…quanto tempo vc dedicou para seus estudos?

B

Parabens,boa sorte nas próximas…:slight_smile:

William_Alves

Ola ronivaldo

Seja bem-vindo rs

Sobre o prazo a turma em média leva de 3 a 4 meses depende muito da sua experiência e tempo disponível, se diver um ou outro da pra estudar em um prazo menor, o mais importante é a disciplina.

Ai vão algumas dicas:

Então você gostaria de estudar para certificação?

Simulados para Certificação Java

Dicas sobre post

Dicas SCJP

Sun - SCJP

Bom Estudo.

Ps. sei que a intenção foi boa, mas cuidado com posts antigos pois a turma num curte muito vlw.

Abraços.

blackthorne

eu estudei uns 4 meses…
li, resolvi todos os problemas que pude.

deu para passar com 91%, com o livro Katty sierra e com testkyller.
nao esqueça que os conceitos são fundamentais para sua carreira como desenvolvedor.
aprenda, nao decore.

boa sorte.

Criado 7 de março de 2007
Ultima resposta 23 de dez. de 2009
Respostas 32
Participantes 21