Realizei ontem a tartde o exame 310-055 (Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, SE 5.0).
O exame estava marcado para as 8:30hs da manhã, chegando lá, fui com uma moça até a sala onde são realizados os exames da Sun.
O Exame é baixado na hora do site da prometric, por alguns motivos que não sei quais, o software não conseguia baixar a minha prova, tentaram umas cinco vezes sem exito.
Entraram em contato com o pessoal da prometric e foi informado que o site da prometric lá nos U.S.A estava com problemas e passando por manutenções.
Retornei para o hotel e fui para o shooping almoçar, quando voltei para o hotel, fui deitar e relaxar um pouco, estava quaze dormindo quando recebi uma ligação dizendo que tinham conseguido fazer o download da prova.
Rapidamente me ageitei e corri para o local da prova, cheguando lá me encaminharam novamente para o local do teste, então iniciei o exame e de cara tive que responder 7 questões da sun, uma pesquisa que eles realizam com as pessoa que vão realizar alguma certificação, você tem 15 minutos para responder estas perguntas.
Obs: esse tempo não tem nada ver com o da prova, é só para as 7 perguntas.
Passando isso, dei inicio a prova, a primeiro pergunta era em relação a StringBuffer e StringBuilder, depois vieram 5 questões de Drad-and-Drop umas após a outra, ficaquei apavorado, pois estavam muito dificeis, fiquei imaginando comigo, será que todo exame vai ser desse nível… :shock: :? 
Ao total foram umas 20 drag-and-drop, sobre threads, generics, serialização, etc…
Uma coisa que não gostei que me atrapalhou em algumas questões drag-and-drop foi que foram traduzidas as opções de código que você deveria adicionar nas caixas em branco, por exemplo synchronized(sincronzado), true(verdadeiro), false(falso), etc…
Mas não foi só isso não havia perguntas e respostas ruim de interpretar, acho que atrapalhou um pouco, mas nada que atrapalhe a passar no exame.
Em uma questão drag-and-drop, sobre sincronização, existiam caixas vazias para nomes de métodos e bloco sincronizados e outras coisas mais, eu não sabia que caixa deveria adicionar essa opção(sincronizado), imagina bloco de código com a palavra sincronizado, hauhauhau. Não havia nenhuma opção synchronized.
No final do exame, quando faltavam umas 30 questões fiquei preocupado com o tempo pois achei que não iria dar para responder todas as pergunatas, então apertei o ritmo e finalizei a prova faltando 20 minutos.
Tinha algumas questões que havia marcado par revisar, dei umas olhada em todas e respondi, realmente quando você pede para revisar uma questão drag-and-drop ele te mostra uma alerta perguntando se deseja revisar pois ira apagar todas as respostas que já havia respondido.
No final foi só alegria, passei com 70% :lol:, esperava uma nota maior, pois nos simulados do whizlabs tirava médias em torno de 75% a 95%,e como todos falam que o whizlabs é muito mais dificil que a prova, achei que iria passar tranquilamente com uma média alta, comigo foi ao contrário, a prova foi muito mais dificil, com códigos que nunca tinha visto e testado na vida. hauhauhauhau…
Mas o importante foi que passei.
Obrigado a todos que de alguma forma contribuiram, respondendo os tópicos com dúvidas sobre assuntos sobre certificação.
Boa sorte a todos que forem realizar o exame também, e uma dica estudem muito, pois não é fácil.
Abraços a todos.