SCJP 5: Não foi dessa vez!

Pois é pessoal, fiz a prova (inglês) hoje de manhã e infelizmente não passei, obtive 57% dos 59% necessários para ser aprovada, por uma questãozinha!!
Como de praxe vou relatar a minha experiência.

Em primeiro lugar só fiz a prova porque meu voucher estava expirando nessa sexta (29/06/2007), comprei ele em agosto do ano passado, comecei a estudar em inicio de outubro, infelizmente em novembro perdi uma pessoa muito querida para mim e isso me desmotivou nos estudos, larguei tudo de mão mesmo, não é motivo de desculpa para não estudar, mas sem motivação não tem jeito, só fui retomar em maio, isso porque meu voucher estava expirando.
Na real não passei porque estudei pouco mesmo, li o livro da Kathy duas vezes, mas só a teoria não foi suficiente, me faltou muita prática e não falo só dos simulados.
Utilizei os simulados do Whizlabs, mas nunca obtive uma nota muito boa neles. o Master Exam não tive tempo de fazer.

• A prova em si eu achei mais fácil que os simulados do Whizlabs, de novo me faltou mais estudo.
  • API foi onde mais senti dificuldade e onde praticamente zerei o exame somente 17%, não consegui entender a parte de IO, regex e formatação, tive bastante dificuldade em Collections e Generics também.
  • Também caiu umas questões sobre o capitulo 10 do livro, sobre classpath, javac e jars, que também não consegui entender muito bem, provavelmente pelo pouco tempo de estudo.
  • Threads eu obtive 60%, não caiu nenhuma questão muito cabeluda sobre elas.
  • Caiu 11 questões de drag and drop e elas não estava dificeis, se eu soubesse o que tinha que fazer nelas! :lol:
  • Não caiu nenhuma questão com a opção “None of these”.

Tiro dessa experiência uma boa lição, tem que estudar muito mesmo, mas principalmente praticar muito e muito! Fui fazer a prova consciente dos meus erros.
Apesar de ficar chateada, não me desmotivei e já estou começando a estudar do zero tudo de novo, dessa vez corretamente, com tempo e fazendo muitos exercícios, espero que nada me desvirtue do caminho dessa vez!
Liguei para a Sun hoje de tarde mesmo, não comprei o voucher porque o atendente me falou para esperar um pouco, parece que a Sun vai prorrogar a promoção de Retake, até sexta eles têm a resposta, espero que sim!

Oi Veronicaaa não fica triste bola pra frente e da outra vez você passa com ctz, nossa você diz que estudou pouco e foi muito bem se você analisar, não desista e vamos lá hein… da próxima você consegue…

um grande abç e se cuida…

Verônica, qual é o telefone para ver qdo está para expirar o voucher.
Eu comprei o meu em agosto tb e achei que só fosse vencer em agosto desse ano._
E não desanima não, abraços._

[quote=anderline]Verônica, qual é o telefone para ver qdo está para expirar o voucher.
Eu comprei o meu em agosto tb e achei que só fosse vencer em agosto desse ano._
E não desanima não, abraços._[/quote]
Olá
Bom depende, no seu voucher tem a data de expiração da uma olhada, tens uns que valem por um ano outros por 11 ou 10 meses.

Parabéns se sem estudar direito passou raspando de tirar a certificação
da proxima vez será facil.
Acho que temos que te agradecer por compartilhar sua experiencia com a gente .Tb tô pensado em tentar a certificação vc poderia me indicar um bom livro em português eu li que tradução do Kathy ta ruim existe algum
um outro,sera que estudado umas quatro por dia durante um mês da pra tentar a certificação de java eu conheço mais so de OO?
Um abraço.

Veronica,

Não desanime. Bola pra frente, agora é continuar estudando para tentar novamente.

Daniel, eu sinceramente acho que 1 mes é pouco para estudar para a certificação, tendo em visto que só o livro da Kathy são 450 páginas.
Mas nã acho impossível. Eu acho que de 2 a 3 meses é um tempo razoavel para estudar (livro + prática + testes) para o exame.

[quote=Daniel.F]Parabéns se sem estudar direito passou raspando de tirar a certificação
da proxima vez será facil.
Acho que temos que te agradecer por compartilhar sua experiencia com a gente .Tb tô pensado em tentar a certificação vc poderia me indicar um bom livro em português eu li que tradução do Kathy ta ruim existe algum
um outro,sera que estudado umas quatro por dia durante um mês da pra tentar a certificação de java eu conheço mais so de OO?
Um abraço.[/quote]
Oi Daniel, eu estudei pelo livro da Kathy para SCJP 5 em português e não tenho do que reclamar, a segunda edição está melhor que a primeira, tem uns errinhos de escrita, muitas vezes aparece Treads em vez de Threads! Mas isso não chega ao ponto de te prejudicar, de nada adianta você comprar o livro em inglês se o seu inglês não for muito bom, aí você acaba perdendo tempo traduzindo, minha opinião pelo menos.
O livro em português tem menos páginas do que o inglês, mas acho que deve-se ao fato de que no livro em inglês as páginas são menores e as fontes também me pareceram diferentes.
Olha, eu estudei mais ou menos isso que você falou, umas 4 horas por dia durante um mês, para mim foi pouco, mas cada pessoa tem o seu ritmo, de repente para você seja suficiente. Tem que começar a estudar e ver como você está indo.
Acho importante postar a experiência sendo ela positiva ou negativa, pois isso ajuda quem está estudando, a gente não vê muitos posts de “Não passei” acho que o pessoal fica envergonhado, não sei, mas acho que tem muitas pessoas que fazem a prova e não passam, aí a gente cria aquela falsa impressão de que todo mundo passa!!
Boa sorte nos seus estudos!!

É bem chato quando a gente não consegue o resultado que estava esperando, mas o importante é não desanimar.
Tente lembrar das questões que errou para poder focar mais os estudos nelas, agora que está com as idéias mais frescas na memória, pois daqui a algum tempo vai esquecer.
Outra coisa que ajuda muito é fazer como você comentou: testar o código na prática, pois daí você não esquece.

Obrigado Verônica , so mais pergunta estes simulados que vc fez são em português eles são free ?Onde eu baixo?

Tbem vou me certificar no Java 5, o que acham de um grupo de estudo?

Olá Veronica!!! hehe foi bem… foi o que ti falei… no msn… pratica e pratica… mais era apenas uma questao… realmente a parte de api e collections é uma decoreba doida… tem que praticar muito… ler o programa com a teoria das classes e quais interfaces ela pertence… ehhe eu fiquei na minha com muito medo de collections e generics que acabei tirando 88% neles… porem me lenhando nos outros como threads tirei 25% hehe mais… estamos na mesma luta… ai… boa sorte…
by Camilo Lopes

agora Daniel.F
tudo para a certificacao vc vai encontrar em ingles… desde materiais sobre assuntos que tiver duvida, como simulados… excetos os dois livros abaixo…(o qual eu utilizo) e o simulado abaixo tb. E a respeito da sua outra pergunta… 4 horas por dia em 1 mes… para tentar o exame nao eh o suficiente… a nao ser que vc ja trabalha bom tempo com java… ai vc vai matar muito assunto… mais tem assunto de um capitulo q somente ele vai tomar essas suas 4 horas… até entender…(exemplo threads -vendo o assunto pela primeira vez).

Materiais em port para scjp 5
Simulado scjp 5 - aqui é so para se divertir o grau de dificuldade nao tem ne 10% do exame real.Mas é uma boa opção quando ainda está no inicio dos estudos.
http://caelum.com.br/caelummock/

Livro para estudo
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1808932&ST=SR

Livro c/ exercicios e simulado - Esse aqui o autor pegou o whizlabs traduziu e pegou o simulado da sun e tb traduziou e colocou no livro… até os comentarios das respostas… ele não tirou uma virgula. Mas é uma boa opção eu to usando ele nessa segunda etapa de estudo…

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1479838&ST=SR

1. flw… espero ter ajudado :D!!

Parabens pela força de vontade, e que da proxima vez o resultado seja melhor. Boa sorte.

Poxa… 1 questão é phoda!
Mas sucesso na tua nova tentativa! :thumbup:

puxa vida foi por pouco, mas não desista não Veronica manda vê que você vai ir bem na proxima tenho certeza !

Veronica você estudo quanto tempo, antes de ir fazer a prova ???

Os Simulados que fiz foram do Whizlabs, eles não têm versão em português e também não é free, você pode baixar a versão trial, mas vale a pena comprar a licença, aproveita que o dolar está mais baixo.

http://www.whizlabs.com/scjp/scjp-5.0-details.html

[quote=Raff]Veronica você estudo quanto tempo, antes de ir fazer a prova ???
[/quote]

Eu estudei somente um mês e uns dias, como eu disse foi pouco para mim e como o Camilo falou acima, tem vezes que você demora muito tempo em um determinado assunto.

Passei a mesma coisa que você passou Veronicaaa, não passei, fiquei muito triste, e por um momento preferi me afastar um pouco das certificações para retormar algumas outras coisas que estava fazendo.
Voltei a estudar e agora para a 5( na epoca era a 1.4), vou optar pelo portugues(para não cair nas pegadinhas do ingles).

Boa sorte nessa sua nova jornada, e é isso ai, estudar! estudar! estudar! :slight_smile:

Vc usou Whizlabs, como comprou? e o MasterExam ele é free ou tb tem que comprar?

Eu comprei o Whizlabs pelo site deles, mas precisa ter cartão de crédito internacional. O Master Exam vem junto com o livro, na versão em inglês, ou você pode baixar do site da Altabooks.
http://www.altabooks.com.br/downloads.asp

pensei que era 70% para passar…

num marquei ainda pq sempre fico com 88% nos simulados… ae fikei meio com pé atrás… acho que vou marcar semana que vem entum…

:stuck_out_tongue: