SCJP 5 ou 6 ? Qual fazer?

13 respostas
J

Bom dia amigos !

Estou iniciando no mundo java e de uns tempos para cá comecei a gostar do assunto e resolvi me aprofundar na área. Tanto por influência de amigos como de professores da faculdade, comecei a pesquisar sobre as mais variadas certificações Sun-Java existentes, e vi que a que eu gostaria era a SCJP (gostaria se possível algumas opiniões sobre a SCJA, se é recomendável fazê-la antes, se muitos profissionais a fazem ou não).

Andei dando uma olhada em livros e em tópicos já existentes aqui no fórum, que aliás eu não conhecia e digasse de passagem é muito bom, e percebi que atualmente existem dois tipos de certificações: a SCJP 5(CX-310-055) e a SCJP 6(CX-310-065)- http://www.sun.com/training/certification/java/prepare_scjp.html.

Gostaria de saber a opinião de nossos caros colegas, quais vocês recomendariam a alguem que possui uma base, pequena de java e razoável de OO, livros recomendados, um curso no meu caso seria ideal, tempo de preparação para o exame, enfim, opiniões.

Andei perguntando sobre e me disseram que os livros da Kathy Sierra são muito bons:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=01911411511217344452827853&nitem=1823401
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=9002947&sid=01911411511217344452827853&k5=324935F4&uid=

Algum outro autor ?

Muito obrigado
João Guilherme.

P.S.: Venho humildemente buscar informações e conhecimento, e não respostas prontas para meu problema. O grande valor de um homem é medido pela sua sabedoria, e não por sua arrogância.

13 Respostas

Javabuntu

colega uma das boas iniciativas do fórum é um campo “PESQUISAR”, sempre utilize antes de fazer um novo post, é quase impossível que ninguém tenha tido sua dúvida antes, iria ver que pra essa sua pergunta tem centenas de resposta aqui.

Mas de qualquer forma, faça a 6!

a.gomes

falo por experiencia propria.

faça a 6.

taaqui

joao.jg:
Bom dia amigos !

P.S.: Venho humildemente buscar informações e conhecimento, e não respostas prontas para meu problema. O grande valor de um homem é medido pela sua sabedoria, e não por sua arrogância.

Joao não sei se você conhecia o GUJ antes, mais aqui somos uma fraternidade, não tratamos ninguém com arrogância ou ignorância, respondendo a sua pergunta, se você tiver pelo menos uma noção de inglês, aquelas dos mocks “não sei se você já esta fazendo”, mais eu comecei com o mesmo pensamento que o seu, de fazer a 1.5 por causa do meu inglês, mais depois de ler vários comentários e sites da Internet falando que o inglês da prova é bem básico resolvi fazer o 1.6 mesmo que é em inglês.,

Livros tem muito, mais o principal seria o da kathy é mais abrangente e muito didáctico, realmente é para quem quer fazer a prova é ler ele pelos menos 3 vezes, em relação a cursos, é sempre bom fazer se você não tiver noção de nada do mundo Java e de orientação a objetos.

Meu conselho para você se tiver tempo é claro, compra o livro da kathy, compra o voucher e marca a prova para daqui a 3 meses depois é só se matar de estudar 12 horas por dia, qualquer duvida volte sempre aqui para posta-la e tira-la.

J

Gostaria de agradecer as respostas, e me desculpar se não fui muito bem entendido.

Enfim, muito obrigado.
Pesquisarei mais sobre o exame SCJP 6.

[]s
JG

F

Seguinte…

Existem várias certificações e SCJP e pré-requisito para praticamente todas elas. Você, por exemplo não pode fazer a certificação SCWCD que é desenvolvedor web Java sem antes ter passado na SCJP que é de programador Java.

Atualmente a versão da prova é a versão 6, que inclui todas as novas funcionalidades desta versão do Java, como você citou SCJP 6(CX-310-065). Porém, esta prova esta disponivel somente em inglês.
Acredito que por este motivo algumas pessoas optam por fazer a versão 5 da prova. Mas certamente seria recomendado que você fizesse a 6 por ser mais atual.

Com relação a preparação, o livro da Kathy Sierra aborda todos os objetivos que você precisa saber para poder passar na prova, o nome é “Certificação Sun para Programador Java 5”. Somente com ele você já será capaz de passar na prova. Mas para conseguir um bom score dar uma passada na API seria um requisito, além de fazer muitos mocks, que são exames simulados da prova, que é onde você pode pegar uma certa experiência de como será a prova e ir aperfeiçoando o seu conhecimento nos tópicos do exame.

Esses simulados você encontra aos montes na internet e aqui no fórum há inumeros links para estes.
Isso aí e bons estudos!!

F

Há, também uma certa tradição aqui no fórum que é sempre que alguém realiza a prova, sendo aprovado ou não, o pessoal vem aqui no fórum e faz um relato de como foi a prova, como foi a preparação, tempo de estudo, material de estudo, mocks utilizados.

Nestes tópicos você pode encontrar muita coisa útil que te ajudará na preparação.

Olhe no fórum de “Certificação”.

:thumbup:

H

Grande Fernando, voltando ao fórum! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Abraços.
Higor

maior_abandonado

taaqui:

… aqui somos uma fraternidade, não tratamos ninguém com arrogância ou ignorância, …

como eu queria q vc tivesse razão e que ninguém nessa comunidade fizesse isso…

taaqui

maior_abandonado:
taaqui:

… aqui somos uma fraternidade, não tratamos ninguém com arrogância ou ignorância, …

Relaxa maior_abandonado, somos sim, mais sempre tem alguns que são a ovelha negra heheh,

Tchello

taaqui:
maior_abandonado:
taaqui:

Relaxa maior_abandonado, somos sim, mais sempre tem alguns que são a ovelha negra heheh,

Posso dizer que me sinto muito a vontade aqui no forum, como se estivesse entre amigos.
Pelo menos é assim que eu costumo lidar com as pessoas nos foruns de que mais gosto de participar, como amigos.
Isso deixa o ambiente extremamente agradável e as coisas fluem mais facilmente.
Lógico que sempre há as exceções e “aquele cara que vc nunca vai com a cara ou que nunca vai com a sua cara” aparece de vez em quando, mas ultimamente tenho trabalho pra que isso não me incomode e tem funcionado muito bem.

Abraços!

ricardo13

olá,

eu acho que em todo ambiente sempre existe um “grupinho” no qual vc naum se identifica. Isso acontece no trabalho, na faculdade, na turma de amigos …
E isso não poderia deixar de acontecer em um fórum.

Mas sempre fui correspondido quando tive dúvidas !!! eu acho que não tenho nenhum “inimigo”…kkkkkkkk

Ricardo

F

Higor:
Grande Fernando, voltando ao fórum! :stuck_out_tongue_winking_eye:

Abraços.
Higor

Ehehe… desculpe, vem cá, eu te conheço???

Como descobriu que faz algum tempo que não participo aqui hein? Por curiosidade mesmo…

Abraço.
Fernando.
:XD:

H

Velho Fernando, já se pexamos por ai e acabamos batendo um papo descontraído a tempos atrás, coisas da minha memória por vezes infalível, talvez a foto ajude.
Mas esse lugar não é o mais adequado para lembranças antigas, me passa teu MSN ou GTALK por mp.

Abraços.
Higor

Criado 17 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 18 de fev. de 2009
Respostas 13
Participantes 9