SCJP 5 ou 6

19 respostas
C

Vou tirar minha SCJP, mais tenho umas duvidas:

Vale ainda tirar a SCJP 5.0 ou é melhor eu migrar para a 6.0 já?
Estou teminando meus estudos p/SCJP 5.0, se eu for fazer o 6.0, tenho que estudar + o que?

Quanto tempo leva pro Voucher chegar normalmente? 1 semana, 2?

To com essas duvidas :frowning:

Valeu pessoal!

19 Respostas

Deluxe

voucher demora uns 30 dias pra chegar, depende da regiao, se for capital umas 2 semanas…
a opcao de idioma em portugues somente a prova versao 5 tem… ja na versao 6 nao…
agora se vc nao tiver problema com ingles, faz logo a 6, a diferencas das duas eh minima…

C

Deluxe:
voucher demora uns 30 dias pra chegar, depende da regiao, se for capital umas 2 semanas…
a opcao de idioma em portugues somente a prova versao 5 tem… ja na versao 6 nao…
agora se vc nao tiver problema com ingles, faz logo a 6, a diferencas das duas eh minima…

E qual seria a diferença?

P

Olha, eu fiz a 5 porque estava com medo da 6, rsrs.

Mas o seguinte, tem umas diferenças básicas e addons do java 6. Dizem que a prova é mais facil, no entanto vc tem que tirar 65% enquanto na 5 tem que tirar 59%. Mas a 6 tem menos questões de drag’n drop.

Acho que a 6 no caso é a melhor opção.

C

Sergio Figueras:

Mas o seguinte, tem umas diferenças básicas e addons do java 6. Dizem que a prova é mais facil, no entanto vc tem que tirar 65% enquanto na 5 tem que tirar 59%. Mas a 6 tem menos questões de drag’n drop.

no momento, se eu tirar a 5, meu reconhecimento vai ser BEM MENOR do que caso eu tivesse tirado o 6?
no caso, no curricukum o 6 vai pesar BEM MAIS que o 5 ou nem faz tanta diferença?

Valeu!

P

caio77:
Sergio Figueras:

no momento, se eu tirar a 5, meu reconhecimento vai ser BEM MENOR do que caso eu tivesse tirado o 6?
no caso, no curricukum o 6 vai pesar BEM MAIS que o 5 ou nem faz tanta diferença?

Valeu!

Não, mas quando vier a certificação 7 (que nao vai demorar tanto) voce vai ter que fazer o upgrade. Se fizer a 6 acho que vc garante uns 3/4 anos ainda valendo bem. 6 vai pesar mais sim.

C

Sergio Figueras:
caio77:
Sergio Figueras:

Valeu!

Não, mas quando vier a certificação 7 (que nao vai demorar tanto) voce vai ter que fazer o upgrade. Se fizer a 6 acho que vc garante uns 3/4 anos ainda valendo bem. 6 vai pesar mais sim.

E na questão do conhecimento, no 6 vai cair muita coisa diferente OU vai ser só a forma da aplicação das questões que é diferente?

P

caio77:
Sergio Figueras:
caio77:
Sergio Figueras:

Valeu!

Não, mas quando vier a certificação 7 (que nao demorar tanto) voce vai ter que fazer o upgrade. Se fizer a 6 acho que vc garante uns 3/4 anos ainda valendo bem. 6 vai pesar mais sim.

E na questão do conhecimento, no 6 vai cair muita coisa diferente OU vai ser só a forma da aplicação das questões que é diferente?

Pelo o que o pessoal falou, cai quase nada de diferente. Compra o livro da Kathy Sierra novo pelo Amazon. Lá com certeza vai abordar tudo.

victorwss

A SCJP 6 é mais fácil, tem menos drag’n’drop e tem 35 minutos a mais para fazer. O único porém é que tem que acertar 47 questões (contra 43 da SCJP 5).

A SCJP 5 só seria vantagem se você não entende nada de inglês mesmo, pois a SCJP 6 não tem em português. Se bem que dizem que a tradução da SCJP 5 está horrível.

Enfim, não vejo nenhum motivo real para alguém querer fazer a SCJP 5 atualmente que não seja a língua.

breno.oliveira

cara até pensei em fazer para a 5 mas entrei no site da Sun e resolvi olhar as diferenças …

Creio que vale a pena fazer para a 6 as diferenção são tão poucas … A maior diferença mesmo é o idioma …

Bom falo por mim eu ainda estou estudando mas vou fazer logo para a 6

C

Quantas questões tem na SCJP?

e alguem sabe me dizer se realmente tem um topico NOVO na prova ou são todos iguais ao SCJP 5?

valeu galera!

P

Olá, também, estou estudando pra SCJP mas ainda estou no início, e estou estudando pelo livro da Kathy Sierra 5.0 e querendo fazer a prova 6.0, é melhor comprar o livro 6 ou posso continuar com o 5 e fazer os simulados pra 6??

obrigado!

R

Cara, a única diferença da 6 para 5 é que na 6 cai mais 3 Classes, são elas: Console, NavigableMap e NavigableSet. Você pode estudar tranquilamente para a 5, e depois dar uma estudada nessas classes pela API. Depois mete a mão nos simulados :wink:

P

blz… obrigado pela dica…

só mas uma dúvida, eu devo me preocupar com erros simples como por exemplo:

erro de sixtexe no código, ou então verificar se { } estão corretos, ou no exame não cai, e
eu nao devo perder meu tempo verificando em cada questão?

obrigado!

P

peduardo:
blz… obrigado pela dica…

só mas uma dúvida, eu devo me preocupar com erros simples como por exemplo:

erro de sixtexe no código, ou então verificar se { } estão corretos, ou no exame não cai, e
eu nao devo perder meu tempo verificando em cada questão?

obrigado!

Olá,

Claro que deve .Qualquer coisa que invalide a questão é um erro. O que vc mais vai encontrar erro é em declarações de acesso e herança.

[]'s

F

Opa, to estudando para certificação 5.0, você poderia me indicar um simulado para que eu possa testar meus conhecimento para a certificação?
Como é a certificação 6.0, digo, o ingles das questões é muito complicado ou uma pessoa com um ingles +/- consegue encarar?

Valeu

lnunix

Cara

Nesse site http://www.troytec.com/exams/SCJP.html você pode fazer download de um softwarezinho com o simulado da SCJP (bem como, vários outros exames).

Ah!.. somente em inglês.

Abração, divirta-se e sorte para nós, Rumo a SCJP 5!

S

E ae Galera,
bom sou novo aqui no fórum então vou contar um pouco sobre mim para vocês ja irem me conhecendo.
Eu fiz a prova da SCJP 5 no mês de maio, tirei 57% :cry: pra mim foi fodz nao passar por causa de 2%, ai desanimei mesmo e to voltando aos estudos agora, só que estou em duvidas em tentar a 5 ou a 6, gostaria de saber oq tem de diferente em relação a objetivos da 5 para a 6, sei que na 6 não tem prova em português mas eu creio que eu tenha um conhecimento em inglês que dê para eu fazer a prova sem muitas dificuldades, é isso.

Abração

victorwss

skilo:
E ae Galera,
bom sou novo aqui no fórum então vou contar um pouco sobre mim para vocês ja irem me conhecendo.
Eu fiz a prova da SCJP 5 no mês de maio, tirei 57% :cry: pra mim foi fodz nao passar por causa de 2%, ai desanimei mesmo e to voltando aos estudos agora, só que estou em duvidas em tentar a 5 ou a 6, gostaria de saber oq tem de diferente em relação a objetivos da 5 para a 6, sei que na 6 não tem prova em português mas eu creio que eu tenha um conhecimento em inglês que dê para eu fazer a prova sem muitas dificuldades, é isso.

Abração

Este foi o meu relato:

http://www.guj.com.br/posts/list/77700.java

Analisando relatos subsequentes, houve gente (inclusive eu) que concluímos que a SCJP 6 é mais fácil que a 5:

1. Tem 35 minutos a mais no tempo, mas o número de questões é o mesmo (72).
  2. Tem menos questões de arrastar e soltar.
  3. NavigableSet, NavigableMap e Console quase não fazem diferença. O pessoal normalmente pega uma ou duas questões apenas envolvendo isso. Teve gente que não pegou nenhuma. Teve um que pegou 3 questões.
  4. A nota de corte aumentou de 43 questões para 47 questões. Porém, há quem acredite que isso não é para que a prova fique mais difícil, e sim para compensar por ela ter ficado mais fácil.
RodyBr

Quem tiver muita dificuldade com o inglês, melhor fazer o SCJP 5.
Como ainda não vou tentar a certificação, me dá mais tempo para me preparar para o SCJP 6.
:wink:

Criado 21 de julho de 2008
Ultima resposta 25 de jul. de 2008
Respostas 19
Participantes 11