SCJP 5 ou SCJP 6 ? Eis a questão

8 respostas
hugo.hlcxcx

Pessoal Boa noite,

Bem, esse é meu primeiro post aqui no fórum e tenho algumas dúvidas sobre a certificação Java SCJP. Comecei a estudar Java ano passado na faculdade e me interessei muito pela linguagem e resolvi me aprofundar um pouco mais, pois a faculdade ensina apenas o básico do básico. No mês passado eu comprei o livro Use a Cabeça Java por recomendação de alguns colegas e professores e comecei a estudar por ele, pois como ainda estou iniciando na linguagem, achei a decisão mais sensata. Estou pretendendo comprar agora em Fevereiro outro livro da Kathy Sierra - SCJP, pois pretendo fazer a prova até o meio do ano e quero já ir adiantando as coisas.

Por isso a pergunta, levando em consideração que estou começando agora na linguagem, ainda vale a pena tirar a SCJP 5 ? Ou já é mais recomendado fazer a prova SCJP 6 ? Andei lendo que em breve será lançado o Java 7 e por isso estou cheio de dúvidas sobre qual seria a melhor escolha.

Queria saber também, pra quem está começando assim como eu, se é mais recomendado fazer primeiro a prova SCJA ou se é melhor já ir direto pra SCJP ?

Obrigado e um abraço a todos.

8 Respostas

Nykolas_Lima

Faz a 6.

Da 5 pra 5 só muda uma classe e 2 interfaces.

1 ou 2 questões na prova diferentes da 5 pra 6 só.

vai direto pra SCJP

tem varios tópicos falando sobre esse assunto no forum, da uma procurada q vc ve mais opinioes

abraço

renamed

Tanto faz, se bem que já ouvi falar que a versão 5 tem prova em português e a 6 não…

victorwss

Agora que temos a SCJP 6, não tem muito sentido fazer a SCJP 5. O único motivo real para se fazer a 5 é que tem em português e a 6 não tem, caso o seu inglês seja ruim.

Eu fui um dos primeiros aqui do GUJ a fazer a SCJP 6. Estudei com o material da SCJP 5 e fiz simulados da SCJP 5. As diferenças são mínimas, e uma estudadinha superficial de 15 minutos foi o suficiente para cobri-las. Na minha prova caiu apenas uma questão específica da SCJP 6 que não tinha na SCJP 5, e era uma questão fácil. Outros usuários relataram ter pego duas ou três questões e alguns dizem não ter pego nenhuma. Além disso, parece que a SCJP 6 é um pouco mais fácil do que a 5.

Se você tiver grana e tempo de estudo suficiente, faça as duas, a SCJP e a SCJA. Se não, fique com a SCJP e depois tente ir para a SCWCD e/ou SCBCD. Se quiser, pode dar uma olhada nas demais certificações, que embora não sejam muito populares ou comuns, também são em geral muito boas.

Quanto ao Java 7, não vale a pena esperar pois o lançamento já foi adiado várias vezes e ainda está longe. Depois que lançarem, ainda vai mais um ano ou até dois para sair a prova de certificação. Até sair material de estudo e simulados para ela, vai mais tempo ainda. Enfim, se você for esperar isso você vai acabar deixando para 2012, 2013 ou 2014. Para piorar, é possível que não vá existir uma SCJP 7, vez que há planos na Oracle/Sun para substituí-la por uma prova prática completamente diferente.

S

Não fique com preguiça e estude ja a 6

walissongpi

Se o seu Ingles for aceitável, pode fazer a 6, senão faça a 5. A SCJP 5 tem prova em portugues.

hugo.hlcxcx

Valeu pelas dicas pessoal.

Costumo estudar umas 2 horas por dia e estava querendo fazer a prova até o meio do ano, mas ainda estou meio receoso pelo fato de estar começando agora na linguagem e tb por nunca ter trabalhado nessa área de desenvolvimento de software. Isso pode me prejudicar de alguma forma ?

E quanto á prova, bom meu inglês é bem meia boca e talvez esse possa ser um empecílio para que eu faça a prova SCJP 6 visto que ela só existe em inglês. Mas vou tentar aperfeiçoá-lo no decorrer do ano e ver como me saio.

Enfim, alguém tem mais alguma dica pra que está começando ?

Obrigado e um abraço a todos.

William_Alves

Olá Hugo blza

Também te indico a versão 6 para a SCJP.

Para iniciante eu indicaria começar lendo o HF Java (how to program java - Deitel), Apostila FJ-11 Caelum e depois de codificar bastante ler o livro da kathy Sierra.

Quanto a fazer a certificação, acho legal sim você ter um conhecimento básico da linguagem e de alguns conceitos de OO e design patterns antes de tentar uma certificação, pois o livro base não é didático para iniciantes ele te mostra a real dos conceitos tipo core mesmo, mas se você achar que tipo de boa o seu conhecimento é só meter a cara no livro e aproveitar pra ir fazendo programinhas e tals pra exercitar e facilitar o entendimento ja que ainda não trabalha com desenvolvimento.

Dê uma olhada em alguns posts da galera, vão ajudar.
http://www.guj.com.br/posts/list/15/7458.java#735149

Abraços, bom estudo.

hugo.hlcxcx

Olá Willian blza,

Eu até comecei lendo o livro do Deitel mas achei ele meio confuso pra Iniciantes, e acabei comprando o Use a Cabeça Java que estou gostando bastante, pois ele ensina de uma forma bem humorada que faz com que as coisas pareçam mais fáceis. Acabei de baixar aqui a apostila FJ-11 da Caelum, e parece ser bem interessante, vou dar uma estudada nela tb.

Valeu pelas dicas e pelo link.

Criado 21 de janeiro de 2010
Ultima resposta 22 de jan. de 2010
Respostas 8
Participantes 7