SCJP 6.0, PASSEI ! Score: 83 %!

Fala Pessoal !

É com muito orgulho que eu venho aqui no GUJ dizer aos srs. que existe mais uma pessoa certificada entre vocês !
Ontem, segunda-feira dia 17/08, fiz a prova para a certificação SCJP 6.0 aqui em São Paulo - Capital e eu passei !!! Conseguindo uma score de 83% (acertei 50 de 60 questões).

Gostaria de avisar a todos também que realmente a prova mudou, baixou de 72 questões para somente 60, e o nível de aprovação também, de 65% agora o mínimo exigido é 58%, ou seja, é necessário acertar pelo menos 35 questões para você tirar a sua certificação. O tempo de prova também diminuiu, de 3:30h caiu para somente 3h… Não sei se isso é ruim ou bom, tem suas vantagens e desvantagens, mas gostaria de deixar aqui o meu aviso.

Quanto aos detalhes do meu estudo, eu já estava me preparando à 1 mês e meio, estudando no mínimo de 3 a 4 horas por dia (já que estava de férias da faculdade e dos outros compromissos, vi nesse tempo livre uma brecha para poder me dedicar totalmente à certificação), sendo que tinha dias que eu chegava a estudar de 8 à 10 horas - finais de semana, além dos intervalos no trabalho.

Qtos aos mocks, eu fiz praticamente só o MasterExam da Kathy Sierra versões 5 e 6, além do TestKiller. Tentei fazer também o ExamLab, porém sem sucesso, rsrs. Ambos eu consegui no tópico do nosso amigo raphaelrabadan que passou com 98% na prova da certificação e fez a gentileza de postar o material de estudo dele aqui para a galera. Logo, estou somente repassando ele, aqui.

Uma dica que eu deixo aqui para quem está estudando e que me foi bastante útil é a seguinte: NUNCA DESANIME e APRENDA COM OS SEUS ERROS. Não adianta nada você fazer trilhões de simulados e questões se continuar errando as mesmas coisinhas. Sempre anote as suas dúvidas enquanto você faz os simulados, e no final deles, sempre passe revendo o que você errou e se ainda lhe restam dúvidas. Eu sei que isso parece algo trivial mas foi uma das coisas responsáveis por eu ter conseguido melhorar a minha score de 35% para 85% no MasterExam. Outra coisa, não tenha pressa em agendar a sua prova, faça ela quando você estiver certo de você mesmo, a pior coisa é a indecisão. Na hora da prova também mantenha a calma, saiba calcular o seu tempo que irá demorar em cada questão e relaxe.

Uma coisa também importante: RESPONDA SOMENTE O QUE O ENUNCIADO LHE PEDIR. Algumas pegadinhas que eu peguei durante os simulados eram do tipo: "Quais respostas abaixo farão com que o seu código compile? ". Eu muito espertão selecionava somente aquelas que iriam COMPILAR E RODAR, mas isso não era o que o enunciado pedia, e mesmo aquelas respostas que iriam gerar erro de runtime, estavam corretas. Portanto, muito atenção nisso daí.

E por último, já que ninguém vai conseguir ler tudo isso mesmo, faça resumos. Isso ajuda e minutos antes da prova podem te dar uma sensação de alívio tremenda.

Bom, é isso.
Deixo aqui meu recado no GUJ.

[]s
JG

Edit: Gostaria tambem de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram aqui do GUJ, amigos, familiares, do trabalho… enfim, todos. De coração, muito obrigado !

parabéns amigo muito legal

Parabéns João :lol:

Vlw pelas dicas.

Qual será o proximo objetivo?

Bons estudos.

Abraços

Parabéns!!!

[quote=WFRA]Parabéns João :lol:

Vlw pelas dicas.

Qual será o proximo objetivo?

Bons estudos.

Abraços [/quote]

Fala WFRA, blz ?

Bom, meu próximo objetivo agora é me formar na faculdade, rsrsrs… Preciso me dedicar agora à ela já que estou no último semestre e preciso trabalhar em cima do meu TCC…

Depois disso quero fazer a SCWCD, já que estou trabalhando com Java Web e é o que as pessoas normalmente fazem depois da SCJP.

[]s
JG

Parabéns, tudo de bom! :wink:

Parabéns.

Parabéns!!!

Parabéns.

Que venham as próximas certificações. hahaha ;D

Parabens !

Parabéns!!Bom trabalho!!! :thumbup:

Parabéns João… Good Work…

Parabéns veio.