Scjp 6.0

9 respostas
Marcio_Nogueira

No início deste ano (2008) tentei a SCJP estudando por conta própria, não me sai bem na prova. Em 2009 tentarei novamente a SCJP, desta vez mudando a forma de estudo. Minha dúvida é se devo dar ênfase nos exercícios do livro para certificação ou aos simulados.
Um abraço, muito obrigado. :wink:

9 Respostas

lgi2020

Se o livro que você está falando é o da Kathy Sierra, vale muito a pena!

Quando fiz a 5.0, somente os exercícios do livro me bastaram.

Mas é claro que quanto mais você dominar o assunto e testar, tanto com os exercícios do livro quanto com simulados, melhor vai se sair.

Abraços e boa sorte.

maior_abandonado

os simulados, ou mocks como dizem são mto bem indicados…

peerless

Já considerou a idéia de “dar ênfase” nas duas coisas?

thegoergen

Eu acho que “dar ênfase” em 2 coisas na verdade é “dar ênfase” em nenhuma. Pelo menos minha visão sobre ênfase é a mesma de prioridade, e não tem como colocar 2 coisas com mesma prioridade…

Mas ainda assim concordo com você, não se dedicar em uma ou outra, e sim fazer ambos.

Roger75

Você deve focar seus estudos nos pontos onde teve pior desempenho. Pegue o boletim da prova e verifique quais os tópicos onde teve baixa porcentagem de acerto, e concentre-se neles. Eu acho que treinar com simulados, marcando o tempo, é de grande ajuda.

josenaldo

Eu acho que “dar ênfase” em 2 coisas na verdade é “dar ênfase” em nenhuma. Pelo menos minha visão sobre ênfase é a mesma de prioridade, e não tem como colocar 2 coisas com mesma prioridade…

Mas ainda assim concordo com você, não se dedicar em uma ou outra, e sim fazer ambos.

Então lembra de não respirar emquanto pensa. Não dá pra fazer as duas coisas direito… rsrsrs

Brincadeiras à parte, podemos sim, dar atenção a várias coisas e fazer todas bem feito. Basta dedicação e organização.

1 - Leia o livro e resolva os exercícios deste. Brinque com exemplos. Implemente, programae, teste. Satisfaça sua curiosidade e verifique suas hipóteses.
2 - Escreva perguntas em cartões, com a pergunta numa face e resposta na outra. Util para situações onde vc está sem computador, como um ônibus ou fila.
3 - Faça resumos dos assuntos. Serão muito úteis, principalmente no futuro, quando for renovar.
4 - Após ler o livro, faça um simulado, calcule sua pontuação e verifique seus pontos fracos.
5 - Volte ao livro para estudar seus pontos fracos. Busque informações em outras fontes de referência, como a referência da linguagem e livros de outros autores. Pergunte em fóruns.

Ao final, volte ao passo 4 e continue assim até que você consiga sua pontuação desejada. Sugiro usar como meta para os simulados ao menos 90%.

Tente fazer ao menos um simulado por semana, quando começar a estudar com simulados.

E se alguém te disser que a prova é difícil, tá mentindo. A prova é fácil, basta estudar.

Se alguém te disser que não vale a pena, está enganado. A certificação abre portas e valoriza seu currículo.

Se te disserem que vc nãoo vai aprender nada, isso depende de vc.

Se conversarem demais na sua orelha, manda pra PQP. Ninguém paga teu feijão com arroz.

Abraços e boa sorte

Djonatah

Colega mude o tópico para “Certificações”

Assim se alguém tiver a mesma pergunta que você poderá procurar no lugar correto.

Sobre a questão.
As questões dos livros (K&B) tbm são simulados da prova (embora sejam apresentados gradualmente).

Estude o livro e faça o maximo de simulados que vc conseguir.
Abraço

P

josenaldo:
Então lembra de não respirar emquanto pensa. Não dá pra fazer as duas coisas direito… rsrsrs

Brincadeiras à parte, podemos sim, dar atenção a várias coisas e fazer todas bem feito. Basta dedicação e organização.

1 - Leia o livro e resolva os exercícios deste. Brinque com exemplos. Implemente, programae, teste. Satisfaça sua curiosidade e verifique suas hipóteses.
2 - Escreva perguntas em cartões, com a pergunta numa face e resposta na outra. Util para situações onde vc está sem computador, como um ônibus ou fila.
3 - Faça resumos dos assuntos. Serão muito úteis, principalmente no futuro, quando for renovar.
4 - Após ler o livro, faça um simulado, calcule sua pontuação e verifique seus pontos fracos.
5 - Volte ao livro para estudar seus pontos fracos. Busque informações em outras fontes de referência, como a referência da linguagem e livros de outros autores. Pergunte em fóruns.

Ao final, volte ao passo 4 e continue assim até que você consiga sua pontuação desejada. Sugiro usar como meta para os simulados ao menos 90%.

Tente fazer ao menos um simulado por semana, quando começar a estudar com simulados.

E se alguém te disser que a prova é difícil, tá mentindo. A prova é fácil, basta estudar.

Se alguém te disser que não vale a pena, está enganado. A certificação abre portas e valoriza seu currículo.

Se conversarem demais na sua orelha, manda pra PQP. Ninguém paga teu feijão com arroz.

Abraços e boa sorte

E qual é o “quorum mínimo” para fechar turma no teu curso?

josenaldo

pcassiano:
josenaldo:

Abraços e boa sorte

E qual é o “quorum mínimo” para fechar turma no teu curso?

Aqui em Uberlândia, estamos querendo fechar uma turma pra fevereiro. O mínimo é 10 alunos. :smiley: Menos que isso, os custos ficam altos :stuck_out_tongue:

Criado 29 de dezembro de 2008
Ultima resposta 30 de dez. de 2008
Respostas 9
Participantes 9