Scjp 6 - pass 85%

Fala pessoal, blz?? Gostaria de agradecer aos que me ajudaram a tirar algumas dúvidas aqui no GUJ e terem me ajudado a tirar essa certificação. Eu estudei pelo livro da Kathy Sierra como a maioria faz e fiz vários exercícios no livro do Roberto Rubenstein. Comecei a estudar no meio de janeiro, apesar de em julho do ano passado eu ter tentado começar, mas não deu tempo de estudar tudo por conta das aulas na faculdade.

Bom, vou aproveitar e falar de algo que me incomoda na SCJP. Vejo em vários tópicos a galera recomendando o estudo pelo Test Killer. Não querendo julgar a galera que estuda por ele, pois cada um faz o que é de sua consciência, mas acredito que estudar um bocado pelo livro, aprendendo os conceitos e depois praticando em simulados que NÃO são a prova são o suficiente para passar. Depois o sentimento de missão cumprida é bom demais. Cada um pensa de um jeito, mas eu não concordo de jeito nenhum com o Test Killer. Acaba desvalorizando o pessoal que se esforçou de verdade e chegou na prova e respondeu porque sabia. A certificação na minha opinião não é apenas para tentar arrumar um emprego, mas também serve como aprendizado e como superação de si mesmo. Na hora que se chega no exame, e você sabe responder as perguntas porque sabe mesmo e não porque decorou, é a melhor coisa que tem.

Bom, é isso. Eu sei que deveria ser um tópico somente para compartilhar a alegria que fiquei hoje, mas aproveitei o assunto para falar dos test killer. É uma baita sacanagem. Agora pouco mesmo entrei em um tópico que perguntava sobre asserts e a dúvida era em uma questão que caiu igualzinha na minha prova. Se for assim, para que o exame?

É isso, abraços…

Concordo com sua opinião sobre o Test Killer.

Na minha época estudei pelo livro e pelo ExamLab.

Parabéns pelo esforço e pela conquista!

Opa, parabéns cara

já ouvi falar bastante do test killer, nunca vi ele, oq ele tem nele?

É igual a prova??

parabéns pela certificação douglas…
concordo tb a respeito do testkiller mas acho que ele é uma ferramenta útil tb para estudar desde que vc tb leia livros e pratique e tb ele sózinho não é suficiente pra passar na prova tb concordo com vc acho que cada um faz oque achar melhor só não concordo quando aparece gente aqui no fórum(não é o seu caso) que gosta de ficar julgando o pessoal…
no mais parabéns pela certificação e pelo seu esforço…
pretende prestar mais alguma certificação…

fala vmsb, tudo bem? Valeu pelos parabéns. Eu pretendia tirar a SCJD, mas parece leva um bom tempo para desenvolver um projeto e tals e conciliar isso junto com a faculdade vai ser meio complicado. Então acho que vou partir para a SCWCD porque eu curto muito web também. Em relação ao Test Killer, eu espero que ninguém se sinta sendo julgado por mim pelas coisas que eu falei. Mas eu comecei a ficar p&$*@ da vida quando comecei a ver tópicos dizendo que a SCJP estava sendo desvalorizada por conta do Test Killer. Teve um membro aqui que tirou 98% na prova e ele também ficou indignado quando chegou na prova e viu que ela era exatamente igual ao que ele tinha visto no Test Killer. E pelo que eu entendi, ele saiu da prova meio frustado ao invés de ficar feliz. Eu fiquei feliz pra caramba pela prova, mas ao mesmo tempo fico receoso. Feliz porque superei várias dificuldades que tava tendo no começo quando estudava e receoso porque a certificação pode ser que daqui a pouco não valha nada. Tipo, eu entendo o medo do pessoal de chegar na prova, dar branco, de não passar, etc e por isso conta com a “segurança” do Test Killer, e dessa forma não ver as horas de estudo sendo jogadas fora. Mas isso está virando um tiro do pé para todo mundo. E por experiência própria… não precisa de Test Killer para passar na prova. O livro da Kathy é o suficiente. As perguntas que tem em cada capítulo são do nível ou mais difíceis que as perguntas do exame em si. Seguir as dicas de estudo que tem no livro ajuda muito. Enfim, é minha opinião, hehe. Não quero mudar o mundo com isso e não vou ficar achando nada de ninguém que passou usando o Test Killer…só to colocando algo para se refletir…

fala zoren… o test killer É a prova…não sei exatamente como fizeram nem onde. Mas alguns grupos por aí têm em suas mãos várias perguntas que foram usadas nos exames. Então eles responderam as perguntas e as disponibilizaram na internet. Seria algo como se você fosse prestar um vestibular mas antes de ir fazer a prova você acessa a internet e pega as perguntas juntamente com as respostas da prova.

e ai douglas tb concordo com oque vc disse o livro da kathy é mais do que o suficiente pra passar na prova…
a respeito das certificações eu recomendaria fazer a SCWCD msm porq eh oque mais pede hj…
a SCJD é a mais legal porq vc aprende como programar corretamente utilizar Threads, OO, Genéricos e Conjuntos porque os códigos que vc encontra na SCJP são códigos horríveis e tb pelo oque dizem geralmente os projetos que o pessoal faz na SCJD são projetos pequenos e que podem ser feitos em menos de 2, 3 meses apesar de eles dar 1 ano pra fazer…
no mais boa sorte na SCWCD…

Primeiro, quero lhe parabenizar. Passa na SCJP é fruto do nosso esforço e dedicação e a SCJP deve ser reconhecida. Alguns aqui no fórum acham que a SCJP já virou “carne de vaca”, dizem que muita gente tem. Eu penso que existem muitas pessoas inteligentes, dedicadas e capazes de fazer a prova e passar.
Quando fiz a minha prova, uma semana antes eu imprimi o testkiller. Só imporimi, não quis fazê-lo. :smiley:
O que conta é o aprendizado. Se vc aprende com o testkiller, lendo os livros, Master Exame, isso não importa.

ah, e qual será seu proximo objetivo?

fala Walisson… valeu cara!! :smiley: Então, acho que vou seguir o que o vmsb falou… acho que vou partir para a SCWCD. E o que você falou ta certo…acho que tem que pensar desse jeito mesmo, heheheeh. Grande abraço !

parabéns!
sucesso com esse certificado

[quote=walissongpi]Primeiro, quero lhe parabenizar. Passa na SCJP é fruto do nosso esforço e dedicação e a SCJP deve ser reconhecida. Alguns aqui no fórum acham que a SCJP já virou “carne de vaca”, dizem que muita gente tem. Eu penso que existem muitas pessoas inteligentes, dedicadas e capazes de fazer a prova e passar.
Quando fiz a minha prova, uma semana antes eu imprimi o testkiller. Só imporimi, não quis fazê-lo. :smiley:
O que conta é o aprendizado. Se vc aprende com o testkiller, lendo os livros, Master Exame, isso não importa.

ah, e qual será seu proximo objetivo?[/quote]

tb concordo com o criador do topico… quando fiz a SCJP foi do fruto de mto esforço e aprendizado… demorei mto tempo no estudo…
meu score foi menor, mas o gosto de ter passado foi melhor.

abs.

Parabéns mesmo cara! Mal vejo a hora de ser eu a compartilhar isso com vocÊs aqui… :stuck_out_tongue:
Nunca fiz o TestKiller, mas na boa, tem certos simulados e provas aqui na net que vou te contar… a prórpia Caelum já me decepcionou com questões de erros absurdos!

E…

quote=douglas_vidotto
Agora pouco mesmo entrei em um tópico que perguntava sobre asserts e a dúvida era em uma questão que caiu igualzinha na minha prova. Se for assim, para que o exame?
(…)[/quote]

Esse foi meu, não foi?!

Abraços!!

Parabéns ai!!!

Eu concordo contigo no que diz respeito as pessoas que usam o testkiller como forma de decoreba. Isso desvaloriza mesmo a certificação.

Acho que ele é tão válido como qualquer outro simulado, desde que seja para fixar conceitos, é assim que eu to usando ele.

Fala ai, quais simulados você fez e qual a sua média de acerto/tentativa.

Abraços e parabéns.

parabens
mas não viaja tanto
o testkiller tem sim questões identicas a prova…
mas não entra nessa, a prova tem 72 questão, daqui a pouco o pessoal vai ta achando q nem precisa estudar, só decorar o simulado.

testkiller é válido quando vc termina de estudar e vai fazer simulados
agora querer decorar questões é f**a…

até porque, eu acho que é mais dificil decorar questões do que entender o conteudo da prova auiheoiaheioahe

[quote=Deluxe]parabens
mas não viaja tanto
o testkiller tem sim questões identicas a prova…
mas não entra nessa, a prova tem 72 questão, daqui a pouco o pessoal vai ta achando q nem precisa estudar, só decorar o simulado. [/quote]

O atualmente o exame SCJP tem 60 questões, inclusive pelo SAI.

Valeu pelos parabens pessoal. Respondendo ao Metal Full… putz, acho que era um tópico seu sim cara, hehehe. Caiu exatamente a mesma pergunta na minha prova da dúvida que você tinha, hehehe. Respondendo ao rmalati, eu estudei pelo livro da Kathy Sierra. Quando ia lendo os tópicos eu ia escrevendo com minhas próprias palavras sobre o que eu entendia do assunto ou que com certeza ia esquecer fácil. Eu estudei fazendo as perguntas do livro principalmente. Eu errava muito nos capítulos de Collections, Threads e de classpath. Aí eu li esses capítulos de novo, escrevi vários códigos e entendi como funcionava e fiz os exercícios de novo e fui melhor. Depois que terminei o livro da Kathy Sierra eu usei o livro do Roberto Rubenstein “Certificação Java 5”. É um livro que possui diversos exercícios e 3 simulados no final. Pelo que eu li em um tópico aqui do GUJ, os exercícios são traduções do Whiz Labs. E particulamente eu os achei bem mais difíceis que a prova, mas da para aprender várias pegadinhas que podem cair. Depois fiz o primeiro simulado do livro e fiz 80%. Aí um dia antes da prova eu só li os Two Minute Drill do livro da Kathy Sierra de novo e as anotações que eu fiz. Depois, parti para o abraço, hehehe. Ah, a prova que eu fiz tinham 60 questões para passar precisava fazer 59%.
Abraços e boa sorte a todos.

Parabéns!!