Scjp 6 - pass 88%

Olá amigos javeiros,

Finalmente chegou minha vez de dizer: “CERTIFIQUEI!” HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
Pra dizer a verdade nem demorou tanto assim: comprei o livro da kathy (versão 6 em inglês) da amazon em novembro do ano passado (paguei 41 dólares no livro + 8 dólares do frete mais barato que tinha, o livro demorou em torno de 3 semanas pra chegar), esperei as férias de dezembro chegarem e caí de cabeça no livro. Quando comecei a ler, pensando que já sabia muito de java, imaginei: “vou ler o livro uma vez só inteirinho e mandar bala, nem precisa de simulado”. Ledo engano. Chegando na metade do livro percebi que não seria tão fácil, hehehe. A verdade é que terminando a primeira leitura eu me dei conta que era muita coisa pra absorver e que precisaria ler o livro de novo. E foi o que fiz. Li ele inteirinho pela segunda vez, e dessa vez fui fazendo um resumo de cada capítulo. Nisso já tinha passado mais de 2 meses, já tava no meio de fevereiro quando terminei a segunda leitura. Fiz todas as perguntas do livro duas vezes, e mesmo na segunda vez não acertei todas.

Daí então, resolvi partir para os simulados:

Fiz 3 master exam’s, no primeiro não passei, passei nos outros dois (são levemente mais difíceis que a prova).
Baixei o exam lab (http://www.examlab.tk/) que na minha opinião é o melhor. A interface dele é idêntica a da prova, e as questões muitíssimo parecidas, porém muuuuuuuuito mais difíceis. Pra ter uma ideia, na minha prova tinha muita questão com 3-4 linhas de código, as maiores tinham de 10 a 12. O exam lab tem questões de 20 a 25 linhas de código.
Dei uma leve olhada no whizlabs, mas nem cheguei responder nenhuma questão porque a versão que “consegui” era toda bugada.
Dei uma olhada no testkiller tbm, mas preferi deixar de lado porque as duas versões que um colega aqui do fórum me “conseguiu” eram todas cheias de errinhos toscos.

Resumindo, de simulado eu recomendo o examlab. Se vc fizer ele e passar em cima ou ficar em torno de 60%, vai na fé que vc passa fácil na prova. É o que dizem, treinamento árduo, guerra fácil (ou algo assim, hehehehe, mas a ideia é essa).

Entre sofrer pra aprender com o examlab e decorar questões com o testkiller, escolha a primeira opção.

Sobre a prova:

Como disse, a prova tinha muitas questões de 3 a 4 linhas de código, as maiores tinham no máximo 10 linhas. Lembro de uma que tentava usar um setLocale () num DateFormat, que obviamente não compila.

De collections e threads caiu pouquíssima coisa, lembro de uma que tinha 4 linhas de código, e 2 delas estavam chamando start() no mesmo objeto.
As questões de thread da minha prova foram muito fáceis, pra ter ideia, nao teve nenhuma que precisasse executar um teste de mesa. Além dessa, caíram outras 3 ou 4 todas teóricas. Acho que agora entendo porque todo mundo vai tão bem em concorrência, o assunto é difícil mas eles pegam muito leve na prova.

Fiz a prova versão 6 em inglês, e pra quem estiver na dúvida sobre fazer a 5 ou a 6, recomendo que decida isso baseando-se no seu nível de inglês. Caíram várias questões téoricas na minha prova. Muitas mesmo, 15 ou mais, descrevendo uma situação-problema e pedindo pra gente indicar a solução. Quanto ao conteúdo do java 6, caiu uma questão da classe console, que tentava atribuir o resultado de uma chamada do método readPassword() para uma String. Interfaces Navigable não caiu nada, então a prova é muito similar a versão 5, exceto pelo fato de não haver versão em português para a versão 6.
Questões de drag and drop vieram umas 10, não achei nenhuma exageradamente difícil como se comenta por aí.
Lembro de uma questão que tinha um switch, e dentre os case tinha um assim: “case default:” hehehe, ja ia deixando passar essa. Então a prova é cheia disso mesmo, detalhes bobos. Na minha opinião a prova testa muito mais a atenção do candidato do que seu conhecimento em java.

O tempo deu e sobrou. Terminei a prova sobrando 1 hora e 20 minutos. Revisei metade da prova, perdi a paciência e fui logo ver o resultado, hehehe.

Acertei 64 questões de 72.
Eis os dados finais:

Declarations, Initialization and scoping…83%
FLow Control…90%
API Contents…90%
COncurrency…100%
OO Concepts…80%
Collections / Generics…100%
Fundamentals…81%

É isso galera, to feliz pra caramba por ter me esforçado e conseguido o que queria. Quaisquer dúvidas sobre a prova é só postar aí que a gente vai ajudando na medida do possível. Também não posso deixar de citar o GUJ, que foi uma ótima fonte de extração de conhecimento! Valeu galera!

Parabéns!

Você já trabalha ou já teve alguma experiência com Java?

Parabéns. :slight_smile:

Parabéns…

Congrats!

Parabéns…

Reforço a pergunta escrita acima… já tinha experiencia com Java?

Excelente score…

Parabéns veio.

[quote=fernandoeick]Parabéns…

Reforço a pergunta escrita acima… já tinha experiencia com Java?

Excelente score…[/quote]

Experiência acadêmica apenas. Já desenvolvi um simulador de corridas de cavalos, um jogo da velha (usando swing, ficou porco, deveria ter usado java2d, rsrs) e mais uma dúzia de programinhas de cadastros com java/mysql e java/postgreesql, e alguns em c++ tbm. Mas nunca trabalhei na área não. Quem sabe agora…rs

Valeu galera!

parabens cara… muito bom o score…