Galera boa noite, gostaria de relatar aqui minha experiência com o SCJP 6.
Em primeiro lugar agradeço aos outros usuários que aqui postaram suas experiências e que foram-me muito úteis.
Meu score 76% não foi tão bom quanto ao do usuário Javabuntu, que postou o tópico “UFF!! SCJP 6 - 91%”.
Comprei meu volcher ano passado, e devido ao trabalho, mestrado e tudo mais acabei adiando a prova, que estava pensando em fazer em dezembro de 2007, estudei de maio a dezembro. Mas no início de abril foi pego de supresa, pois meu volcher ia vencer dia 16 de maio de 2008, então marquei logo meu exame para hoje e comecei a revisar tudo, comprei o whizlabs (RECOMENDO A TODOS), não usei TestKing, estudei o livro kathy (em INGLES) e o “SCJP Exam for J2SE 5” do Paul Sanghera(em INGLES também).
Estava estudando 4 horas por dia nas últimas semanas, fazendo simulados do whizlabs e do JavaBlackBelt (www.javablackbelt.com), onde sou moderador dos exames de JUnit e Spring, os testes lá são muitos bons e me ajudaram muito na overdose de Java.
Inicialmente ia fazer para SCJP 5, mas decidi fazer o SCJP 6 quando marquei minha prova. Estudei as API novas ontem a noite e hoje de manhã, cairam apenas 4 questões, uma de console, outras duas navigableset e uma de classpath.
Fiz minha prova em Recife, na ITECI, cheguei cedo, 14:20, e as 15:00 começou meu exame, já tinha feito CCNA da CISCO na LanLink e a sala era legal, cadeira confortável, monitor sem piscar, bombons de bride, na ITECI, a sala era horível, a cadeira fazia doer as costas, o monitor vagabundo de 15 funcionando a 50Hz piscava demais e meu deu dor de cabeça depois de 3 horas de prova, foi vencido pelo cansaço.
Como todos relataram aqui anteriormente é importante dormir bem antes da prova e ir descansado, eu estava super estressado e ansioso.
Vamos lá aos detalhes do exame.
Poucas questões de Thread: 3 questões
Muitas questões de orientação a objetos, sobrescrita, sobrecarga, uso do modificador final, innerclass, sobrecarga de construtores, chamada de construtores implícitos: Mais de 15 questões
Genéricos: 3 questões
Java 6: 4 questões
I/O: 2 questão de File, 1 de BufferedWriter, 1 de DateFormate, 1 StringBuilder X StringBuffer
1 questão de ^ (OR Excusive)
1 questão de label
2 questão de comparator/compable
Eu anotei as questões num papel, para comentar depois, mas estava tão ansioso sobre o resultado que acabei esquecendo o papel na maldita sala da prometric, que tem o dom especial de fazer a gente esquecer as questões.
Quem está estudando para SCJP 5 e não tem problema com INGLES estão recomendo partir de cara para SCJP 6, agora se seu inglês estão fraco, espere pela prova em português ou faça a SCJP 5 caso seu volcher estiver vencendo.
Na prova da SCJP 6 a Sun está focando muito nos conceitos de orientação a objeto, então estude muito e boa sorte a todos.