Boa noite colegas,
Fiz a prova para a SCJP ontem, e passei!
Fiz 87%, fiquei bem feliz com o score, mais do que eu tinha como meta.
Estou estudando desde o fim de fevereiro, mas já tinha estudado antes, (em 2007 acho), para tirar a 1.4, na época. Como eu não tive tempo de concluí os estudos na época, deixei para depois.
As dicas são as mesmas do pessoal que já postou aqui, ler o livro referência dessa certificação, e fazer bastante mocks.
Um item que eu não entendi bem somente lendo o livro foi threads, mas fazendo os mocks e pesquisando na internet encontrei bons materiais, inclusive aqui no GUJ.
Uma dica é revisar todas as questões que você fez, inclusive as que você acertou, pois muitas vezes, quando estamos fazendo os mocks, ficamos em dúvida e acabamos acertando, mas a dúvida permanece na hora de fazer a prova, pq você não lembra se acertou ou errou. Teve uma que eu acertei pensando uma coisa, marquei que não compilava, e quando fui conferir, o erro de compilação era outro, não o que eu pensei que era.
Sobre os mocks, um legal é o Exam Lab, que é gratuito, e é bem parecido com a prova real na interface, mas nas questões é bem mais difícil. Fiz a última prova do Exam Lab dois dias antes de fazer a prova e tirei 63 %, só pra vocês terem uma idéia. As vezes o site está fora do ar, mas quem quiser e não conseguir baixar pelo site eu posso enviar.
Sobre a prova, as oito primeiras questões foram sobre threads (acertei 100% nesse tópico), então tem que saber bem esse assunto, pois se não souber e começar com várias questões de threads você vai ficar nervoso! Caiu uma questão de regular expression, caiu printf (acho que errei), as outras não lembro.
Valeu galera do fórum, não fiz posts aqui mas sempre li os posts do pessoal e aprendi bastante aqui, sempre tem coisas interessantes.
Boa sorte pra quem vai tentar a certificação tb!