SCJP 6 - Passei! 87%

Boa noite colegas,

Fiz a prova para a SCJP ontem, e passei! :smiley:
Fiz 87%, fiquei bem feliz com o score, mais do que eu tinha como meta.

Estou estudando desde o fim de fevereiro, mas já tinha estudado antes, (em 2007 acho), para tirar a 1.4, na época. Como eu não tive tempo de concluí os estudos na época, deixei para depois.
As dicas são as mesmas do pessoal que já postou aqui, ler o livro referência dessa certificação, e fazer bastante mocks.
Um item que eu não entendi bem somente lendo o livro foi threads, mas fazendo os mocks e pesquisando na internet encontrei bons materiais, inclusive aqui no GUJ.

Uma dica é revisar todas as questões que você fez, inclusive as que você acertou, pois muitas vezes, quando estamos fazendo os mocks, ficamos em dúvida e acabamos acertando, mas a dúvida permanece na hora de fazer a prova, pq você não lembra se acertou ou errou. Teve uma que eu acertei pensando uma coisa, marquei que não compilava, e quando fui conferir, o erro de compilação era outro, não o que eu pensei que era.

Sobre os mocks, um legal é o Exam Lab, que é gratuito, e é bem parecido com a prova real na interface, mas nas questões é bem mais difícil. Fiz a última prova do Exam Lab dois dias antes de fazer a prova e tirei 63 %, só pra vocês terem uma idéia. As vezes o site está fora do ar, mas quem quiser e não conseguir baixar pelo site eu posso enviar.

Sobre a prova, as oito primeiras questões foram sobre threads (acertei 100% nesse tópico), então tem que saber bem esse assunto, pois se não souber e começar com várias questões de threads você vai ficar nervoso! Caiu uma questão de regular expression, caiu printf (acho que errei), as outras não lembro.

Valeu galera do fórum, não fiz posts aqui mas sempre li os posts do pessoal e aprendi bastante aqui, sempre tem coisas interessantes.

Boa sorte pra quem vai tentar a certificação tb!

Parabéns :slight_smile:

Parabéns e sucesso!!

Não tenho certificação Java ainda e estou tentado a fazer essa prova. Alguém sabe se existe algo parecido com o programa “segunda chance” da Microsoft? Já passei nas provas 70-536 e 70-528 (.Net). Alguém saberia dizer qual o grau de dificuldade das provas da Sun comparando com as provas da Microsoft?

Baixei o Exam Lab aqui, já estava com o livro!

Parabéns! 1st post 8)

[quote=httpheaders]Não tenho certificação Java ainda e estou tentado a fazer essa prova. Alguém sabe se existe algo parecido com o programa “segunda chance” da Microsoft? Já passei nas provas 70-536 e 70-528 (.Net). Alguém saberia dizer qual o grau de dificuldade das provas da Sun comparando com as provas da Microsoft?

Baixei o Exam Lab aqui, já estava com o livro!

Parabéns! 1st post 8) [/quote]

sim existe a retake que no caso a sun lanço a promoção e se não me engano é valida ate o dia 19 desse mes

Parabéns

Bom score :smiley:

Vlw pelas dicas, to correndo atras da minha.

Sucesso nas proximas.

[]'s

Parabéns!

Parabéns…

Eu também to estudadno para a prova e já pedi o voucher no dia 23/05 e ainda não me mandaram o boleto. Essa demora é normal?

[quote=Dirceu Roden]Parabéns…

Eu também to estudadno para a prova e já pedi o voucher no dia 23/05 e ainda não me mandaram o boleto. Essa demora é normal?[/quote]

Não meu amigo, não é normal não…

Tive um problema na compra do meu voucher agora dia 27/05. Mandei um e-mail ontem para SUN com meu comprovante de pedido (PDF), número de referência e e-mail de comprovação de pedido, e, dizendo eles, que não constava nenhum pedido com aquela referência. Tive que pedir novamente.

Se você pediu na promoção retake, procure se informar logo, caso tenho que pedir outro, para não perder o prazo.

Abraços!

[quote=ajfilho][quote=Dirceu Roden]Parabéns…

Eu também to estudadno para a prova e já pedi o voucher no dia 23/05 e ainda não me mandaram o boleto. Essa demora é normal?[/quote]

Não meu amigo, não é normal não…

Tive um problema na compra do meu voucher agora dia 27/05. Mandei um e-mail ontem para SUN com meu comprovante de pedido (PDF), número de referência e e-mail de comprovação de pedido, e, dizendo eles, que não constava nenhum pedido com aquela referência. Tive que pedir novamente.

Se você pediu na promoção retake, procure se informar logo, caso tenho que pedir outro, para não perder o prazo.

Abraços![/quote]

Da última vez que comprei o boleto levou 6 dias para chegar por email.
Fiz o pedido na sexta e ainda não recebi nada até agora.

A promoção vai até dia 19, é melhor nos certificarmos antes disso se houve algum problema.

Parabens véio. Sucesso pra você!!!

Mandei um email hoje para a Sun para ver se teve algum problema com meu pedido. Vou esperar para ver o que eles respondem.

Parabéns!!!

Olá pessoal,

Bem estou pensando em fazer a certificação SCJP.
Só estou buscando uns conselhos aqui.
O meu ingles é bem pobre, mas vou fazer a certificação so no final desse ano ou ano que vem.
não sei se faço a 6.0 em ingles ou a 5.0 em portugues.

O que vcs acha:

Desde já agradeço a atenção de todos

Muito obrigado

[quote=Andr?Heidi Moriya]Olá pessoal,

Bem estou pensando em fazer a certificação SCJP.
Só estou buscando uns conselhos aqui.
O meu ingles é bem pobre, mas vou fazer a certificação so no final desse ano ou ano que vem.
não sei se faço a 6.0 em ingles ou a 5.0 em portugues.

O que vcs acha:

Desde já agradeço a atenção de todos

Muito obrigado[/quote]

certamente a prova em inglês… a não ser q realmente seu inglês seja -10% hehehe… pq com qualquer nível de inglês da pra fazer a prova…

a maioria dos mocks q vc vai encontrar serão todos em inglês, então vc estará fazendo exercícios em inglês a todo momento, é capaz ate de estranhar quando encontrar questões em português na hora da prova hehehe…

(ate onde sei) só tem questões em português no livro da Kathy, e só fazer estes exercícios definitivamente não vale a pena!

Apesar das mudanças do exame 5.0 para 6.0 serem mínimas, você mesmo assim estará com o certificado mais atualizado, eu optaria pelo 6

Obrigado Lavieri,

viu mais tem uma coisa.
As questões da prova são muito extensas?
Pois eu tenho aki o ExamLab for SCJP 6.0, dei lida em umas duas questões apenas só para ver como funciona.
se a prova for similar, axo que consigo fazer a 6.0. Mas tem isso é “Treino é treino, e prova é prova”. então não sei ainda.
estou super animado pra fazer. mas o meu medo é quebrar a cara na hora da prova :oops: :lol:
então preciso saber se as questões são muito dificil de interpretação ou muito extensas ?

Mais uma vez agradeço a atenção a todos do guj,

Aguardo a respostas de vcs com urgencia

Muito Obrigado

Parabens!!!
:smiley:

Parabéns!!!

Show de bola !

[quote=Andr?Heidi Moriya]Obrigado Lavieri,

viu mais tem uma coisa.
As questões da prova são muito extensas?
Pois eu tenho aki o ExamLab for SCJP 6.0, dei lida em umas duas questões apenas só para ver como funciona.
se a prova for similar, axo que consigo fazer a 6.0. Mas tem isso é “Treino é treino, e prova é prova”. então não sei ainda.
estou super animado pra fazer. mas o meu medo é quebrar a cara na hora da prova :oops: :lol:
então preciso saber se as questões são muito dificil de interpretação ou muito extensas ?

Mais uma vez agradeço a atenção a todos do guj,

Aguardo a respostas de vcs com urgencia

Muito Obrigado[/quote]

não são extensas não… e raras são as questões que vc precisa interpretar algo… o ExamLab é a mesma engine da prova, a cara da prova é exatamente essa, o nivel do ExamLab é maior que o nivel da prova, em termos de difucldade…

As perguntas são sempre sucintas…

existe sim, uma questão ou outra, geralmente de acoplamento, coesão e encapsulamento que é textual, e essa questão é realmente chata de interpretar, pelomenos pra mim que não estava acustumado com os termos em inglês, visto que li o livro em português…

Se vc fizer muitos testes, ExamLab e Testkiller principalmente, na hora da prova, vai ver muita questão igual…

como disse a não ser q seu ingles seja zerado, e que vc não entenda nem “The Book is on the table” ai sim faça em português, caso contrario, com o treino nos mocks vc ja pega a pratica suficiente do inglês necessário.

Valeu galera!

Cara, sobre fazer em inglês ou português, acho legal você fazer em inglês, nem que demore um pouco mais para estudar, pois assim, lendo o material em inglês e fazendo mocks em inglês (até porque deve ter poucos em português) seu inglês já vai melhorar um pouco.

A maioria das questões o inglês é bem simples, uma ou outra só que complica um pouco, mas mesmo assim recomendo.

Boa sorte!