SCJP 6 - Passei que nem cobra!

Colegas,

É com prazer que venho dizer que passei na SCJP 6, retornei do local de avaliação agora pouco e não tem outro lugar para poder conta essa boa notícia se não com vocês que sabem a importância e o duro que é para chegar lá…
No entanto quero deixar aqui também um conselho aos aspirantes: ESTUDEM, meu maior erro foi de certa forma minha auto-confiança, dizem que ser confiante é uma coisa boa, no entanto eu digo que isso me quebra as pernas muitas vezes… trabalho com Java a 3 anos e antes de começar a trabalhar eu já estudava a linguagem em casa e na faculdade o que soma ai uns 4-5 anos vivendo com Java… Li o livro da Kathy ah mais de 1 ano, antes de comprar o Vouch, quando comprei o vouch parei os estudos e nunca tinha feito um simulado se quer… no começo do mês eu lembrei da validade do Vouch e quando fui ver ele ia vencer no dia 01/.9, consegui marcar a prova para hj (30/08 ) e ontem (29/08 ) fiz meu primeiro simulado do ExamLab para me basear em como eu estava e olha o susto que tomei quando fiz apenas 33% :O! corri atrás, não fui trabalhar hoje, dormi 03:00 da manhã ontem estudando, revisando os pontos de dúvida no livro, hj cedo também revisando… no entanto o tempo não foi suficiente para marcar um score maior… a verdade é que a confiança em que eu estava por trabalhar com Java diariamente quase me deu uma rasteira… só para constar: passei no exame com 61%, foram 37 questões corretas de 60 ou seja, supeeer arrastado… se tivesse tirado 34 já era…
Agora eu pretendo tirar essa diferença na SCWCD (Vouch já comprado) e pretendo até o final do ano voltar aqui para dar mais uma boa notícia…

Então fica a unica dica que eu posso dar: estudem muito e façam simulados

Sobre a prova:
[size=18]1)[/size] Não caiu nem console e nem as Collections novas que deveria cair do Java 6…
[size=18]2)[/size] Prestar atenção, teve 2 questões iguais, até mesmo nas respostas… e quase eu cai no truque… quando vi o modificador de uma era public e o da outra era private… a pegadinha estava ai…
[size=18]3)[/size] Caiu bastante Exceção… muito mesmo… fui para a prova me garantindo nessa parte e quando olhei algumas questões cheguei a ter dúvida…
[size=18]4)[/size] Thread na minha prova estava trivial… trivial mesmo, nada de códigos gigantes ou lógicas complexas, acho que essa parte me salvou, e eu achando que ia apanhar feiu ai…
[size=18]5)[/size] Caiu 4 perguntas diretas sobre acoplamento e coesão… esteja 100% certo do que é cada uma delas…
[size=18]6)[/size] Não caiu nada referente a convenção de nomes em java (get’s, set’s, is… etc)
[size=18]7)[/size] Não caiu nada com Data (graças a deus), caiu 1 questão com NumberFormat e apenas 1 questão com Regex, mas não envolvia nem Pattern nem Matcher nem Scanner, foi usado no .split mesmo um “\d”… apenas!!!
[size=18]8 )[/size] Caiu apenas uma questão sobre Comparable e Comparator que foi teórica.
[size=18]9)[/size] Caiu MUITA questão de Collection/Map etc… acho que se eu tivesse estudado bem esse ponto e ido 100% ciênte do que é o que e do que faz eu teria tirado até uns 90% na prova… foram muitas questões, práticas e teóricas… estudem collections… as questão que caíram sobre collections não foram triviais, foram bem puxadas, é preciso entender muito bem sobre collections para se dar bem caso na sua prova também caia perguntas como caiu na minha sobre o tema.
[size=18]10)[/size]Caiu algumas questões de java.io, mas não foi nada muito complexo não… estava preocupado com essa parte, mas só com a revisão rápida que fiz hj cedo consegui responder as questões que caíram nesse tema com certeza…

Fora isso também caiu 1 questão de assert e outras coisas… algumas difíceis, outras já nem tanto…

Por fim, achei a prova do mesmo nível do ExamLabs para SCJP 6… o que em teoria deixa a prova real “mais fácil” é que existem mais questões teóricas do que no simulado, que abusa mais dos códigos… mas o nível achei bem parecido!

Agora estou mais relaxado, parece que tirei uma tonelada das costas… saí do lugar rindo de alegria… vamos ver agora se aprendi a lição de uma vez por todas e estudo direito para a SCWCD para não passar por esse susto novamente…

Um forte abraço a todos!!!

Parabéns tiagomac!!!

Ontem justamente estava comentando que seu eu fizesse a prova e passase com 61% estava muito feliz…
Rapaz vc é guerreiro : fez seu 1º simulado ontem e passou na prova hj .
Eu senti na pele quando comecei a estudar estranhei porque sempre lidei com Java na prática , pois acostumado a programar pra entregar os projetos e com recursos do tipo auto-complete da IDE nunca me preocupei muito com a fundamentação teórica…
Agora bola pra frente!!

Luiz Renato

Parabéns! Vou contar minha técnica de estudo ( que funcionou ! :smiley: ):

• Dois meses lendo o K&B e marcando as partes relevantes (diferenciando as importantíssimas com uma exclamação). Nada de exercícios ao longo do livro!
  • Ao terminar de ler o livro, fiz o simulado do livro mesmo, o MasterExam (4 hs)
  • Resumo das partes importantíssimas que tinha marcado (3 dias)
  • Duas dúvidas que restaram (não tinha entendido depois de ler o livro) foram resolvidas lendo fórums e especificação (30 min)
  • Leitura do resumo pouco antes da prova (30 min)

O resumo foi essencial pra refrescar a memória, mas mesmo assim não fui pra prova com confiança total.
De qualquer forma, fui apenas pra passar, não pra gabaritar a prova. Resultado 80%.
Foi bem melhor que eu tinha imaginado e o dobro do que tirei no simulado (parecido com vc hehe).

A propósito, estudando pra prova se aprende muita coisa que não se entendia…

Parabens cara :smiley:

Quero ver se até o final do ano faço a minha também.

Primeiro, parabéns e sucesso nas próximas que virão.

Como estava o inglês da prova? você disse que caiu questões teórica, o que leva a uma boa leitura, a maioria dos simulados que vi o inglês é bem técnico.
Quem não tem um inglês muito bom vai ter muitas dificuldades nessas questões téoricas, ou da para fazer com o básico que a gente sabe, principalmente dos simulados?

valeu

[quote=charlesbraw]Primeiro, parabéns e sucesso nas próximas que virão.

Como estava o inglês da prova? você disse que caiu questões teórica, o que leva a uma boa leitura, a maioria dos simulados que vi o inglês é bem técnico.
Quem não tem um inglês muito bom vai ter muitas dificuldades nessas questões téoricas, ou da para fazer com o básico que a gente sabe, principalmente dos simulados?

valeu[/quote]

De forma alguma, não precisa de um inglês “muito bom” não… o inglês dos simulados e do nosso dia a dia já serve bem… a maior questão teórica que fiz devia ter 5 linhas de pergunta e não é difícil entender o que tá perguntando… eu teria mais medo de fazer a prova em português, medo da tradução me atrapalhar talvez… recomendo fortemente fazer a prova em inglês…

Que bom! fico mais tranquilo então hehhe valeu.