SCJP 6 - Passei!

Fiz a prova hoje, dia 25/08, em Belo Horizonte e passei com 75% !! Fiquei muito feliz com o resultado :smiley:

Estudos:

Comprei o livro da Kathy em abril, e como as aulas estavam a todo vapor na federal ele foi ficando em cima da mesa.
Ao fim do semestre, em julho, pude me dedicar “exclusivamente” aos estudos para a certificação. (Obrigado a minha namorada por entender e não achar ruim de nao ter aproveitado as férias como deveria). Foram umas 7 horas diárias de estudos em julho.
Em agosto as aulas voltaram e o ritmo de estudo caiu muito! Porem, quase todos os dias eu resolvia questoes ou fazia um simulado completo.

Fiz assim:

-Imprimi varios cartoes de respostas para simulados que nao utilizavam software (com quadradinhos para colocar a resposta) para ir arquivando e percebendo a evolucao nos estudos. (No fim, contei e foram usadas 21 cartoes de simulados.)

-Fiz todos os exercicios do livro da Kathy.

-Comprei o WhizLabs e fiz todos os 6 exames com notas: 50%, 60%, 67%, 70% 65%, 83% (Fiz os 3 ultimos na reta final de estudos)

-Fiz o TestKiller 3 vezes. Sendo que a ultima eu fiz um dia antes da prova. (Obrigado raphael(que passou com 98%) pela dica! )

-Fiz os simulados da Sun Learning Connection (foram 6 no total) com notas: 68%, 71%, 76%, 90%, 75%, 84%

-Reli alguns capitulos do livro da Kathy na ultima semana e fui fazendo resumos e tabelas.

-Junto a tudo isso, no finalzinho, segui as dicas do passo-a-passo do raphael para complementar meus estudos (em outro post).


Como foi o dia:

Bom, sou do interior de MG e tive que pegar onibus (4 horas de viagem) para chegar a BH.
A minha prova estava marcada para as 14:00.
Eu saí daqui as 5:30 e as 9:30 cheguei na rodoviaria de BH. Fui andando pela Afonso Pena (muito chao!!) até chegar na rua da AeC Consulting (empresa onde fiz a prova) …
Cheguei lá as 11:00 e o pessoal me recebeu bem. Pedi uma indicacao de lugar pra almocar. As 12:30 eu cheguei novamente à empresa e me peguntaram se eu queria adiantar a prova. Bom, resolvi que sim!

As 12:30 comecei a prova:

No inicio, aparece um baita “termo de alguma coisa” que gastaria uns 20 minutos lendo. Detalhe: o tempo correndo!!! Desci a barrinha tudo e cliquei em I agree! Logo depois vieram mais duas perguntas se a SUN poderia usar meus dados em estatisticas e tal.
Gozado que nao teve nenhum formulario para responder igual eu vi relatos aqui do pessoal. Porque será ?

Bom, fui marcando na folha a cada drag and drop que aparecia. No total foram 12 DRAG AND DROP!! Mais do que eu esperava.
Estavam dificeis, a maioria envolvendo generics/collection e threads.

Não caiu NENHUMA questao sobre o que foi adicionado ao java 1.6 (console, navigableSet e navigableMap).

Ah, uma dica para quem ainda for fazer a prova: Nao marque drag and drop para revisar ou perderá o que já fez. Só marque aquelas que fará toda novamente.

Terminei as questoes faltando 1:40h para o termino do tempo.
Entao revisei as questoes (achei alguns erros) e finalizei faltando 30 minutos para o termino do tempo.

Minhas marcas:

Declarations, Initialization and Scoping --------------------- 91%
Flow Control --------------------------------------------------- 81%
API Contents -------------------------------------------------- 90%
Concurrency --------------------------------------------------- 50%
OO Concepts --------------------------------------------------- 70%
Collections/Generics ------------------------------------------- 70%
Fundamentals --------------------------------------------------- 63%

Notas bem diferentes do que estava acostumado nos simulados.
Quase sempre acertava todas em fundamentos e OO , e as que eu mais errava era API Contents… oO


Dúvidas:

Quando receberei o material da certificacao em casa ?
Tentei acessar www.certmanager.net/sun com os dados do meu relatorio e não deu. Quando vai estar disponivel?
Na prometric, quando vejo meu history o exame ainda está pendente. Quando vai atualizar?

Obrigado a todos aqueles que criaram tópicos detalhando sua experiencia. Para mim foi muito importante.

Rumo a SCWCD !!

Valeu pessoal e desculpe-me pelo grande topico :thumbup:

Legal! Parabéns cara!

Quanto ao certmanager, fiz a atualização um dia depois de ter prestado o exame.

Fique tranquilo que não vão esquecer de você não!

Vai começar a estudar pra SCWCD?

Mais uma vez parabéns!

[quote=g4j]Legal! Parabéns cara!

Quanto ao certmanager, fiz a atualização um dia depois de ter prestado o exame.

Fique tranquilo que não vão esquecer de você não!

Vai começar a estudar pra SCWCD?

Mais uma vez parabéns![/quote]

Vou sim g4j !! To pensando em comprar a nova edicao do head first servlets & jsps no Amazon.
Você já tem material ?

Eh Rocha! Campeao…

Parabens… continue sempre assim…

Comecei a estudar pra certificao desde maio,dei uma parada em julho,mas ainda nao estou preparado e tava meio liso pra comprar o voucher… rsrsrrs :smiley:

Abracao!

Parabéns, mas a prova é em ingles??
Vc fala fluetemente o Idioma??
Como que eu faço este simulado da Sun?
Desde já te agradeço.

Caro renan… vi seu otimo resultado em tirar a certficacao…
Parabens…

Nunca tive contato com a java , mas em maio desse ano comprei o livro abra a cabeca java para comecar a estudar,hoje dia 25/08/08 estou a menos de 50 pags para o fim do livro com dedicacao exclusiva,mas n me sinto preparado…
sou aluno do curso de ciencias da computacao 2 periodo Universidade Catolica de Pernambuco…
qual o procedimento que devo tomar para tirar a certificacao?
estudar mais? comprar o livro da kathy sierra de certificacao?
nunca participei de nenhum projeto antes , como vou saber se sei programar em java ou nao,apos ler alguns livros e apostilas?

Abracao caro renan…

ME AJUDEM PEOPLE! ME DEEM DICA!

Parabéns!

o loco vcs fazem muitos simulados, sabado tou fazendo a minha so com 1 simulada no testkiller , uma no inquisition e 1 no masterexam, se sobrar algum tempo mas eu eu sei que não vai, eu dou uma passada rapida no testkiller… apesar de que eu não sou de errar duas vezes a mesma coisa, vamos ver oque vai dar :roll:

anyway parabens :stuck_out_tongue:

[quote=Daniel.F]Parabéns, mas a prova é em ingles??
Vc fala fluetemente o Idioma??
Como que eu faço este simulado da Sun?
Desde já te agradeço.[/quote]

A prova é em ingles Daniel. Não há opção de fazer a prova 1.6 em pt-br ainda.
Não é necessário um ingles fluente para realizar a prova. Basta que leia bem o idioma.

A universidade que estudo faz parte do SAI (Sun Academic Initiative) e eu tenho acesso a uns cursos da sun. Dentre eles tinha esses simulados para SCJP 1.5 e 1.6 que totalizaram 6.

Ah, no post do raphael ele colocou um material muito bom, repleto de MOCKS , e entre eles tem 3 simulados oficiais da SUN. Não sei de onde ele tirou, mas há bastante questoes nesses simulados que eu encontrei nos da SUN LEARNING CONNECTION. Deve servir de base.

Att,

Renan

[quote=Thiago da Santa]Caro renan… vi seu otimo resultado em tirar a certficacao…
Parabens…

Nunca tive contato com a java , mas em maio desse ano comprei o livro abra a cabeca java para comecar a estudar,hoje dia 25/08/08 estou a menos de 50 pags para o fim do livro com dedicacao exclusiva,mas n me sinto preparado…
sou aluno do curso de ciencias da computacao 2 periodo Universidade Catolica de Pernambuco…
qual o procedimento que devo tomar para tirar a certificacao?
estudar mais? comprar o livro da kathy sierra de certificacao?
nunca participei de nenhum projeto antes , como vou saber se sei programar em java ou nao,apos ler alguns livros e apostilas?

Abracao caro renan…

ME AJUDEM PEOPLE! ME DEEM DICA![/quote]

Caro Thiago,

Minha dica é que compre o livro “Certificacao Sun para Programador Java 5” da Kathy Sierra após acabar de ler o “Abra a cabeca”.
Para você que é iniciante na linguagem, o negocio é codificar!! Sair implementando tudo no notepad (esqueça as IDEs por enquanto).

Para cada topico abordado no exame, certifique-se de ter codificado ao menos uma classe, comentado e fixado o assunto. Ao fim você saberá programar bem. Se precisar implementar algo mais complexo utilzando Threads, genericos e inner classes, poderá fazer sem consulta utilizando um notepad. =)

E claro, para a prova especificamente, muitos , muitos e muitos mocks !!!

Att,

Renan

[quote=renan_][quote=g4j]Legal! Parabéns cara!

Quanto ao certmanager, fiz a atualização um dia depois de ter prestado o exame.

Fique tranquilo que não vão esquecer de você não!

Vai começar a estudar pra SCWCD?

Mais uma vez parabéns![/quote]

Vou sim g4j !! To pensando em comprar a nova edicao do head first servlets & jsps no Amazon.
Você já tem material ?[/quote]

Tenho sim, comprei o livro Use a Cabeça Servlets & JSP em pt_BR, ja li mais da metade e fiz os exercícios… na internet vc acha muita coisa sobre scwcd, principalmente em http://www.4shared.com

Sun Learning Connection

onde acho este simulado???

cara,

pra mim eles mandaram um dia depois pra confirmar o endereço de entrega.

Fica calmo :slight_smile:

é isso ae… abração e parabéns pela conquista!

Cara, será que você não poderia disponibilizar esses flashcards pra gente?

E qual é o tópico do raphael que você está falando?

Parabéns!!!

cara, me diga uma coisa, qual livro da kathy você usou? eu não achei um que falasse sobre o SCJP6, to usando o 5 :slight_smile:

você notou alguma questão usando Iterator?

Como você consegue fazer os Sun Learning Connection eu não consigo me cadastrar no site da Sun! :frowning:

parabens pela nota :wink:

Opa Renan, meus parabéns!

Fico feliz em ver que minhas dicas te ajudaram te alguma forma.
Boa sorte nos estudos para o SCWCD. Eu encomendei o livro novo na amazon já, to espernado chegar pra começar a estudar :wink:

Abraços, e mais uma vez Parabéns!

saiu quanto o livro pela amazon, raphael?

comprei a uns 87 reais com frete gŕatis e cupom desconto no submarino, so que em português né.

[quote=thinet]Cara, será que você não poderia disponibilizar esses flashcards pra gente?

E qual é o tópico do raphael que você está falando?

Parabéns!!![/quote]

Opa, esse é o topico do raphael que falei:
http://www.guj.com.br/posts/list/98930.java

Att,

Renan

[quote=caio77]cara, me diga uma coisa, qual livro da kathy você usou? eu não achei um que falasse sobre o SCJP6, to usando o 5 :slight_smile:

você notou alguma questão usando Iterator?

Como você consegue fazer os Sun Learning Connection eu não consigo me cadastrar no site da Sun! :frowning:

parabens pela nota ;)[/quote]

caio77, usei o antigo, para SCJP5 … Poucas coisas mudaram da 1.5 para 1.6, e na minha prova nao caiu NENHUMA questao sobre esses coisas novas =)

Pode estudar pelo da Kathy para programador java 5 numa boa.

Quanto ao Sun Learning Connection, eu participo pois a universidade em que estudo faz parte do SAI (Sun Academic Initiative). Com isso eu tenho direito a alguns cursos web-based gratuitos, descontos em vouchers, etc… Entre os cursos havia um que contia 3 simulados para SCJP 1.6.

Se voce for estudante, verifique com o coordenador do curso se a universidade faz parte do SAI. Caso contrario, voce ainda pode adiquirir os cursos. (Nao sei o preço)

Att,

Renan