SCJP 6 - Passei!

18 respostas
renan_

Fiz a prova hoje, dia 25/08, em Belo Horizonte e passei com 75% !! Fiquei muito feliz com o resultado :smiley:

Estudos:

Comprei o livro da Kathy em abril, e como as aulas estavam a todo vapor na federal ele foi ficando em cima da mesa.
Ao fim do semestre, em julho, pude me dedicar “exclusivamente” aos estudos para a certificação. (Obrigado a minha namorada por entender e não achar ruim de nao ter aproveitado as férias como deveria). Foram umas 7 horas diárias de estudos em julho.
Em agosto as aulas voltaram e o ritmo de estudo caiu muito! Porem, quase todos os dias eu resolvia questoes ou fazia um simulado completo.

Fiz assim:

-Imprimi varios cartoes de respostas para simulados que nao utilizavam software (com quadradinhos para colocar a resposta) para ir arquivando e percebendo a evolucao nos estudos. (No fim, contei e foram usadas 21 cartoes de simulados.)

-Fiz todos os exercicios do livro da Kathy.

-Comprei o WhizLabs e fiz todos os 6 exames com notas: 50%, 60%, 67%, 70% 65%, 83% (Fiz os 3 ultimos na reta final de estudos)

-Fiz o TestKiller 3 vezes. Sendo que a ultima eu fiz um dia antes da prova. (Obrigado raphael(que passou com 98%) pela dica! )

-Fiz os simulados da Sun Learning Connection (foram 6 no total) com notas: 68%, 71%, 76%, 90%, 75%, 84%

-Reli alguns capitulos do livro da Kathy na ultima semana e fui fazendo resumos e tabelas.

-Junto a tudo isso, no finalzinho, segui as dicas do passo-a-passo do raphael para complementar meus estudos (em outro post).

Como foi o dia:

Bom, sou do interior de MG e tive que pegar onibus (4 horas de viagem) para chegar a BH.
A minha prova estava marcada para as 14:00.
Eu saí daqui as 5:30 e as 9:30 cheguei na rodoviaria de BH. Fui andando pela Afonso Pena (muito chao!!) até chegar na rua da AeC Consulting (empresa onde fiz a prova) …
Cheguei lá as 11:00 e o pessoal me recebeu bem. Pedi uma indicacao de lugar pra almocar. As 12:30 eu cheguei novamente à empresa e me peguntaram se eu queria adiantar a prova. Bom, resolvi que sim!

As 12:30 comecei a prova:

No inicio, aparece um baita “termo de alguma coisa” que gastaria uns 20 minutos lendo. Detalhe: o tempo correndo!!! Desci a barrinha tudo e cliquei em I agree! Logo depois vieram mais duas perguntas se a SUN poderia usar meus dados em estatisticas e tal.
Gozado que nao teve nenhum formulario para responder igual eu vi relatos aqui do pessoal. Porque será ?

Bom, fui marcando na folha a cada drag and drop que aparecia. No total foram 12 DRAG AND DROP!! Mais do que eu esperava.
Estavam dificeis, a maioria envolvendo generics/collection e threads.

Não caiu NENHUMA questao sobre o que foi adicionado ao java 1.6 (console, navigableSet e navigableMap).

Ah, uma dica para quem ainda for fazer a prova: Nao marque drag and drop para revisar ou perderá o que já fez. Só marque aquelas que fará toda novamente.

Terminei as questoes faltando 1:40h para o termino do tempo.
Entao revisei as questoes (achei alguns erros) e finalizei faltando 30 minutos para o termino do tempo.

Minhas marcas:

Declarations, Initialization and Scoping --------------------- 91%
Flow Control --------------------------------------------------- 81%
API Contents -------------------------------------------------- 90%
Concurrency --------------------------------------------------- 50%
OO Concepts --------------------------------------------------- 70%
Collections/Generics ------------------------------------------- 70%
Fundamentals --------------------------------------------------- 63%

Notas bem diferentes do que estava acostumado nos simulados.
Quase sempre acertava todas em fundamentos e OO , e as que eu mais errava era API Contents… oO

Dúvidas:

Quando receberei o material da certificacao em casa ?
Tentei acessar www.certmanager.net/sun com os dados do meu relatorio e não deu. Quando vai estar disponivel?
Na prometric, quando vejo meu history o exame ainda está pendente. Quando vai atualizar?

Obrigado a todos aqueles que criaram tópicos detalhando sua experiencia. Para mim foi muito importante.

Rumo a SCWCD !!

Valeu pessoal e desculpe-me pelo grande topico :thumbup:

18 Respostas

g4j

Legal! Parabéns cara!

Quanto ao certmanager, fiz a atualização um dia depois de ter prestado o exame.

Fique tranquilo que não vão esquecer de você não!

Vai começar a estudar pra SCWCD?

Mais uma vez parabéns!

renan_

g4j:
Legal! Parabéns cara!

Mais uma vez parabéns!

Vou sim g4j !! To pensando em comprar a nova edicao do head first servlets & jsps no Amazon.
Você já tem material ?

Thiago_da_Santa

Eh Rocha! Campeao…

Parabens… continue sempre assim…

Comecei a estudar pra certificao desde maio,dei uma parada em julho,mas ainda nao estou preparado e tava meio liso pra comprar o voucher… rsrsrrs :smiley:

Abracao!

D

Parabéns, mas a prova é em ingles??
Vc fala fluetemente o Idioma??
Como que eu faço este simulado da Sun?
Desde já te agradeço.

Thiago_da_Santa

Caro renan… vi seu otimo resultado em tirar a certficacao…
Parabens…

Nunca tive contato com a java , mas em maio desse ano comprei o livro abra a cabeca java para comecar a estudar,hoje dia 25/08/08 estou a menos de 50 pags para o fim do livro com dedicacao exclusiva,mas n me sinto preparado…
sou aluno do curso de ciencias da computacao 2 periodo Universidade Catolica de Pernambuco…
qual o procedimento que devo tomar para tirar a certificacao?
estudar mais? comprar o livro da kathy sierra de certificacao?
nunca participei de nenhum projeto antes , como vou saber se sei programar em java ou nao,apos ler alguns livros e apostilas?

Abracao caro renan…

ME AJUDEM PEOPLE! ME DEEM DICA!

lgi2020

Parabéns!

W

o loco vcs fazem muitos simulados, sabado tou fazendo a minha so com 1 simulada no testkiller , uma no inquisition e 1 no masterexam, se sobrar algum tempo mas eu eu sei que não vai, eu dou uma passada rapida no testkiller… apesar de que eu não sou de errar duas vezes a mesma coisa, vamos ver oque vai dar :roll:

anyway parabens :stuck_out_tongue:

renan_

Daniel.F:
Parabéns, mas a prova é em ingles??
Vc fala fluetemente o Idioma??
Como que eu faço este simulado da Sun?
Desde já te agradeço.

A prova é em ingles Daniel. Não há opção de fazer a prova 1.6 em pt-br ainda.
Não é necessário um ingles fluente para realizar a prova. Basta que leia bem o idioma.

A universidade que estudo faz parte do SAI (Sun Academic Initiative) e eu tenho acesso a uns cursos da sun. Dentre eles tinha esses simulados para SCJP 1.5 e 1.6 que totalizaram 6.

Ah, no post do raphael ele colocou um material muito bom, repleto de MOCKS , e entre eles tem 3 simulados oficiais da SUN. Não sei de onde ele tirou, mas há bastante questoes nesses simulados que eu encontrei nos da SUN LEARNING CONNECTION. Deve servir de base.

Att,

Renan

renan_

Thiago da Santa:
Caro renan… vi seu otimo resultado em tirar a certficacao…
Parabens…

Nunca tive contato com a java , mas em maio desse ano comprei o livro abra a cabeca java para comecar a estudar,hoje dia 25/08/08 estou a menos de 50 pags para o fim do livro com dedicacao exclusiva,mas n me sinto preparado…
sou aluno do curso de ciencias da computacao 2 periodo Universidade Catolica de Pernambuco…
qual o procedimento que devo tomar para tirar a certificacao?
estudar mais? comprar o livro da kathy sierra de certificacao?
nunca participei de nenhum projeto antes , como vou saber se sei programar em java ou nao,apos ler alguns livros e apostilas?

Abracao caro renan…

ME AJUDEM PEOPLE! ME DEEM DICA!

Caro Thiago,

Minha dica é que compre o livro “Certificacao Sun para Programador Java 5” da Kathy Sierra após acabar de ler o “Abra a cabeca”.
Para você que é iniciante na linguagem, o negocio é codificar!! Sair implementando tudo no notepad (esqueça as IDEs por enquanto).

Para cada topico abordado no exame, certifique-se de ter codificado ao menos uma classe, comentado e fixado o assunto. Ao fim você saberá programar bem. Se precisar implementar algo mais complexo utilzando Threads, genericos e inner classes, poderá fazer sem consulta utilizando um notepad. =)

E claro, para a prova especificamente, muitos , muitos e muitos mocks !!!

Att,

Renan

g4j

renan_:
g4j:
Legal! Parabéns cara!

Mais uma vez parabéns!

Vou sim g4j !! To pensando em comprar a nova edicao do head first servlets & jsps no Amazon.
Você já tem material ?

Tenho sim, comprei o livro Use a Cabeça Servlets & JSP em pt_BR, ja li mais da metade e fiz os exercícios… na internet vc acha muita coisa sobre scwcd, principalmente em http://www.4shared.com

luistiagos

Sun Learning Connection

onde acho este simulado???

lnunix

cara,

pra mim eles mandaram um dia depois pra confirmar o endereço de entrega.

Fica calmo :slight_smile:

é isso ae… abração e parabéns pela conquista!

thinet

Cara, será que você não poderia disponibilizar esses flashcards pra gente?

E qual é o tópico do raphael que você está falando?

Parabéns!!!

C

cara, me diga uma coisa, qual livro da kathy você usou? eu não achei um que falasse sobre o SCJP6, to usando o 5 :slight_smile:

você notou alguma questão usando Iterator?

Como você consegue fazer os Sun Learning Connection eu não consigo me cadastrar no site da Sun! :frowning:

parabens pela nota :wink:

R

Opa Renan, meus parabéns!

Fico feliz em ver que minhas dicas te ajudaram te alguma forma.
Boa sorte nos estudos para o SCWCD. Eu encomendei o livro novo na amazon já, to espernado chegar pra começar a estudar :wink:

Abraços, e mais uma vez Parabéns!

W

saiu quanto o livro pela amazon, raphael?

comprei a uns 87 reais com frete gŕatis e cupom desconto no submarino, so que em português né.

renan_

thinet:
Cara, será que você não poderia disponibilizar esses flashcards pra gente?

E qual é o tópico do raphael que você está falando?

Parabéns!!!

Opa, esse é o topico do raphael que falei:
http://www.guj.com.br/posts/list/98930.java

Att,

Renan

renan_

caio77:
cara, me diga uma coisa, qual livro da kathy você usou? eu não achei um que falasse sobre o SCJP6, to usando o 5 :slight_smile:

você notou alguma questão usando Iterator?

Como você consegue fazer os Sun Learning Connection eu não consigo me cadastrar no site da Sun! :frowning:

parabens pela nota ;)

caio77, usei o antigo, para SCJP5 … Poucas coisas mudaram da 1.5 para 1.6, e na minha prova nao caiu NENHUMA questao sobre esses coisas novas =)

Pode estudar pelo da Kathy para programador java 5 numa boa.

Quanto ao Sun Learning Connection, eu participo pois a universidade em que estudo faz parte do SAI (Sun Academic Initiative). Com isso eu tenho direito a alguns cursos web-based gratuitos, descontos em vouchers, etc… Entre os cursos havia um que contia 3 simulados para SCJP 1.6.

Se voce for estudante, verifique com o coordenador do curso se a universidade faz parte do SAI. Caso contrario, voce ainda pode adiquirir os cursos. (Nao sei o preço)

Att,

Renan

Criado 25 de agosto de 2008
Ultima resposta 26 de ago. de 2008
Respostas 18
Participantes 11