SCJP 6 - Passei!

Bem, seguindo a tradição digo a todos que sou mais um integrante do GUJ que tem a certificação SCJP 6.0.

Descrevendo um pouco como foi meu processo até este importante dia:
Comprei o livro da Kathy da versão 5 da prova em fevereiro do ano passado e levei um ano inteiro para ler ele. Agora tirei 30 dias de férias, e reli todo o livro, fazendo anotações. A última semana tirei para fazer simulados. Como material usei somente o livro da Kathy e fiz os simulados MasterExam 5 e MasterExam 6, ExamLab, Inquisition fiz um pedaço, e o TestKiller fiz quase todas as 200 e poucas questões. Também fiz aquele de Profeciency da Sun e aquele joguinho do JavaRanch.

Dicas importantes:

• Realmente caem questões iguais a do TestKiller. Na minha prova foram umas 5 que eu me lembre.
  • A interface do ExamLab é exatamente igual a da prova. Mas o nível do dificuldade da prova é menor.

Fui fazer a prova muito preocupado, pois não estava me dando bem nos simulados.
TestKiller estava tirando uns 75% e era o mais fácil.
Master Exam uns 65 %.
E me assustei mesmo quando fiz o ExamLab e tirei 37%. Mas é que o ExamLab é paulada mesmo, muito dificil.

A prova começou super bem e eu acho que acertei quase todas das 20 primeiras mais ou menos. Elas eram fáceis (ou então era porque eu estava com a cabeça tranquila) e eu fiz com uma tranquilidade e uma calma imensa, revisava para ter certeza que respondi corretamente. Só que daí me assustei quando o tempo da prova chegou a metade e eu ainda não tinha respondido metade das questões. Me deu um certo desespero e comecei a responder a partir daí com mais rapidez, porém sem tanta atenção. Terminei a prova faltando 10 minutos e não consegui revisar as questões que fiz correndo. Este acredito ter sido O MOTIVO 3.

O MOTIVO 2 acredito que foi (motivo do que, vocês vão fazer um pouco mais para o final) foi o seguinte:

• Fiz a prova em POA, na Alfamidia. Mas detalhe, sou de Ijui, ± 500 Km distante de POA.
  • Não tenho carro, fui de bus. O ônibus mais próximo, saia de Ijui as 23:30 do dia 24/02 e chegava em POA as 05:30 da manhã do dia 25/02. E minha prova era as 13:30 da tarde.
  • Então cheguei lá e tive que esperar nada menos do que 7 horas até chegar o horário da prova. Isso foi um fator decisivo no resultado final, apesar de estar me sentir muito bem no horário da prova, não tenho dúvidas que isso pesou no resultado final.

Quando recebi o resultado da prova tive uma mistura imensa de sentimentos, alegria e conquista, misturada com decepção e um sentimento de fraqueza.
Pq? Porque meu score foi de 65%. Isso mesmo, cravado, 65%. Eu esperava mais. Acertei exatamente as 47 questões que precisava para passar.

E agora o MOTIVO 1 eu acho que foi o seguinte: durante toda minha preparação eu li bastante e fiz uma quantidade razoável de simulados. Só que eu acho que eu falhei na prática. Eu escrevi somente meia dúzia de classes, quando eu tinha tempo sobrando, ou quando eu estava bem disposto. Acho que faltou isso para complementar o meu aprendizado. Não sei porque não fiz isso, se foi falta de tempo, se foi por achar que por trabalhar na área eu não precisaria, ou se foi porque eu sempre trocava isso por outras coisas, como o futebol ou a mulher e os cachorros.

Sem dúvidas a minha preparação falhou em algum momento que eu não sei qual. Acredito que os motivos 2 (distância e espera) e 3 (me perder com o tempo da prova) foram determinantes para o resultado final, pois afetaram diretamente o dia da minha prova. Mas o motivo 1, foi realmente por falha minha e apesar de não ter certeza eu acredito que foi nele que eu falhei de maneira mais séria.

Resultados específicos de cada objetivo:

• Declarations, Initialization e Scoping… 83%
  • Flow Control… 63%
  • API Contents… 80%
  • Concurrency… 87%
  • OO Concepts… 30%
  • Collections/Generics… 80%
  • Fundamentals… 36%

Então nos tópicos ditos mais “dificeis” concorrência e collections fiquei acima dos 80%. O que realmente baixou minha média foi OO Concepts e Fundamentals que ficaram na casa dos 30%. Não consigo entender como, quem sabe algum dos três motivos que citei acima explique.

Ah, um detalhe bem importante: Me ralei em duas questões por causa do inglês. Meu inglês é médio, consigo entender o que leio. Mas teve duas questões que falavam sobre acoplamento e coesão que eles deram um “mini texto” descrevendo toda uma situação real e então fizeram a pergunta. Não ficou claro pra mim o que a questão pedia. Essas duas fui no chute praticamente. Um pouco também porque estas questões vieram mais pro final quando eu já estava sem tempo por ter enrolado muito no inicio.

Mas bem, é isso aí.
Se algúem quiser perguntar algo, quiser algum material, é só pedir que estou aí para ajudar.
Apesar de estar super feliz por agora poder dizer que sou Certificado pela Sun - SCJP 6.0, espero que tenha conseguido demonstrar para vocês os pontos em que falhei na minha preparação para que vocês que estão para fazer a prova não cometam os mesmos erros.

Pratiquem bastante. Eu somente li, li e li. E fiz simulados. Não achem que só porque trabalham com Java não precisam praticar. Acredito ser bom escrever numa IDE os exemplos do livro, bem como questões de simulados que te deixam com dúvida. Isso faltou pra mim.

Ah, a prova teve 3 questões de drag and drop. 1 estava fácil as outras estavam díficeis.
Teve também somente uma referente aos objetivos da versão 6 que foi uma sobre Console.
Enfim, sem mais blablabla, nem chororo, obrigado ao pessoal do fórum que sempre está disposto a ajudar.

Thanks.
Fernando. :thumbup:

caramba velho … vc fez uma viagem pra fazer a prova e depois espero mais tantas horas…

vc é guerrero…rs parabens…

e que bom que vc passou (ter passado por tudo issoe nao conseguir passar na prova seria frustante…)

parabens…eu sei como q é fazer a prova ja desgastado… (mais nao cheguei nem perto ao desgaste q vc deve ter tido…)

Parabéns! O que vale é a garra que você teve de sair de uma cidade pra fazer a prova em outra. :slight_smile:
Outra coisa, você deve ter errado por falta de atenção ou cansaço!
Sucesso!

Muito bem cara parabéns, também estou sentindo que não estou preparado ainda 100%, estou estudando java a só 2 meses 8 horas por dia, minha prova esta marcada para amanha estou com o frio na barriga essa semana toda, mais eu tenho retake e vou tentar mesmo assim, qualquer coisa vai ser uma experiência e eu tiro 2 meses para estudar mais.

Parabéns cara… O importante é a conquista e que você está com o certificado na parede agora… O Score não importa… 65% ou 95% te dariam o mesmo resultado!

Agora é hora de pensar na próxima cetificação :smiley:

Abraços

parabéns pela conquista !!!

Ricardo

Obrigado a todos!! Agradeço o apoio.

Eu também não me sentia 100% preparado, mesmo assim esperava resultado melhor. Mas não esquenta, a prova não é dificil. Ela é menos dificil do que a maioria dos simulados que tem por aí. É do nível do TestKiller. Só tente não ser muito vagaroso no inicio como eu fui para não faltar tempo no final.

Algumas perguntas para os já certificados:

• Em algum momento o score foi necessário para alguma coisa? Ele aparece no certificado?
  • Sei que tem um logo que quem é certificado pode pegar do site da Sun para por no currículo. Alguém sabe onde encontro ele?
  • O certificado demora muito para chegar?

Ah, o meu voucher também tinha retake. Se fosse um voucher normal sem retake, eu acho que eu teria desmarcado a prova e teria tirado mais uns 20 dias para estudo. Assim, eu fui para ver no que que dava.

Thanks.
Fernando.

Parabéns, eu tava sentido falta do seu tópico.
Deu pra assistir o jogo do Grêmio ontem???

• Não e não. A nota só aparece naquele papel impresso depois que você fez a prova.
  • As instruções virão com o certificado.
  • Um pouco (cerca de 1 mês).

E outra pergunta que o pessoal sempre faz: o tal “lapel pin” (broche) não vem mais com a certificação. Contenção de gastos :frowning:

[quote=Daniel.F]Parabéns, eu tava sentido falta do seu tópico.
Deu pra assistir o jogo do Grêmio ontem???
[/quote]
Cara, te agradeço… foi você que mandou todos aqueles simulados pra mim, não foi!? (Desculpe lembro que tu fez alguma coisa por mim, mas não lembro o que foi, acredito que tenha sido isso). Quem sabe se você tivesse um avatar ajudaria a lembrar melhor.

No primeiro post dessa discussão coloquei que caíram pelo menos 5 questões identicas ao do TestKiller na minha prova. Fui olhar o TestKiller pra dar uma conferida com as questões que caíram na minha prova agora a pouco, e encontrei pelo menos umas 10 iguais. Que pena que não fiz todo o TestKiller!! Teve questões que fiz no TestKiller e que caíram na prova e que errei. Acho que devo ter feito um pouco com pressa o TestKiller e não consegui absorver bem todos os ensinamentos em termos de “pegadinhas” que ele tem a ensinar.

Putz… eu errei uma que fazia uma atribuição num teste if assim:

Pura falta de atenção e pressa para responder. E essa tinha no TestKiller.

Te agradeço muito Daniel. Se não fosse teus simulados quem sabe eu teria acertado uma questão a menos e não teria passado. :wink:

E sim… fui no Olimpico ontem ver o massacre do Tricolor… pena que o gol não saiu. Mas eu vejo um bom futuro, cheio de conquistas logo ali adiante. :smiley: Ver a geral do Grêmio fazendo o estádio pulsar é um show a parte.
Valeu. :XD:

Bah… deveria ser muito legal este broche. Pena que não vem mais, gostaria muito de ter um. :roll:

[quote=thingol]

• Não e não. A nota só aparece naquele papel impresso depois que você fez a prova.
  • Um pouco (cerca de 1 mês). [/quote]
    Que pena… já gostaria de deixar meu currículo agora mesmo preparado bonitinho com o logo da SCJP.

Agradeço as respostas…

Foi eu que mandei os links dos mocks, muito bom saber que eles foram utéis.Mas uma vez Parabéns.Foi uma grande vitória, que se tornou maior ainda diante das dificuldades que vc enfrentou.Daqui uns dias serei eu.

Em troca eu quero um favor o Grêmio precisa eliminar o cruzeiro na Libertadores.

[quote=fernandoeick]
Algumas perguntas para os já certificados:

• Em algum momento o score foi necessário para alguma coisa? Ele aparece no certificado?
  • Sei que tem um logo que quem é certificado pode pegar do site da Sun para por no currículo. Alguém sabe onde encontro ele?
  • O certificado demora muito para chegar?[/quote]

O Score não é impresso no certificado, e nunca soube de nenhum caso que ele foi necessário… Ninguém tem como saber o seu Score, caso você não conte é claro.
O Score só é fundamental se você deseja ser um instrutor Sun Java, acho que só neste ponto que ele é necessário…

Você pode requisitar o logo neste endereço: http://logos.sun.com/logosite.jsp?Category=third&Logo=java-cert-prog&Page=requestclick
Esse logo você pode uitilizar em seu currículo, cartão de visitas, etc… Tem que ficar ligado nos termos de uso, a Sun não deixa sair usando em qualquer lugar não :wink:

Em média demora de 1 a 2 meses para chegar o certificado, mas nunca mais do que isso… :slight_smile:

Abraços

Parabéns pela certificação!

Sério?!? Fiz o ExamLab da primeira vez tirei 34%, da segunda tirei 45%, mas confesso que fiquei meio apavorada com esse resultado… Você me tranquilizou agora… :wink:

parabéns!

[quote=programadora]Parabéns pela certificação!

Sério?!? Fiz o ExamLab da primeira vez tirei 34%, da segunda tirei 45%, mas confesso que fiquei meio apavorada com esse resultado… Você me tranquilizou agora… :wink:
[/quote]
Sim… foi o mais dificil de todos os simulados que fiz. E já tinha sido avisado antes por outras pessoas dizendo que este era realmente dificil.

Quer um simulado do nível da prova, faça o TestKiller, suas perguntas foram retiradas de provas reais até onde eu sei, e muitas questões da prova são iguais. Me arrependi um pouco de não ter feito o TestKiller de maneira mais intensa, conseguiria um score melhor daí.

Fica aí uma dica.

Congratulations, my friend!

Parabéns.

[quote=thingol][quote=fernandoeick]

• O certificado demora muito para chegar?
    [/quote]
  • Um pouco (cerca de 1 mês).

E outra pergunta que o pessoal sempre faz: o tal “lapel pin” (broche) não vem mais com a certificação. Contenção de gastos :frowning:
[/quote]

thingol,

Recebi semana passada meu certificado SCMAD, e para minha surpresa, veio o pin (broche)…

Só para constar.

Fernando