Olá pessoal,
Como é de costume do pessoal aqui do GUJ, vou relatar um pouco sobre a minha experiência com a certificação. Meu escore foi baixo: 69% (o mínimo é 65%), mas deu para aprender algumas lições sobre a certificação…
Eu há muito tempo atrás comprei os dois livros em português para o exame da versão 5.0, nunca os li realmente. Do livro da Kathy Sierra só li sobre Declaração de Variáveis (acho que as duas primeiras páginas), DateFormat e NumberFormat e do livro do Serson um pouco sobre fundamentos (não fiz todas as questões) e Threads (fiz apenas as questões mais fáceis de Threads).
Na última semana, antes da prova foi que estudei mais: fiz o ExamLab da versão 6 antes de viajar para fazer a prova (mas nem fiz a correção), e vi algumas questões aleatórias do Test Killer e do livro do Serson; também fiz as seis primeiras questões do Master Exam. Fora o ExamLab que foi do 6, todo o resto do material foi para a prova da versão 5.0.
Mas o verdadeiro responsável por eu ter conseguido passar no exame foi um colega (Jairo Junior, fez 88%, no mesmo dia em que eu). Na verdade ele é meu chefe, e nos últimos meses, durante seus estudos, enquanto eu nem tocava nos livros nem nos simulados, ele me aparecia com uma questão ou outra no trabalho, e me explicava a resposta. Mas o que contou muito mesmo foram as sessões da última semana (às vezes lições aprendidas dos meses atrás eu nem lembrava), e do dia anterior principalmente.
Em resumo: eu estudei para a prova através das conversas em resolução de questões com o Jairo, passei com o que ele me ensinou.
E detalhe, eu não lia os livros, nem fazia os simulados, por falta de interesse ou paciência não, eu não tinha tempo mesmo (não tenho), e muitas vezes quando tinha faltava disposição. Sou só um pouco atarefado além da conta, quem tem o mesmo problema entende.
O meu voucher foi comprado na promoção Retake, e por isso estava indo fazer a prova sem estudar muito, esperava ter essa primeira prova como experiência. De forma geral o exame foi fácil:
- A parte de fundamentos (declaração, escopo, etc.) foi fácil;
- A de Threads foi bem mais fácil do que esperava;
- As questões de arrastar e soltar foram um pouco mais difíceis;
- Collections foi a parte mais difícil da minha prova, eu basicamente não usava a maioria das collections que caíram, e então não sabia mesmo as especificidades de cada uma (aconselho estudar bastante todas as Collections);
- Tiveram questões que era somente texto em inglês e pedia para você indicar quais conceitos de OO estavam explicitados naquele texto (é bom estar afiado no inglês), achei essas questões um pouco confusas, poém tem umas questões que perguntam sobre as relações entre as classes que são muito fáceis.
- Generics é misto (tem questões difíceis e fáceis), as mais difíceis foram quando misturaram Generics com Collections que não usava, são questões boas para cascas de banana;
- Enum foi fácil;
- Autoboxing e unboxing em alguns momentos geraram dúvida durante a prova;
- API e String são importantes de estudar, eu precisava conhecer muito bem os de StringBuilder e StringBuffer;
- NumberFormat não lembro se caiu, mas de DateFormat o que caiu foi muito fácil;
- O switch deve cair em todas as provas de certeza (e as questões foram fáceis);
- Tratamento de excessão gerou dúvida também em alguns momentos;
Programo em Java há bastante tempo, em projetos de aula e científicos, e há mais de um ano em uma empresa. Para quem diz que não dá para passar no exame somente com a experiência digo que concordo, mas a minha experiência me ajudou bastante, acho que aliar a experiência e o estudo específico para a prova é a combinação ideal.
Os livros que li para aprender Java também foram muito bons, li o Deitel e o Core Java. Principalmente o Core Java, eu o acho muito bom. Aconselho a aprender a programar com Java antes de partir para a certificação.
No mais, fiquei pensando se valeu a pena ter passado, o escore do pessoal é bem alto e o meu foi baixo, o que espero melhorar na próxima certificação.
Do meu ponto de vista uma receita certa para passar com um escore melhor que o meu é:
- Ler os livros, realmente;
- E fazer os simulados;
Boa sorte a todos que forem fazer, e estudem!