SCJP 6 x OCJP 7

5 respostas
nel

Oi galera, tudo certo ?

Estou com o livro da Kathy Sierra em casa que tem até pó nele rs.
Infelizmente, devido a N motivos deixei ele de lado e agora vou retomar os estudos pois quero tirar a certificação Java, ao menos, de programador.

Sei que OCJP 7 Programmer II (seria a OCJP Programmer 6) tem como pré-requisito a OCJA 7. Isso não é um problema.
O que verifiquei no site da Oracle hoje é que o conteúdo cobrado na SCJP 6 difere em pontos importantes da OCJP 7, como NIO2 e JDBC, por exemplo.

Pergunto:
1 ) Na opinião dos meus colegas do GUJ, invisto na OCJA 7 e depois na OCJP 7 ou faço diretamente SCJP 6 ?

2 ) Se eu optar pela OCJP 7, estudo pelo livro da Kathy (focado na SCJP 6) e depois os GAPs (por exemplo, estudo separadamente o JDBC) ou seria perda de tempo seguir o livro ?

Penso em fazer a OCJA 7 e posteriormente a OCJP 7, pois acho que duas versões anteriores a atual pode ser “velho”.
Forte abraço e obrigado galera.

5 Respostas

romero.dias

Amigo,

Tb estou em situação parecida, meu livro também agregou alguma poeira, rs. Mas, ainda não estou com tempo à dedicar aos estudos.

Tb tive esse dúvida e, cheguei a uma conclusão: a resposta depende de seu objetivo.

Se estiver com tempo tranquilo e grana, vá de OCJP7.

Ou se seu sonho for OCJP7, não escute ninguém, vá de OCJP7.

Eu, por exemplo, farei a OCJP6 pois:

1 - Para vaga de emprego não existe requisitos de versão da certificação, somente ser certificado;

2 - Não vou pagar duas vezes por uma prova que se pagando uma , trará o mesmo efeito, visto o item 1;

3 - Tempo está cada dia mais escaço e, como custo/beneficio, prefiro fazer OCJP6 e depois OCEJWCD;

4 - Após passar em OCJP6 vc poderá fazer as outras certificações de níveis superiores;

Esses são os pontos que fizeram inclinar para OCJP6. Onde meu objetivo é “massagear o ego” ser certificado Java Oracle e melhorar a visualização mediante as empresas.

Abraço

P

Pela questão de praticidade iria de SCJP6…(OCJP6) …da o titulo de profissional e possibilita tirar as certificações mais altas, que sem duvida tem mais respaldo no mercado.Até hoje nunca me perguntaram qual versão eutenho… a 8 já esta na porta, acredito que versão para o mundo corporativo não faz tanta diferença.

nel

Fala pessoal, obrigado pelas opiniões.

Decidi remover a poeira (rsrs) do meu livro e vou estudar por ele.
Mesmo tendo experiência com desenvolvimento quero estudar capítulo à capítulo, é importante reforçar a base e aprender mais antes de realizar a prova, para evitar “surpresas”.

Agradeço por compartilharem comigo suas opiniões, muito sensatas.
Boa sorte a nós que iremos fazer ! rs

Abraços.

romero.dias

nel,

Uma dica importante, mesmo para os que não vão se submeter ao teste é: estudar os fundamentos da linguagem. Também tenho experiencia em Java, depois que devorei o livro da Kathy, passei a melhor compreender muitas coisas, fiquei mais produtivo e meu código ficou bem melhor.

Um abraço e boa sorte!

Bruno_M_Gasparotto

Boa nel! Essa era a dúvida que eu tinha também. Vou aproveitar o livro que tenho e tirar a 6 direto.

Já faz um tempo que você postou aqui, e aí? Conseguiu tirar? Abraços!

Criado 20 de abril de 2015
Ultima resposta 22 de abr. de 2015
Respostas 5
Participantes 4