SCJP Amanhã

olá pessoal,

Estou fazendo este depoimento pelo fato de q daki a 15 dias vou fazer o SCJP e já estou apreensivo.

Pois desejo passar na certificação, pois sei que é um bom item à ser colocado no currículo. Axo q é um bom diferencial.
Estudei bastante, dediquei a esse livro da katy sierra (embora em Inglês). Vou fazer a versão 5. Fikei um poko inseguro quando estava pra escolher entre 5 ou 6, mas dai a linguagem influenciou um poko.

Ainda tenho algumas dúvidas ainda em :
Sobre Collections e Generics (esse assunto é meu pesadelo)
Exceptions (Quando é exceção pela JVM ou “Programaticamente”)
entre outros.

Bom pessoal, esse tópico é mais para esclarecer minhas dúvidas e um apoio moral até lá.

Muito Obrigado a todos q postarem aki

Ricardo

Bem, até onde eu sei, esses itens quer vc citou estão em ambas versões, 5 e 6.

A diferença eh que na 6 cai também as interfaces “Navigable” e a classe Console…que não é nada de mais…meia horinha estudando a APi delas já eh suficiente.

Então, no seu lugar eu faria a versão 6 logo, tendo em vista que a versão 5 do java
ja esta em fase EOF.

O livro da Kathy q vc tem eh da versão 5 ou 6? eu tenho o da versão 6 (em inglês tbm) e achei boa a abordagem sobre exceções.
Abraço.

Fala Ricardo13

Boa sorte na SCJP, vai dar tudo certo - procure fazer o máximo de mocks que você conseguir! (é o que todo mundo diz :slight_smile: )

Ontem eu estava dando uma olhada no javaranch e teve um tópico muito bakana, o cara coloca um monte de pegadinhas…
Ainda nesse tópico, Bert Bates ainda sugeriu escrever suas próprias classes Genéricas :slight_smile:

seque o link: http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=24&t=047955

Eu também estava pensando em fazer meu exame daqui uns tempos tbm (12/01/09) -> ontem fiz meu primeiro mock (o master exam) tirei 51% fiquei meio desapontado, mas estou confiante que vai melhorar :slight_smile:

é isso cara…
vai la e arrebenta…

Comecei a estudar faz 2 semanas…
Pretendo estudar até Março e prestar a bendita prova…

Boa sorte!!

Já estudo Java a 3 anos, conheço um pouco de jse, j2ee e pretendo iniciar meus estudos focados para scjp. Com esses dois livros aqui dá pra tirar a carteirinha?
JAVA COMO PROGRAMAR (6ª EDIÇÃO) do Deitel.
CERTIFICAÇÃO SUN PARA PROGRAMADORES JAVA 5 - 2ª EDIÇÃO REVISADA da Kathy.

Sim sim, não conheço nada melhor que Deitel e Kathy.

Se bem que eu recomendaria vc tentar a versão 6 da prova…tendo em vista que o java 7 vem por ai e a versão 5 ja eh considade EOL.

O deitel eu recomendaria pra quem tá começando…como vc disse q já estuda java há tres anos, o da Kathy eh com certeza mais que suficiente pra certificar…se vc manja de inglês recomendo que compre logo a versão 6 do livro…eu mesmo comprei ela na amazon.com, com o frete, saiu por 90 mangos, ou seja, uma versão mais atual e mais barata do que essa aí…

Bem no caso dos Exceptions se é pela JVM ou programaticamente, é decoreba…

eu estudei desse jeito, decorei apenas o que são programaticamente, que são 4 (IllegalArgumentException, IllegalStateException, NumberFormatException e AssertionError) o resto é pela JVM

Boa sorte!

Não manjo mto de inglês não. Esse novo livro da Kathy não tem em português ainda não?

Ainda não.

Boa sorte!!
tento a minha dia 29/12!!

A minha está marcada para 09/01/08 e dessa vez eu passo.

Fiz minha primeira prova em abril e não tinha estudado muito(estudei apensa um mês), fiz mesmo para não perder o voucher que já estava vencendo. E não passei por apenas duas questões.

Minhas principais dificuldades foram genérics e colections (na época era novidade para mim)

Quanto a prova ser em portugês não vejo grandes problemas tirando uma questão ou outra que é traduzida muito ao pé da letra, pelo que eu me lembro as drag-and-drop.

As questões são mais faceis que as do simulado whizlabs e muito semelhantes as do livro da Kathy.

Boa sorte!

Ahh! é mesmo, muitas questões são iguais ao testkiller, eu recomendo que estudem o testkiller alguns dias antes do exame! Consegui uma otima pontuação devido ao testkiller.

Boa sorte para todos que estão na luta!

Para versão 5 tem em português sim, mas para a versão 6 só em ingles

olá galera,

Valeu os depoimentos pelo apoio moral.

Seguindo as dicas do rod.atack, eu axo q vou mudar a versão do java msm, vou prestar java 6, mas dai vai uma pergunta…eu posso mudar a versão da prova agora ???

Ae daniel.info boa sorte na prova…e naum eskeça de nos contar a sua experiência hein.

Seguindo a decoreba do Ueta sobre exceptions, realmente vou fazer isso msm… vou decorar essa parte…parece ser mais fácil doq tentar entender …hahahahaha !!!

Bom Galera, valeu pelas dicas

Ricardo

Pelo que já vi em outros tópicos aqui no GUJ, o voucher vale pra qualquer versão de qualquer prova…então quer dizer q mesmo que vc tenha comprado pra versão 5 vc pode fazer pra versão 6, basta dizer isso na hora de agendar o exame nos centros prometric.

Poisé, mas pelo que ele falou ele já agendou com a versão da prova 5 :wink:

Cara dá uma ligada lá onde vc vai fazer a prova e pergunta. :slight_smile:

Olá pessoal,

Vim acessar o GUJ para deixar meu depoimento de realização da prova SCJP versão 5 ontem, dia 23/12/08, e achei este tópico. Fiz minha prova ontem e felizmente fui aprovado com 88%!!

Assim como muitos de vocês, pelo que vi, minha maior dificuldade era Collections e Generics! Por ironia do destino, gabaritei esses assuntos na prova hehehehehe!!! O assunto que eu fui pior foi FLOW CONTROL, que durante a fase de estudos, acho que era o que eu sempre ia melhor. Caiu muito pouco de Exceptions na minha prova, mas a dica data neste tópico de memorizar quais são as lançadas por programação é muito boa, eu havia feito isso também. Depois de tanto estudar, hoje já é intuitivo.

Minha estratégia de estudo foi primeiro ler o livro da Kathy (li em inglês, e fiz a prova em inglês). Na verdade, li o livro 2 vezes. Meu Java estava enferrujado. Depois disso, fiz os MastersExams que acompanham o livro, e comprei o WhizLabs SCJP 5, que vem com 6 simulados full no total. A cada simulado, revisava as questões que eu errava, e porque (tentando ficar atento às pegadinhas). Um colega meu recomendou que eu comprasse o WhizLabs (U$ 50,00) e eu tenho certeza que se eu não tivesse comprado, talvez não tivesse passado. Pelo menos pra mim, após ler o livro da Kathy, fazer vários simulados é que reforçou todo o conhecimento. Se for para dar uma recomendação, seria essa: Faça o máximo de simulados que você puder, identifique o que você errou e estude mais o assunto, repita simulados, e vá indo! Um dia antes da prova eu pedi que o WhizLabs criasse um simulado com todas as questões que eu havia errado alguma vez (No total, o WhizLabs tem acho que perto de 430 questões). Foi um simulado de 150 questões que eu acertei 130.

Meus simulados começaram com notas de 35% e foram crescendo. No final dos estudos, eu estava chegando perto de 80% nos simulados.

Foram 6 meses de estudo (não estudava todo dia), mas intensifiquei agora em dezembro pois queria tirar férias de consciência tranquila :smiley:

A prova foi tranquila, começou com várias questões de drag/drop justamente de generics e collections! Após umas 10 questões, vieram outros temas. O nível da prova (a minha pelo menos) foi o mesmo nível dos simulados do Whizlabs. O tempo foi suficiente, encerrei a prova inteira faltando 1 hora ainda.

É isso aí pessoal, espero que o texto acima possa ser útil para alguém! Um grande abraço a todos e um Feliz Natal!