Olá pessoal,
Vim acessar o GUJ para deixar meu depoimento de realização da prova SCJP versão 5 ontem, dia 23/12/08, e achei este tópico. Fiz minha prova ontem e felizmente fui aprovado com 88%!!
Assim como muitos de vocês, pelo que vi, minha maior dificuldade era Collections e Generics! Por ironia do destino, gabaritei esses assuntos na prova hehehehehe!!! O assunto que eu fui pior foi FLOW CONTROL, que durante a fase de estudos, acho que era o que eu sempre ia melhor. Caiu muito pouco de Exceptions na minha prova, mas a dica data neste tópico de memorizar quais são as lançadas por programação é muito boa, eu havia feito isso também. Depois de tanto estudar, hoje já é intuitivo.
Minha estratégia de estudo foi primeiro ler o livro da Kathy (li em inglês, e fiz a prova em inglês). Na verdade, li o livro 2 vezes. Meu Java estava enferrujado. Depois disso, fiz os MastersExams que acompanham o livro, e comprei o WhizLabs SCJP 5, que vem com 6 simulados full no total. A cada simulado, revisava as questões que eu errava, e porque (tentando ficar atento às pegadinhas). Um colega meu recomendou que eu comprasse o WhizLabs (U$ 50,00) e eu tenho certeza que se eu não tivesse comprado, talvez não tivesse passado. Pelo menos pra mim, após ler o livro da Kathy, fazer vários simulados é que reforçou todo o conhecimento. Se for para dar uma recomendação, seria essa: Faça o máximo de simulados que você puder, identifique o que você errou e estude mais o assunto, repita simulados, e vá indo! Um dia antes da prova eu pedi que o WhizLabs criasse um simulado com todas as questões que eu havia errado alguma vez (No total, o WhizLabs tem acho que perto de 430 questões). Foi um simulado de 150 questões que eu acertei 130.
Meus simulados começaram com notas de 35% e foram crescendo. No final dos estudos, eu estava chegando perto de 80% nos simulados.
Foram 6 meses de estudo (não estudava todo dia), mas intensifiquei agora em dezembro pois queria tirar férias de consciência tranquila 
A prova foi tranquila, começou com várias questões de drag/drop justamente de generics e collections! Após umas 10 questões, vieram outros temas. O nível da prova (a minha pelo menos) foi o mesmo nível dos simulados do Whizlabs. O tempo foi suficiente, encerrei a prova inteira faltando 1 hora ainda.
É isso aí pessoal, espero que o texto acima possa ser útil para alguém! Um grande abraço a todos e um Feliz Natal!