É possível tirar a certificação JAVA somente estudando o livro "Use a Cabeça - JAVA " da Kathy Sierra e fazendo alguns testes onlines disponíveis ou é necessário comprar uma outra literatura como o SCJP 6 da mesma autora?
Não é suficiente, ele é voltado para iniciar na linguagem, o SCJP vai bem mais a fundo nos tópicos…
Use o SCJP 6 Study Guide, leia com muita calma faça resumos, caso não se sinta 100% releia-o… particularmente eu acho a 2a leitura muito mais proveitosa, além de ser mais rápida pq vc ja fez uma base do assunto voce entende as questoes mais avançadas que as vezes na 1a leitura vc nao capta 100%…
Há pessoas que acham que se teve que reler é pq nao leu direito na 1a vez, eu discordo, MAS cada um é cada um…
Certificação Sun para Programador Java - autor: Kathy Sierra - este é suficiente para passar no exame (com mais alguns simulados claro).
Versões em Inglês e em Português. A versão 6 saiu recentemente, não sei se já tem em português…
Não aconselho a comprar livros traduzidos…
[quote=gustavobs]Não é suficiente, ele é voltado para iniciar na linguagem, o SCJP vai bem mais a fundo nos tópicos…
Use o SCJP 6 Study Guide, leia com muita calma faça resumos, caso não se sinta 100% releia-o… particularmente eu acho a 2a leitura muito mais proveitosa, além de ser mais rápida pq vc ja fez uma base do assunto voce entende as questoes mais avançadas que as vezes na 1a leitura vc nao capta 100%…
Há pessoas que acham que se teve que reler é pq nao leu direito na 1a vez, eu discordo, MAS cada um é cada um…[/quote]
Disse tudo.
Realmente um complementa o outro, aconselho a você ler o “Use a cabeça” pelo menos 2 vezes e fazendo todos os exercícios depois que você sentir que esta 100% você parti para o “Guia de estudo SCJP”. Eu fiz ao contrario, comprei e li todo o SCJP e depois eu comprei o “Use a cabeça” tem coisas que você só pega mesmo com a clareza e fluência nos tópicos do “Use a cabeça”. Como eu disse anteriormente, faça uma forçinha, fique sem almoçar durante a semana e compre o “Guia de estudos”.
Você pode pegar uma boa base estudando pelo Use a Cabeça Java, após terminar este livro estude o Material Voltado para a certificação (SCJP 6.0 Study Guide), desta forma você terá uma boa base para a prova.
olá,
eu diria q o HF JAVA seria bom se você não tivesse nenhuma noção da linguagem JAVA. Pois na minha opinião ele explica muito bem os conceitos básicos de OO e a linguagem.
Agora a prova vai t cobrar bastante detalhes da linguagem e isso o HF JAVA não menciona. A solução seria o livro da Katy SIerra para certificação JAVA.
Espero ter ajudado
Ricardo
Eu li o HF e agora eu estou lendo o SCJP … sinceramente o HF é mto bom para iniciantes e vai abrir bem a mente quando voce for ler o SCJP…
Estou no começo dos estudos e nunca trabalhei com Java…sera que eu consigo ??? = /
É só estudar e dedicar… traça um objetivo e siga a adiante !!
Ricardo
Cara vai atrás que vc consegue.
Eu nunca tinha visto código Java antes de outubro/08 e em 4,5 meses me certifiquei.
E tb nao faço facul da área ainda!
Vou me formar Eng Civil final do ano e estou em duvida se tentou fazer um pós na área ou se faço Sistemas ano que vem…
É só estudar e dedicar… traça um objetivo e siga a adiante !!
Ricardo[/quote]
Eu fiz um curso de java na impacta…mas não gostei mto …aprendi de verdade com o HF e agora com o SCJP tudo fica mais claro
to indo bem …sem duvidas…fazendo resumos…pena que so da para estudar no onibus e 1 horinha aki em casa …a facu puxa mto !!!
mas vou conseguir !!!
[quote=gustavobs]Cara vai atrás que vc consegue.
Eu nunca tinha visto código Java antes de outubro/08 e em 4,5 meses me certifiquei.
E tb nao faço facul da área ainda!
Vou me formar Eng Civil final do ano e estou em duvida se tentou fazer um pós na área ou se faço Sistemas ano que vem…[/quote]
se Deus quiser vou conseguir sim !!! faço tecnologo em analise e dev de sistemas…2 anos e meio …to no segundo ano ja !!
ja tenho uma noção boa !! agora e so aperfeiçoar …!!! e parabens cara …4,5 meses !!! estudava bastante ??? qtas horas ??
Valeu =)
Então cara, 2 meses eu fiz o curso da caelum em paralelo com a faculdade, nao dava pra estudar muito, mais nas “rebas” de horarios…
dai chegou dezembro eu decidi que queria trabalhar com java e saí do estágio em engenharia civil hehehe
2,5 meses estudando 6-7h por dia fiz a prova e foi tranquilo, 93%!
Vai firme q vc consegue!
[quote=gustavobs]Valeu =)
Então cara, 2 meses eu fiz o curso da caelum em paralelo com a faculdade, nao dava pra estudar muito, mais nas “rebas” de horarios…
dai chegou dezembro eu decidi que queria trabalhar com java e saí do estágio em engenharia civil hehehe
2,5 meses estudando 6-7h por dia fiz a prova e foi tranquilo, 93%!
Vai firme q vc consegue![/quote]
nusss 6-7h por dia !! mto tempo para mim !!! nem posso largar o estagio de infra que eu arrumei agora !! vai ter que ser assim mesmo vou estudar no onibus e um pouco em casa …por incrivel que pareça no onibus eu consigo prestar mais atenção do que em casa auhauhau
mas é isso mto bom score !!! logo logo sou eu !!!
Olá Gujers.
Pra não fazer outro tópico, vo aproveitar esse aqui, consegui uma cópia do livro Java Como Programar 6º Edição…
Com esse livro ja da pra ter uma boa base de Java pra tirar a certificação?
Vlw a atenção.
Nunca li esse livro, mas é muito bem falado, deve ter todo o assunto da certificação e talvez coisas extras, voce tera que separar o que cai e o que não cai… fica mais complicado, leia o SCJP e mata a charada.
O livro como programar que você diz é aquele do DEITEL, se for na minha faculdade, FATEC info, o professor só usa ele, porém eu acho ele um pouco menos fácil de aprender do que com o Use a Cabeça que aborda o JAVA com uma linguagem diferente, mas realmente ele é muito bem falado.
Eu sinseramente não acho que exista um livro ideal para java. Vc tem que ir comendo um pouquinho de cada livro… pois cada um aborda melhor uma coisa.
O do Deitel e exelente mais enrrola muito…
Eu sinseramente to apredendo as coisas realmente com o livro de Certificação da Kathy.
Abs
Eu particulamente aprendi MUITO mas MUITO mais lendo o livro de certificação… Mas ai quando um assunto era mais complicado (threads e colletions) ai eu leio em outros livros também!