Scjp é jr?

33 respostas
jjose

Quem tem um certificado SCJP é um programador Java JR?
Acho que essa pergunta é muito importante para valorizar nossa área!

Conheço programadores JR com ótimo conhecimento pelo nível ganhando R$1.500 como PJ.

• Post em lugar errado, podem remover para o OFF

33 Respostas

R

Sou bem iniciante na area…
mais acredito
que a definicao de JR PLENO SENIOR etc.
em primeiro lugar se da a sua experiencia(na area)…
e em segundo lugar o seu conhecimento…

eltonk

Para mim experiência e conhecimento caminham juntas…
E a SCJP não é para provar que o cara é Jr, Pleno, Deus…

Conheço estagiários com esta certificação assim como conheço muitos Analistas sem esta certificação…

R

Entao mais nao adianta voce ter 1001 conhecimentos sem experiencia, que vc nao vai ser um Analista…
Voce tendo experiencia concerteza vai ter conhecimento…ou ser aqueles ignorantes, que arruma emprego, e nao busca mais nada…se sente satisfeito…mais acredito que aqui no forum nao temos pessoas assim…

Acho que a pergunta dele seria…Quanta ganha um programador JR com certificacao

S

Depende, conheço muito SCJP que não da conta de coisas complexas. Conheço muito senior que é muito bom e não tem certificação nenhuma.

Quando vou contratar alguém sempre testo os conhecimentos independente das certificações que esta pessoa possui. Normalmente quem tem as certificações mais avançadas sabe mais mas isto não é uma verdade absoluta. Para mim também não importa apenas a certificação, sempre pergunto a nota e faço algumas perguntas especificas para ver se o rapaz realmente domina o assunto da certificação ou se ele apenas “passou”.
Também não adianta nada ter a certificação e nunca ter trabalhado com a tecnologia (exemplo: o cara é SCWCD mas nunca fez nada Web ou apenas sabe utilizar frameworks sem saber toda teoria por trás deles).

Salário depende muito, vai do poder de negociação, demanda do mercado, etc… PJ tende a ganhar mais mas a empresa normalmente não investe em PJ e o cara vai ficar para sempre na área técnica. CLT ganha menos mas é muito mais fácil de “fazer carreira” e alcançar uma posição de melhor.

Abraço
Samuel

Marcio_Nogueira

A certificação SCJP atesta que o programador conhece profundamente a tecnologia Java, assim como tem condições de implementar códigos complexos e resolver problemas.

A certificação SCJP não quer dizer que o programador seja JR, muito pelo contrário, o que determina a senioridade é a experiência obtida na prática.

L

Marcio_Nogueira:
A certificação SCJP atesta que o programador conhece profundamente a tecnologia Java, assim como tem condições de implementar códigos complexos e resolver problemas.

hmmmm…você está certo disso?

H

Afinal qual a diferença de um CLT para um estagiário?

eltonk

Em termos de trabalho? nenhuma diferença :lol:

Em termos de salário e benefícios? a história é completamente outra dai…

Marcio_Nogueira

Oi lavv, tudo bem?
Durante o processo de estudo e preparação para a obtenção da certificação SCJP, o volume de informações que devem ser entendidas e compreendidas é enorme. Acredito que um SCJP deva conhecer profundamente a tecnologia Java, tendo em vista que a própria Sun diz que a prova para a obtenção do SCJP é considerada a mais difícil.

cassio

Marcio_Nogueira:
Oi lavv, tudo bem?
Durante o processo de estudo e preparação para a obtenção da certificação SCJP, o volume de informações que devem ser entendidas e compreendidas é enorme. Acredito que um SCJP deva conhecer profundamente a tecnologia Java, tendo em vista que a própria Sun diz que a prova para a obtenção do SCJP é considerada a mais difícil.

Discordo.
Os tópicos abordados no livro da Kathy Sierra por exemplo, considerado a “bíblia da crtificação SCJP” são assuntos que devem ser dominados por qualquer um que se auto denomine “programador Java”.
O que é visto na prova são assuntos básicos da linguagem. A questão é que a prova é bastante detalhada e possui diversas “pegadinhas”, o que faz com que diversas pessoas achem as questões difíceis.
É bastante comum programadores certificados terem decorado o livro inteiro e feito os simulados como robôs. Muitos destes sabem apenas apontar falhas em código pré-escrito (o que acontece normalmente nos exercícios), entretanto não são capazes de criar código e solucionar problemas.
Um SCJP não precisa “conhecer profundamente a tecnologia Java”. Pelo contrário, ele precisa conhecer o básico. Sim, o que cai no SCJP é o básico de Java. Mais do que apenas uma linguagem de programação (aspecto abordado na prova SCJP), Java é uma plataforma, com diversas tecnologias atreladas. Ou você realmente acredita que todo SCJP sabe exatamente o que existe no JEE, no Swing, sabe implementar Servlets , conhece JSP e tudo mais?

LPJava

Marcio_Nogueira:
Oi lavv, tudo bem?

realmente… o exame é pxuado mesmo, ou o cara ta fluindo com os conceitos de OO, os fundamentos, compreendem as regras, e sabe o por que do uso de cada conceito ou é muito complicado ele conseguir progredir… Então acredito eu, que a Sun disse assim, “bom se o cara nao dominar isso, como é que ele vai desenvolver aplicacoes funcionais em outras arquiterturas?” lembre-se que a sun, nao vê uma sistema como gambiarras… e vc que desenvolveu deve ser capaz de explicar pq usou isso e nao aquilo? O exame scjp aborda tanta área… e cada vez que vc estuda para ele que vc consegue perceber… a ideia nao é formar programador, e sim analista/programador.
Uns diz que é o exame é decoreba, mais nao é bem assim… se o cara decorar, polimorfismo = muitas formas.
interface = nao é uma classe e nao faz parte da herança… nem passa no exame… ´isso é o basico que vc precisa saber la é cobrado de varias formas um unico conceito… claro q tem a parte de api que tem a ser decoreba e sempre vai ser… ou vc tem o javadoc na sua mente?
isso nao minha opniao…
flw!!

ddduran

xiii… embora achei nada haver esse negocio de Jr, Sn e Pl sou Pleno onde trabalho e nem tenho SCJP isso significa que que vou voltar a ser estagiario ? :smiley:

pow certificação é algo para você tirar para você mesmo e se quizer, um dia quem sabe vou tirar por que é legal, mas não vai me garantir nenhum emprego muito menos promoção

Andre_Donadon

[color=darkblue] [i]Bom…

eu estou estudando para tira a certificação… ela é muito importante, mas por experiência própria, vc pode ser certificado, mas é muito bom vc ter experiência na área …

não sou um expert pra estar falando isso, mas conheço gente q é certificada e apanha um poco dependendo de como a programação será implementada mas que conhece muito sobre a teoria e o momento em usar determinadas funções do java… e conheço gente sem certificação que simplesmente detona no java e que sabe usa muito bem essa tecnologia; apenas por experiência…

o legal pra se saber java é aprender mto bem orientação a objetos, a linguagem vai ficando mais fácil de entender e quando usar as muitas funções que o java tem… assim a certificação é conseqüência (o livro trata absolutamente disso).

Flw[/i][/color]

Leozin

poxa, tem um amigo meu que só tem SCJP, ele tem 10 anos de experiência e não acho o cara nem um pouco Jr :stuck_out_tongue:

Marcio_Nogueira

O tempo juntamente com a prática é que determina a senioridade do profissional, independente de ser certificado.

Grinvon

Tem gente aqui atrapalhando tudo.

SCJP não testa se o cara tem experiência em desenvolvimento de projeto, apenas testa se ele sabe da estrutura da linguagem Java. Construir projeto são outros 500 e infelizmente ou não a SCJP jamais testará isso.

Então você pode contratar um cara com 91% em SCJP mas sem nenhuma experiência de desenvolvimento de software, e o que resultará?

Vecchiato

Desculpem a ignorancia mas so novo aqui no forum como da para ver <<
Então… o que é JR?
=)

CarlosEduardoDantas

scjp é apenas uma certificação que atesta que você conhece (na teoria) conceitos relacionados a parte da linguagem do java, no caso threads, POO, genericos, fundamentos, etc…

nao te garante a experiencia necessária para fazer um bom projeto utilizando POO com acoplamento fraco, com alta coesao, etc… mas pelo menos garante que estes conteudos não são novos para a pessoa, ja que a certificacao cobra conhecimentos (embora as vezes um pouco rasos) sobre o assunto…

é bom tirar a certificação, para quem está procurando emprego e nao tem nenhum QI, a certificação ajuda… porém, Junior, Pleno e Senior está muito mais vinculado ao que o profissional ja fez pelo mercado, e neste caso, experiencia é imprescindível na hora de uma boa negociação… não é somente falar que trabalha com java tem 5 anos, mas sim o que A PESSOA FEZ NESTES 5 ANOS…

eltonk

Vecchiato:
Então… o que é JR?
=)

JR vem depois do Estagiário, Antes do Pleno que por sua vez vem antes do Senior :stuck_out_tongue:

Imagine uma construção:

Servente de pedreiro = Estagiário;

Pedreiro = Jr;

Mestre de Obra = Pleno;

Arquiteto/Engenheiro = Senior;

:lol:

jjose

Certificado não vai me ajudar $$$

Mesmo ralando muito p/ isso ainda serei o

“ajudante
do
estagiario de servente de pedreiro”

H

Na real ajuda sim, senão nem o “ajudante do estagiario de servente de pedreiro” você conseguirá ser :stuck_out_tongue:

Marcio_Nogueira

Caro colega jjose, se você acha que a cartificação não será um bom investimento, então desista desta idéa. Pois não é para você, agora, se você busca ser algo mais que o estagiário do ajudante de pedreiro, então estude, se dedique, invista no seu futuro. O que não pode é ficar parado achando que um milagre irá acontecer.

CarlosEduardoDantas

mais cedo ou mais tarde essa certificação te dará algum retorno, mesmo que seja minimo… seja em uma entrevista para novo emprego ou em alguma apresentação pessoal ou palestra ou em uma viagem internacional … etc…

o que não pode ficar achando é que ela mudará a sua vida de um dia pro outro… isso com certeza não… se bem que, as vezes exista algum lugar aonde tenha gente desinformada o suficiente para achar que certificação equivale a conquista de uma galaxia… ai quem sabe… :wink:

H

uiehieuhihieuh
emprego de web design eh foda… fim de carreira!!! iuheieuhieh

CarlosEduardoDantas

Higor:
uiehieuhihieuh

aki na empresa tem um webdesigner muito bom… nos ajuda muito… o mais importante é o quanto vc é bom e gosta dakilo :wink:

Leozin

Higor:
uiehieuhihieuh

Por que fim de carreira?

Olha meu, conheço muitos web-designers ae que ganham tanto quanto um desenvolvedor Java Sr.

H

Bom pra ele… continue assim
É como eu digo, só quem trabalha ou já trabalhou como web designer para saber o que é ser web designer.

Marcio_Nogueira

Já trabalhei como Web Designer aqui no Rio de Janeiro, e posso afirmar, foi uma boa experiência. No decorrer de minha trajetória profissional, enveredei pelo desenvolvimento.
Agora, não me vejo fazendo outra coisa.

everson_z

Um cara SCJP tem que pensar = um compilador, mesmo que decoreba… Do contrario não iria ter pegadilhas.

Tem que ter um conhecimento legal!

everson_z

eltonk:
Vecchiato:
Então… o que é JR?
=)

JR vem depois do Estagiário, Antes do Pleno que por sua vez vem antes do Senior :stuck_out_tongue:

Imagine uma construção:

Servente de pedreiro = Estagiário;

Pedreiro = Jr;

Mestre de Obra = Pleno;

Arquiteto/Engenheiro = Senior;

:lol:

rs

Se falar para um Arquiteto/Engenheiro que ele é a evolução de pedreiro… :shock:

everson_z

Se você souber se valorizar vai te dar retorno.

1 - Onde você trabalha, é a unica vaga do mundo?
2 - Seu salario é o melhor que pode-se ter?
3 - O ambiente vale a pena?

Olha, eu acho que criar raiz é coisas para vida mansa tipo funcionário publico.

Faça o melhor e exija o melhor!

• Não seja moleque, seja caveira ou peça para sair! rs

Vá procurar emprego de Web Design

everson_z

Higor:
Bom pra ele… continue assim
É como eu digo, só quem trabalha ou já trabalhou como web designer para saber o que é ser web designer.

DELICADO!!!

Mas voltando ao JJOSE

Cara, a certificação não vai te ajudar a ser um programador, você pode ter o certificado e ainda assim como PROGRAMADOR ter o conhecimento de estagiário.

Procure alguns projetos no sourceforge, veja o código. Responda o que você é diante desses fontes e pattens? Em qual livro você aprende isso?

Faculdade, um ou dois livros não vai ajudar muito, ainda mais em Java!

Vai ter que ler muito, dezenas de livros de vários assuntos tipo “designer patten” e “frameworks”, coisa que quem entra só pensando SCJP passa distante.

Procure nunca ser cabeça dura e sempre aprender, o que você sabe sempre pode ser melhorado ou detonado.

t

everson_z

Programação esta ligado ao conceito e não a tecnologia! Nem tanto… rs

Criado 8 de novembro de 2007
Ultima resposta 19 de nov. de 2007
Respostas 33
Participantes 16