Olá,
Ontem fiz a SCJP 5.0, e como é de praste aqui no fórum vou colocar as minhas impressões sobre a prova e como foi a história de tirar essa certificação.
Comecei a estudar em Abril do ano passado, resolvi fazer porque estava com “tempo livre” para estudar. Durante 3 semanas eu só fiz isso, estudar para a certificação pelo livro da Katty que todos já conhecem e por um livro escrito por um brasileiro (Roberto Rubinstein) com umas 500 questões se não me engano. Consegui ler os dois livros nesse tempo, mas depois disso comecei a trabalhar novamente e não peguei mais para estudar. Moral da história, esqueci de muitos detalhes e o voucher iria vencer em Abril de 2008. Em duas semanas tive que estudar para tentar passar.
O que eu aprendi sobre essa certificação:
:arrow: É perfeitamente possível comprar o voucher em um país e fazer o exame em outro, dúvida que postei aqui ano passado.
:arrow: O livro da Katty é sem dúvida o mais indicado (achei a versão em Inglês mais atraente de ler).
:arrow: O livro do Rubinstein explica as questões, que são muito semelhantes, senão iguais as do Whizlabs.
:arrow: Vale a pena comprar o simulador do Whizlabs.
:arrow: Não levar muito tempo para fazer a prova, logo assim que terminar a leitura do livro e os simulados, fazer a prova.
Como foi a prova:
:arrow: Sempre ouvi o pessoal dizer para levar água no dia do exame. Aqui em Portugal não é permitido entrar com absolutamente nada, inclusive água. Também é tudo filmado e o rascunho é fornecido por eles. Meus pertences ficaram com eles.
:arrow: Em compensação, é permitido fazer uma pausa para tomar um café, ir ao banheiro, beber água etc. mas o tempo continua rolando, claro.
:arrow: Respondi as questões iniciais de acordo com a minha experiência mesmo. O tempo que restou foi inserido para a prova, não sei se isso é normal. Tive que responder também um outro questionário a parte, perguntando se eu tinha alguma ligação com a Sun, como funcionário, prestador de serviços etc.
:arrow: Tive problemas no agendamento da prova, no site da Prometric estava tudo ok, mas a instituição não poderia aplicar o exame no dia que escolhi. Eles fizeram o reschedule e com isso mudaram o idioma da prova! Escolhi em Inglês, mas quando fui fazer a prova, o idioma estava em Português. Não entendi bem como ocorreu isso, também não questionei muito. Enfim, para mim não fez diferença nenhuma, só uma questão que achei a tradução muito tosca mesmo, trocando synchronized por sincronizado em uma drag and drop.
:arrow: O tempo para a prova é mais que necessário, terminei com uma hora de antecedência, revisei pelo menos umas 4 vezes, acreditem.
:arrow: Stress d+. Cansativa, sem nomes óbvios para representar herança, entre outras loucuras que não fazem o menor sentido. Pior que eu ainda fui trabalhar depois da prova, morrendo de dor de cabeça.
O que caiu:
:arrow: Generics, caiu muita coisa. Pelos menos 9 questões, nada complicado.
:arrow: Nenhuma de regular expression.
:arrow: Umas 8 de Threads, duas bem complicadas, outras nem tanto.
:arrow: Muita coisa de O.O e API. Collections foi coisa de 14 ou 15 questões, HashMap, TreeSet, ArrayList entre outras.
:arrow: Caiu duas questões de enum, muito fáceis.
:arrow: Controle de fluxo, escopo, pegadinhas de try catch, Exceptions, caiu muito.
:arrow: Serializable caiu uma.
Considerações finais
Reservar bastante tempo para estudar, manter a calma na hora do exame e fazer muitos simulados. Fora isso a prova não tem muitos segredos. Consegui passar com 91%.
Ah! Sempre visitar o GUJ, que na minha opinião é o melhor fórum brasileiro com assuntos relacionados a certificação. Também não deixem de acessar os fóruns internacionais, são muito bons.
Boa sorte a todos que vão fazer, não é nenhum bicho de 7 cabeças
Só estudar, dedicar um pouco seu tempo que o PASS é garantido. Passar na prova depende só da dedicação.
Um abraço!

A única diferença é que está em Português. Entre o eletrônico e o papel, eu prefiro o eletrônico, além de ter as explicações para as respostas, também pode simular drag and drop, tem um controle de score, pode criar exames de acordo com um determinado assunto etc. E o preço não é tão diferente assim.