SCJP.. não passei [resolvido :) ]

Olá pessoal, tudo certo?

Com o intuito de ajudar o pessoal que está estudando resolvi postar a experiência de não ter passado na prova! hehe…

Há muito tempo estudei pra SCJP (um ano atrás comecei), porém parei por MUITO tempo… voltei a estudar apenas em fevereiro desse ano, e depois de 15 dias de bastante estudo marquei a prova (na loucura, pois meu voucher é retake)…

Resumindo, acertei 58% (isso mesmo, faltou acertar uma questãozinha, hehehe), mas tranquilo, daqui um tempinho vou tentar de novo…

sobre meus estudos e prova:

Não pense que estudo intensivo de apenas algumas semanas vai te ajudar a passar na prova (sem generalizar, é claro :wink: ), mas pra mim não funcionou… 15 dias é muito pouco pra praticar e guardar alguns conceitos importantes, ainda mais quando você trabalha e estuda (meu caso)…
No meu modo de ver o ideal é estudar devagar, sem pressa… entendendo os conceitos e praticando muito…

Sobre a prova… caiu MUITO sobre Threads, IO… e muita questão drag-and-drop também… pouco regex e algumas sobre classpath (estudem!!!)…

bom… é isso… tô estudando novamente e já estou vendo os benefício de não ter passado, já que estou aprendendo mais e praticando também… espero passar na próxima tentativa! :wink:

Abraços e bons estudos a todos!

Parabéns! Primeiro por ter feito a prova. Segundo pela sua iniciativa em vir e postar mesmo não tendo passado. Pois é o primeiro que vejo a fazer isso. Claro, se não vi outros tópicos deste, perdoem-me.

Parabens cara e boa sorte na proxima.

É isto ai, concordo com o que vc disse sobre " sem pressa… entendendo os conceitos e praticando muito… "

De nada vale a certificação se o cara não realmente entender os conceitos… conheço gente que decora simulados, mocks,testkings, braindumps…etc…e depois se orgulha da certificação xyz, mas na prática o cara num sabe nada…

Vc esta no caminho certo cara, manda vê que na próxima vc leva !!!

[]'s

É isso ai, bola pra frente. A experiência se faz com erros. :smiley:

[quote=jorgefrancisco]Olá pessoal, tudo certo?
Com o intuito de ajudar o pessoal que está estudando resolvi postar a experiência de não ter passado na prova! hehe…
Há muito tempo estudei pra SCJP (um ano atrás comecei), porém parei por MUITO tempo… voltei a estudar apenas em fevereiro desse ano, e depois de 15 dias de bastante estudo marquei a prova (na loucura, pois meu voucher é retake)…
Resumindo, acertei 58% (isso mesmo, faltou acertar uma questãozinha, hehehe), mas tranquilo, daqui um tempinho vou tentar de novo…
[/quote]

:idea: Pode acreditar até achei melhor você ter que fazer outra prova, se você conseguiu 58% é provavel que você consiga uns 95% na proxima tentativa já com um acumulo de conhecimento da primeira prova.
Esse Score chama muita atenção nas Empresas e até em Centro Educacionais, uma delas:Sun MicroSystems

:thumbup:Então melhor impossivel !!!

Mas bah, cara… de qualquer maneira, acho que está de parabéns, pois com 15 dias de estudo, você se superou para alcançar 58%.

Eu estou seguindo a estratégia de estudar devagar, pois não tenho muito tempo. Quando dá, como nos finais de semana, estudo por 2 horas em média. Já durante a semana, 30, 40 minutos durante as noites, quando dá.

Já fazem uns dois meses, que estou estudando, e ainda não passei do capítulo 5 do livro da Kathy, mas tenho certeza que meus conhecimentos estão ficando bem sólidos, percebo isso pelos simulados.

Mas não desiste, tente novamente.

Até +. :thumbup:

Jorge vou te dar algumas dicas que vão te ajudar bastante, na primeira vez que fiz eu também reprovei e fiquei por pouco assim como você.

Acho que o primeiro passo é estudar os assuntos onde sua nota cai. Isso vai fazer você melhorar consideravelmente.

O segundo passo é você fazer muito simulado mas muito mesmo. Para isso existem alguns interessantes como o killer, o master exame, o whizlabs e alguns mocks na net disponível para download.

O terceiro passo é você relatar em um papel todos os seus erros. Com os erros relatados você vai fazer resumos de todos os erros. Ex: Não é possível acessar uma variável que foi declarada como privada fora da classe onde ela foi declarada. Este resumo vai sempre se estender a partir dos cenários que você for conhecendo.

O quarto passo tem haver como terceiro é antes de seguir para outro simulado é dar uma lida no seu material de erro afim de não cometer novamente. OBS: Os erros não vem de difíceis questões mas sim de pequenos detalhes que você não se ligou. “Isso acontecia d+ comigo.”

O quarto passo é você postar dúvidas no GUJ porque a turma ajuda mesmo e ainda por cima ajuda os que também estão se preparando.

O quinto e ultimo passo é você ajudar a turma no GUJ tirando duvidas. Como funciona isso? Se você souber você responde e se você não souber você estuda e responde. Caso você esteja errado ou incompleto vem outro e te corrige. Esta técnica é ótima porque aquele mesmo erro você não comete e ajuda a você fixar.

EU FIZ!

Você tem um prazo suficiente de 1 mes(o que para mim foi suficiente) para ficar féra. Se aguentar passar 1 mês e meio você também passa.

Bons estudos!

[quote=jorgefrancisco]Olá pessoal, tudo certo?
:idea: Pode acreditar até achei melhor você ter que fazer outra prova, se você conseguiu 58% é provavel que você consiga uns 95% na proxima tentativa já com um acumulo de conhecimento da primeira prova.
Esse Score chama muita atenção nas Empresas e até em Centro Educacionais, uma delas:Sun MicroSystemns

:thumbup:Então melhor impossivel !!! [/quote]

Foi mau ai mas as empresas não tem acesso a Score. O score só serve para você passar, fora isso mais nada.

Opa…! se preocupe mais com o quanto vc aprendeu com essa certificacao e que vc precisa aprender para proxima… o % no exame tem muito variante ai no meio que reflete no resultado como:

• nervoso
  • pressao ambiental
  • pressao psicologica

etc…

Tem pessoas que tem habilidades ou ja estao acostumadas a esse exames nesse segmento e nao ficar nervoso etc… mais tem outras que quando se depara o corpo, o psicologico reage de outra forma… uma coisa é estudar em casa outra é fazer o exame no centro… hehe tem que adotar uma tecnica para fazer o exame pelo menos para manter o controle… e se ligar nas pegadinhas… assim deixa mais o candidato mais confiante… sugiro vc dar uma lida no meu post… quando passei veja:
Pass
http://www.guj.com.br/posts/list/73610.java

Fail:
http://www.guj.com.br/posts/list/58447.java

flw!!

[quote=anderson.bonavides]
Foi mau ai mas as empresas não tem acesso a Score. O score só serve para você passar, fora isso mais nada.[/quote]

:shock: Acho que não fui específico mas instrutor contratado para trabalhar na Sun MicroSystems é exigido um Score minimo de 75%, procure se informar.

:arrow: É claro que para algumas Empresa ou Consultoria ninguem vai lhe pedir score algum, se for atuar mesmo somente como desenvolvedor, todavia Centro Educacionais ai vai ter que extender melhor sua pontuação.

Parabéns com 15 dias tirar esse score muito origadopor dividir sua experiencia com gente.Boa sorte naproxima prova.

1. Eu espero mesmo que você consiga 95% de score, isso na certa torna-se um diferencial, pode acreditar.

Marcio para a SUN até pode ser mas fora da SUN score não importa. Primeiro pelo fato de teu certificado nem tua carteira que vc recebe vem informando o score e segundo que só vão saber teu score se tu emplastificar teu resultado e andar com ele nas entrevistas. Terceiro não tem como eles verem teu scor no site da prometric ou no site da SUN.

Olá pessoal… Obrigado pela força e pelas dicas… com certeza elas serão muito valiosas…

Estou sempre lendo o fórum e vendo as experiências de quem prestou o exame… ajudam muito…

abraços!

• ATINJA

[size=18]Concordo !!![/size]

:wink: Eles não tem como saber o seu SCORE, A SUN MICROSYSTEMS somente lhe pede, só por gentileza, caso você tenha interesse em trabalhar com eles !!!.

:thumbup: E mais, se você se torna um Instrutor Sun MicroSystems você recebe todos os Cursos e Materiais Gratuitamente, o que lhe torna muito mais interessante uma especialização em Credênciais Sun MicroSystems, SCJP até Arquiteto, garanto que você chega mais rápido ao Top Solution Provider, sem muito custo e mais prestigio.

Portanto eu espero mesmo que você na proxima consiga 95% de Score

• ATINJA[/quote]

:wink: ISSO, VEJA SE ESTA MELHOR !!!

Eu espero que ele consiga 100% até porque não existe nenhum brasileiro com esta pontuação na SCJP 5. Mas novamente não importa o quanto vc tira e sim o quanto vc sabe. Como relatos de alguns tem gente que tira 80% ou até mais e praticamente não sabe de nada apenas decora o kiler e outros simulados e pronto.

“Experiência: Aprenda para vida e não para a prova!”

[quote=anderson.bonavides][quote=Marcio Duran]
:shock: Acho que não fui específico mas instrutor contratado para trabalhar na Sun MicroSystems é exigido um Score minimo de 75%, procure se informar.

:arrow: É claro que para algumas Empresa ou Consultoria ninguem vai lhe pedir score algum, se for atuar mesmo somente como desenvolvedor, todavia Centro Educacionais ai vai ter que extender melhor sua pontuação.

[/quote]

Marcio para a SUN até pode ser mas fora da SUN score não importa. Primeiro pelo fato de teu certificado nem tua carteira que vc recebe vem informando o score e segundo que só vão saber teu score se tu emplastificar teu resultado e andar com ele nas entrevistas. Terceiro não tem como eles verem teu scor no site da prometric ou no site da SUN.
[/quote]
Você pode ver seu resultado no site. Nada impede que uma empresa peça para ver, embora duvido que alguém queira. Não costumam pedir nem a versão da prova…
E, pelo que sei, o score mínimo para instrutor Sun é 80%.

Quanto a ter perdido: bola pra frente.