SCJP pass

16 respostas
M

Opa, como de costume da comunidade, estou vindo fazer meu depoimento!

Hoje, eu fiz a prova SCJP 6 e passei com 77%!
Não era o score que eu queria mas, era o que eu estava esperando. No começo minha idéia era tirar 100%, logo vi que isso nao ia ser naaaada fácil!

Java é minha primeira linguagem de programação. Eu aprendi pascal a 5 anos atrás mas não lembro de mais nada.
Começei a aprender java no final de feveiro e no final de março começei a estudar pesado pra tirar a certificação, estudava entre 6-8 horas.
Li o livro K & B somente uma vez, sempre fazendo os exames no final de cada capitulo.
Depois que li o livro comecei a fazer mocks!
Fiz o masterexam (caiu uma questão na prova IDENTICA a uma do masterexam), e fiz também o examlabs!
Cheguei a pegar o testkiller mas nem estudei muito por ele… As questões que eu via dele as vezes estavam erradas e com sintaxe estranha aí acabei abandonando! Na verdade abandonei depois de responder uma questão que sabia que estava certa e o gabarito lá estava errado.

Depois de fazer os mocks eu voltei ao livro pra tirar algumas dúvidas, começei a ler mais posts aqui e também no javaranch (forum dos autores do livro (as vezes eles respondem perguntas lá também)).
Duas semanas antes da prova aumentei mais ainda o ritmo de estudo, chegou a ser 8-10 horas por dia (sim, só estou estudando java).

Completei a prova depois de 3 horas e 10 minutos, fiz e revisei (1h e meia pra cada), e levei mais uns minutos pra tomar coragem de apertar o botão “End” da maldita (a interface é identica a do examlab, exceto que a da certificação real é melhor implementada =P)!

Engraçado que quando eu saí, a moça achou que eu ja tinha visto o resultado, então ela ficou segurando o relatorio e esqueceu de me dar eJAIUHEuia.

Então é isso!
Boa sorte para os que vão fazer esta prova!
Quanto ao nível de dificuldade:
ela é extremamente mais FACIL que o examlab, nem se compara. Meu ultimo score no examlab foi 33% :P.
Bem parecido com masterexam!
As questões sobre scanner foi que me ferrou! =P

É sempre bom dar uma olhada em modificadores de acesso também, isso pode ser bem chato!
Inicializaão de variaveis “final”.
Aquela pergunta de todos os mocks “Qual exceção será lançada pelo programador?” (algo assim), é bom dar uma olhada também… Tem uma tabela dessa no livro que diz todas as exceções que são lançadas pela JVM ou programador.
Collections e Generics. Na minha caiu mais sobre Set… Mas é bom estudar todas né, até pra aprender mesmo. As que cairam sobre generics foram bem básicas, somente uma sobre generics que achei meio dificil, uma drag & drop, envolvia o método keySet();
Nao caiu NENHUM enum, fiquei puto. Estudei eles pra caramba.
Caiu pouco sobre inner class.

Bem acho que isso varia né, não adianta eu ficar falando o que caiu na minha =P.

Ai vão minhas porcentagens na áreas:

Declarations, Initialization and Scoping … 91%
Flow Control … 81%
API Contents … 60%
Concurrency … 75%
OO Concepts … 80%
Fundamentals … 81%

Obrigado a todos do guj que me ajudaram!

Agora é SCWCD! =P

16 Respostas

William_Alves

Parabéns Murl

Uhuuu veio, depois de vc citar que tiveram varios pass essa semana hehe chegou sua vez.

Bom score :slight_smile:

Vlw pelas dicas.

Agora eh bola pra frente embusca da SCWCD.

Bons estudos.

T+

M

Valeu cara! É isso aí!

Hoje vi um post no javaranch de um cara que fez 100% =X

aix

Parabéns meu velho, mandou bem.

victorwss

Cara, parabéns.

Você voltou e pegou o relatório, né? (pelos seus scores detalhados presumo que sim, mas só para ter certeza)

M

Peguei sim :stuck_out_tongue:
Uma amiga dela gritou "DA O RESULTADO PRA ELE QUE ELE AINDA NAO VIU!"
Aí ela me deu :stuck_out_tongue:

Vlws!

rodrigo.bossini

Hahaha, eu acho que com outros exames, da microsoft por exemplo, o pessoal termina a prova e já vê o resultado na tela.

Pelo visto os da SUN não são assim: Comigo aconteceu o mesmo, a moça pensou que eu já sabia o resultado!

Parabéns pelo esforço!

J

Só uma pergunta: Os codigos na tela da prova são organizado tipo, como no Eclipse com palavras reservadas em vermelho e tal?

Obrigado!

Parabéns pela aprovação

rodrigo.bossini

joao210180:
Só uma pergunta: Os codigos na tela da prova são organizado tipo, como no Eclipse com palavras reservadas em vermelho e tal?

Obrigado!

Parabéns pela aprovação

Não! Nada de syntax highlightning!

GabrielCardelli

esse highlight, foi foda… kkk

rodrigo.bossini

Na pressa saiu um n a mais. Eu quis dizer highlighting. Abs.

Regis_A_Rocha

Parabens cara!

ricardo13

Parabéns pela certificação

Ricardo

M

Alguém certificado aí pode me falar quanto tempo demora pra chegar no certificado em casa?

Até agora nada! Quase dois meses!

orogerio

Murl:
Alguém certificado aí pode me falar quanto tempo demora pra chegar no certificado em casa?

Até agora nada! Quase dois meses!

Meu chegou em 10 dias .

M

Então gente, estou revivendo este tópico porque minha certificação nunca chegou.
E, algum dia, ela poderá ser requisitada na empresa né … Gostaria de saber como
faço pra entrar em contato com eles, se posso pedir outro certificado e tals…

Alguém já passou por isso?

A

Parabéns…

Criado 3 de julho de 2009
Ultima resposta 10 de set. de 2010
Respostas 16
Participantes 11