Opa, como de costume da comunidade, estou vindo fazer meu depoimento!
Hoje, eu fiz a prova SCJP 6 e passei com 77%!
Não era o score que eu queria mas, era o que eu estava esperando. No começo minha idéia era tirar 100%, logo vi que isso nao ia ser naaaada fácil!
Java é minha primeira linguagem de programação. Eu aprendi pascal a 5 anos atrás mas não lembro de mais nada.
Começei a aprender java no final de feveiro e no final de março começei a estudar pesado pra tirar a certificação, estudava entre 6-8 horas.
Li o livro K & B somente uma vez, sempre fazendo os exames no final de cada capitulo.
Depois que li o livro comecei a fazer mocks!
Fiz o masterexam (caiu uma questão na prova IDENTICA a uma do masterexam), e fiz também o examlabs!
Cheguei a pegar o testkiller mas nem estudei muito por ele… As questões que eu via dele as vezes estavam erradas e com sintaxe estranha aí acabei abandonando! Na verdade abandonei depois de responder uma questão que sabia que estava certa e o gabarito lá estava errado.
Depois de fazer os mocks eu voltei ao livro pra tirar algumas dúvidas, começei a ler mais posts aqui e também no javaranch (forum dos autores do livro (as vezes eles respondem perguntas lá também)).
Duas semanas antes da prova aumentei mais ainda o ritmo de estudo, chegou a ser 8-10 horas por dia (sim, só estou estudando java).
Completei a prova depois de 3 horas e 10 minutos, fiz e revisei (1h e meia pra cada), e levei mais uns minutos pra tomar coragem de apertar o botão “End” da maldita (a interface é identica a do examlab, exceto que a da certificação real é melhor implementada =P)!
Engraçado que quando eu saí, a moça achou que eu ja tinha visto o resultado, então ela ficou segurando o relatorio e esqueceu de me dar eJAIUHEuia.
Então é isso!
Boa sorte para os que vão fazer esta prova!
Quanto ao nível de dificuldade:
ela é extremamente mais FACIL que o examlab, nem se compara. Meu ultimo score no examlab foi 33% :P.
Bem parecido com masterexam!
As questões sobre scanner foi que me ferrou! =P
É sempre bom dar uma olhada em modificadores de acesso também, isso pode ser bem chato!
Inicializaão de variaveis “final”.
Aquela pergunta de todos os mocks “Qual exceção será lançada pelo programador?” (algo assim), é bom dar uma olhada também… Tem uma tabela dessa no livro que diz todas as exceções que são lançadas pela JVM ou programador.
Collections e Generics. Na minha caiu mais sobre Set… Mas é bom estudar todas né, até pra aprender mesmo. As que cairam sobre generics foram bem básicas, somente uma sobre generics que achei meio dificil, uma drag & drop, envolvia o método keySet();
Nao caiu NENHUM enum, fiquei puto. Estudei eles pra caramba.
Caiu pouco sobre inner class.
Bem acho que isso varia né, não adianta eu ficar falando o que caiu na minha =P.
Ai vão minhas porcentagens na áreas:
Declarations, Initialization and Scoping … 91%
Flow Control … 81%
API Contents … 60%
Concurrency … 75%
OO Concepts … 80%
Fundamentals … 81%
Obrigado a todos do guj que me ajudaram!
Agora é SCWCD! =P