Bom dia pessoal,
Fiz minha prova SCJP 1.4 ontem, e passei com 85%!!!
Eu estava adiando há muito tempo, mas voltei a estudar para a prova e tomei coragem, ehhehe. Fiz a 1.4 porque era a que eu vinha estudando há um bom tempo, mas em breve eu farei a upgrade para 1.5.
Estudei a maioria dos assuntos pelo livro da kathy e pelo javadoc do java 1.4. Alguns dos objetivos do exame exigem bom conhecimento das classes wrapper, algumas classes relacionadas a assertions (java.lang.AssertionError, por exemplo), threads, collections e métodos fundamentais da classe java.lang.Object. O livro da kathy aborda a maioria desses assuntos, mas o javadoc foi essencial para aprofundar o conhecimento e também fornecer informação novas, que o livro não trazia. Sobre threads, achei que faltou algumas coisas no livro da kathy. Alguns artigos muito muito bons que me ajudaram a entender o assunto foram:
:arrow: Java Tech: The ABCs of Synchronization, Part 1
:arrow: Java Tech: The ABCs of Synchronization, Part 2
:arrow: synchronized : Java Glossary
Comprei 3 simulados oficiais da Sun. Conselho: esses simulados são muito parecidos com a prova e realmente vale a pena comprá-los. Fiz também os simulados da whizlabs e do javaranch.
A maioria das questões da prova são mais fáceis do que as dos simulados que eu fiz. O que mais cai na prova é aquilo que é considerado mais chato na linguagem: threads (cai bastante, vale a pena estudar a fundo o assunto), assertions e flow control (com aqueles loops absurdos…).
Para quem quer tirar a certificação, meu comentário é que não tem segredo algum. Só é necessário estudar a fundo por um tempo, fazer muitos simulados e depois fazer a prova.
Uma coisa que eu queria saber e se vc’s puderem me responder é se a certificação mudou de nome… O nome é “Sun Certified Programmer for Java 1.4 Platform”, o que daria na sigla SCPJ. É isso mesmo?
Para finalizar, estou muito feliz
É isso ae!!!