SCJP pode ser um bom começo?

10 respostas
rmala_ti

Boa noite!
Pessoal, estou como muitos ralando bastante pra tirar minha SCJP. Entretanto, quero me especializar em J2EE, que ao que me parece estão a maior parte das vagas de desenvolvedor Java.
Gostaria de saber de vocês, o seguinte:
Tirar certificação é um bom começo para quem está iniciando? Ou então qual o caminho devo seguir?
Sei que é uma pergunta ampla, mas tenho certeza que muitos já passaram por isso.
Não tenho experiência nenhuma com Java, tudo o que sei é o que aprendi aqui, no livro da Kathy e na apostila da Caelum.
Estou fazendo faculdade, e estagiando na área de programação.
Fico grato aos que puderem me ajudar.
Grande abraço a todos.

10 Respostas

rdomartins

Na verdade uma certificação não certifica nada. Seria o mesmo que você tentar encontrar um emprego apenas com o diploma da faculdade em mãos.

A SCJP assegura que o programador certificado tem boa memória, mas nada indica que quem a tem é um bom profissional.

Mas veja bem, é importante que você esteja constantemente estudando e se atualizando. Se a perpectiva de uma certificação te dá motivação para estudar com mais afinco, tudo bem…é um caminho.

Acima de tudo o mais importante é que você se torne um bom profissional, mas infelizmente as pessoas de RH procuram toda essa sopa de letrinhas do mundo Java em seu currículo. Enquanto essa mentalidade perdurar a qualidade dos softwares produzidos no Brasil continuará baixa.

Andre_Brito

Concordo com o rdomartins.
Tem muita gente que sai da faculdade programando muito mal… Sério… é uma coisa complicada. A SCJP mostra que você sabe alguma coisa de Java, mas acho que não quer dizer que você seja um exelente desenvolvedor. Quem vai dizer isso é a sua experiência. O que vale é você tirar a SCJP, arranjar um emprego numa consultoria pequena (que realmente te conheçam e te dê alguma experiência verdadeira) e estudar MUITO mais.