SCJP pode ser um bom começo?

10 respostas
rmala_ti

Boa noite!
Pessoal, estou como muitos ralando bastante pra tirar minha SCJP. Entretanto, quero me especializar em J2EE, que ao que me parece estão a maior parte das vagas de desenvolvedor Java.
Gostaria de saber de vocês, o seguinte:
Tirar certificação é um bom começo para quem está iniciando? Ou então qual o caminho devo seguir?
Sei que é uma pergunta ampla, mas tenho certeza que muitos já passaram por isso.
Não tenho experiência nenhuma com Java, tudo o que sei é o que aprendi aqui, no livro da Kathy e na apostila da Caelum.
Estou fazendo faculdade, e estagiando na área de programação.
Fico grato aos que puderem me ajudar.
Grande abraço a todos.

10 Respostas

rdomartins

Na verdade uma certificação não certifica nada. Seria o mesmo que você tentar encontrar um emprego apenas com o diploma da faculdade em mãos.

A SCJP assegura que o programador certificado tem boa memória, mas nada indica que quem a tem é um bom profissional.

Mas veja bem, é importante que você esteja constantemente estudando e se atualizando. Se a perpectiva de uma certificação te dá motivação para estudar com mais afinco, tudo bem…é um caminho.

Acima de tudo o mais importante é que você se torne um bom profissional, mas infelizmente as pessoas de RH procuram toda essa sopa de letrinhas do mundo Java em seu currículo. Enquanto essa mentalidade perdurar a qualidade dos softwares produzidos no Brasil continuará baixa.

Andre_Brito

Concordo com o rdomartins.
Tem muita gente que sai da faculdade programando muito mal… Sério… é uma coisa complicada. A SCJP mostra que você sabe alguma coisa de Java, mas acho que não quer dizer que você seja um exelente desenvolvedor. Quem vai dizer isso é a sua experiência. O que vale é você tirar a SCJP, arranjar um emprego numa consultoria pequena (que realmente te conheçam e te dê alguma experiência verdadeira) e estudar MUITO mais.
Eu saí do segundo ano da faculdade achando que sabia alguma coisa… nessas férias parece que a quantidade de coisas que eu NÃO sei aumentou em 200000%. Impressionante…

rmala_ti

Pessoal,
Concordo com tudo o que vocês disseram, se tornar um bom profissional demanda tempo, e muita dedicação.
O que eu estou querendo saber na verdade, é se obter a certificação estarei no caminho certo para me
especializar em J2EE, ou seja, posso comprar um livro de J2EE e tentar estudar ou é melhor mesmo começar
pela base, tirar a certificação, e depois iniciar com J2EE?
Qual o caminho das pedras?
Abraço.

T

Para você se certificar como SCWCD e SCBCD (respectivamente, as partes Web e EJB do JavaEE) você precisa obter a certificação SCJP primeiro.

Cabral

rmalati:
Pessoal,
Concordo com tudo o que vocês disseram, se tornar um bom profissional demanda tempo, e muita dedicação.
O que eu estou querendo saber na verdade, é se obter a certificação estarei no caminho certo para me
especializar em J2EE, ou seja, posso comprar um livro de J2EE e tentar estudar ou é melhor mesmo começar
pela base, tirar a certificação, e depois iniciar com J2EE?
Qual o caminho das pedras?
Abraço.

A certificação me abriu muitas portas. Ela não diz se você é ou não um bom programador mas é um excelente diferencial! Como dizia meu ex Gerente “Pelo menos tenho certeza de que você sabe alguma coisa”

estude e pega ela sim, depois tente a SCWCD, ou pode ir estudando junto o livro da série head first é muito bom!

Omeganosferatu

Com certeza programação não é tudo, cara a sua pergunta é complicada… pensando em certificações, como ja disseram você precisa da SCJP pra poder tirar qualquer outra certificação, a de SCWCD por exemplo…
Mas pra se especializar em J2EE ou em Java por si só, você não precisa de nenhuma certificação, ou seja, é sempre bom estudar. Mas o estudo pra certificação SCJP nada tem a ver com o J2EE, estudando pra SCJP você aprende um pouco/bastante de java ( Atenção : Aprende java, e nao a programar ) mas pra entrar no mundo J2EE é necessário um conhecimento minimo de JAVA e de outras coisas.

Não sei se fui claro na resposta, mas é que a pergunta tbm é complicada… Mas volto a dizer, você pode aprender e se especializar em J2EE sem ter a certificação. Na Universidade Federal de Sao Carlos ( UFSCAR ) existe um pós para Programador Web, na FIAP em Sao Paulo também tem uma pós com enfase em J2EE, e você não precisa de certificação pra ingressar em nenhuma delas.

Abraços.

psandrelli

Vc pode se especializar em JEE sem ter certificação nenhuma. É como os caras falaram, certificação não garante nada. Com certificação vc pode entrar em uma empresa e não durar muito tempo.
Muitas vezes quem passa na prova, na verdade decorou e em uma empresa vc tem é que ser criativo.
Mas se vc quer se especializar em JEE com uma certificação SCWCD por exemplo, vc vai ter que tirar primeiro a SCJP, que é pré-requisito.

rmala_ti

Acho que vou continuar estuando mesmo SCJP, e depois estudar J2EE.
Quanto a pós Omeganosferatu, eu pretendo fazer sim, mas tenho ainda 2 anos pela frente de graduação, mas muito obrigado a todos pelas excelentes resposta, me ajudaram muito.
Abraço.

LPJava

rmalati:
Acho que vou continuar estuando mesmo SCJP, e depois estudar J2EE.
Quanto a pós Omeganosferatu, eu pretendo fazer sim, mas tenho ainda 2 anos pela frente de graduação, mas muito obrigado a todos pelas excelentes resposta, me ajudaram muito.
Abraço.

aproveite para estudar e tirar certificacoes agora… pois quando chegar o ano da monografia esqueça certificacoes hehe… ambos precisa de tempo e dedicacao… :smiley:

aneri

Olá galera!!!

Alguém tem interresse em trocar o livro,
Java: Como Programar - HARVEY M. DEITEL & PAUL J. DEITEL 6 edição (novo) , pelo livro de certificação SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 - Guia de Estudo?

Estou precisando para certificação.

Valeu!

Criado 9 de janeiro de 2008
Ultima resposta 11 de jan. de 2008
Respostas 10
Participantes 9