SCJP + SCWCD = salário?

Ola caros amigos do GUJ nunca trabalhei com java e estou me preparando para o mercado da melhor forma possível.
Dia 18/08 passei na SCJP 6 com score de 90%
Fiquei empolgado e comecei a estudar pra SCWCD, terminei ontem de ler o HEADFIRST SCWCD de 913 páginas e agora revisarei o mesmo umas 2x antes de tirar o certificado.

Minhas dúvidas:

• A prova da SCWCD é mais fácil que a SCJP?
  • Eu sendo certificado SCWCD e SCJP sem experiência com inglês avançado (fala e escrita) conseguiria que média de salário pra começar na região de SP?
  • Qual o máximo que eu conseguiria e qual o mínimo que devo aceitar como uma proposta justa?

Agradeço desde já a todos, o tópico é para uma conversa madura e não para discussões e brigas inúteis, se você que tem conhecimento do mercado e quer dar uma orientação boa então é muito bem vindo.

:lol: Desde já agradeço!

Cara, tirar certificação é importante.

mas vc ir para o mercado apenas com conhecimento em java, e jsp e servelets vai ser dificil.

Vc precisa conhecer algum framework como struts 1 ou 2, jsf, ejb, spring, hibernate, jpa…

vc pode até conseguir uma vaga, mas vai ter que aprender algum framework pra se virar…

[quote=ricardo.narezi]Cara, tirar certificação é importante.

mas vc ir para o mercado apenas com conhecimento em java, e jsp e servelets vai ser dificil.

Vc precisa conhecer algum framework como struts 1 ou 2, jsf, ejb, spring, hibernate, jpa…

vc pode até conseguir uma vaga, mas vai ter que aprender algum framework pra se virar…[/quote]

Então no livro tem strut mas ao que parece lá não é o completo completo.
Acho que não será tão dificil achar um emprego por causa da falta de experiência.
Pra uma pessoa que nunca trabalhou com java ter 2 certificados, tirados um na sequência do outro (tirei a SCJP mes passado e ja vou tirar o SCWCD), mostra que é um profissional de futuro. A empresa com certeza pensa “se em 2 meses esse cara ja tirou estas certificações, imagine em 2 anos de experiência como ele não vai estar”. Se o que as pessoas querem citar é que é dificil entrar pro mercado java eu entendo. Agora se será dificil pra mim que já to indo pro segundo certificado, imagina pra uma pessoa que não possui nenhum e esta estudando e procurando uma oportunidade. Eu acredito muito em bom senso dos profissionais de empresa que tem um bom ponto de vista.
Anyway estes são meus planos.

Felipe, vou ser bem sincero pra você … as empresas atualmente já não buscam tanto um “profissional de futuro” mas sim um profissional que solucione o seu problema em um curto espaço de tempo (e de preferência de menor custo). O grande problema de se conseguir um bom salário inicialmente é que normalmente muitos se candidatam para a vaga e é muito provável que a grande maioria possua experiência profissional maior que a sua. Acredito que o certo é fazer um estágio, pegar alguma experiência e depois sim seguir para o mercado de trabalho. Outra coisa que sempre exigem é a formação academica (eu por exemplo ainda não ne formei) e conhecimentos em frameworks do mercado. Acho que você é novo, assim como eu, e não deve se preocupar tanto com o salário (claro que não devemos também prostituir nossa profissão) …corra atrás de experiência profissional , capacitação técnica e assim conseguirá algo sempre melhor que “ontem”.

Não

Em SP eu não sei mas se fosse em ctba provavelmente não arrumaria nenhum emprego por não ter xp… se conseguisse o salario não passaria de 1k

Depende a região como ja disse se fosse em ctba não conseguiria nada acima de 1k… uma proposta justa mais justa mesmo seria de 3k no minimo… mas dificilmente vc ache algum lugar que lhe pague mais de 1k… e estas certificações são pouco valorizadas no mercado…

agora coloque uma coisa em sua mente: certificação sem xp não vale pra nada… e estas certificações não valem quase nada… so da um pouco mais de “peso” ao seu curriculo… mas não te ajudam a conseguir um emprego bom e um salario bom… apenas são algo a mais… se tiver um neguinho que tem 1 mes de xp e vc tiver 5 certificações e não tiver nada de xp tenha ctza que o neguinho com 1 mes de xp ganhara sua vaga… e certificações como a SCJP,SCWCD para grande maioria das empresas é igual a nada… se quer uma certificação boa mesmo que te de algum peso no mercado com java… aconselho a SCEA… alias uma vez qdo fui fazer uma entrevista em uma famosa empresa la me deram um formulario para preencher sobre habilidades e etc… e la tinha um campo certificações e a unica certificação da sun que tinha para marcar se vc tem ou não era a SCEA…
a scjp e scwcd tem seu valor… porem ele e bem pouco… somente com elas vc não consegue nada…

Então luis, não acho que seja desvalorizada não.
Talvez por causa da experiência não possa ganhar muito, mas com as certificãções na mão (e um poko de experiência, claro…)
vc faz muita diferença ao concorrer a uma vaga, sem contar que da pra negociar bons valores sim.
Pelo o que eu vejo, elas são bem valorizadas sim.

[]'s

Para se colocar no mercado de trabalho não podemos esquecer do networking que temos, (nesse caso o QI - quem indica) aqui na minha cidade tem empresa que só PENSA em dar uma chance se o cara for indicado por alguém da empresa, ai nesse caso o candidato passa pelas provas, para ver se no final é aprovado.

É bom ler essas dicas pois analiso o que irei enfrentar e como proceder, tenho diversas pessoas ja no mercado que dizem que da pra arrumar algo legal pra começar. Uma dica que sempre me dão é depois que tirar a certificação criar uns pequenos projetos bem montados para além de alguma praticidade já ter algo pra mostrar o seu conhecimento e desenvolvimento.

Acredito que não será nada abaixo de 1k e também dificilmente 3k
Valeu pela ajuda pessoal

Primeiro, parabéns pelo esforço.
Segundo, seria legal você ja ter experiência em programação, seja ela qual for. Alguma experiência sempre conta. Você provavelmente vai começar ganhando abaixo da média justamente pela falta de experiência. As certificações ajudam sim, mas ajudam mais quando se tem alguma experiência na área onde você tem as possui.
Terceiro, boa sorte!

[quote=g4j]Primeiro, parabéns pelo esforço.
Segundo, seria legal você ja ter experiência em programação, seja ela qual for. Alguma experiência sempre conta. Você provavelmente vai começar ganhando abaixo da média justamente pela falta de experiência. As certificações ajudam sim, mas ajudam mais quando se tem alguma experiência na área onde você tem as possui.
Terceiro,boa sorte![/quote]
Thanks a lot man… eu vou me esforçar, não vou sair querendo um emprego ganhando 3k pois não é tão facil assim. Mas tb não vou aceitar um emprego de R$900 pois ganho mais que isso onde estou e ai tambem nao estaria sendo justo com o meu esforço.
Acho que meu plano agora é esse. Tirar a certificação, praticar uns projetos web envolvendo os vários componentes das aplicações e mostrar esse pequeno projeto nas entrevistas explicando cada ponto pra mostrar o que eu possuo de conhecimento. Falando sinceramente vai dar tudo certo :wink:

[quote=lfelipelias][quote=g4j]Primeiro, parabéns pelo esforço.
Thanks a lot man… eu vou me esforçar, não vou sair querendo um emprego ganhando 3k pois não é tão facil assim. Mas tb não vou aceitar um emprego de R$900 pois ganho mais que isso onde estou e ai tambem nao estaria sendo justo com o meu esforço.
Acho que meu plano agora é esse. Tirar a certificação, praticar uns projetos web envolvendo os vários componentes das aplicações e mostrar esse pequeno projeto nas entrevistas explicando cada ponto pra mostrar o que eu possuo de conhecimento. Falando sinceramente vai dar tudo certo :wink: [/quote]

Veja bem que vai determinar isso (de aceitar ou não) é a sua necessidade e bom senso…

[quote=laudenpower][quote=lfelipelias][quote=g4j]Primeiro, parabéns pelo esforço.
Acho que meu plano agora é esse. Tirar a certificação, praticar uns projetos web envolvendo os vários componentes das aplicações e mostrar esse pequeno projeto nas entrevistas explicando cada ponto pra mostrar o que eu possuo de conhecimento. Falando sinceramente vai dar tudo certo :wink: [/quote]

Veja bem que vai determinar isso (de aceitar ou não) é a sua necessidade e bom senso…[/quote]

Ambos estão muito bem alinhados, certeza que vou fazer isso da melhor forma possível e visando mais o crescimento e entrada na área de desenvolvimento

O problema do QI é o seguinte: suponha a situação que tem um fulano que trabalha na empresa e conhece 2 caras um inteligente e esforçado que estudou com ele e que manja muito só que não tem nenhuma afinidade com ele… e um bebado, vagabundo que não faz porra nenhuma… mas este que não faz PN é um cara legal com o fulano… joga bola com ele aos domingos… paga uma bera pra ele de vez enquando… e dai quem vc acha que o fulano vai indicar para o cargo de diretor da empresa onde trabalha? o sujeito inteligente e esforçado que manja muito ou o vagabundo que não faz PN por questão de afinidade?

leva um premio quem escolheu a numero 2!!! :stuck_out_tongue:

É por isto que principalmente em cargos de confiança tem gente tão dispreparada e incopetente… não so em TI mas em todas as areas…

é este o problema do QI… por isto se eu fosse dono de uma empresa jamais aceitaria QIs…

Amigos, vou extender um pouco o assunto do topico para pedir as opiniões de voces.

Sobre o triste fato de eu nao conseguir um vaga com Java nem a pau :cry:

Eu trabalho com desenvolvimento faz cinco anos e atualmente trabalho com PL/SQL e C#. Minha experiência com Java vem de projetos free-lancer e de uma empresa de software que montei com dois amigos que fiz faculdade. Fiz aplicações usando JSf, RichFaces, Facelets, JSP, Struts, EJB, JPA, GWT, estamos começando um projeto para dispositivos moveis, e conheço bem todas essas tecnologias. Adoro Java e sempre estou antenado com as novidades da linguagem sobre frameworks, bibliotecas novas que sao lançadas, etc. Vou nas entrevistas e sempre que tem algum exame mando bem. Porem nunca trabalhei em nenhuma empresa com Java. Parece que minha experiencia com os freelas e o meu conhecimento não servem de nada! :lol: (vejam que estou descartando a possibilidade de ser excluido nas selecoes por aptidoes pessoais ou por falar algo indevido nas entrevistas, nao acho que isso aconteça, creio que sou limado pela “falta de experiência” com Java mesmo, já houve trocentas ocasioes em que isso ficou claro)

Entao pensei em tirar umas certificações para que, talvez, os analistas de RH passem a acreditar que eu conheço pelo menos alguma coisa de Java :roll:. No momento estou noivo e enrolado com as coisas da minha casa e futuro casamento, entao pretendo pegar pesado no estudo apenas depois de casar (daqui a uns meses), aí terei um tempo razoavel para me dedicar.

Minha remuneração no momento é boa (melhor que o mercado de Java, pelo que acompanho) e devido a essas circunstancias nao sairia do meu emprego atual. Mas se fosse para trabalhar com alguma tecnologia Java, no minimo pensaria muito no assunto. Eventualmente até iria, mesmo que pra ganhar menos.

Enfim, amigos, pq diabos eu nao consigo um emprego com Java? Será que a certificação me seria util pra alguma coisa? Ou vou continuar me aperfeiçoando e desenvolvendo freelas com tudo quanto é tecnologia Java, e continuar programando em C# :lol:?Só pra constar, DETESTO essa linguagem…

Especulem, xinguem e riam a vontade amigos! :smiley:

[quote=alias]Amigos, vou extender um pouco o assunto do topico para pedir as opiniões de voces.

Sobre o triste fato de eu nao conseguir um vaga com Java nem a pau :cry:

Eu trabalho com desenvolvimento faz cinco anos e atualmente trabalho com PL/SQL e C#. Minha experiência com Java vem de projetos free-lancer e de uma empresa de software que montei com dois amigos que fiz faculdade. Fiz aplicações usando JSf, RichFaces, Facelets, JSP, Struts, EJB, JPA, GWT, estamos começando um projeto para dispositivos moveis, e conheço bem todas essas tecnologias. Adoro Java e sempre estou antenado com as novidades da linguagem sobre frameworks, bibliotecas novas que sao lançadas, etc. Vou nas entrevistas e sempre que tem algum exame mando bem. Porem nunca trabalhei em nenhuma empresa com Java. Parece que minha experiencia com os freelas e o meu conhecimento não servem de nada! :lol: (vejam que estou descartando a possibilidade de ser excluido nas selecoes por aptidoes pessoais ou por falar algo indevido nas entrevistas, nao acho que isso aconteça, creio que sou limado pela “falta de experiência” com Java mesmo, já houve trocentas ocasioes em que isso ficou claro)

Entao pensei em tirar umas certificações para que, talvez, os analistas de RH passem a acreditar que eu conheço pelo menos alguma coisa de Java :roll:. No momento estou noivo e enrolado com as coisas da minha casa e futuro casamento, entao pretendo pegar pesado no estudo apenas depois de casar (daqui a uns meses), aí terei um tempo razoavel para me dedicar.

Minha remuneração no momento é boa (melhor que o mercado de Java, pelo que acompanho) e devido a essas circunstancias nao sairia do meu emprego atual. Mas se fosse para trabalhar com alguma tecnologia Java, no minimo pensaria muito no assunto. Eventualmente até iria, mesmo que pra ganhar menos.

Enfim, amigos, pq diabos eu nao consigo um emprego com Java? Será que a certificação me seria util pra alguma coisa? Ou vou continuar me aperfeiçoando e desenvolvendo freelas com tudo quanto é tecnologia Java, e continuar programando em C# :lol:?Só pra constar, DETESTO essa linguagem…

Especulem, xinguem e riam a vontade amigos! :D[/quote]

Minha situação e a oposta… tenho xp em projetos particulares com C# mas não me contratam pra nenhuma vaga com C#…

lfelipelias você me lembrou de quando eu tinha acabado de me certificar e estava exatamente na mesma situação que você…

Depois que tirei minha certificação achei que iria escolher emprego, como alguns de meus professores diziam e em uma palestra de um representante da Sun que assisti.
Mas na hora do “vamo vê” não foi nada disso, sofri bastante pra arrumar um emprego, fui em várias entrevistas e me dava super bem nos exames… porque a maioria eram baseados em mocks que eu tinha estudado pra SCJP, que eu tinha de cabeça então nem precisava pensar pra responder hehee… mas fiquei nessa acho que uns 2 meses e nessa eu ja estava começando a ler o HF Servlets + JSP pensando que com 2 certificações eu finalmente conseguiria algo, e quando surgiu algo era uma vaga para trabalhar com C#, como eu estava no desespero eu pensei 2 vezes e quase aceitei! estava tão desapondado com a dificuldade de entrar na área que trabalharia até com VB haha (brincadeira :roll: ), mas nesse meio tempo eu continuei mandando currículos pra tudo que era canto… Java JR. PL. e SR. não tava nem ai… e por ironia do destino, fui para uma entrevista pra vaga de Analista PL que pedia experiencia de alguns anos… mas eu nem sabia, a entrevistadora marcou a data e eu fui… chegando lá fiz a entrevista ela gostou de mim e tudo mais… papo vai papo vem, quando a entrevista estava prestes a terminar ela perguntou quantos anos eu tinha de experiencia… que é claro que eu respondi que não tinha nenhuma experiência (PS: Nunca minta em uma entrevista), então ela pediu desculpas por ter feito eu perder o meu tempo e me dispensou… fui pra casa muito chateado e disposto a aceitar o bem dito trabalho de C#, só que assim que cheguei em casa essa mesma entrevistadora que me despensou ligou dizendo que gostou do meu perfil e gostaria de conversar comigo… e ai foi!!! consegui o trabalho… lembrando que a empresa só contrataria pessoas de Universidades boas, USP, FATEC etc… e eu estudo em uma unibunda da vida heheee… Contudo, só queria te dizer que se é isso mesmo que você quer continue procurando que algum dia você conseguirá… mas não fique parado, tente pegar uns freelas ou mesmo fazer pequenos projetos para você sentir o gosto de como a “coisa” na vida real funciona, porque por experiência própria eu posso te confirmar que na hora do “vamo vê” SCJP não ajuda em nada.

Abraços!

Cara não é querer desanimar vc…

Mais eu tenho SCJP estava estudando pra SCWCD e fui contratado pra usar JSF eae? Fica foda pra estudar pra scwcd e ao msm tempo aprender jsf… jstl… o próprio jsp , servlets.

parte disso será usado na scwcd, talvez seja o caso só pra adia um poquinho a certificação :wink:

acho que se eu pudesse, renomearia este post assim

SCJP + SOPA DE LETRINHAS + ZILHOES DE ANOS EXPERIÊNCIA EM VÁRIAS MULTINACIONAIS DE PESO + QI = algum emprego ?

Termino minha graduação (computação científica) este ano e também estou estudando para a scjp e pelo que vejo, 5 anos (ou 50 mil reais) da faculdade mais R$300 + 1 ano de estudo para a scjp não ajudarão muito. Desculpe se estou sendo pessimista mas acho que deveria ter feito engenharia mecânica (arrrgh). Pelo menos assim como conhecidos meus estaria ganhando uns 1,5k minimo de inicio de carreira na região onde moro. Ainda teria aproveitado minha experiência como técnico em mecânica (5 anos)

Sei que não devo desanimar mas é complicado manter um sonho (no caso trabalhar com programação) sendo que a realidade não condiz com este sonho. Não pude fazer nenhum estágio no período da facu (grana de estágio não paga nem o transporte) assim não terei nenhuma experiência até o final do curso. A não ser que consiga algum de trainee (que duvido que a experiência não faça a GRANDE diferença na escolha).

Acho tão frustrante quando ouço de meus professores ou leio na net (até mesmo aqui no guj tem muitas vagas - parabéns para o guj pela iniciativa, muito legal) sobre a quantidade de vagas em ti, a falta de profissionais qualificados e blablalba mas quando você vai numa entrevista é a … experiência que falta. Tem um professor meu que vive dizendo que recebe milhares de emails de vagas para programadores, mas um detalhe, tem que ter experiência.

Não estou me fazendo de coitado, pois sei que a situação tá feia pra todo mundo, porém essas batidas de porta na cara por falta de experiência é no minino frustrante.

Não sei em que área irei trabalhar agora. Acho que vou ter que atirar para todos os lados, quem eu acertar primeiro vai ser escolhido, ou vão me escolher, se é que me entendem rsrsrss. Se houver oportunidades no mercado de trabalho para um cara recem formado louco pra trabalhar com programação eu estarei la tentando a vaga, se não houver voltarei a trabalhar com qualidade novamente. Pelo menos no fim de tudo terei mais um quadro na parede de meu quarto.

[quote=ricardo.narezi]Cara, tirar certificação é importante.

vc pode até conseguir uma vaga, mas vai ter que aprender algum framework pra se virar…[/quote]

+1